681818171876702
Loading...

Reflexões sobre a morte de Dio


Digão

Na semana passada morreu o cantor Ronnie James Dio. Para muitos, um desconhecido. Mas, para quem gosta de rock, principalmente heavy metal, sabe que Dio era simplesmente o cara. Com uma carreira extensa, começando com a banda Elf, seguindo depois para o Rainbow de Ritchie Blackmore, sua fama explodiu mesmo quando substituiu Ozzy Osbourne no Black Sabbath. Saindo da banda, montou uma que levava seu nome, gravando com muita gente em projetos paralelos. Para quem não sabe, gravou até mesmo com Kerry Livgren, guitarrista do Kansas que se converteu e montou a banda AD. Dio pode ser achado no CD de Livgren Seeds of change, cantando To live for the King. Uniu-se novamente aos antigos companheiros do Sabbath, no projeto Heaven and Hell. Ficou famoso também por ter popularizado o sinal do chifrinho que, Segundo ele, aprendeu com sua avó italiana, como um modo de se proteger contra o mau-olhado. Nos anos 80, inspirado pelo USA for Africa, monta o projeto Hear’n’Aid, para levantar fundos para o combate à fome naquele continente. Testemunhas dizem que Dio era um sujeito sempre cortês e gentil. Um gentleman, sem afetações e chiliques de estrelismo, tão próprios de rockstars. Um bando de lunáticos de Westboro, Estados Unidos, quer fazer um protesto no enterro de Dio.


O que me faz meditar não é sua longa carreira (morreu com 67 anos) e nem sua incrível potência vocal. O que me faz meditar é o paradoxo entre a cortesia de Dio em vida e a imbecilidade de Fred Phelps, mentor da “Igreja” (sic) Batista de Westboro, mentor do protesto anti-Dio. Também fico meditando como um homem pretensamente ímpio, como foi Dio, teve uma atitude perante a vida muito mais digna que muitos de nossas estrelinhas, starlets e wannabes gospelentos – recentemente, conversando com um irmão, ele me contou que certa cantora gospel cobrou R$ 30.000 para vir cantar em sua cidade. E o que fica pior, segundo esse mesmo irmão, é que tal cantora, assim como outros cantores gospel, não veio somente em sua cidade, mas fez uma pequena turnê em algumas cidades de Rondônia. Sempre cobrando 30 pilas em cada local. Bom, pelo menos ela não veio cantar usando playback, como alguns cantores que conheço, e que logo, logo, despontarão para o anonimato merecido...


Ou seja, Dio cantava sobre magos, bruxos, dragões, essas coisas. Nossos cantores gospel cantam sobre um deus que dá vitória em qualquer situação, já que foi “provocado” em seu sistema de freios e contrapesos cósmico – as famosas, e até hoje inexplicadas, leis do mundo espiritual. A semelhança que vejo entre Dio e nossos cantores gospel é que magos, bruxos, dragões e um deus obrigado a dar vitória pertencem à mesma categoria literária: ficção. Mas, infelizmente, Dio, o homem ímpio, teve uma vida muito mais impactante que muito “ministro” gospel. Duros os nossos dias!




Digão não crê em bruxas, fadas, dragões ou no deus bobalhão apregoado pela mídia gospel. Mas crê no Deus verdadeiro revelado na Bíblia.

Prática cristã 7290564830936682249

Postar um comentário

  1. O mais absurdo não é uma cantora gospel cobrar 30 mil.
    O mais absurdo é alguém pagar!

    ResponderExcluir
  2. Péssimo post. Sem comentários adicionais.
    Esse foi difícil de ler.

    ResponderExcluir
  3. Concordei plenamente, gênero, número e grau. Excelente!

    ResponderExcluir
  4. Em alguns documentários recentes quando Dio foi entrevistado sempre pareceu um cara muito cortês, de fato sem estrelismo (não via assunto dele na vida ou mesmo seu histórico artístico). Embora a temática e o estilo vocal não eram do meu gosto, vale a reflexão. De fato considero muito pior um pretenso irmão não somente cantar heresias, como pregar, como agora tem sido comum "cantor(as)-pastor(as)", do que um cara como o Dio... no final das contas ambos expressam a sua própria ignorância, cada qual a sua maneira.

    ResponderExcluir
  5. Onde eu assino? (e já penso quem é a tal "cantora gospel")...

    ResponderExcluir
  6. Muito maneiro o texto!

    Infelizmente tem muito cara que presta um desserviço ao Reino e vem com aquela velha do ''não toque no ungido''.

    Raciocinando em linha reta: se o tal ungido só canta e prega heresias, quem foi mesmo que o ungiu??????????????

    ResponderExcluir
  7. A verdade é dura, mas um ímpio como o Dio fez muito mais diferença cantando músicas que falavam de fábulas do que um "justo" cantando músicas gospel, que contam fábulas da vida cristã...

    ResponderExcluir
  8. O mais absurdo NÃO é uma cantora gospel cobrar 30 mil.
    O mais NÃO absurdo é alguém pagar!

    O absurdo é uma igreja achar que a medida do sucesso de um congresso/festa é a quantidade de gente na igreja! Essas pessoas já perderam totalmente de vista o que é o Reino de Deus e o Evangelho!

    ResponderExcluir
  9. Belo post Digão.
    Como admirador do bom e velho heavy metal, levei um susto ao saber da morte do Dio.
    O metal mundial perdeu um gênio, agora quanto a ele ser cortês, sei não em brother...

    ResponderExcluir
  10. R.I.P. Dio, Alice Cooper, Santana, Dave Mustaine por exemplo sao pessoas q se converteram e naum viraram estrelas gospel, as vezes os que parecem mais longe é os que estao mais perto

    ResponderExcluir
  11. Dio com certeza era diferenciado sou evangelico mais gosto das musicas deles para ouvir,nunca fui ao show dele(nem sei se iria)mais que ele tinha um voz poderosa ele tinha,muitas vezes julgamos pela imagem que a pessoa tenta passar,vai saber se ele não era evangélico,sabemos que no heavy metal tem que manter aquela imagem do Chifrudo com marketing pessoal e da banda,preferia mil vezes ouvir Dio do que as bandas Emo(rroidas) de Hoje!!kkkk
    O próprio Andreas Kisser Do Sepultura fez uma materia falando do Dio.
    Na questão da Cantora recentemente meu tio disse que aqui mesmo na rua tinha uma que cantava nas igrejas Pequenas mais depois que ficou famosa para cantar (onde ela sempre cantou) teria que pagar 15 mil,e a igreja que ela pedia isto é do tamanho de uma sala de 2x2 onde ela arranjaria este dinheiro?agora ela casou com um Empresário produtor degravadoras e está vivendo $o$$egada!!rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. 1 Coríntios
    14:10
    "Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido."

    Um cristão que não aprende com tudo que vê, é um cristão que não aprende com nada...óbvio né? Que nem a Bíblia...

    Quem já ouviu a faixa To Live for The King, que é do album do Kerry Livgreen, totalmente cristão [se é que existe menos ou mais que isso...] sabe que Dio cantava muito mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Ao ler hoje o livro de lucas naquela parte do mordomo que roubava e ,para nao ficar sem emprego, fez algo que o seu senhor nao esperava vem aquilo que a igreja apagou da biblia

    OS FILHOS DESDE MUNDO SAO MAIS PRUDENTES NA SUA GERAÇÃO QUE OS DA LUZ

    ResponderExcluir
  14. Excelente o Cá Entre Nós - é a primeira vez que ouço, e vou acompanhar!
    Parabéns a todo o pessoal do Genizah pelo seu trabalho com humor, mas muito sério, em prol da defesa da genuína doutrina cristã! Deus os abençõe!
    E não liguem para os ingênuos (ou mal-intencionados) que mandam e-mails grosseiros, a crítica irracional sempre esteve cercando aqueles que fazem um trabalho lúcido, honesto e inteligente!

    ResponderExcluir
  15. Aí pastor, mas absurdo que pagar 30 paus pela contora é essa sua apologia ao Dio. Profundamente lamentável.
    Acreditar que o "sinal do chifrinho" é pra espantar mal olhada é muita infantilidade. É louvor ao demo mesmo.
    Isso me faz lembrar um posto do Caio Fabio, após a morte do Neemias Marien, enaltecendo o seu pastorado e dizendo que ele foi um incompreendido, esquecendo-se de propósito de dizer que foi um adúltero contumaz e realizador de muitos casamentos gays.
    Tenha paciência!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. O comentário sobre o post do Caio Fábio me intrigou e procurei no google.
    O pior é que é verdade.
    Ele enaltece Nehemias Marien, um pastor que bebeu o santo daime; que achava que a LBV era o modelo ideal de cristianismo, que reencarnação e mediunidade são saudáveis, que casava homossexuais, e que ainda por cima era maçom.
    A viúva do Nehemias segue com o movimento nova consciência, uma espécie de evangelho da nova era.E se diz perseguida.
    Caio Fábio diz aguardar o dia em que encontrará Nehemias no céu.(seria o de Ícaro ou de Galileu?)
    Volta, Jesus! Mas volta logo.

    ResponderExcluir
  17. sinal para proteger contra mal olhado?
    Faça-me o favor, né?! E ainda tem gente que acredita.
    Horrível.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do post. Ele sabe reconhecer aquilo que é bom. E também tem um "ar" cristão no seguinte sentido: Jesus Cristo é maior que as revoltas humanas contra ele, e abrange até mesmo os que, real ou aparentemente, se posicionaram contra seu Reino. Dio foi abrangido pelo amor de Deus.

    ResponderExcluir
  19. A galera ficou incomodada com a história do chifrinho.
    Por que isso, gente?
    Se o cara era do demo, com certeza era a cegueira de quem não conheceu o amor e a graça de Cristo.
    E o que me dizem dos que conhecem a verdade do evangelho e ainda assim são maçons? O sinal do chifrinho é fichinha perto do pacto que fazem com o chifrudo e da veneração que têm por ele!

    ResponderExcluir
  20. Esse texto foi um achado, parabéns. Eu achava que somente eu pensava assim, graças a Deus foi bom ler e indicar este texto, afinal, é preciso por um fim nesse sistema que nada tem de evangelho, artistas "gospel" são como sanguessugas, dinheiro, dinheiro, dinheiro, dá, dá, dá. Um ímpio demonstrou mais amor pelo mundo do que os ditos evangélicos. Novamente, parabéns pelo texto, espero poder redirecioná-lo para meu blog, abraço!

    ResponderExcluir
  21. Dio era declaradamente CATÓLICO, por favor EVANGELICOS, não precisam XILICAR com isso, sobre \m/, cada um interpreta do modo que quer, sobre a temática que ele adotava, nunca foi relacionada a Satanismo, simplesmente era uma temática, tradicional no meio do Heavy Metal, tendo em vista que vários do meio, já se declararam cristãos, Dio era um vocalista de grande talento, e faz muita falta ao meu, essa Igreja Batista que está querendo impedir o funeral do nosso idolo, é composta por fanáticos religiosos, idiotas e sem noção e sem menor base, afinal de contas segundo propios, o único que tem o DIREITO, de nos julgar é o própio DEUS, abraço a todos e pensem nisto!

    ResponderExcluir
  22. Um "impio"!? O meu portugues e' bom o suficiente para entender que impio=impuro.

    Quantos de voces sao puros????

    Santa paciencia! Arrogancia e' com certeza um dos maiores sinais do orgulho e do egoismo que sao os piores sentimentos que um dito cristao pode ter. O problema destes "cristaos" e' que o orgulho deles e' tao grande que eles nem mesmo o reconhecem!

    Aos menos informados, por favor, procurem saber um pouco mais sobre a pessoa que Ronald James Panadova foi, antes de sair criticando o blogueiro.

    Alias, pesquisem tambem sobre os chifrinhos.

    Mais cego e' o que nao quer ver.

    Pensem e pesquisem antes de escrever besteiras em seus comentarios, com posicoes preconceituosas e julgadoras, que incitam o odio. Grande posicionamento cristao de voces!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo texto. Independente da posição religiosa do Dio (se é que tinha alguma), o cara colocou em prática o maior dos mandamentos: o amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom o texto. Quem tiver mente aberta o compreenderá. Meu pai se tornou evangélico e consumidor compulsivo de tudo que é cantor gospel. Nada sabe da vida deles, se vivem o que cantam, sequer se importa se cantam bem ou mal.

    Garanto que Dio nunca foi adorador de demônio algum. Por favor. E o sinal é apenas um sinal que simboliza o Heavy Metal, e não diabo, demônio, capeta ou coisa que o valha. Assim como o sinal da paz é só um sinal que simboliza a paz, e não Deus. Assim com fazer um sinal de positivo não quer dizer que vc é um cara positivo. Abram suas mentes!

    Nunca tinha parado pra pensar nessa de "cantores gospel cantam sobre um Deus que dá vitória em qualquer situação". Realmente isso dá falsas esperanças, acomoda. Lembro de um dia q não consegui estudar pra uma prova e estava preocupado, sabia q ia me dar mal. Ai meu pai disse: pede a deus q ele fará vc fazer boa prova. Eu disse: pai, eu não estudei, eu não fiz minha parte. Deus não a fará por mim.

    Por fim, não sei o que me irrita mais: uma cantora gospel q cobra 30 mil ou um padre cantor metido a galã de novela...

    ResponderExcluir
  25. Fui criado no Catolicismo mas hoje não tenho religião (embora acredite em "algo") e sempre fui grande fã do Dio desde adolescente. Fui em 3 shows (dois solos um do Heaven and Hell). E ao vivo a 2m da sua frente o cara cantava MUITO. E era de um carisma e uma simpatia única (um amigo meu o conhecia pessoalmente e dizia que a simpatia era extremamente verdadeira). Iam famílias inteiras em seu show, crianças com os pais, adultos, adolescentes. Era um dos shows de metal que eu mais gostava de ir. Vai fazer muit falta mesmo o baixinho. E pra quem não sabe ele tem uma ONG que há anos ajuda crianças de rua ou de família pobres, sempre ajudou e apoiou os outros. Independente de religião o que seria mais cristão do que isso? Parabéns pelo artigo que mostra que ser dessa ou daquel religião não precisa de ser fanático ou preconceituoso. Escrevi no meu blog uma homenagem, quem quiser ler: http://blogquadrosemmovimento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Meus parabens pelo post! Realmente o Dio foi um grande vocal e um grande "gentleman" e fez sua parte nesse mundo. não tenho bem uma religião definida, diria que minha religião é Deus.

    Agora eu só sinto é dó dessas pessoas que são totalmente preconceituosas e pessimistas, e opinam sem buscar conhecer o mínimo do cara. Símbolos e gestos tem multi significados diferentes ao redor do mundo, assim como a nossa língua, mas o que conta é a intenção. Acredito que realmente era para espantar mau olhado (provavelmente usado por antepassados do Dio.

    Novamente meus parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  27. Ronnie James Dio além do Hear N Aid tem o projeto Children of the Night(mantido atualmente por sua esposa Wendy Dio) que cuida de crianças de rua e depois de sua morte foi criada uma associação para doentes de cancer.MUIIIIIIITO MAIS cristão do que a maioria dos cantores gospel, que fazem eles pelos irmãos???

    ResponderExcluir
  28. Essa cantora gospel é a ALINE BARROS?A mesma que foi cantar no famigerado "domingao do faustao"?ou é a Ana Paula Cachorrao?Ahhhh eu me esqueci,essas duas mulheres que eu falei ganham muito mais que R$30,000,00 pila devem ganhar em torno de R$150,000,00 ou mais. ESSE MERCADO GOSPEL É PODRE.

    ResponderExcluir
  29. Apesar deste post ser um pouco antigo, não posso deixar de comentar. Sou fã de heavy metal desde o início da minha adolescência (tenho 35 hoje) bem como cristão desde a mesma época. Acho que a morte do Dio foi uma das poucos que senti realmente triste.

    Fui a um show dele em SP e posso dizer, não tem nada de satânico ali. O que vi foram pais de família, senão famílias tudo em ordem, mas principalmente a educação e respeito de Dio pelo público foram marcantes, sem contar que continuava cantando incrivelmente bem.

    Ouvindo depois a música To live for the King fez me pensar como Dio foi presenteado por Deus pelo seu talento. Sei que a salvação não está em obras mas na graça dada através do Sr Jesus, gostaria muito que antes de ter morrido esta graça o tenha alcançado.

    ResponderExcluir
  30. Só vi essa materia agora. Sou cristão, mas também curto heavy metal e, vejo que muitos que não gostam do estilo logo taxam tudo como diabolico. Ah sim bandas com tematica satanista, mas a maioria dos membros são bem hipocritas: são ateus que criam letras criticando e blasfemando contra uma deus que eles mesmo não acreditam. Eu não escuto esse tipo e som, e DIO, tanto em carreira solo como com o Black Sabbath (uma banda com membros catolicos) não fazia parte disso. Ele foi um exemplo de talento, cavalheirismo, humildade e de amor ao próximo, e espero que tenha se aceitado a Cristo em seus ultimos momentos!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item