681818171876702
Loading...

Dica do Almanaque: Teísmo aberto


TEOLOGIA ARRISCADA

Teísmo aberto
Bruce A. Ware
144 páginas
Edições Vida Nova


Marcos Simas

Não é de hoje que se tenta limitar Deus no pequeno espaço chamado mente humana. O chamado teísmo aberto ganha ainda mais força diante de catástrofes aparentemente inexplicáveis à luz do cristianismo – caso do recente terremoto no Haiti ou do tsunami de 2004 na Ásia, que juntos mataram mais de 500 mil pessoas. Por isso mesmo, Teísmo aberto, de Bruce Ware, é ferramenta importante para lançar mais luz neste buraco negro. A grande qualidade do livro é sua capacidade de explicar ao leitor comum as incoerências teóricas e práticas dessa linha de pensamento. Destaque para o capítulo 3, que trata justamente do tema do sofrimento – espécie de nó górdio que assombra os teólogos modernos. Mas, se a própria Palavra já garante que a mente do Senhor é insondável e que sua soberania é absoluta, fica claro o risco a que se submete aquele que intenta saber mais do que é permitido aos simples mortais.



Marcos Simas é editor de Cristianismo Hoje
Divulgação 629236167613348011

Postar um comentário

  1. Paz seja com todos.

    Parabenizo aos irmãos do GENIZAH por divulgarem boas obras, pois temos rido e chorado com tantas situações bizonhas nas igrejas evangélicas que é preciso dar uma turbinada nas idéias também.

    ResponderExcluir
  2. Gostei foi de ver esta indicação de leitura, depois de ler alguns artigos e tantos comentários pseudo-cristãos querendo dizer que Deus não tem nada haver com o sofrimento humano. É preciso lembrar que antes de haitianos ou indonésios, ricos ou pobres, todos somos seres humanos, pecadores, e caídos, idólatras e cheios de maldade. Deus ainda exerce seus juízos e sua verdade não mudou só pq estamos no período da Graça.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item