681818171876702
Loading...

Saudade do bigode do Silas Malafaia


Hermes C. Fernandes


Que Silas Malafaia sempre foi temperamental, todo mundo sabe. Não é de hoje que ele solta o verbo em seu programa de TV. E foi justamente isso que lhe rendeu tanta fama, tanto dentro, quanto fora do arraial evangélico. A outra marca registrada dele era o bigode. Enquanto o manteve, Silas foi fiel aos princípios doutrinários que nortearam sua jornada ministerial deste os primórdios. Mas assim como aconteceu com Sansão que perdeu a força ao ter seu cabelo cortado, Silas parece ter mudado da água para o vinho depois que raspou seu bigode.

Conheci-o pessoalmente em 1989, quando alugou-nos seu estúdio de TV para a gravação do programa que nossa igreja manteve por um tempo na antiga TV Corcovado. Pareceu-me um cara boa praça, bom de conversa. Tive a oportunidade de debater com ele algumas vezes na Rádio 93 FM e na Melodia FM, ambas do Rio de Janeiro. Na maioria das vezes discordamos. Com o microfone ligado ele parecia um leão. Mas em off mantinha o tom cordial e respeitoso.

Depois o encontrei na Universidade Gama Filho, onde éramos colegas de curso de Psicologia. Chegamos a assistir a uma aula juntos. Éramos de turnos diferentes. Admirei vê-lo sentado ao lado da esposa na sala de aula.

Apesar de algumas divergências teológicas, confesso que sempre o admirei como expositor das Escrituras. Ainda que não apreciasse muito a maneira como alterava a voz enquanto pregava.

A impressão que se tem que seus olhos também foram vazados. E agora, o grande Silas aparece trabalhando no moinho de Dagon (ou seria de Mamon?). Como Sansão, ele agora é chamado a entreter os filisteus em programas televisivos de terceira categoria. Deixou de ser o orgulho de boa parte dos evangélicos, para tornar-se numa figura folclórica.

Gostaria de saber quem foi a Dalila que lhe deu colo, que raspou seu bigode e alterou dramaticamente seu discurso. Teria sido a política? Ou teria sido a tal teologia da prosperidade?

Pr. Silas, meu caro colega, se você tem sido duramente criticado na blogosfera, é sinal de que algo precisa ser ponderado. Não é razão para fazer ameaças, ou mesmo amaldiçoar quem quer que seja, mas tão-somente reconhecer que algo está manchando a sua trajetória ministerial. Lembre-se do que diz o sábio Salomão: “Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas pelo que ama, mas os beijos de quem odeia são enganosos” (Pv.27:5-6). Não queira mal a quem só lhe quer bem. Não falo apenas por mim, mas por muitos que lhe criticam sentindo profundo pesar por vê-lo descambar para algo que você sempre criticou. É só dá uma conferida em vídeos antigos que circulam no Youtube.

Muitos desses que lhe criticam, são os primeiros a lhe elogiar quando você emite alguma opinião sobre questões sobre as quais a maioria dos evangélicos concorda. Veja, portanto, a sinceridade dessa gente que você chama de “bandidos”, “invejosos”, "caluniadores", etc. Desrespeito seria se subissem em seu púlpito e usassem seu microfone para falar mentiras contra seu ministério diante da sua família e das ovelhas que o Senhor lhe confiou. Em vez disso, cada um tem usado seu próprio espaço para denunciar os erros (alguns dos quais você denunciou por tantos anos...), desejando que você volte ao primeiro amor.

Quando o cabelo de Sansão voltou a crescer, Deus ouviu seu clamor e lhe devolveu a força perdida. Quer uma sugestão, Pr. Silas? Deixa o bigode crescer e peça que Deus lhe conceda aquela força com que você vociferava contra a teologia que agora você defende. Se cansou do antigo modelo de bigode, que tal o sugerido na foto?

Hermes Fernandes é um dos mentores da Santa Subversão Reinista no Genizah

Apologética 1181225880856996320

Postar um comentário

  1. Prezado colega Pr. Hermes,
    você disse tudo e algo mais. Parabéns.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Creio ser palavras do coração de muitos de nós.

    É terrivelmente cruel ver um homem que foi tido durante anos como um dos melhores pregadores do Evangelho pender para algo tão contraditório, tão sujo e mesquinho.

    Sem pedras, desejo que Deus abra os olhos do caro Malafaia. Já temos muitos lobos sujando a imagem daqueles que verdadeiramente só querem levar o Evangelho, puro e simples, como o é.

    ResponderExcluir
  3. Pr. Flávio - Ministério Pão e Vida18 de abril de 2010 às 12:27

    Esse texto é brilhante. Parabéns! A verdade é que alguém ou alguns precisam concretizar as profecias relacionadas aos falsos profetas relatadas em toda a Palavra de Deus. Ainda bem que não faço parte desta equipe. Aproveito o espaço para testemunhar o que Deus tem realizado através do Ministério Pão e Vida, que atua na recuperação de andarilhos, mendigos, encarcerados e dependentes químicos em Goiás. Não cobramos dinheiro de nenhum interno, vivemos de doações de alguns irmãos e igrejas, e olha que passamos lutas para honrar os compromissos. Se desejarem conhecer este ministério, acesse o Blog: ministerpaoevidablogspot.com. Deus abençoe a todos e vamos investir em guem realmente está resgatando vidas. Pr. Flávio

    ResponderExcluir
  4. Cara,que artigo maravilhoso!!É isso aí mesmo!

    ResponderExcluir
  5. O que consegui assistir no sábado, pois não consigo assistir mais,...
    me fez lembrar de que, o nosso mestre em falar defeitos dos outros é ele mesmo.
    Ah...como vibrávamos de ouvir ele falar:
    " Tem pastor que...
    Tem pregador que..."

    Agora...como bons alunos...aqui estamos.

    Parabéns Hermes, pelas palavras que com certeza são de muitos que gostariam de escrevê-las. Eu por exemplo, que já fui muito abençoada por pregações do Silas.

    Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  6. parabens bispo Hermes, falou por todos da blogosfera crista

    ResponderExcluir
  7. Pois é, pastor Hermes,

    Eu falei no Point Rhema que iria orar pelo Silas, mas, a história mostra que gente como ele, depois que enveredam pelo caminho da heresia, não voltam mais atrás.

    Continuarei orando, é claro. Afinal, é nosso dever orar por todos. Mas, acho mais fácil um feiticeiro se arrepender do que ele voltar atrás. Todavia, como disse meu nobre amigo, pastor Carlos Roberto "Nada é impossivel para Deus".

    “bandidos”, “invejosos”, "caluniadores", Essas foram as palavras usadas por ele. Só que quem está assaltando o povo é ele, não nós.

    Sou assembleiano de carteirinha desde 1984, agora, não sou trouxa.

    Silas Malafaia tem que tomar vergonha na cara! e parar de vender neo indulgências. Daqui a pouco seremos perseguidos legalmente por leis antievangélicas, por culpa desses vendilhões de templos da atualidade.

    Por falar em perseguição, antes que nos rotulem como PILANTRAS, PICARETAS, BANDIDOS e outros adjetivos pejorativos, sugiro aos nossos deputados federais que criem leis que proiba os televangelistas de pedirem dinheiro em programa de TV.

    Pois, os únicos prejudicados seriam eles e a família deles. Ninguém mais.

    ResponderExcluir
  8. Hermes, já discordei de vc em outras ocasiões, mas, desta vez, vc disse o q eu gostaria de dizer, mas muito mais bem dito...

    sinceramente, esse seu texto ficou a um grau da perfeição, parabéns mesmo.

    e, junto-me ao coro:

    "volta bigodinho" [2]

    att.

    wally.

    ResponderExcluir
  9. Concordo!
    Meu ponto de vista sobre ele se resume a um parágrafo do seu texto: "Apesar de algumas divergências teológicas, confesso que sempre o admirei como expositor das Escrituras. Ainda que não apreciasse muito a maneira como alterava a voz enquanto pregava." Mas atualmente ele vem pisando fora da faixa mesmo.
    A paz.

    ResponderExcluir
  10. Antigamente a SIMPLES PALAVRA de um homem era validada pelo FIO DO BIGODE. Hoje, do jeito que a coisa anda, creio que até com um bigode do tamanho do cabelo da Fernanda Brum esse sr. Malafaia não tomará jeito. È um caso de reciclagem urgente do evangelho genuino que se perdeu em algum desvario de se tornar rico as custas de arrecadações milionárias e para desculpas, fazer um showzinho aqui outro acola e lavar um pouco dessa grana toda, né? Se não a receita acaba desconfiando.

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei do modelito sugerido pelo blog.
    Ficou bem parecido com o ZORRO.
    A diferença é que ele tira dos pobres e pega o dinheiro prá ele...

    ResponderExcluir
  12. Antes ser fracassado financeiramente do que fracassado espiritualmente, como muitos que hoje pensam que o reino de Deus consiste apenas em abundância financeira e material. Disse certa vez o nosso Senhor Jesus (o verdadeiro e único pastor da Igreja) "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" Mateus 16:26

    LAERTE

    ResponderExcluir
  13. Graça e Paz!

    Gilson:

    Complementando teu comentário posso acrescentar que o MP e a RF têm planos para essa turma.

    Ah! e o IRS também; quinze anos nos USA me garantem isso.

    Laus Deo

    ResponderExcluir
  14. Sobre este assunto, estou totalmente de acordo com você.

    ResponderExcluir
  15. Volta Bigodinho! [3]

    Silvia Di C.

    ResponderExcluir
  16. Hermes,

    escrevi algo com a mesma temática:

    http://wallysou.wordpress.com/2010/04/19/que-saudade-do-pr-silas-malafaia-de-antigamente/

    com créditos para cá, qdo cabíveis.

    abs, apz.

    ResponderExcluir
  17. Excelente texto. Verdadeiramente, esse é o desejo de todos, que o velho Mala volte a ser o que era antes, na época do espanador.

    ResponderExcluir
  18. Lembro-me da história do rei Josias que brilhantemente honrou o seu reinado, mas depois morreu estupidamente por causa da obstinação, quando saiu a pelejar contra o rei do Egito "Neco"
    II Crô. 35: 20 - 24

    ResponderExcluir
  19. Texto eficaz, show.
    Pra quem acompanhou mais de perto, como o escritor do texto, pesa bem mais a sensação de ver mais que um irmão, uma pessoa na qual Deus confiou várias outras vidas, indo por um caminho que antes ela mesma criticava e combatia, é a mesma sensação de quando vejo pessoas que já estiveram comigo em orações, caminhando na obra e hoje estão nas mãos do inimigo, tipo querendo experimentar pra ver coé.
    Eu oro, no que posso falo, mas a pessoa que tem que se decidir.
    Nossa expectativa sempre será a dele, o Silas, voltar ao antigo esquema, do primeiro amor, mas sabemos que hoje em dia o dinheiro é muito valorizado, daí nos confunde, pois nos faz achar que só faremos as coisas se tivermos dinheiro e não somente Jesus, mas é diferente, é ao contrário. Com Jesus temos e podemos fazer tudo, senão não necessitaria da Fé, só da grana.
    Jesus pra pagar o imposto tirou moeda de dentro do peixe, kkkkk. Faço coro á seu texto, Paz pra geral.

    ResponderExcluir
  20. Silas é o Datena dos "crenchis", só difere o caché (para mais). Triste.

    ResponderExcluir
  21. Olá, eu sou o Ivan!
    Quando estamos "cegos", ou seja, quando só enxergamos o nosso mundo, só vemos o que queremos ver. Lamentavelmente muitos de nossos irmãos em Cristo estão com a visão cauterizada nas coisas do mundo e não nas coisas que vem do alto.

    ResponderExcluir
  22. Oremos.

    Querido deus,Nos ajude a não atrazarmos com nosso processo de evangelização, por temos que parar para recuperar pastores doentes, e ovelhas feridas.Ameém...
    A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  23. é isso aí, ninguém batia tanto e abertamente contra o aborto, contra a homossexualidade e contra a teologia da prosperidade.

    O Pastor Silas Malafaia é muito inteligente, mas ultimamente só dá bola fora.

    ResponderExcluir
  24. Bigode de fogo - MANDA LABAREDA

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho saudades do Silas...........

    Deyvid SG

    ResponderExcluir
  26. SILAS VOLTE!!!
    PARABÉNS PELAS PALAVRAS DE VERDADE E SINCERIDADE,POIS MUITOS SÓ QUEREM DERRUBAR E O GENIZAH ESTA LEVANTANDO.
    GENIZAH É O ATALAIA DE DEUS!!!

    ResponderExcluir
  27. Eu também prefiro o velho e bom Silas bigodudo.
    Aquele que pregava a Palavra e somente a Palavra. Mauro Abritta,pastor.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item