681818171876702

O que há nos cristãos que faz deles o sal da terra e a luz do mundo?


Da série de John Piper de refutação da teologia da prosperidade


O que há nos cristãos que faz deles o sal da terra e a luz do mundo? Não são as riquezas. O desejo por riquezas e a busca de riquezas têm sabor e aparência do mundo. Desejar ser rico nos torna como o mundo, não diferentes. Justo no ponto onde deveríamos ter um sabor diferente, temos a mesma cobiça maliciosa que o mundo tem. Neste caso, não oferecemos ao mundo nada diferente do que ele já crê.

A grande tragédia da pregação da prosperidade é que uma pessoa não tem que ser acordada espiritualmente para abraçá-la; ela precisa apenas ser gananciosa. Ficar rico em nome de Jesus não é o sal da terra ou a luz do mundo. Nisto, o mundo simplesmente vê um reflexo de si mesmo. E se eles são “convertidos” a isso, eles não foram realmente convertidos, mas apenas colocaram um novo nome numa vida velha.

O contexto na fala de Jesus nos mostra o que o sal e a luz são. São a alegre boa vontade de sofrer por Cristo. Eis o que Jesus disse:

“Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo.” (Mateus 5:11-14)

O que fará o mundo saborear o sal e ver a luz de Cristo em nós, não é que amemos as riquezas da mesma forma que eles amam. Pelo contrário, será a boa vontade e a habilidade dos cristãos de amar aos outros em durante o sofrimento, a todo tempo exultando porque seu galardão está nos céus com Jesus. “Regozijai-vos e exultai [nas dificuldades]... Vós sois o sal da terra.” Salgado é o sabor da alegria nas dificuldades. Esta é a vida inusitada que o mundo pode saborear como diferente.

Tal vida é inexplicável em termos humanos. É sobrenatural. Mas atrair pessoas com promessas de prosperidade é simplesmente natural. Não é a mensagem de Jesus. Não é aquilo que ele alcançou com sua morte.





Original: To Prosperity Preachers
Por John Piper. © Desiring God. Website:desiringGod.org

Tradução Texto : voltemosaoevangelho.com
Tradução e Legenda do vídeo: vemver.tv


Postar um comentário

  1. Grande mestre Jonh Piper...
    A Bíblia já diz a muito tempo “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. Na igreja isso não muda. O amor da igreja deve estar sempre em Cristo, ai nunca sairemos do alvo.
    Quando o ter sobrepões o ser. Quando ter algo na terra estiver acima de buscar primeiro o reino de Deus. Quando humildade ser sinônimo de infidelidade e pecado, e ser rico e prospero ser sinônimo de fidelidade à Deus, já estaremos há anos luz da palavra de Deus.
    O que vejo é um igreja querendo a cada dia ser igual a Laodicéia, e Jesus gritando dizendo:
    “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas”.

    Sidney
    Sidneyms.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz!

    Já ouvi dezenas de pregações do John Piper e são todas pautadas na sã doutrina, cristocêntricas.

    Nessa ele não conteve sua ira contra a teologia da prosperidade e seus propagadores, sem mencionar os nomes, mas se o fizesse elencaria pelo menos dois que têm problemas sérios com o IRS: Mike M. e Benni H.

    Laus Deo

    ResponderExcluir
  3. Há uma grande confusão,um mau entendimento no que
    diz respeito à palavra prosperidade na Bíblia.A
    prosperidade bíblica não é sinônimo de riqueza ma-
    terial.Significa ,isso sim,ter o suficiente para como diz Davi"fui moço e agora sou velho,mas nunca
    vi o justo desamparado ou a sua descendência mendi
    gar o pâo".Pode uma pessoa ser rica e não ser prós
    pera e um pobre ser próspero.O cristão embora rico
    deve saber que sua maior riqueza é Cristo e que
    tudo o que possui foi-lhe dado por Deus para re
    partir com aqueles que pouco ou nada possuem e
    assim ser bênção e Deus ser glorificado através da sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Paz seja com todos

    O amor ao dinheiro, os idolos de Mamom, o sucesso e fortuna como garantia da benção de Deus.

    A ferramenta deste mundo dominando aqueles que deveria mser dispenseiros e gastar até o fio do corte para ajudar ao próximo, mas ao contrario é a busca pelo milhão, do carro zero, da empresa....

    Que bom ver gente combatendo veementemente a tais falacias humanas e demoniacas.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Postagem mais recenteMea culpa, Saramago
Página inicial item