681818171876702

Música do Mundo: Breaking all the Rules




Jaqueline Candomil

Quando nos convertemos há uma grande discussão acerca do fato de ouvir música secular (do mundo). Há os que entendem que é pecado, outros dizem que não há nada demais, outros com imparcialidade devolvem a questão com o ensinamento paulino: “Tudo me é lícito mas nem tudo me convém”. (I Cor. 6:2).

Lembro da época da minha conversão há uns anos atrás, do quanto o povo falava que música do mundo era do diabo e assim motivavam os novos a partirem em mil pedaços os seus discos e fitas para em seguida jogar no lixo (isso para não correr o risco de outros ouvirem também). Lembro de ter destruído e desenrolado muitas fitas antes de jogar fora, quanto trabalho! (rs). Dias depois algum catador havia espalhado todo aquele lixo na frente do prédio e cada vez que eu me deparava com aquilo sentia vergonha, passava pela minha mente a idéia de um “crente” maluco que se converteu e virou fanático. Hoje, creio que essa sensação já era o Espírito Santo tentando me convencer da insanidade!

Antes da conversão eu havia passado por vários momentos musicais, já fui de tudo um pouco: na infância cantava “não se vá” da Jane e Erondi, “senta aqui” do Fábio Jr e “Detalhes” do Roberto Carlos (rs), na adolescência fui fã do grupo de rock KISS, do Nazareth, Peter Frampton, depois Deep Purple, Rolling Stones, Pink Floyd, The Pretender, Nina Hagen, Bob Dylan, Rod Stewart, Erick Clapton, Gênesis, Van Halen, Alice Cooper...só maluco! Mais tarde, ao traduzir as músicas do KISS descobri que algumas letras falavam mal da mulher, se referiam a elas como p...! Foi aí que parei de ouvir. O KISS foi sem dúvida, a banda mais marcante pra mim, tinha quase todos os lps e vivia desenhando os mascarados. Depois veio a época das baladas românticas dos Bee Gees, Lionel Richie, Madonna, Michael Jackson e tantos outros. Gosto de falar que minha vida teve trilha sonora, em cada momento, uma canção. Quanta lembrança! Tenho saudade, é pecado?

Sempre fui uma pessoa com alma musical. Talvez o sangue musical estivesse na veia, meu avô era músico de banda e tocava vários instrumentos, meu irmão tocava, meu pai também. Acabei seguindo a tradição de músico, era um dom. Toquei por muitos anos na igreja católica, fazia parte do movimento Emaús, naquela época não havia estrelismo, a gente cantava no coro, aquela parte atrás da igreja onde ninguém nos via. Participei de festivais sacros e tive uma música classificada, a qual mais tarde cedi os direitos autorais. Tenho saudade, é pecado??

E agora José? O que vamos fazer com as lembranças, os sentimentos, os gostos, os estilos? Deletar e jogar na lixeira?? Uma coisa engraçada que me acontecia depois de crente, era o fato de cada vez que entrava num restaurante ou ia a uma festa de casamento onde tocava música do mundo, meu pezinho se manifestava embaixo da mesa acompanhando o ritmo. Era inevitável. Já viu por aí uns crentes radicais fazendo isso?? Não?? Então comece a prestar atenção. Dos antigos quem não ouvia Elvis Presley, Frank Sinatra, The Platters, Ray Charles, Glenn Miller?? Eram todos do diabo?

Para terminar deixo um questionamento. Você crente, que não ouve música do mundo acaso está comendo comida do mundo? Está vestindo roupas do mundo? Estudando em escola do mundo? Está comprando revista do mundo?? Trabalhando em empresas do mundo? Dando nome do mundo a seus filhos?? Já que você não concorda que os crentes ouçam música do mundo, deveria comer somente em restaurante de crentes, comprar roupas confeccionadas por crentes e colocar nomes bíblicos em seus filhos. E quando está fazendo amor com sua esposa está ouvindo “Glória, glória aleluia” ? Quanta loucura e hipocrisia!

Outra coisa: do jeito que a música gospel anda muitas vezes a música secular acaba sendo uma ótima opção. Em pensar que antes ouvíamos hinos que exaltavam o nome de Deus e íamos a louvorzão na igreja, agora grande parte dos cantores de música gospel canta reivindicando bênçãos de Deus, colocando-o contra a parede num tom de exigência, como se Deus não soubesse o que é melhor para nós: “eu quero de volta o que é meu”. É tanta podridão que chegou ao nível de funk gospel, axé gospel e outras atrocidades. Música secular é feita com o propósito de vender e a música gospel não?

Se a música gospel servisse para edificação do cristão ou para exaltar o nome de Deus os músicos certamente não precisariam cobrar cachês de até R$ 40.000,00 ou vender CDS por R$ 35,00.

Prefiro ficar com a advertência de Paulo: “Tudo me é lícito mas nem tudo me convém”. Certíssimo! Algumas vezes você terá bom senso e não cantará músicas que façam apologia a violência, pornografia, drogas, ateísmo. Nem precisa ser crente para chegar a essa conclusão. Em meio há tanta futilidade gospel até a música tema do Barney acaba sendo mais edificante: “amo você, você me ama, somos uma família feliz...”


***
Fonte: Libertos do Opressor

Postar um comentário

  1. Excelente texto!

    Fundamentalistas do mundo: Uni-vos! Estamos aqui aguardando seus posts hipócritas e carentes de luz.

    ResponderExcluir
  2. Existem alguns detalhes interessantes sobre esse assunto.

    Vcs já viram algum membro de igreja evangélica ser criticado por estudar no conservatório e tocar as músicas do mundo? ou todas as músicas clássicas tocadas no conservatório foram feitas por cristãos?

    Bom, não viram e jamais irão ver. Música clássica é da elite e ela nao pode ser satanizada, pois a elite nao pode sair da igreja ou só sobrariam os dízimos dos pobres.


    Se vc for músico e tocar em um barzinho, está perdido, mas se for um pianista e fazer audições em conservatórios (música do mundo para pessoas do mundo), nao terá problema algum.

    Curioso, não?

    E hj em dia, nao preciso nem falar pq a música "do mundo" é satanizada. Se vc comprar cds do mundo, pode faltar dinheiro para vc comprar os cd's da música gospel.

    Mais um detalhe. Se músico cristão só pode tocar músicas de contexto bíblico, pq um pintor (outra expressão de arte) não é obrigado a pintar somente quadros de histórias bíblicas?

    tsc tsc tsc

    ResponderExcluir
  3. Sensacional!!!! Verdadeiro...
    Com o passar dos anos fui amadurecendo mesmo e, vendo ao longo destes anos o rumo que a música cristã (não a exência) mas o comportamento de alguns "famosos gospel" e o disrato para quem não "vendia tanto", voltei naturalmente a escutar coisas ótimas dos anos 80, onde o foco era exaltar a Deus e proclamar o evangélho.
    Como diz um amigo meu "atualmente temos músicas de auto - ajuda na igreja"
    Breaking all the rules do Peter Frampton é justamente o som que mais tenho escutado nestes ultimos dias. Ótimo post... Se, ao invés de os cristãos, pedirem don de adquirir reiquezas, pedissem don do dicernimento, muitas coisas já teriasm mudado em nossas vidas e no mundo, e estas discussões sobre música cristã ou secular seria totalmente irrelevantes.

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor.

    Eu me entristeço, por esse texto.

    Paulo usa do lícito e do conveniente com boas intenções, sem querer avalizar alguma atitude, mas sim provocar na Igreja de Cristo atitudes ainda mais excelentes em edificância e domínio próprio, em sentido centrado, fazer todo o bem possível para a glória de Deus!
    Em 1 Coríntios 10.31 vemos Paulo nos exortando a fazer tudo para glória de Deus.
    Ainda no mesmo capítulo Paulo fala que não busca seu próprio proveito, mas busca, negando a si mesmo, que muitos possam ter proveito da salvação de Jesus a quem Paulo pregava.

    Desculpe-me, LOUVAI A DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Jaqueline,

    Concordo em gênero, número e grau.

    O diabo não é dono de nada, nem a chave da casa dele tá em suas mãos!

    A única coisa que ele pode reinvidicar posse é da mentira, pois ele é o mentiroso-mor e pai da mesma.

    De mais a mais... long live rock & roll!!!

    JC

    ResponderExcluir
  6. Não concordo com esta postagem não.
    Leiamos a Bíblia e vejamos o que ela diz:
    O Perfeito Louvor só sai da boca do cristão, quando ele aprende o juízo(palavra de Deus), ver Sl.119:7.
    Veja agora o que Deus diz de todo aquele que Louva(canta) com um coração impuro: Sl. 50:16-20, o ideal é lê-lo todo.
    E no Sl. 50:23 diz que aquele que louva ao Senhor, ordena os seus passos.
    Não consigo imaginar o Senhor Jesus após a Ceia, cantar uma música mundana, e olha que com certeza ele ouvia músicas mundanas por onde ele passava Ou vais dizer que na época de Jesus não tinha música mundana?), creio piamente que ele não as cantava.
    Então paremos de dar desculpas só porque não concordamos que um artista gospel, cobre cachês absurdos (que é outro assunto para ser debatido) para cobrir os nossos desejos de ouvir músicas mundanas.
    Deus abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  7. Danilo passei por todo esse processo de abandonar as musicas do mundo,,, quebrei tudo, queimei muitos livros... hoje um pouco mais maduro vejo que foi um exagero, não há nada de tão mal assim nas musicas do mundo, logico excluindo o que tem uma tendencia maliciosa, vulgar e até de orientação para o proprio mal, Deus deu talento ao homem para fazer muitas coisas, e a musica é uma delas. E se for pensar bem muitas musicas "gospel" são piores que as do mundo tanto em questão de qualidade quanto em conteúdo. Em suma joguei fora muita coisa boa e muito cd caro hehehe, que hoje sinto falta.

    ResponderExcluir
  8. Fui criada numa igreja muito rígida em relação a essas "doutrinas".
    Carreguei esse medo de música "mundana" a vida toda.
    Meus filhos começaram a estudar inglês. Hoje já concluiram o curso.
    As aulas incluem muitas músicas.
    E aí? Como não deixar os filhos ouvirem as músicas?
    Então...como vc disse...
    "Prefiro ficar com a advertência de Paulo: “Tudo me é lícito mas nem tudo me convém”. Certíssimo!"
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Se for no quesito de estilo musical nem é preciso mais ouvir musica secular, afinal há muitas bandas excelentes de varios estilos como o heavy metal, o punk, o reggae, todas cristas. Ouvir musica secular nao é pecado, afinal toda a musica vem de Deus, porque quem a criou foi Deus. É preciso ter discernimento e saber oq se ouve, pq ate mesmo musicas chamadas "gospel" precisam ser analisadas tbm. Nao gosto de ouvir musica secular porque nao gosto e esse eh um motivo pessoal, mas do jeito que a musica crista nacional anda, so ando ouvindo coisa de fora. Otimo texto, Deus abencoe vcs do Genizah

    ResponderExcluir
  10. Não concordo...só pra variar!rsrs
    Não sou hipócrita e nem ignorante... muitas músicas do mundo não fazem alusão ao diabo e nem são demoníacas como todo mundo diz.
    Essa história de fita e disco com letra subliminar também já era...ja deu o que tinha que dá.
    Mas não concordo que um crente escute esse tipo de música. Não acho lícito e nem conveniente. A música, de fato, foi criada por Deus e para o louvor da sua glória. Ele não divide isso com ninguém.
    Acho que uma pessoa que ouve e dança músicas do mundo não é realmente liberta, não esqueceu o seu passado. E não se esquece, apenas se substitui práticas por outras mais “saudáveis”.
    Deus tem uma forma particular de trabalhar na vida de cada um. O Espírito Santo é quem convence o homem do pecado. E cada um deve saber aquilo que é licito para si...
    Mas algumas reflexões são bastante relevantes... Qual é o “grau” de comunhão com Deus de uma pessoa com “práticas” mundanas? O que as pessoas não cristãs acham ou comentam ao ver e ouvir um “crente” cantando e ate mesmo dançando músicas seculares? No caso de um vizinho chegar desesperado pedindo que alguém vá até a sua casa para orar (repreender) por um endemoniado ou enfermo, o que acontece?
    Não sou extremista, mas acho que “pequenas” coisas dão lugar para grandes brechas.
    Da mesma forma que dizer que quem escuta música mundana está no inferno ou não é “crente” é um baita dum exagero, dizer que aqueles que são contrários são retrógrados ou fanáticos e pura ignorância.
    Do mesmo modo penso em relação a música gospel...gosto de todos os estilos, mas algumas bandas e cantores andam forçando a barra. Um dia desses fui a um jantar "gospel", após o jantar tinha uma "balada gospel", o povo requebrava até o chão... FALA SÉRIOOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz por todos colocarem suas opiniões sobre o assunto. Este é um espaço democrático mesmo. Eu concordo em 98% com a autora e acho mesmo que Paulo no aerópago e Cristo indo a Samaria e escolhendo uma prostituta para declarar-se Messias deixou claro que devemos:

    1) Ser sal
    2) Construir pontes entre as culturas, não jogar pedras.
    3) Conquistar gentios pelo exemplo, antes de tudo.
    4) Evangelizar, usando palavras de necesário.
    5) Entender a visão de Pedro que no deixa claro que no Amor de Cristo tudo é lícito. Pois somos capazes de fazer com algo que o mundo fez escândalo, algo bom. Isto é muito diferente de levar o "creu" para a igreja, ou a sensualidade. Mas é saber que a Graça comum está na música. É facil ver que há musicas seculares que são belissímas e honram a Deus, enquanto certas músicas gospel de hoje em dia fazem o contrário, querendo transformar Deus num deus menor a serviço das necessidades dos umbigos.

    ResponderExcluir
  12. Se música secular é pecado, então, teremos que remover o livro de Cantares de nossas Bíblias, pois é uma coletânea de canções românticas, que falam do ardente amor entre um homem e uma mulher. O nome de Deus sequer é mencionado lá. Não tem nada de gospel, nem sacro. Apenas amor, recheado de erotismo.

    ResponderExcluir
  13. É o que sempre falo pra os Et's que me dizem que música do mundo é pecado. Mudem de mundo e arrumem outras roupas, comidas e trabalho. Aqui no mundo, tudo é do mundo.

    ResponderExcluir
  14. Interessante reflexão, Jaqueline! =]

    Realmente falta ao povo que se diz de Deus discernimento. Sério que há gente que pensa em Deus como um 'estraga-prazeres', por criar nos seres humanos vontades e desejos, pelos quais estes seres humanos deverão sentir-se extremamente culpados se os cumprirem?

    Amava dançar antes de me converter, e continuo amando e tbém achando o máximo pessoas que, casadas há muito tempo, ainda dançam de rosto colado [o que deve ser o auge do retrocesso pra molecada que fica batendo cabeça no bate-estaca visto, inclusive, em baladas "gospel".]

    Deus nos chama e resgata do lamaçal dos nossos pecados. Amo dançar, mas amo mais ainda fazer a vontade de Deus. Se minhas atitudes [dançar, ou como outros exemplos sempre polêmicos, ouvir música do mundo, tomar vinho, comer carne, etc] escandalizar a meu irmão, não as farei, porque, conscientemente, escolho cumprir a vontade de Deus, meu Senhor e dono.

    Particularmente, não danço desde que me converti, há pouco mais de 9 anos, e há pouco mais de dois anos abandonei a audição de músicas seculares. Fiz isto porque percebi que era mais proveitoso no meu relacionamento com Deus, que podia concentrar meu foco em adorá-Lo, inclusive através da música que ouço e canto. Não diz algum Salmo que ao Senhor convém o louvor [e estou certa que o salmista não se referia somente a música]?

    Amados, não precisamos concordar com tudo, mas examinar tudo, e reter o bem.

    Graça e paz!

    Andreia =]

    ResponderExcluir
  15. sábias palavras, eu tenho lutado muito em minha pobre realidade teologica cheia de fariseus que nada sabem e nao assumem que precisam mais de Jesus.
    tenho mais, muito mais reflexão em muitas musicas "seculares" do que musicas "evangélicas".
    musica, como disse João Alexandre: "é algo que acontece e não um ser existente, não existe um mi menor profano ou um ré maior santo".
    musica é musica e todas podem servir pra louvar a Deus inclusive.
    Helder

    ResponderExcluir
  16. Algo sempre muito polêmico tem até algumas musicas que rolam ouvir sim ( musica de quem não eh crente) mais agora vc vai ouvir musica de ozz slayer musica que fazem apologia ao satanismo ???????

    existem musica que o kara faz awww sei la eu so ouço musica que instrumental sou guitarrista

    ResponderExcluir
  17. Ouvir uma musica "mundana" é uma coisa, o negócio é se vc canta e segue aquilo que ela expressa, por isso devemos analisar cada coisa que cantamos e seguimos assim como tudo em nossas vidas...
    Muitas musicas seculares são sem sentido algum, u então expressam coisas que um cristão verdadeiro não segue... então devemos discernir e principalmente pedir a Deus instrução sobre isso, inclusive sobre vários outros temas como este...

    ResponderExcluir
  18. Texto muito bom.
    Quando me converti, fui na onda de alguns "irmãos" e destruí minha coleção de CD's e LP´s.
    Hoje compreendo que, com pelo menos 50% do acervo, não era necessário fazer isso... Principalmente com os do U2 :)

    ResponderExcluir
  19. Eh, gostei do texto...realmente ainda há mtos irmãos q andam nessa mentalidade do q eh "Mundano" e Cristão...O importante é ter bom senso...Eu msm jah passei por situações assim algumas vezes, hj penso diferente...

    ResponderExcluir
  20. Paz do SENHOR todos!!!!

    Não é de de surpreender o que foi escrito pela escritora, observando que, Jesus disse: E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.
    E, por se multipicar a iniquidade o amor de muitos se esfriará(Mt.24.11-12).

    Nesse útimos dias da igreja aqui na terra, muitos se apostarão da fé dando ouvidos a espíritos enganadores e doutrinas de demônios (1Tm.4.1) que pena.

    Ja que SUPOSTAMENTE não é pecado ouvir música mundana, o que devo fazer eu com a biblia? Porque nela está escrito: Não o ameis mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
    Porque tudo o que há no mundo, concupiscência (DESEJO DESEFREADO) da carne, concupiscência (DESEJO DESEFREADO) dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
    E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre(1Jo.2.15-17).

    E não vos conformeis com este MUNDO, mas transformai-VOS pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS(Rm.12.2).

    E esse versículo é o que eu mas gosto para refuta essa idéia liberalista sobre as musicas do mundo.
    Veja: Infiéis, não sabeis que a amizade do MUNDO é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do MUNDO faz-se inimigo de Deus(Tg.4.4).

    Bem, a biblia disse que eu não posso amar o mundo, e nem o que no mundo há; também disse que devo trasnformar esse mundo com a renovação do meu entendimento o qual Cristo mudou; e também não posso me tornar amigo das coisas do mundo, porque se não me torno inimigo de Deus.

    Bem, diante dessa escolha, entre as coisas do mundo(musica mundana) e o que diz a palavra de Deus, prefiro ficar com a palavra DELE.

    Querida irmã, reveja os seus conseitos, pois a irmã se equivocou e muito ao escrever esse artigo.

    Fiquei triste por ver o Danilo apoiando essa idéia liberalista, mas fazer o que né.

    Há, quase esqueci, na bíblia também está escrito: Não vos associeis ás obra infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as(Ef.5.11).

    Depois do que A BÍBLIA diz, creio que vocês estão sem argumentos para refutação.

    Aliás, hipócritas são vocês, que dizem que amam a Deus, mas negam a sua palavra.

    Se te ver como ver, veja: http://www.youtube.com/watch?v=xbfsy 4wevy&feature=player embeddeb

    Se não, entre no meu blog e veja.

    Paz seja com todos!!!

    ResponderExcluir
  21. Caro Jean Patrick,

    Gostaria de responder a algumas de suas colocações. Mas antes quero que saiba que respeito a sua opinião, e o considero meu irmão em Cristo.

    Você diz:

    "Não é de de surpreender o que foi escrito pela escritora, observando que, Jesus disse: E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.
    E, por se multipicar a iniquidade o amor de muitos se esfriará(Mt.24.11-12)."

    É impressão minha, ou você classificou a escritora deste texto de "falso profeta"? O que faz de alguém um merecedor desta alcunha? Acho que podemos discordar, sem precisar atacar.

    Você também diz:

    "Nesse útimos dias da igreja aqui na terra, muitos se apostarão da fé dando ouvidos a espíritos enganadores e doutrinas de demônios (1Tm.4.1) que pena."

    Com que base você afirma ser estes os últimos dias da igreja na terra? Aliás, conhece uma penca de falsos profetas que disseram a mesma coisa, e até chegaram a marcar data para a vinda do Senhor. Gostar de ouvir música secular não significa aderir a um espírito demoníaco. O que dizer de alguns hinos da Harpa Cristã, tão reverenciada em sua denominação, mas que são versões de canções "mundanas" cantadas nos cabarés no século XVIII?

    Você diz:

    "Ja que SUPOSTAMENTE não é pecado ouvir música mundana, o que devo fazer eu com a biblia? Porque nela está escrito: Não o ameis mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
    Porque tudo o que há no mundo, concupiscência (DESEJO DESEFREADO) da carne, concupiscência (DESEJO DESEFREADO) dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
    E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre(1Jo.2.15-17)."

    Interessante: Nenhum dos versos que você usou fala de música. Fala-se de concupiscência, soberba, mas não fala de música. Percebe?

    E que tal este outro verso que você cita?

    "E não vos conformeis com este MUNDO, mas transformai-VOS pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS(Rm.12.2)."

    Conformar-se ao mundo não tem nada a ver com ouvir música. Assim como não tem nada a ver com roupa, jóias, maquiagem. Se tivesse, por que você usa terno, gravata, que são acessórios da vaidade masculina? Deveríamos andar como nos tempos bíblicos? Claro que não. Temos que nos contextualizar, mas sem abrir mão dos valores e princípios da Palavra de Deus.

    Você continua:

    "E esse versículo é o que eu mas gosto para refuta essa idéia liberalista sobre as musicas do mundo.
    Veja: Infiéis, não sabeis que a amizade do MUNDO é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do MUNDO faz-se inimigo de Deus(Tg.4.4)."

    Amizade ao mundo tem a ver com comprometimento com valores discrepantes com os valores do Reino. Amizade ao mundo é levar uma candidata a presidente da república, e apresentá-la no púlpito de sua igreja, dando-lhe oportunidade. Amizade ao mundo é politicagem na igreja, como temos visto. É render-se ao consumismo, e empurrar produtos gospel guela abaixo dos irmãos.

    Finalmente, você diz:

    "Depois do que A BÍBLIA diz, creio que vocês estão sem argumentos para refutação.

    Aliás, hipócritas são vocês, que dizem que amam a Deus, mas negam a sua palavra."

    Meu amado, depois disso, não precisamos sequer nos dar o trabalho de refutá-lo. Você acaba se condenando com suas próprias palavras. Aproveite para rever também seus conceitos. No que tange às coisas não essenciais, devemos ponderar, como fez Paulo: O que come, não julgue o que não come, porque para o Senhor o faz. E o que não come, também não julgue o que come... Trocando em miúdos: quem ouve música secular, não julgue quem não ouve, e vice-versa.

    Há pessoas que têm a consciência fraca, e por isso, não podem ouvir uma música secular que logo se esfriam na fé. A melhor coisa que elas fazem é abster-se. Há outras que ouvem, e mantém sua comunhão com Deus intacta.

    Que Deus nos ajude a ser mais cordiais e compassivos uns com os outros.

    ResponderExcluir
  22. A propósito, por que será que Paulo usou frases atribuídas aos poetas seculares de sua época em sua pregação?

    Mundanismo?

    Já ouviu falar em "graça comum"?

    ResponderExcluir
  23. Paz do Senhor querido irmão Hermes!!!

    Apesar de o irmão tentar refutar o que a bíblia está denunciado e condenando, para mim fica claro que, tais argumentações dita pelo senhor, não são suficiente.

    Já que você fez uma pergunta sobre o que dizer de Paulo que citou frases de poetas seculares.

    Não vejo problema no que Paulo disse, visto que essa frase citada por ele, PODERIA ser como um ditado ou uma frase muito conhecida na sua época.

    Agora o problema é que os irmãos estão defendendo a música mundana, como se a igreja necessitase de tais musicas, e isso irmão é DESEJAR O MUNDO.

    Bem que David Wikerson dise em sua mensagem "um chamado para angustia". Ele disse: "Eu vejo mais o mundo mudando a igreja, do que a igreja mudando o mundo". http://www.youtube.com/watch?v=_yboe9jt3-M

    Com que intuito vocês querem que essas musicas do mundo entre em nossos lares? sendo que elas não trazem nunhuma edificação.

    Por que defender uma idéia que não tras beneficios para igreja?

    Não sabem que futuramente essa idéia, poderá trazer um grande descompromisso de Jovens como eu, a ponto de muitos deles prosceguirem com essa idéia dizendo: Não há problemas cantar musicas do mundo na igreja, desde que estas não fale de coisas inadequadas para menores de idade.

    Por causa de idéias semelhantes a essa foi que Paulo disse: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas(1Co.6.12).

    Paulo também disse: Não vos [enganeis]. As más companhias corrompem os bons costumes(1Co 15.33).

    Concordo com você quando disse que amizade do mundo é quando um lider politico em época de eleição sobe em cima de púpido para falar silá o que, como também fez na IPB.

    Mas o que me alegra é saber que a maioria reprova essas atitudes, seja ela na IEAD ou em outra qualquer.

    A bíblia condena qualquer associação com as obras das trevas. Um musico mundano não está na luz quando canta as suas músicas, mas nas trevas, e por esse motivo e outros jugo segundo a reta justiça que é a palavra de Deus, que, FICAR ouvindo música mundana É PECADO... Não vos associeis ás obra infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as(Ef.5.11).

    Irmão na próxima, fale aonde está na bíblia escrito que podemos ouvir musica do mundo. Dependendo do que você escrever, será a minha resposta quanto a sua pergunta em que você disse: aonde está na bíblia não ouvir musica do mundo.

    Também está escrito:
    Sl 1.1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;
    Sl 1.2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.
    Sl 1.3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
    Sl 1.4 Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.
    Sl 1.5 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;
    Sl 1.6 porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.


    Descupe meu irmão, mas concordar com você, é negar o que a bíblia diz.

    Só uma coisa, me desculpe pelos erros de português.
    Que Deus vos abençoe!!!

    ResponderExcluir
  24. Bela Postagem!!!

    Estou postando este no meu blog muito bom...

    Espero que não se incomode...

    fica na paz!!!
    http://conectarbass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. 20/12/2009

    É interessante como se relativiza tudo com argumentos.
    Tudo é subjetivo?!

    Renunciar a si mesmo é em termos também?!

    Será que no céu, haverá outro digno da nossa atenção que não seja Jesus? Se somos aconselhados a manter os nossos pensamentos nas coisas que são de cima, as coisas que nos desviam de nosso tesouro no céu não são as mesmas que podem dar brecha para que tomem nossa coroa?

    Sei que somos falhos, mas por nossas falhas não devemos abonar outras falhas, nem usar da falha dos outros para abonar as nossas falhas. Devemos olhar para Cristo, para que nEle vejamos exemplo de justiça e que somente nEle encontremos segurança, de modo que nosso coração não queira buscar outra coisa que não a Cristo. Assim poderemos nos alegrar, não porque os demônios se nos sujeitam, mas porque o nosso nome está no céu, ou seja, TODA a nossa esperança está em Jesus Cristo, o Único que morreu para a nossa salvação!

    Cantor nenhum que há no mundo ou na Igreja morreu por nossos pecados e, por mais talentosos que sejam não são dignos de nosso louvor. Porque dEle, e por Ele, e para Ele são todas as coisas, assim nós devemos reconhecer que devemos ser somente para Ele.

    Somos por acaso somos extra-terrestres? Sim ,em breve espero junto com todos da Igreja de Cristo no céu com Deus, então seremos extra-terrestres, assim como Cristo foi:

    João 8:23 E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.

    Senhor! Venha a nós o teu Reino!

    ResponderExcluir
  26. Jaqueline, que tempos absurdos são esses em que nós vivemos?

    Tempos em que tenho que lhe dar parabéns por por escrever sobre a sua opinião, ao passo em que você tem que desviar das pedras da inquisição moderna, que condena o que não entende.

    De fato, se as músicas "mundanas" pudessem abalar a minha fé, das duas uma: Ou pararia de ouví-las ou resignificaria esta minha fraca fé, até torná-la forte o suficiente para me manter em pé diante disso e de outros perigos maiores. Eu já fiquei com a opção 2 e tenho sido renovado todos os dias, pois tudo o que Deus fez é bom, e ao mesmo tempo, tenho oportunidade de ver o estrago lamentável que o pecado e a queda do homem fizeram com a cultura, más em meio a tudo isso ainda podemos ver resquícios da gloria desse Deus em todas as formas de arte, que religiosamente a igreja quer entregar ao diabo, como se este infeliz fosse capaz de criar algo tão maravilhoso como as 12 notas musicais e dar ao homem a capacidade do encadeamento harmonico, por exemplo.

    Infelizmente, a desgraça do pensamento religioso cria dogmatismos, confundindo-os com a sã doutrina e em função disso limita as pessoas que desaprendem a usar a liberdade, e logo não vão mais ao teatro, ao cinema, deixam de ler jornais, revistas e se alienam do mundo onde deveriam entrar e ser sal e luz. E "para não se contaminar" esquecem-se que os nascidos de novo estão acima destas coisas e por isso Paulo transitava com tanta graça em meio a cultura grega e seus poetas caídos, sem se contaminar, e ainda mais, usava a arte deles para glorificar ao Deus que tudo fez! Precisamos de novos Paulos, más lembrem-se que esse mesmo Paulo não era entendido e por isso era persequido pela igreja da sua época, logo...

    O pior de tudo é que enquanto isso, temendo o "perigo" de fora, os religiosos esquecem-se do mal de dentro, que se dá através de canções mal escritas, com conteúdos teológicos equivocados e sacrificados pela força das rimas que dão o tom comercial do negócio em que se transformou a música chamada cristã, isso sem contar com a má qualidade músical e o show gospel que dá asco. Isso sim é mundano e prejudica o crente que busca edificação.
    Vão longe os tempos onde a igreja era referência musical e o "mundo" vinha buscar música e musicos nos nossos arraiais, hoje é ao contrário a igreja se inspira na música secular para atrais pessoas e , por via de regra, não cria nada efetivamente bom, como também ocorre na música secular que rola nas fm´s. Tem lixo prá todo lado.

    Obrigado pelo post, e pela oportunidade de comentar.

    Em Cristo

    Ielton Isorro

    ResponderExcluir
  27. Caramba, o debate tá pegando!

    Gostei!

    Bem, a minha opinião a respeito do texto é: Parabéns muito bom!
    Sao nesses debate que vemos a maturidade de certas pessoas.

    Agora comentando a respeito de alguns depoimentos: Galera, mais especificamenta essa galera mais religiosa e fundamentalista: Vamos PARAR com essa besteira de dizer que a música "mundana" é um pecado mortal!! deixemos de ser religiosos e hipócritas e vamos agir como os crentes de Beréia e vamos não tentar encontrar chifre em cabeça de cavalo!!

    Minha Opiniao: Ouvir música mundana é pecado??

    NÃO!

    Pra ser mais exato, a música em si nao tem problema nenhum, o problema é quando vc a usa pra certas mensagens (apologia a drogas, crime organizado, adultério, etc) e que de fato, destoam por completo da palavra de Deus - Funk Carioca, Forrózao moderno (Gonzaguinha que me perdoe), brega paraense, enfim... Estilos de massa.

    Agora não me venha com esse papo de é proibido ouvir música mundana! Bethoven e tocado sem problemas na minha igreja em nem assim tacam fogo nos instrumentistas.

    E os músicos gospel?? Os tais imaculados e muitas vezes chamados de ungidos???

    A grande maioria composta de hipócritas, ou alienados desse sistema falido, ou oportunistas do pior naipe.

    Irmão Jean, me diga onde a Bíblia condena a boa arte, a poesia, a música (instrumental ou letrada), o cinema, as pinturas...

    Gostaria que vc me dissesse o que é música mundana pra vc, pq pra mim é qualquer coisa, inclusive a gospel (bah), e me diga, o que vc tem contra as poesias belíssimas de Ivan Lins (Bandeira do Divino) e Milton Nascimento e Flávio Venturini (Emanuel).

    Já imagino certas respostas, mas por favor, não me venha com besteirol gospel (Lázaro, Diante do Trono, Valadão, e eses lobos em pele de cordeiro). Mas se vc curte uma boa música e não quer arriscar "esfriar sua fé" por causa da má interpretação bíblica, sugiro que vc escute João Alexandre, Nelson Bomiclar, Jorge Camargo, Aristeu Pires Jr, Sérgio Pimenta, Expresso Luz, Stenio Marcus e pro ai vai!!!

    A Paz do Senhor!

    Daniel Leal Souza

    ResponderExcluir
  28. "Nada poderá me abalar/Nada poderá me derrotar/pois minha força e vitória tem um nome é Jesus/ Quero viver tua palavra/ Quero ser cheio do teu espirito/Mas só te peço livra-me do mal" (Força e vitória)

    "Guia-me Senhor por onde lhe aprover,/ Calo o meu querer pra ouvir o que Deus quer Barco a vela solto pelo Mar/ Vou onde o vento do Senho Levar" ( Barco a Vela)

    Ainda existe muita musica cristão boa, essas duas musicas estão no cd Barco a vela, lançado a quase um mês, pela cantora Eliana Ribeiro. Não podemos generalizar.
    Mas também há musicas"mundanas "muito boas que falam da vida, do amor, etc. A gente tem que saber o que nos convem, escuto muita musica cristã, mas escuto geraldo vandré, vitor e léo, Bon Jovi, Os Monarcas, (sou bem ecletico)mas vc não ve no meu pc bandas tipo calcinha preta, bonde do tigrão.O Padre Fábio de Melo gravou um cd só com músicas 'mundanas' (musicas de viola caipira. Vou finalizar com uma musica cristã da Déia do Bem da Hora " Deicidi por Cristo/ Decisão é isso/ Tudo é permitido, Mas nem tudo convém"
    É permitido e não é pecado escutar musicas do mundo, mas nem todas as musicas do mundo convém que se ouça.

    ResponderExcluir
  29. QUANDO ME CONVERTI TAMBÉM QUEBREI MEUS DISCOS...
    O TEMPO FOI PASSANDO...AS DÚVIDAS SOBRE A FÉ SURGIRAM...COMECEI A QUESTIONAR TODAS ESSAS COISAS QUE A GENTE ACREDITA SER CERTO..."QUE A IGREJA PROIBE MAS BÍBLIA PERMITE".
    HOJE, SOU "CRISTÃ APESAR DA IGREJA". E FICO FELIZ QUANDO ENCONTRO GENTE, COMO VOCÊS, PREOCUPADOS EM SUPERAR AS FRASES DE PESO, DITAS NAS IGREJAS COMO VERDADES BÍBLICAS. GENTE PREOCUPADA EM VOLTAR AO COMEÇO! FICO FELIZ EM SABER QUE NÃO SOU LOUCA, ENDEMONINHADA OU UMA "CRENTE FRIA".

    ResponderExcluir
  30. Concordo plenamente....
    Porque podemos ouvir os CDs "Amo Você" da MK, que pouco mencionam Deus na letra...e não posso ouvir por exemplo Fábio Jr, Mariah Carey...
    É isso que faz os ímpios se afastarem...
    Não há proibições para se ser " de Deus"!!!

    ResponderExcluir
  31. Ainda me incomoda o fato de cada vez mais desejarmos buscar menos a Deus, ao ponto de amarmos "coisas do mundo", assim como são essa músicas.

    O esfriamento é tanto, que vemos, como disse o 'anônimo', evangélicos gravando também canções ausentes e vazias de algum propósito que glorifique a Deus e que busque fazer a vontade de Deus.

    Por que insistimos em não imitar a Jesus?

    João 4:34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.

    Por qual motivo desconsideramos ou minimizamos conselhos como os do apóstolo Paulo?

    Colossenses 3
    1 ¶ Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
    2 Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra;
    3 porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
    4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória.

    Se eu como, como para que meu corpo, ainda em carne, ainda outra vez possa buscar a Deus e glorificar o Seu Nome.
    Se eu trabalho, ainda trabalho para que em tudo, com diligência e perseverança, se mostre o amor de Cristo em mim, para a glória dEle.
    Sou imperfeito ainda, sou carne. É fato, mas avanço com os olhos fitos no Alvo, pois perseverando em Jesus Cristo estarei firme, não perecerei.

    Me perdoe, mas fica dificil ver a Vida longe (pouco ou muito) de Cristo, fora dEle não há Vida!

    ResponderExcluir
  32. Fala gentes boas do Genizah...

    Parabéns pelo trabalho e por sempre trazer textos que suscitam boas discussões e reflexões.

    Bom, não que isso seja muita coisa ou relevante, mas trabalho no meio artístico desde 1996, sou formado em música pela unesp e fiz alguns cursos relevantes e conhecidos [falo apenas para situar quem estiver lendo e que não falo como leigo no assunto].

    Foi citado a questão do intuito, do objetivo de quererem que essas musicas "do mundo" entrem nos lares e que elas não trazem nunhuma edificação.
    Nada a ver, primeiro porque ninguém falou sobre a necessidade imperiosa de entrar nos lares, cabe isso à cada família, pessoa ou educação.

    "Nenhuma edificação? "
    Péssimo, não sei exatamente a que se refere isso...
    Mas é um argumento arrogante, prepotente, religioso e desprovido de conhecimento histórico e cultural.

    Pior ainda, é o pessoal "gospel" cuspir no prato que comeu e continua comendo...
    Muitos artisticas "do mundo" estão muito mais próximos de verdades, da beleza e da poesia do que os autores das composições gospéis... [desnecessário falar aqui sobre a questão de mercado e sub cultura].
    quanto ao fato de querer saber aonde está na bíblia escrito que podemos ouvir musica do mundo, não creio ser um bom argumento... aliás, se for assim onde está na bíblia que pode [ou nao] ir na praia? fazer consórcio?
    empréstimos financeiros?
    e o sábado?
    na bíblia não fala que pode ver TV...
    aliás, não fala na bíblia sobre o uso vestes com tipos de tecidos diferentes?

    grande abraço a todos.

    Desculpem falar tanto, na verdade foi mais um desabafo meu...

    Existem questões que são absolutamente pessoais, querer estabelecer regras, normas ou dizer no auge da auto santidade que "isso" ou "aquilo" é pecado ou não, vai pro inferno ou não vai...

    enfim.

    Paz.

    ResponderExcluir
  33. Irmãos,
    alguém que entenda de inglês, me tirem uma dúvida, relacionada a essa assunto..
    a letra, e o clipe dessa música (mais a letra), faz apologia ao mal, ou ao bem??
    segue link com ambas

    http://www.onlylyrics.com/hits.php?grid=5&id=1033007

    Fiquem na PAZ do Senhor!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Postagem mais recenteMandem money...
Página inicial item