681818171876702
Loading...

A idolatria ao leão de pedra

por Zé Luís

“Como pode de uma mesma fonte brotar água boa e má?”

Uma pequena pergunta que ouço meu entendimento fazer constantemente nos últimos meses, quando se procura referências sobre alguém, de moralidade dúbia , mas que traz em sua oratória a facilidade de transmitir a Palavra. O brilhantismo de alguns destes pregadores chega a ser tão gritante que é capaz de arrebanhar verdadeiros adoradores dos mais fanáticos.

Esses mensageiros brilhantes, seguidos e defendidos como deuses dignos disso, permitem que seus bajuladores o agigantem com seus elogios, sem perceber que sua alma começa gradativamente a petrificar-se, como aquele que contempla a Medusa de soslaio.

O cenário, onde mega-humanos, gigantes espirituais, mestres do conhecimento canônico, se vestem com esse manto de majestade impróprio para homens feitos de lodo, se torna cada vez mais comum, já que as auto-proclamações sobre seu êxito com o arrebanhamento massivo simboliza, o êxito de alguém especial, como o "escolhido" pudesse ter algo que o sobrepusesse diante das nações.

Sem se alarmar, o cheiro da ovelha já não faz parte de seus mais caros ternos – e diga-se de passagem: agora, para ele, é odor, ou fedor, se concordar em ser sincero. A equação entre "ovelhas x Emanuel (Deus entre nós)" assume novamente a posição "massa x vigário* x deus inalcançável", ou se preferir: "ovelhas x intermediário espiritual superior x deus que só se revela a este ser especial."

Essa dureza de alma parece incompatível com a grandeza das revelações que nos emociona. Deduzimos: “Não pode uma alma rígida e insensível nos tocar com tamanha força. O que ele prega é de Deus, certamente”.

A imagem acima, o Chafariz com águas límpidas, jorrando da boca do Leão de pedra, ilustra bem a possibilidade da frase acima ter uma resposta positiva

Se o que mata a sede de ovelhas é o que vêm do Espírito, e ele habita em templos de carne desde o Pentecoste relatado em Atos, não é de se admirar que se debelarmos essa chama, voltando a ser “coração de pedra”, ainda seriamos passiveis de ser canal de informação para o Reino. Só que, o que nos impulsionaria a continuar pelo Reino não seria mais o Reino. Seria o benefício que as ovelhas trazem em seus bolsos, por exemplo.

“Afasta-te de mim” pode ser dito pelo Senhor “naquele dia” ao mais admirado dos líderes espirituais, ao mais brilhante dos cantores religiosos, ao ministro mais brilhante em seu discurso profético.

Indepemdente de suas obras: elas fluem por ele sem ser ele. O portador da Boa Nova continua sendo o chafariz de pedra, onde não há vida. Apenas o constante matraquiar que pode ser usado pelo Mestre, assim como uma mula ou o mais embriagado e pagão dos bêbados. Necessário é que não adoremos o Leão de pedra, apesar da preciosidade que flui de suas entranhas. Não vem dele, e sim, através dele.

Postou Zé Luís, no Genizah, esclarecendo:

A palavra *vigário significa substituto. Naquele cachecol, usado pelos padres, o nome em latim, Vicaris Fili Dei, significa substituto do Filho de Deus (dizem alguns que a soma destas letras daria 666, mas isso é assunto para outro post).
Apologética 7477785640286831848

Postar um comentário

  1. Crentinos, a calúnia, a difamação e a maledicência contra o catolicismo é a essência do protestantismo?

    No catolicismo, na lei canônica, vigário é um REPRESENTANTE de qualquer entidade eclesiástica, um servo que representa um superior, os sacerdotes, o papa, são representantes de Cristo, o papa é o representante do líder dos apóstolos, um padre pode ser o vigário de algum bispo, etc.

    Cristo tornou a Pedro seu vigário como pastor com a responsabilidade de alimentar sua Igreja em seu próprio lugar:

    "Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas." João 21:16"

    A crentinice é descarada, acusa levianamente, sem pensar, como se estivesse recitando um mantra,

    não seja você apenas um bereiano do inferno, vá ver se o que lhe foi dito está realmente na doutrina alheia,

    crentinos, filhos do Diabo, homens maus e mentirosos, por que é que vocês não param de torcer o verdadeiro ensinamento do catolicismo?

    ResponderExcluir
  2. Marlon José de Lima27 de abril de 2010 às 09:52

    O texto estava indo bem, até a referência ao "cachecol" dos padres com inscrição em latim rss tenham santa paciência em utilizar esta velha piada adventista. Que alías dizia que a frase estava na Mitra Papal e não na estola sacerdotal (que deve ser o tal cachecol que o autor cita).

    ResponderExcluir
  3. Excelente comentário!
    O que estamos vendo nos dias de hoje são líderes de pedra, que falam palavras de "pedra" direcionada a corações de pedra.
    Que o Espirito de Deus possa promover um grande quebrantamento na Igreja e transformar esses corações de rocha, em corações de carne, para que as palavras de salvação voltem a brotar desses lábios.
    Grande comparação Zé Luis.
    Só corações de carne podem entender...

    ResponderExcluir
  4. Ao anônimo:

    Crentino, filho do diabo ou não, eu assino o que escrevo, assumo e dou meu nome, mesmo correndo o risco de desagradar um ou outro com uma declaração infeliz ou inoportuna.

    Você se deu ao direito de trazer sua doutrina até aqui, alegando que a tradução oferecida não tem o sentido que tua religião defende, embora a tradução imediata seja essa(veja: o editor deste deu-lhe inclusive a oportunidade de nos insultar, mesmo sem saber quem é).

    O que o anônimo não se dá conta que a grande maioria dos "crentinos" brasileiros são ex-católicos, a maioria batizado na primeira infância, e alguns até catecismo e crisma fizeram(como este que vos escreve).

    Minha reflexão acima fala sobre isso (embora mantenha o foco da reflexão em nosso pequeno universo "evangélico"): A reflexão cabe-lhe bem.

    ResponderExcluir
  5. Lamento, como católica, que um "anônimo" que se diz católico não tenha a coragem de se identificar e mostrar, de forma civilizada e educada, o que lhe desagradou ou ofendeu. Abraços fraternos!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item