681818171876702

Desigrejados sim, desviados não!


Hermes C. Fernandes

Acredito ter sido o primeiro a usar a expressão “desigrejados”. Estava em busca de uma palavra que expressasse a condição de muitos cristãos de nossos dias, daí surgiu esse neologismo. Aqui nos Estados Unidos, cunhou-se a expressão “churchless” para designar esta enorme massa de crentes que deixaram os currais denominacionais para servirem a Deus em seu próprio ambiente doméstico.

Ser “desigrejado” não é o mesmo que ser “desviado”. O desviado seria aquele que não apenas deixou a igreja, mas afastou-se do próprio Cristo, voltando às práticas pecaminosas que antes dominavam sua vida.

Já o desigrejado não pretende afastar-se de Cristo, nem de Seus ensinamentos, mas tão-somente da máquina eclesiástica.

Solidarizo-me com os milhões de desigrejados espalhados em nosso País, ainda que eu mesmo não me considere propriamente um.

Embora seja bispo de uma igreja sediada no Brasil, tenho experimentado um pouco da sensação de ser desigrejado durante meu exílio aqui nos Estados Unidos. Não deixei de pregar para nossa igreja, ainda que via Skype com freqüência semanal. Até a Ceia tenho celebrado com minha família, com transmissão ao vivo para o Brasil. Nosso povo lá, e nós aqui, todos ao redor da Mesa do Senhor. Embora unidos no espírito, temos estado separados fisicamente por mais de um ano. Temos saudade do calor humano, do cheiro de gente, das atividades da igreja, etc.

Creio que esta sensação de exílio tem sido sentida por muitos desigrejados. No meu caso, devido à distância geográfica. Mas para muitos, deve-se a outros fatores, tais como, discordância doutrinária, não conformismo com a maneira em que a igreja tem sido conduzida, etc.

Os blogs apololéticos têm servido de púlpito para muitos desses cristãos autênticos, que decidiram não se dobrar ao espírito de Mamom. Eles se alimentam do que neles têm sido postados diariamente.

Infelizmente, não dá para dizer o mesmo da maioria dos programas evangélicos veiculados nos canais de TV ou em emissoras de rádio, onde a marca registrada é o proselitismo descarado.

Fenômeno semelhante ocorreu durante os dias da igreja primitiva. Houve um êxodo de cristãos que abandonaram o templo em Jerusalém e as sinagogas espalhadas pelo império, para servir a Deus em suas próprias casas. Santuários cristãos só surgiriam séculos depois com a paganização do cristianismo.

Os desigrejados não estão abandonando a Igreja, como geralmente se alega, e sim as estruturas denominacionais que se arrogam o direito de se intitular “igreja”. A Igreja de Cristo não é e nunca foi presbiteriana, batista, metodista, pentecostal, episcopal ou coisa parecida. Tais termos designam estruturas eclesiásticas. Isso inclui a denominação que presido. Muitíssimas vezes tenho declarado em nossos cultos: O Reino é muito maior que a REINA (nome de nossa denominação). O problema é que estamos mais preocupados em preservar os odres do que o vinho.

As estruturas denominacionais servem como andaimes usados na construção da genuína Igreja. Depois que esta estiver pronta, de nada servirão aquelas. Foram feitas pra acabar.

Meu conselho aos desigrejados é que busquem unir-se para cultuar a Deus e dar testemunho do Seu amor. Seu desânimo para com as instituições é justo. Mas não permitam que isso lhes afaste da prática do primeiro amor.

Hermes Fernandes é também culpado do que se faz aqui no Genizah

Postar um comentário

  1. É meu irmão hermes,
    Concordo inteiramente com você e, vivo isso na pele. Apesar de ser pastor de uma igreja evangélica congregacional, por motivo de serviço, estou residindo em Manaus e, até tentei frequentar algumas igrejas aqui. Não deu! Está muito difícil separar o joio do trigo e, estou frustrado. Graças a Deus, tenho encontrado no blog, uma forma de ministrar ás pessoas que acessam, e aqui no Genizah, uma forma de me atualizar, apesar do "Exílio". Louvo a Deus por homens, como você, que pensam mais no evangelho do que nas estruturas evangélicas. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Vanderson M. da Silva24 de junho de 2010 às 19:34

    Que me desculpe o Ir. Hermes, mas nessa fico com o ministro presbiteriano Augustus Nicodemus:

    http://tempora-mores.blogspot.com/2010/04/os-desigrejados.html

    Irretorquível!

    ResponderExcluir
  3. Quando se uni pessoas, inevitavelmente, há a necessidade de organização. Para que se organize, é necessário que haja uma sistematização de idéias. Nosso contexto é de pluralidade relativista (me refeiro às idéias, doutrinas). Se não houver a sistematização das idéias (como houveram na história através de concílios), fica difícil de se, por exemplo, exercer a disciplina bíblica.

    Irmão, entendo que é difícil sustentar uma união de crentes sem uma estrutura eclesiástica. Quanto a isso o irmão concorda?

    Graça e paz, em Jesus, o Filho de Deus.Amém.

    ResponderExcluir
  4. não concordo com você irmão Hermes, pois a comnhão é funçao mister da Igreja de Cristo, portanto participar de um grupo é fundamental, até mesmo para que cresçamos na Graça e no entendimento.

    ResponderExcluir
  5. A Graça e a Paz de JESUS!

    Somente posso concordar contigo a nível geográfico, como descreveu o Pr Israel. Mas isso não serve como justificativa para o caminhar da fé. Ser desigrejado está nítido que em nada tem haver, com o estar desviado. Mas acredito que esse artigo serve mais de incentivo para os neófitos, e preguiçosos da fé, que edificação espiritual dos acomodados.
    Parabenizo e incentivo muitos blogueiros que tem feito da web uma ferramenta de evangelização. Mas transformar a comunhão cristã, e uma comunhão virtual. Pode ser perigoso.

    Já fiquei cinco anos como um desigrejado, e sei que não é a mesma coisa que comungar.

    Pr. L. Eugenio

    ResponderExcluir
  6. Nesse caso,alguns dos desigrejados tem um grave problema com direção da igreja ou relacionamento com os irmãos.

    Muitos procuram a igreja certa, aquela que não tem problema e os irmãos são EXATAMENTE COMO ELE QUER QUE ELES SEJAM e que o PASTOR TAMBÉM, A PALAVRA TEM QUE BATER AQUILO QUE LHE AGRADA, ou seja, a IGREJA DAS IGREJAS DE TOTAL PERFEIÇÃO.

    É impossível disso acontecer, e uma idéia de irmão para irmão, caso alguns desses encontrem por acaso uma dessas igrejas POR FAVOR NÃO FAÇAM PARTE DELA, POIS VOCÊS VÃO ESTRAGAR A COMUNHÃO DOS IRMÃOS.RSRSRS

    POR QUE O PROBLEMA NÃO É DO PASTOR, DOS IRMÃOS, DA IGREJA E SIM DE ALGUNS DESIGREJADOS!

    Se eu tiver errado me corrijam, existe muitos mais joio do que trigo nas igrejas, não existe comunhão de amor para com o próximo, existe a necessidade de um aparecer mais que o outro, líderes que se acham grandes CHEFES e cai naquele dito popular ( PARA CONHECER O CARATER DE UMA PESSOA DÊ DINHEIRO E PODER).

    Não vejo o que diz na Palavra de Deus em Rm 12:13-15.

    Agora eu mesmo por um tempo fiquei buscando uma igreja que tivesse uma doutrina de pregação baseada na Palavra de Deus e que seguisse o evangelho da Cruz de Cristo, pois eu NÃO SUPORTO a teologia e o evangelho da prosperidade.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  7. Se não fostes que tu és
    Se não fostes quem tu fostes
    Eu não seria quem eu o sou…

    fizestes parte de sua sociedade
    vivestes como ser social
    apenas parte da coletividade
    não se destacava sobre os demais,
    mas destacava-se para os demais
    nunca quis ser melhor do que os outros
    mas sempre foi o melhor para os outros.

    ...Nas injurias perdoou
    com o amor todo ódio aniquilou
    foi negado mas jamais negou
    como Deus se esvaziou
    tornastes servo
    obedeceu
    calou.

    Como homem também morreu
    teve medo mas enfrentou
    e depois de enfrentar
    sofrer a dor
    o sangue a morte
    ressuscitou.

    Olhava cruz
    na sua cruz
    não via àqueles
    nem mesmo eles
    pois até eles
    te sonegaram.

    Tão só na cruz
    em sua dor
    estava triste
    sem ter amor
    só havia dor
    na dor do Pai
    que o deixou.

    Que Pai é este?
    se Deus é Pai!
    Como é que um Pai
    deixa seu filho
    tão só no trilho?

    E foi assim
    até a morte
    mas ai de mim

    que homem eu sou
    que julgo é o meu
    que fecho os olhos
    ao ver-me ao espelho
    o meu pecado
    Jesus de lado
    com o seu corpo
    ensanguentado,
    hoje seu pai
    o vê em mim.

    Volto ao passado
    vejo-me naqueles
    que te abandonaram
    que por terror
    eles calaram
    houve até quem
    não se calou
    do lado de fora
    à beira de uma fogueira
    sua voz bradou
    e por três vezes
    sei te negou.

    Que Deus é este?
    que vence a morte
    que vence a magoa
    que vence o ódio
    e o teu sangue
    limpou o noduo.

    Ao ressuscitar
    Se levantar
    abriu os olhos
    deu um suspiro
    e no seu suspiro
    ele lembrou…
    Onde estão aqueles?…
    Quero todos eles

    e os encontrou
    e os amou
    e com amor
    os perdoou
    os ordenou

    Vai!

    Olhar minha igreja
    tal como eu
    ensine-os a amar
    a suportar
    a perdoar
    e uns aos outros
    para que vivam em união.

    Como é que eu?
    Humano hipócrita
    vou destoar
    viver pensando só em mim
    que ego é o meu?
    Pois quem sou eu
    se um dia àquele
    que na cruz morreu
    tudo suportou
    não destoou
    mesmo tão só
    ele amou
    e por amor
    me perdôou
    te perdôou

    Eu te perdoôu
    e me perdoe
    mas vamos juntos
    na unidade
    uma só verdade

    Mesmo em nossas diferenças
    nós somos um
    para um só Deus
    um só amor
    uma só fé
    um só batísmo
    um só Espírito.

    Ps.
    Sei que a igreja tem as suas falhas
    mas os profetas não abandonavam os
    filhos da pátria, mesmo que os mesmo
    os matassem, a igreja é o Israel de Deus.
    Somos seres sosiais...

    ResponderExcluir
  8. "não deixei-vos de congregar", não é o que diz a biblia?

    Ovelha q anda sozinha vira comida de lobo.

    ResponderExcluir
  9. Paz seja com todos

    Hoje quando me perguntou uma aluna se eu era evangélico, eu fiquei na dúvida na hora de responder...

    não foi por estar se "desviando" e nem por ser algo diferente.... mas foi por ter que evangélico esta asssociado fundamentalmente na cultura moderna a pertencer a uma igreja evangélica.

    creio que o mau testemunho esta fazendo um desserviço ao evangelho.

    Permaneço em cristo, parte da igreja invisivel e me questionando bastante acerca de qual é o meu lugar em termos de congregação

    ResponderExcluir
  10. Graça e paz! Será que o apóstolo Paulo em alguns momentos não se tornou um "desigrejado"? Mesmo preso, ele pregou o Evangelho e ainda encontrava forças para encorajar a muitas comunidades. Mas olhando sob outra perspectiva, talvez o crente jamais se torne um desigrejado, ainda que ele fique afastado do convívio com or irmãos, das reuniões institucionais que costumeiramente chamamos de "culto" ou ainda quando chega o dia de enfrentar o morte. Se a Igreja de Cristo é o povo de Deus, então todos os crentes fazem parte dela, pouco importando os vínculos institucionais.

    ResponderExcluir
  11. "Desigrejados" ou "desdenominacionados"? Isso porque igreja e instituição tem uma longinqua distância entre elas.
    Sou totalmente à favor do rompimento com o sistema e a pesada engrenagem de programas a que a igreja hoje se entregou. Sou a favor do rompimento com a consciência filial que a igreja tem para com a denominação a que pertence, onde a forma de crer, adorar e se estruturar, bom como a própria agenda eclesiástica, é determinada pela denominação.
    Contudo, sou a favor de relacionamentos. O Reino de Deus se mostrará ao mundo perdido por intermédio de relacionamentos saudáveis vividos entre os cristãos e estes com as pessoas perdidas que precisam ser alcançadas pela graça de Cristo.
    Agora, como viver isso se não congregarmos juntos? Como cumprir os "uns aos outros" se não estivermos uns com os outros?
    Perdoe-me a sinceridade ( e não há nada mais subversivo do que ela) mas este discurso que a cada momento ganha força e adeptos, é uma verdadeira falácia. Um completo despropósito ao Reino, já que o mesmo é experimentado no âmbito do relacionamento - desde o mais básico: Deus e eu até os com meus irmãos de fé e com pessoas que carecem da salvação.
    A revelação de Deus sempre navegou nas águas relacionais:
    1) Deus uma comunidade de três: Pai, Filho e Espírito Santo;

    2) Deus fez Eva para Adão que se sentia só.

    3) Deus escolheu uma nação (coletividade) para ser seu povo.

    4) Jesus escolheu a convivência em comunidade para treinar 12 homens e lhes revelar as verdades do Reino.

    5) Os primeiros cristãos estavam todos juntos, no templo e de casa em casa. Tinham tudo em comum(nidade).

    Será que isso não é suficiente para perceber que crente desigrejado é uma incoerência de fatos? Que é experimentar do todo apenas uma pequena parte?

    E esse todo de que falo nada tem a ver com salvação, mas sim, com diferentes dimensões da vida cristã que nos levam a transitar por uma via individual e outra coletiva.

    Infelizmente, os desigrejados decidem ficar apenas com o lado individual, já que o coletivo está tão contaminado e permanecer entre pecadores poderia colocar em risco a santidade daqueles.

    Amados...joio sempre vai existir no meio do trigo! Sempre vai existir gente se dobrando e beijando os pés de Baal (ou seria Mamon?)

    Gostaria de saber o que os desigrejados vão fazer com suas Bíblias, já que nelas existe um simples verso admoestativo que nos diz: "E não deixeis de congregar-vos como é o costume de alguns".
    Ainda bem que o autor desta frase preferiu ficar no anonimato, pois, se tivesse deixado seu nome com certeza estaria sendo nesta geração xingado até sua última geração, por através de tão simples frase lançar por terra toda pretensão de genuína espiritualidade que o movimento dos desigrejados advoga para si.

    Ah! Amados... desdenominacionados, sim!
    Desigrejados...em nome de Jesus, não!

    Abrç a todos.

    Ass: um igrejado e muito feliz!

    ResponderExcluir
  12. Hermes, obrigada pelo texto. Eu e meu marido estamos desigrejados, caminhamos com o Senhor Jesus há muitos anos, amamos ao Senhor Jesus e a sua palavra. Temos visitado igrejas, buscado um aprisco para congregarmos. Não procuramos nem igreja nem pastor perfeitos. Apenas uma igreja que não acolha heresias nem vise lucro e um pastor que seja um homem humilde, honesto, lúcido que tema ao Senhor e ame sua palavra. Repudiamos os "pastores" megalomaníacos mercadores da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Fernando, aceitei a Cristo fazem 16 anos, sou casado e tenho 2 filhas adolecentes. A igreja a qual pertencia, no meu entendimento começou a trazer muitos ministérios com ensinamentos que são fora da palavra do Senhor e com a minhas reclamações fui literalmente colocado para fora e fecharam a porta. Peguei o que sobrou de mim e sai a procura de outro lugar para congregar. Entro em uma igreja poucos comprimentam saio poucos se despedem, se não mais apareço ningém procura. A que frequento hoje, há 5 meses, um presbitero na semana passada me perguntou se era a primeira vez que eu e minha familia estava indo, a igreja deve ter uns 500 membros. Pergunto: como permanecer nessas geladeiras? fora esfrio mais lemtamente rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  14. Deus é incomparável, está acima de toda igreja. Esta é formada por homens, portanto é imperfeita e cheia de falhas. Mas o culto na igreja, é a prática da fé. "Onde estiver uma ou mais pessoas orando Eu estarei contigo". Se está numa igreja, é necessário olhar para Deus e não para homens.
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Sintetizando o poema que eu escrevi.
    Ao em vez de debandarmos, criarmos
    uma sociedade alternativa
    porque não ser um povo que faz a diferença
    no meio deste povo?

    ResponderExcluir
  16. Graça e Paz!

    Vanderson M. da Silva, eis o que postei no blog citado.

    Como é muito recente, não obtive resposta, se houver ou não, pouco me importa.

    Laus Deo

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Graça e Paz!

    Como a nossa casa é feliz, mantendo nosso relacionamento com o Autor e Consumador da nossa fé Jesus Cristo, através da leitura da Sua inerrante Palavra, orando, ajudando os pobres, órfãos e as viúvas.

    Afinal, cristianismo não se trata de uma religião e sim, como mencionado acima, de relacionamento pessoal com Deus.

    Imaginem ter que submeter nossa família ao homens e suas idiossincracias quer morais ou teológicas, mormente se forem maçons.

    Laus Deo

    ResponderExcluir
  17. O grande problema são os interesses particulares como aparencias, fama, ganho econômico e influência gerando arrogância e tendo a mente cauterizada, achando ser inipultável por manipular a palavra a bel prazer dos seus interesses (falo dos que pensam ser donos da "igreja").

    ResponderExcluir
  18. Vanderson M. da Silva25 de junho de 2010 às 13:23

    Ir. Paulo de Tarso, você não respondeu a nenhuma das refutações do Rev. Augustus Nicodemus aos que contestaram a posição dele ali (entre eles, desigrejados convictos). Apenas insiste em permanecer com sua interpretação subjetiva e arbitrária, apesar de piedosa na aparência: no cristianismo bíblico não nos relacionamos com Deus apenas, mas também com os irmãos (veja, e.g., At 2.41-47).

    ResponderExcluir
  19. Bom poder participar desse espaço.
    Creio que a manifestação de agonia pelo quanto a instituição limita a fé, o quanto o denominacionalismo limita a Igreja, enfim... o quanto essa estrutura é pesada, é normal e até devido.
    Mas precisamos tomar cuidado para não imaginar que estamos tão acima desses limites que podemos viver fora deles. O evangelho está tão limitado pelas estruturas humanas como está por nossa vida pessoa.
    A Igreja acontece no espaço humanizado, assimo como nós, individualmente, acontecemos nos limites do humano.
    Diminuir o peso da igreja é um dever de todos nós, desigrejar-nos pode se tornar arrogância ou superespirtualismo.

    ResponderExcluir
  20. Depois que um Pastor interesseiro tirou meu marido de casa e de nossa igreja... levando meu marido pra igreja dele, e fazendo-o deixar de raciocinar (meu marido se tornou um "pau-mandado" sem opinião!)

    E depois que a "nossa" Igreja em total liderança, me abafou dizendo "quem sabe seja a vontade do Senhor", não suporto nem ouvir mais falar.

    Estou desigrejada (concordo com o termo) e ainda, mesmo após 10 meses, tenho lutado pela restauração da minha família.

    mas NÃO SUPORTO ouvir essa cambada se esconder atrás do jargão "vontade do Senhor" e não fazer nada.

    Tomei nojo.

    Quando meu dízimo e minhas ofertas faziam diferença eu era realmente paparicada, mas hoje que ganho um salário mínimo... ai ai... nem preciso dizer!

    Desabafei. Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Voltando a compartilhar, gostaria de dizer que, entre 1993 e 2005, fiquei desviado e ao mesmo tempo desigrejado. Em vários momentos desejava voltar e, ao mesmo tempo, não pretendia ficar preso à uma comunidade que me sufocasse com suas heresias, legalismos, maluquices, mentiras, politicagens, interesses sobre programas de rádios, etc. Conheci a corrupção do mundo evangélico e isto me dificultava a retornar ao convívio com alguma comunidade. Mas, por outro lado, o que atrapalhava mais era o meu desejo de viver a vida do meu jeito, banalizando o pecado e fazendo as vontades da carne e dos pensamentos. No fundo, eu também era corrupto, aproveitador e hipócrita. Quando resolvi voltar, decidi não ser exigente quanto ao comportamento da igreja e estava preparado para lidar com pastores que também buscam seus próprios interesses, mas não fazer disto um impedimento para eu me relacionar com pessoas. Então, embora tivesse uma formação batista, acabei me tornando membro de uma igreja que não é batista, mas que foi muito importante naqueles momentos em que eu precisava retornar ao convívio com irmãos. Lógico que vi e até hoje vejo coisas com as quais não concordo ou que contrariam meus pensamentos doutrinários, mas tenho procurado até hoje focar nos relacionamentos, os quais desenvolvo mais com quem não faz parte do ministério pastoral da denominação. Ultimamente passei a ter conflitos em relação aos propósitos e meios seguidos pela igreja da qual sou membro e aí me pergunto: Vou deixar esta comunidade? Ou não seria mais prudente buscar as oportunidades para expor meus posicionamentos de maneira amorosa buscando a edificação da igreja? De qualquer modo, as duas opções acima são sinceras e devem ser tomadas conforme a direção que Deus dá para cada um de nós em que sempre precisamos reavaliar nossas motivações para que não venhamos a agir com imaturidade, baseando-se em razões pessoais ou repetindo as velhas brigas por poder que sempre dividiram os cristãos.

    ResponderExcluir
  22. Como pertencer a uma comunidade local implica em relacionamentos, o que dizer de locais que, tratam o indivíduo apenas como um ofertante como aconteceu comigo. Estive visitando uma igreja de renome aqui em Manaus (a tal de Canaã) e ao me aproximar da porta, ninguém me cumprimentou com a saudação costumeira (a paz do Senhor) mas me estenderam a mão, não para me cumprimentar, mas entregar-me um envelope para ofertar durante o momento solene da sementeira. Lembrei-me que quando eu era diácono na AD tínhamos por bom costume, saudar os irmãos e escrever seu nome em um pedaço de papel para então o mesmo ser apresentado como visitante. Onde está o relacionamento cristão tão divulgado pelos que entenderam equivocadamente o texto do Pr. Hermes?
    Em nenhum momento estamos defendendo o desigrejar-se, mas avisando que existe uma boa quantidade de crentes que estão ficando no meio da estrada. Como dizia me antigo professor Djalma: "A igreja é o único exército que mata seus próprios soldados". Deus tenha compaixão de nós!

    ResponderExcluir
  23. Eu só não deixo de vez a igreja por causa da recomendação bíblica que diz: "não deixem de se congregar, como é costume de alguns."
    Eu já saí de várias igrejas, sei que não vou encontrar perfeição, pois também não sou perfeito, mas eu já estou cansado de muita coisa errada e pouca gente agindo para consertar.
    São quase 18 anos de convertido, mas infelizmente tenho muitas críticas a igreja chamada evangélica.
    Escolas Dominicais onde o questionamento é censurado, obra missionária fraca ou inexistente, falta de ensino bíblico, pouco tempo dedicado à pregação da Palavra de Deus no culto, modismos e doutrinas estranhos, "mamonização" da fé, falta de inteligência e dinamismo, oração sem ação, etc. São tantas coisas erradas...
    Vou seguindo acreditando que um dia pessoas se unam aqui e acolá para mudarem este quadro.
    Eu mesmo já não consigo disfarçar a insatisfação com tantas coisas erradas.

    Eu quero uma igreja evangélica de verdade no Brasil!

    "Venha, meu coração está com pressa
    Quando a esperança está dispersa
    Só a verdade me liberta
    Chega de maldade e ilusão
    Venha, o amor tem sempre a porta aberta
    E vem chegando a primavera
    Nosso futuro recomeça
    Venha, que o que vem é perfeição."

    ResponderExcluir
  24. Caro irmão Hermes, embora perceba que seu distanciamento da igreja seja apenas geográfico, seu escrito pode se tornar em grande incentivo ao distanciamento espiritual. De fato, houve momentos na história da igreja em que os crentes não tiveram outra opção senão a de se reunirem em suas casas, porque a igreja tornou-se uma estrutura desvirtuada e ímpia.

    Porém, observe que não foi cada família para sua casa prestar culto. Mas as várias famílias passaram a se reunir juntas em nome do Senhor, formando assim uma nova igreja.

    Hoje, por mais difíceis que estejam os dias, ainda temos algumas denominações fiéis à Palavra de Deus. Portanto, nosso dever é seguir Hebreus 10.25: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima."

    Aliás, o versículo acima foi escrito em contexto de perseguição quando os cristãos poderiam até arguir a insegurança de se reunirem, todavia, o texto os insta ao contrário.

    Desta forma, usando os termos da Teologia Sistemática, igreja perfeita (triunfante), só no céu. Enquanto estivermos aqui, na militante, vamos lutar. "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos." Gl 6.9

    Forte abraço,
    Ageu.

    ResponderExcluir
  25. dizem que sou do MSI - movimento dos sem igreja, que sou desigrejado, mas com ex-pastor do sistema, me sinto feliz comungando com cerca de 8 familias, edificando-nos mutuamente na palavra, fazendo refeições juntos, ajudando os necessitados (inclusive familias igrejadas) e desejosos de estar o mais identificados possivel com a origem da igreja de Jesus! livres dos poderes judaizantes, aleluia! Jessé Borges
    Leiam: Frank Viola

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo texto. Simples, direto e verdadeiro. Ser “desigrejado” não é o mesmo que ser “desviado”. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  27. Irmão Hermes. Respeitosamente eu discordo do artigo. Não totalmente tendo em vista que entendo tua situação especificamente.Contudo, muitos irmãos tem usado suas discordâncias com a forma de liderança, etc para se desviar mesmo. É o que vejo na maioria dos casos. E posso dizer que já vivenciei o mesmo. Meu esposo é militar e pelas constantes mudanças já vivemos momentos difíceis ao não nos encaixarmos e ficamos tempos vagando à procura de uma igreja. O vazio que se sente é terrível e o caminho que se abria nos levava para mais longe do Senhor. Não é uma boa experiência. Não mesmo.
    Nada de " desigrejar " amado. Viva a comunhão com os santos! Mesmo que os santos não estejam lá tão "santos" e a comunhão não ande lá estas coisas. Prefiro continuar tentando!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  28. Prezado Fernandes, acho que em matéria de eclesiologia concordo com você em alguns pontos. Gostaria dos seus comentários (e da rapaziada) quando possível no meu novo post referente ao tema.

    Abraços Orlando
    souteologico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Mas o que a biblia apresenta como igreja?
    E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
    E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
    E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
    E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
    E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
    Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
    Atos 2:42-47

    Seria isso?
    ou seria criar mega eventos para nos e por nos ?
    Usar as pessoas para o crescimento(inchamento)do ministerio para mostrar poder politico.

    Vou falar uma coisa..a marcha das vadias foi MUITO mias sinseca em sua filosofia que a nossa, foram la e vadiaram .
    e a marcha pra gizuis?sujaram ruas , som alto incomodando a vizinhanca , brigavam , chingavam , amaldicoavam quem era contra , ou mostrava defeitos da marcha , passavam do lado d mendigos e davam folhetos..porra , mendigo quer e comida na panfleto , o reino de DEUS chega na vida da pessoa atraves de nos , nao da placa da igreja bando de burro .

    Sera que se JESUS viesse hoje , ele frequentaria uma igreja?o que ele encontraria de ensinamento dentro de uma que ele deixou?

    Nao ajudamos o proximo , visitar asilo e orfanato nao da ibope , 300 pessoas berrando em linguas , decretando ordens a DEUS pedindo restituicao das coisas que ele tirou d anossa vida , cantando hinos de vitoria financeira , se JESUS disser que seria crucificado ainda iriam orar dizendo que DEUS tem algo melhor pra vida dele que ele e cabeca e nao cauda , a pergunta que fica e ...ATE QUANDO UMA IGREJA E IGREJA ?
    O que deveria ser uma igreja , para que serve , quem e ?

    Se respondermos isso , muita gente vai perder a boa vida , o poder sobre a massa ...e isso nenhum mestre da lei quer , foi por isso que crucificaram CRISTO.



    DUDA.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Página inicial item