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A César o que é de César... E o que é de Deus?



Diogo Henrique de Sá




“... dai, pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” (Mt. 22.20; Mc. 12.17; Lc. 20.25).

Esse famoso texto é usado por muitos pregadores para, sancionar a cobrança indiscriminada dos Dízimos, Ofertas e Ofertas Alçadas.

Sinceramente não sou de todo contra a coleta de dízimo e oferta já que a denominação é uma instituição sem fins lucrativos ela não tem como se manter. Como pagar aluguel, água, luz, e etc?

A contribuição na verdade é um modo legítimo de garantir a manutenção do prédio onde se reúne a Igreja, nada mais justo que os crentes contribuam para preservar o local onde eles se reúnem. O Problema não é a contribuição em si, mas a importância exacerbada dada a ela, e o uso ilegítimo dos recursos por parte daqueles que deveriam utilizá-lo de maneira reverente, pois se trata dos recursos da própria Igreja (da Noiva) e não do líder Eclesiástico.

Mas... Voltando ao texto... Muitos pregadores, ao discorrerem sobre a passagem a cima, concordam em afirmar o seguinte: “Nós devemos pagar os nossos impostos, sem esquecer nunca dos dízimos e ofertas. Pois dar a César é pagar os impostos, e dar a Deus é pagar o dízimo”.

No entanto, se analisarmos esta passagem exegeticamente, não poderemos nunca, permitir este tipo de interpretação. Ao observarmos atentamente a passagem não vemos, em nenhum momento, qualquer dos evangelistas relacionando esta afirmação de Jesus a prática de ofertar ou dizimar, para ser mais exato a única exceção é Marcos que na altura do versículo 41 vai falar sobre a oferta da viúva, mas mesmo João Marcos não associa este episódio a declaração de cristo nos versos anteriores.

A declaração de Jesus, tema da nossa apreciação, está inserida em um contexto de várias tentativas dos grupos religiosos em tentarem pegar Jesus em alguma contradição, para assim tirar-lhe a confiabilidade. Como sabemos foi inútil e mais serviu para aumentar a credibilidade que Ele tinha e para desmoralizar os religiosos de sua época. A discussão que culmina naquela afirmação de Jesus está inserida neste ínterim. Os fariseus unidos com os herodianos se achegam ao Senhor com bajulações e soltam a questão: “É lícito pagar os impostos cobrados por Roma?”. Como Jesus, que não era bobo nem nada, percebeu que as palavras lisonjeiras eram uma artimanha para tentar ludibriá-lo. Acabou com a questão: “Me mostrem a moeda, de quem é esta cara estampada na moeda?” Os inquisidores responderam de pronto: “De César.” Então Jesus conclui com uma das lições mais profundas que só poderíamos receber Dele mesmo: Daí, pois a César o que é dele, daí portanto a Deus o que lhe pertence (estou parafraseando).

Agora faço minha as palavras de Jesus. Olhem para as cédulas de dinheiro e as moedas que você tem. De quem é este brasão? Quem atribui valor a estas cédulas? (Você responde está bem?)

Agora usando o raciocínio de Jesus, o que existe neste universo que possui estampada a imagem do Deus onipotente? O que Deus criou que possui a sua marca e que pra ele possui valor?

A Resposta: O ser humano.

Deus não precisa de dinheiro, tudo é Dele. Ele não quer seu dinheiro, daí a Deus o que é dele. E o que ele quer é uma oferta da sua vida. Daí a Ele aquilo que possui Sua marca registrada. Pois é isso que ele quer.

Quer agradar à Deus? Dê-lhe uma oferta que Ele possa aceitar. Entregue sua vida incondicionalmente à Ele!


Publicado em Bereianos



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  1. Incrivel!
    Ja sabia que era algo assim, mas nao exatamente assim!
    Abriu meus olhos ainda mais!

    Aos dizimolatras, fica ai mais uma argumentacao derrubada...

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  2. Olá! Graça e Paz! Fico feliz em ver a internet sendo usada para o crescimento pessoal e espiritual dos cristãos, bem como para a glória de Deus. Agradeço a visita em meu blog (palavrapreciosa.blogspot.com) e ficarei satisfeita em seguir as publicações do genizahvirtual. Que a luz do Senhor esteja sobre nossas mentes e sobre nossas vidas!

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  3. ONDE FICA A CASA DO TESOURO?

    Desde criança, freqüentando assiduamente a igreja, sempre ouvi de centenas de pregadores que o DÍZIMO deveria ser entregue na comunidade onde eu congregava, o compromisso fazia parte, inclusive, da PROFISSÃO DE FÉ dos que se apresentavam como candidatos a membros daquela denominação. Os Pastores diziam abertamente que a “CASA DO TESOURO” era a igreja, portanto deveríamos entregar o dízimo lá. O texto era e sempre foi “Trazei todos os dízimos à CASA DO TESOURO, para que haja mantimento na minha casa...” - Malaquias 3:10, e ninguém ousou jamais questionar se era certo ou errado. Hoje, depois de um exame apurado das Escrituras, o que devo fazer? Para onde devo enviar o DÍZIMO do Senhor? Sou cristão sincero e quero fazer a vontade de Deus, mas as pressões são muitas, ouço absurdos vindos de todas as partes... Com regularidade tenho encontrado pessoas com a mesma dúvida, onde devo entregar o DÍZIMO? O problema central é que toda a discussão sobre quem é o legítimo receptor do DÍZIMO acaba esbarrando na questão “ONDE FICA A CASA DO TESOURO”?

    A grande causa das dúvidas sobre onde está a “CASA DO TESOURO” é a falta de base Bíblica dos crentes sobre o assunto DÍZIMO. Se você pedir a um evangélico que lhe diga um versículo da Bíblia que mencione o DÍZIMO, muito provavelmente ele se lembrará de apenas um, somente Malaquias 3:10. O nosso povo não conhece a história do DÍZIMO na Bíblia e como a sua aplicação foi alterada ao longo da evolução do cristianismo. As distorções e as interpretações passam longe do que a Bíblia ensina.

    Quando Abraão entregou o DÍZIMO a Melquisedeque, onde ficava a CASA DO TESOURO? Havia um templo naquela época? A que igreja pertencia Abraão? Quem o instruiu? "E de tudo lhe deu Abrão o dízimo" - Gênesis 14:20. Havia comissão de finanças? Havia um tesoureiro?

    A grande falha na compreensão do assunto do DÍZIMO é imaginar que o ele sempre esteve relacionado a um espaço físico denominado “CASA DO TESOURO”, hoje igreja. A CASA DO TESOURO era um depósito de mantimento - celeiros - que foi construído no templo de Zorobabel. No tabernáculo do deserto não havia “CASA DO TESOURO”. Neemias também chamou a “CASA DO TESOURO” de “CÂMARAS DO TESOURO” - Neemias 12:44. O Profeta Malaquias viveu após o retorno do exílio babilônico e quando se referiu à “CASA DO TESOURO” estava falando sobre estas “CÂMARAS DO TESOURO” que não existiam na época de Abraão e também não existem em nossa época.

    Embora o elemento “CASA DO TESOURO” ou “CÂMARAS DO TESOURO” não seja um ingrediente obrigatório em todas as fases da história do DÍZIMO, ao analisarmos esta história percebemos que o SACERDÓCIO é um ingrediente sempre presente ao falarmos sobre “DÍZIMO”. Isto significa que sempre que o DÍZIMO é mencionado na Bíblia, isto ocorre em conexão com o SACERDÓCIO, mas nem sempre em conexão com um espaço físico equivalente à “CASA DO TESOURO”.

    A grande questão para os cristãos hoje não deveria ser onde fica a CASA DO TESOURO, mas sim quem são os “VERDADEIROS SACERDOTES” do Senhor? No que consiste este sacerdócio hoje? Qual a relação entre este “MINISTÉRIO SACERDOTAL” e o “DÍZIMO”?

    Uma leitura é obrigatória para os que se interessam por estas questões relacionadas ao DÍZIMO É HEBREUS 7. Você conhece algum outro trecho Bíblico sobre o DÍZIMO, escrito por um Apóstolo? Hebreus é o único texto sobre o tema aplicável na dispensação cristã. Mas, e Mateus 23:23? O contexto ainda está vinculado com a dispensação mosaica uma vez que Cristo ainda não havia morrido.

    Hebreus 7 apresenta o sacerdócio de Melquisedeque como sendo o sacerdócio vigente para os cristãos. No sacerdócio de Melquisedeque a CASA DO TESOURO não é algo material, geograficamente situado e limitado num espaço físico. Na ordem de Melquisedeque tanto o sacerdócio quanto o templo são representados pelos crentes. Os crentes são os sacerdotes e o templo. “Pois nós somos santuário de Deus vivo” - II Coríntios 6:16. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real” - I Pedro 2:9.


    Continua...

    ResponderExcluir
  4. Continuação...

    Observe que outra característica do sacerdócio de Melquisedeque é a consolidação da autoridade sacerdotal e do poder real. Melquisedeque, além de sacerdote, era rei de Salém. Semelhantemente Jesus, é rei e sumo-sacerdote. Nós também fazemos parte deste sacerdócio e reinaremos com Cristo os mil anos: “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; Sobre estes não tem poder a segunda morte; Mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos” - Apocalipse 20:6.

    De acordo com o escritor aos Hebreus a lei do DÍZIMO mudou juntamente com a mudança da ordem sacerdotal: “E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar os DÍZIMOS do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão... Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei” - Hebreus 7:5 e 12.

    Qual foi a última vez que você ouviu um sermão sobre o DÍZIMO onde o pregador mencionou o capítulo 7 de Hebreus? Dá para imaginar porque nossos Pastores preferem usar Malaquias 3:10 e ignorar Hebreus 7? No sacerdócio de Melquisedeque não existe “CASA DO TESOURO”, mesmo assim a lei do DÍZIMO vigora nesta ordem sacerdotal. O DÍZIMO hoje deve ser usado para o exercício do “SACERDÓCIO REAL” mencionado em I Pedro 2:9. Este sacerdócio, exercido por todos os crentes, consiste no anúncio “das grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” - I Pedro 2:9.

    As pessoas que anunciam o Evangelho são dignas de receber os benefícios do DÍZIMO. Isto inclui Pastores, Obreiros remunerados ou leigos, enfim, o DÍZIMO é um direito do sacerdócio real exercido por todos os crentes. Lamentavelmente, o que temos hoje são verdadeiras “CASAS DO TESOURO”, palácios de dar inveja a muitos reis do passado, casas que na sua maioria absoluta são dominadas pelos magnatas da fé que se definem como representantes de Deus na terra, homens movidos a todo o tipo de mordomias e de facilidades ministeriais. De “casa do tesouro” a “casa do terror”, onde a intimidação é declarada em nome de Malaquias 3:10: “...Maior abastança”. Dá-lhe prosperidade!!!

    A responsabilidade da má utilização do DÍZIMO é dos sacerdotes, ou seja, de todos nós. Cada um de nós deverá prestar contas a Deus sobre como cada centavo do nosso DÍZIMO foi aplicado. Você é um sacerdote da ordem de Melquisedeque e tem uma responsabilidade intransferível sobre como seu DÍZIMO é aplicado. Os que estiverem verdadeiramente comprometidos com o ministério de salvação de almas farão questão de que o DÍZIMO seja aplicado na pregação do Evangelho. Por outro lado, os que não estão totalmente comprometidos com a obra ficam indiferentes quanto a esta questão e esperam um dia jogar a responsabilidade de sua infidelidade sobre a igreja ou sobre a denominação.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

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  5. A casa do tesouro fazia parte do templo, e em Cristo nós somos o templo. Para qualquer interpretação, seja ela exegetica, eisegetica, baseada em homiléticas, cai sempre no mesmo lugar, nas pessoas.

    O dizimo deve ser usado pelas pessoas e nao simplesmente para construir templo ou enricar os lideres. Todos somos corpo, mas há lideres que são suvaco....

    http://intervalocristao.blogspot.com/

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  6. Concordo plenamente. Entendo que Jesus naquela ocasião quis dizer que devemos entregar nossas vidas, em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus...

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  7. Excelente texto e sem nada para acrescentar!
    Já li em algum lugar uma explicação parecida desta passagem ^^
    Aos dizimolatras, fica ai mais uma argumentacao derrubada...[2]

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  8. realmente edificantte,porém nós que temos recursos não precisamos saber disso e sim as grandes multidões que correm de um lado para o outro,atras de todo vento novo de doutrina e infelizmente acabam sendo vitimas de um novo tipo de extorsão a espiritual.

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