681818171876702
Loading...

Adoração profética?



Alan Brizotti

Entre o desespero e o mantra espiritual, tem sempre alguém metido a Habacuque

A cena é sempre a mesma: o povo com as mãos no "coração" fazendo um leve movimento de dança (alguém se imagina bailando com os anjos). Um músico faz uma caretinha "santa" aqui, outro expulsa uma lágrima ali. De repente, vem a frase: "Irmãos, vamos fazer uma adoração profética!" A reação em cadeia acontece: gritos de guerra (a veia bélica da igreja), clichês evangelísticos ("O Brasil é de Jesus"), utopia ("Somos corpo!"). Tem sempre um mais carnavalesco que cai, rola e levanta com um ar de extraordinário. Tem sempre uma meia dúzia que "pega no tranco" lá pelas tantas, quando a tal "adoração profética" nem sabe mais qual era o teor da "profecia".

Essa coisa toda me cansa. Sabe aquela sensação de que está na hora de trocar o CD? É assim que me sinto. Desculpe se você acha que eu estou muito crítico, é que minha veia desconfiada e vacinada fica à mil quando esses "profetismos melodramáticos" tentam fazer no teatro, o que o Espírito Santo faz na alma honesta. Um poeta afirmou que hoje "nem tudo está perdido, mas tudo está ameaçado" . Dói, mas tenho de fazer côro com ele. Faço eco dolorido dessa nitroglicerina verbal.

A verdade é que a autoespiritualidade chegou pra ficar. É gente tentando controlar, manipular e vender certo senso de divino (e aí, "profético" é o ápice sagrado). São espiritualidades drogadas. Gente que experimenta "momentos de louvor" como se fossem viagens da droga. E como disse Leonardo Boff: "O problema da droga não é a viagem, mas a volta da viagem, quando então, não se suporta mais a realidade".

Não sei qual foi a "mente apostólica super mega hiper santa" que criou essa "adoração profética", mas sei de quem é a culpa. Eles (os profetas da adoração) jogam a culpa em Davi (sempre ele!), em Habacuque (e o coitado estava no "olho do furacão", e não num camarim), em Asafe (e o rapaz estava reclamando!). Por que será que a gente detesta o fato de que adorar é expor a alma a Deus do jeito que ela quer e não na base da manipulação profética? A espiritualidade nostradâmica ainda vai frustrar muita gente (e isso sim, é profecia!).

Aliás, o profeta, do ponto de vista bíblico, é aquele que comunga os sentimentos de Deus (do grego, pathos). É gente que sente o que Deus sente, e não aquilo que acham que Deus sente (esse "achismo" é milagroso. Faz cada uma...). As lágrimas de Jeremias são de Deus. O profeta se transforma numa metáfora viva. Ele empresta o rosto para Deus chorar e o povo enxerga esse choro. O profeta recebe o derramar do coração de Deus . Profecia que não se encarna, não é real. O verbalismo profético é apenas uma forma de conferir um "status" espiritual canalha, que, em nome de uma divinização, força as pessoas a "abrirem o coração".

Na verdade, essa nossa "adoração profética" é sintomática - temos saudade da voz de Deus, e aí, vamos criando nossos próprios sons. Por isso é que lá na transfiguração (Lc. 9.35), a voz do céu diz: "Este é meu filho amado. A Ele ouvi". Deus sabia que nos acostumaríamos aos nossos próprios ruídos. Nessa busca pela voz de Deus, vamos abafando-a no murmúrio que produzimos. É estranho - esse profetismo tem um inimigo devastador: a segunda-feira! Poucos "profetas" conseguem levar toda aquela "santidade" pra dentro do tédio da segunda-feira.

Cansei! Os "profetas da adoração" que me perdoem, mas, prefiro Davi, Habacuque e Asafe. Prefiro os originais. Pelo menos eles tinham certeza do que estavam dizendo. Eles não faziam nenhuma "adoração profética". Deus é que transformava as palavras, às vezes furiosas, deles, em profecias de amor. Aliás, Deus é amor, e profecia sem amor é tragédia e caos. Como disse Caio Fábio: "Não tenho de ser para ninguém, nada além daquilo que Deus sabe que eu sou" .


Alan Brizotti toca subversão aqui no Genizah
Apologética 3780883266056754892

Postar um comentário

  1. acho melhor vc aprender a intepretar a bíblia, o céu não é lugar de silencio, lá não é cimiterio é lugar de adoração.

    ResponderExcluir
  2. Willian Perkins, um dos maiores pregadores puritanos afirmava que o profeta tinha duas funções: falar ao povo em nome de Deus e a Deus em nome do povo - função esta exercida com temor e tremor em virtude da grandiosidade da ação em compração a fragilidade do instrumento.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe aí galera, mas já ficou estampado que vocês têm uma certa quedinha pelo Caio Fábio, que, para mim, também não é lá boa bisca.
    Tá na hora do blog começar a ser mais imparcial. O que vocês acham?
    No mais, gosto muito dos posts do Brizotti.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Se pelo marketing vale até transformar o Trololó em "adoração proféftica", acho que eu vou pedir o meu "Revolver" dos Beatles de volta! Brinks (se bem que não é uma má ideia) à parte, lamentável

    ResponderExcluir
  5. Excelente artigo!
    Infelizmente a massa dita "evangélica" está contaminada e indo de mal a pior!

    Escrevi sobre "O que é viver pela fé?", creio que colabora com este presente texto.

    Um abraço! Filipe - 2timoteo316.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto! Sem mais a acrescentar...

    nEle

    ResponderExcluir
  7. Tatianaaaaaa!

    Nois é herege mas é espada... Quedinha eu só tenho pelas manas... no respeito!

    ResponderExcluir
  8. Este post lembrou-me "Maria vai com as outras", de Sylvia Orthof. Sem raciocinar, existe sempre gente copiando atitudes de "gente"...
    Num cenário denominado "louvor" e "adoração" tudo pode acontecer, pois por mais absurdos que sejam os comandos há sempre quem os obedeça.

    No demais, o post é muito claro e interessante. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto!

    Ao anônimo: Essa de "o céu não é cemitério" é de doer. É outro clichê evangélico. Não é cemitério e muito menos um hospício.


    Irmão Alan Brizotti, como foi bom lhe ouvir em Catalão. A minha oração é que Deus continue levantado pessoas que preguem uma mensagem Cristocêntrica e Biblicocêntrica, que vai de encontro à mamon.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma amiga que diz ter o dom de "dança profética".
    Quando estamo sassistindo algo na televisão, derepente, ela para e diz: "isso que ele/ela tá dizendo é profético".
    Se estamos olhando alguma dança ou representação, derepente, ela para e fala: "esse gento que ele/ela tá fazendo, você tá vendo? É profético."
    Mas que raios de "profético é esse?
    Tem algum código, algum acordo ou que espírito é esse (sei que não é o SANTO)?
    Não é mole não.
    PAZ.

    ResponderExcluir
  11. "Adoração profética" é caso de Psicopatologia... não sei onde isso vai parar...

    Anderson
    Palhoça - Santa Catarina

    ResponderExcluir
  12. O texto chamou minha atenção, vou resumir minha 'experiência' não sou um frustrado nem psicótico, alienado ou etc... Era líder da equipe de louvor da igreja e deixei-me levar por uma pessoa que 'mistificava' tudo e me apresentou o profetismo crescente em nossas igrejas, é claro q juntando a isso, participava de congressos, seminários e afins sobre adoração profética (Casa de Davi, David Quilan,entre outros, embora tenha respeito por Quilan), mas nesta caminhada avezes empurrei 'goela' abaixo meus sentimentos e achismos e por vezes interpretei a Bíblia como bem queria...
    A igreja passou por uma reforma, no apice de todo aquele movimento o pastor simplesmente parou a musica, a palavra e a ceia. Reuniamos para orar, até então nada de mal, mas ai surgiram algumas praticas do tipo, quem quisesse subir no púlpito, pegar um instrumento (shoffar, corneta, pratos e afins) podia... e da-lhe louvor espontâneo.. não aguentei e sai da igreja fui buscar outros ares.... depois de 4 anos retornei, a igreja voltou a 'liturgia' antiga com cultos normais, mas de vez em qdo ainda predomina as musicas proféticas e suas adorações espontâneas... Tem hora q tenho vontade de sair correndo, talvez eu esteja apostatando da fé ou cai na real mesmo, pois hj precisamos mais do que nunca prestar um culto racional a Deus... e tenho certeza q muitos q ainda vivem nesta frenesi gospel é porque estão sob efeito da vacina que aplicaram na instituição, onde se diz amém a tudo e todos, sem observar o que o Deus da Palavra esta a dizer...

    Parabéns pelo artigo, vou tomar a liberdade de coloca-lo em meu blog..http://desfrutandodagraca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Paz aí.
    Podes crer, nego viaja legal.
    Já contei aqui uma vez que um irmão lá da igreja fez uma reunião na casa de um amigo e começamos a orar, daí ele quiz fazer uma tal de "ministração", onde as pessoas caíam conforme ele orava. Eu sabia que na minha vez eu não cairia, pois conheço Deus e ele me conhece, daí, dito e feito, o cara ficou orando, e orando e queria que eu caísse, só que não aconteceu, daí vi que ele tava ficando nervoso e tal e como era meu conhecido, fui deitando devagar, tipo teatro legal, pra poder dar andamento na parada e acabar logo, kkkkk. Eu era bem mais novo, tinha acabado de voltar pra Cristo mas já estava ligado em certos caôs, caôs, morreu carambola, do metiê cristão.
    Algum tempo depois confessei á alguns irmãos que eu mesmo deitei na parada.
    Enfim, nego fica buscando só sensação, que como disse o texto, morre depois do programa do Gugu da Record, nem chega na segunda feira.
    Paz aí.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Hermes, tudo bem? Gosto dos textos que você escreve e dos que escolhe para postar. Infelizmente a Igreja perdeu a identidade, o propósito e a visão.
    Deus projetou para ser simples,onde até as crianças pudessem viver ( e os loucos não errassem o caminho) mas insistem em "incrementar" o Evangelho. São tantos viadutos e curvas que dá enjôo e vontade de vomitar... É a apostasia (E isto sim é profético!)
    Muitos pensam que adorar resume-se à música (e em doses homeopáticas) e esqueceram-se de viver com Deus diariamente. E esqueceram também que mesmo o culto deve ser RACIONAL.

    Bem, poderia falar mais sobre estas 'meninices heréticas', mas como prefiro falar de Jesus (Ele é totalmente desejável), aproveito para incentivar você, o Alan e tantos outros irmãos a continuarem defendendo a sã doutrina.
    Para meus irmãos que insistem nestas "fantasias de estimação", trago à memória o episódio onde Davi, cheio das melhores intenções, decidiu trazer a arca.Ele queria Deus perto, mas experimentou a ira de Deus que irrompeu sobre o cortejo e matou um outro bem intencionado (Uzá).
    Isto serviu para ensinar que diante de Deus o que conta é a prescrição (o que está escrito) e não a boa intenção.

    PS: Fui "ministra" de louvor por 13 anos e já vi e vivi muita coisa na área. Hoje sou apenas discípula de Jesus; alguém que busca honrá-lo com a vida e também com a música.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. "Se um irmão ou irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes DAR o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?" (Tiago 2.15s)
    Triste é o povo que se contenta com meras palavras e aparências!

    ResponderExcluir
  16. Acho que o blog não esta agindo de forma imparcial, mas com posts tendenciosos.
    Dessa vez voces foram muito infelizes com relação ao post.
    Uma coisa realmente é analizarmos os excessos que estão sendo cometidos, mas no caso do post acho que foram totalmente equivocados.
    Daqui a pouco vão começar a criticar as orações.
    não sou canela de fogo, mas tambem não sou batista geladeira

    ResponderExcluir
  17. Certa vez, pregando na PIB do Caramujo em Niterói/RJ, uma moça me perguntou se eu era a favor da dança e do louvor animado nos cultos. Eu lhe respondi que eu aceitava qq manifestação de louvor através da música. Que ela poderia cantar, falar, pular, dançar e até mesmo rolar no chão, desde que nos outros momentos de sua vida (casa, trabalho, escola etc.) o seu testemunho de vida refletisse de forma proporcional o seu louvor. Parece que ela viu que isto não parecia ser verdade entre os do seu grupo e não falou mais no assunto. Profecia/profeta é falar e aquele que fala. Tá bom... podemos falar com o corpo, com os olhos e tudo mais, não apenas na igreja como em todos os momentos. Que Deus os abençoe e dê capacidade de viver o evangelho da mesma forma como querem viver o louvor. PS. Eu muitas vezes, ao louvar, bato palmas, ergo as mãos, gosto de cânticos, tudo o que tem direito a adoração contemporânea. Não sou alienado e nem retrogado. Pr. Luiz Carlos - IBPalmeiras de Niterói - lcsbraga@ig.com.br

    ResponderExcluir
  18. E dar-lhe adoração patetica...

    Pastor Caleb .

    ResponderExcluir
  19. Deus está restaurando a sua Igreja em todas as áreas, e também na adoração. Está trazendo um mover na área profética através de uma música produzida no céu por gente que está ouvindo de Deus o que falar, o que cantar e o que fazer.
    Muitos pensam que adoração profética tem a ver com um novo estilo, mas tem mais a ver com a total restauração de uma visão do que com estilos musicais e formas de tocar e cantar.
    A profecia na Igreja deve sempre promover a glória de Deus edificando, exortando e consolando (1 Cor.14:3) . De modo que a visão profética, a adoração profética e o ministério profético têm que promover essas ênfases para estar de acordo com a Palavra.
    Nos evangelhos, nós vemos Jesus profetizando, vemos os apóstolos profetizando e temos a ênfase no ministério profético junto com outros ministérios, que estão também sendo restaurados por Deus.
    Vemos alguns atos proféticos sendo realizados e dando uma sólida base para que possamos ver como deve ser este ministério na Igreja, quando ele vem através de atos e manifestações, ou de uma Palavra ou cântico de louvor e adoração.

    ResponderExcluir
  20. Se adoração é somente para DEUS.

    Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23

    Se profecia é para os homens.

    Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.1 Coríntios 14:3

    ENTÃO PORQUE ADORAÇÃO PROFÉTICA?
    (Pr Enéias Quislom)

    ResponderExcluir
  21. Quando adoramos a Deus, experimentamos um momento de intimidade com ele e através desta intimidade Deus nos revela a sua vontade a respeito da nossas vidas e das vidas de pessoas que estão ao nosso redor, muitas vezes pessoas que não conseguem ter este momento íntimo com Deus, a palavra de Deus diz que Ezequiel profetizou sobre o vale de ossos secos para que eles tivessem vida novamente, Ezequiel não estava com um instrumento feito por mãos de homens mas tinha sua voz!
    Temos que adorar a Deus! E imperativo todo ser que respira louve ao Senhor!!O louvor não é só canção é atitude de vida,respirar , viver a vida de Deus, louvamos a Deus quando amamos o nosso próximo e quando cumprimos o ide .Adoração Profética não é uma moda ou onda como dizem!Deus esta procurando estes adoradores a pergunta é ele tem achado você? Deus esta tentando chamar atenção do seu povo mais uma vez, pena que nem todos estão conseguindo ouvi-lo.

    ResponderExcluir
  22. Opiniões pessoais não bons tijolos para se construir uma boa teologia.

    ResponderExcluir
  23. Tem muito achismo por aqui, precisamos ter em mente é o que diz a palavra......

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item