681818171876702
Loading...

Muito Mais que Um Pregador



John MacArthur


Quais são as responsabilidades do pastor, além de pregar e estudar?


A resposta para a sua pergunta está no título que você usou: pastor. Este título é cheio de significado e estabelece as principais responsabilidades de um ministro.

Uma das metáforas favoritas de Jesus para a liderança espiritual, uma que Ele utilizava freqüentemente para descrever a si mesmo, era a de pastor – uma pessoa que supervisiona o rebanho de Deus. Um pastor guia, alimenta, cria, conforta, corrige, e protege – responsabilidades que caem sobre todo líder de igreja. Na verdade, a palavra pastor quer dizer pastor de ovelhas.

"Como ovelhas perdidas, pessoas perdidas precisam de um resgatador – um pastor - para conduzi-las à segurança do aprisco."

Pedro escreveu estas palavras a presbíteros que deveriam estar familiarizados com ovelhas e pastoreio:
"Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, (...) pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.” (1 Pedro 5:1-4)

Para oferecer-lhe um quadro mais completo do seu papel como pastor, aqui vai um panorama sobre a natureza das ovelhas, a tarefa dos pastores, e como eles se comparam ao papel do pastor na igreja. Note os princípios de liderança eclesiástica que eles contêm. Eles determinam o que deveria preencher a sua agenda como pastor.


Pastores São Resgatadores
Uma ovelha pode estar completamente perdida a apenas alguns quilômetros de sua casa. Sem senso de direção e sem instinto para achar o aprisco, uma ovelha perdida normalmente ficará vagando de um lado para outro em um estado de confusão, desassossego, e até mesmo de pânico. Ela precisa de um pastor para trazê-la para casa.

E assim quando Jesus viu as multidões, perdidas, espiritualmente desorientadas e confusas, Ele as comparou a ovelhas sem pastor (Mateus 9:36). O profeta Isaías descreveu as pessoas perdidas como aquelas que, tal qual a ovelha, andam desgarradas - cada uma se desviando pelo caminho (Isaías 53:6).

Como ovelhas perdidas, pessoas perdidas precisam de um resgatador – um pastor - para conduzi-las à segurança do aprisco. Um pastor faz isso conduzindo os perdidos para Jesus, o Bom Pastor que dá Sua vida pelas ovelhas (João 10:11).


Pastores São Alimentadores
Ovelhas passam a maior parte das suas vidas comendo e bebendo, mas elas atentam para a sua dieta. Eles não sabem a diferença entre plantas venenosas e não-venenosas. Por isso o pastor tem que vigiar a dieta delas cuidadosamente e tem que proporcionar-lhes pasto rico em nutrientes.

Em Seu encontro com Pedro, descrito em João 21, Jesus apontou-lhe a importância de alimentar as ovelhas. Duas vezes em Sua ordem para Pedro, Jesus usou o termo grego bosko que significa "eu alimento" (vv. 15, 17).

"O recurso mais importante de liderança espiritual é o poder de uma vida exemplar."

O objetivo do pastor não é agradar a ovelha, mas alimentá-la. Não é coçar-lhe os ouvidos, mas nutrir-lhe a alma. Ele não deve oferecer meros lanches rápidos de leite espiritual, mas a carne substanciosa da verdade bíblica. Aqueles que não alimentam o rebanho são inadequados para serem pastores (cf. Jeremias 23:1-4; Ezequiel 34:2-10).


Pastores São Líderes

Pedro desafiou seus companheiros presbíteros a "apascentar o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele" (1 Pedro 5:2 - ARC). Deus confiou-lhes a autoridade e a responsabilidade de conduzir o rebanho. Os pastores são responsáveis pela forma como lideram, e o rebanho pela forma como segue (Hebreus 13:17).

Além do ensino, o pastor exerce liderança do rebanho pelo seu exemplo de vida. Ser um pastor exige viver entre as ovelhas. Não é tanto uma liderança vinda de cima, mas uma liderança vinda de dentro. Um pastor eficiente não reúne suas ovelhas vindo por trás delas, mas conduz o rebanho indo à frente. Elas o vêem e imitam suas ações.

O recurso mais importante de liderança espiritual é o poder de uma vida exemplar. 1 Timóteo 4:16 instrui um líder de igreja: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes."


Pastores São Protetores
Ovelhas são quase completamente indefesas - elas não conseguem chutar, arranhar, morder, saltar, ou correr. Quando atacadas por um predador, elas amontoam-se em vez de sair correndo. Isso as transforma em presas fáceis. Ovelhas precisam de um pastor que as proteja para que possam sobreviver.

Cristãos precisam de proteção semelhante contra o erro e contra aqueles que o disseminam. Os pastores impedem suas ovelhas espirituais de se desviarem, defendem-nas contra os lobos selvagens que de outra forma as destruiriam. Paulo preveniu os pastores de Éfeso a ficarem alertas e protegerem as igrejas sob o cuidado deles:

"Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue. Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles." (Atos 20:28-30).


Pastores São Confortadores

Ovelhas não possuem um instinto de auto-preservação. Elas são tão humildes e mansas que se você as maltratar, elas são facilmente esmagadas em espírito e podem simplesmente render-se e morrer. O pastor tem que saber os temperamentos individuais das suas ovelhas e tomar cuidado para não infligir tensão excessiva. Conseqüentemente, um pastor fiel ajusta seu conselho à necessidade da pessoa a quem ele está auxiliando. Ele deve “admoestar os insubmissos, consolar os desanimados, amparar os fracos e ser longânimo para com todos.” (1 Tessalonicenses 5:14).


O Bom Pastor e os seus "Subpastores"
Jesus é o exemplo perfeito de um pastor amoroso. Ele engloba tudo o que um líder espiritual deveria ser. Pedro O chamou de "Supremo Pastor" (1 Pedro 5:4). Ele é nosso grande Resgatador, Líder, Guardião, Protetor, e Confortador.
"Líderes de igreja são "subpastores" que guardam o rebanho sob os olhos atentos do Supremo Pastor."

Líderes de igreja são "subpastores" que guardam o rebanho sob os olhos atentos do Supremo Pastor (Atos 20:28). Eles têm uma responsabilidade de tempo integral porque eles ministram para pessoas que, como ovelhas, freqüentemente são vulneráveis, indefesas, sem discernimento, e propensas a desviar-se.

Pastorear o rebanho de Deus é uma tarefa gigantesca, mas para pastores fiéis traz a rica recompensa da coroa imarcescível de glória que será concedida pelo Supremo Pastor quando Ele se manifestar (1 Pedro 5:4).

Se o seu pastor estiver levando a cabo os deveres requeridos no título do cargo que ocupa fielmente, lembre-se de seguir esta advertência da Bíblia:

"Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros." (Hebreus 13:17)

No Salmo 23 observamos a importância do Pastor para ovelha, é o Pastor quem checa onde sua ovelha tem se alimentado, se ela tem sido influenciada, se existe vestígios de larvas nos ouvidos de suas ovelhas...e se tivesse era necessário jogar azeite para que aquilo fosse expelido.


***

Mas hoje é difícil encontrar Pastores com tanto zelo por suas ovelhas, somente aqueles que desenvolveram o caráter de Cristo em suas vidas que ainda conseguem ter essa preocupação com o seu rebanho, o cuidado pelas ovelhas tem se perdido no mundo de hoje, ficando evidente a falta desse caráter, falta de amadurecimento e interesses próprios. (Nota Mulheres Com Propósitos)
Para os fluentes em inglês, recomendo o site deste grande pregador e teólogo. Pregações em audio, vídeo, livros, artigos e o famoso PODCAST GRACE TO YOU. Pastor John MacArthur é TOP 5!


1 N. do Trad.: Em inglês ocorrem duas palavras: pastor é usada para o ministro do evangelho e shepherd para o pastor de ovelhas.
2 N. do Trad.: No original, na tradução citada por MacArthur, “exercising oversight” (exercendo supervisão).
Fonte: Extraído de Pulpit Magazine / Bom Caminho
Tradução: Juliano Heyse
Sabedoria 1010882775907068944

Postar um comentário

  1. Sim, amados...
    Como é difícil encontrar pastores com as qualidades elencadas nesse texto...
    Diria que, de minha conversão até o momento não conheci nenhum...
    A absoluta maioria apascenta a si mesmo... Preocupa-se mais em agradar o pastor-presidente do que qualquer outra coisa... É lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Procura conhecer o estado das tuas ovelhas, e cuida bem dos teus rebanhos, Pv.27;23. hoje poucos são os que entendem o que é realmente ser Pastor, Há muitos profissionais, não vocacionados, amantes de si mesmo,corrompidos e corruptores . Uma lástima!!!!....

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso seria se todos os pastores buscassem estas características. Maravilhoso seria se entendessem quão importante é o seu papel como pastores e como nós, ovelhas, necessitamos de cuidado para nos desenvolvermos no caminho do Senhor e quem sabe virmos , no futuro, pastorear outros.

    ResponderExcluir
  4. O que eu vejo em cidades grandes, são mais empresários do que pastores. Administram a Igreja como uma empresa, e não parte do reino de Deus com grandes diferenciações.

    ResponderExcluir
  5. O que fazer quando estamos sob um pastoreio de alguém de pastoreia a si mesmo?


    Kelson

    ResponderExcluir
  6. Quem não pastoreia de verdade acaba fazendo algo atroz, acaba abusando espiritualmente as suas ovelhas.
    E aí o que vemos nessas ovelhas? Insegurança, dependência da palavra do pastor ungido, instabilidade, insatisfação constante,visão distorcida de Deus, ingenuidade (vai atrás de qualquer um,de qualquer vento de doutrina),falsas expectativas em relação ao seu pastor, medo doentio de errar na vontade de Deus...são características de ovelhas abusadas espiritualmente. Há muitas assim hoje, tudo porque têm pastores que não são pastores.

    A base para um bom pastoreio parte primeiramente de um amor restaurado, saudável, real por Jesus, não um amor a si próprio e ao seu ventre. Quem não é um pastor (ou não se preocupa em ser) como MacArthur referiu é porque não ama verdadeiramente a Jesus.

    «Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João: amas-me?” Ele respondeu: “Sim Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Pastoreia as minhas ovelhas.”.»
    João 21.16

    ResponderExcluir
  7. OS PASTORES QUE CONHEÇO OU TIVE A INFELICIDADE DE CONHECÊ-LOS ATRAVÉS DA LIDERANÇA SÃO:
    - PRETENCIOSOS;
    - GANANCIOSOS;
    - ASSASSINOS DE LIDERES;
    - INVEJOSOS;
    - ARROGANTES;
    - MENTIROSOS;
    - FALSOS;
    E O PRESENTE DO "PAPAI DO CÉU" PARA ELES É O STATUS, PODER COM ALTÍSSIMO PADRÃO DE VIDA!! EU TENDO A PENSAR QUE ESSES LÍDERES QUANTO MAIS VÍS, MAIS INTIMOS DE DEUS!!
    FERNANDO COSTA
    fer.cost@r7.com

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA A PAZ: NUNCA CONHECI UM PASTOR QUE SE ENCAIXASSE EM 50% DESTAS CARCTERÍSTICAS ELENCADAS.
    O QUE OUÇO MUITO DOS JOVENS É A VONTADE DE SER PASTOR PELA PROPAGANDA QUE VEÊM COM OS PÉSSIMOS EXEMPLOS. PARA A ESMAGADORA MAIORIA DOS JOVENS QUE CONVERSO NAS IGREJAS, NAS REDES SOCIAIS SER PASTOR É TER UMA VIDA DE MARAVILHAS.
    NÓS SABEMOS QUE É O INVERSO DISTO, IRMÃOS É O PIOR OFÍCIO DA TERRA( NA MINHA OPINIÃO, SE VC QUISER SOFRER SEJA UM PASTOR).
    ACONTECE QUE A CRIANÇADA OUVE ESSES RELATOS FANTASIOSOS DESSES GIDEÕES, DESSES PREGADORES DE BENÇÃOS E SE CONVENCE DE QUE AQUILO É SER PASTOR, QUANDO SABEMOS QUE NÃO É...
    É MUITO COMPLEXO, A IDÉIA DA SOCIEDADE E DOS NEÓFITOS DO QUE SEJA UM PASTOR É COMPLETAMENTE CONTRÁRIA A REALIDADE BÍBLICA DO QUE SEJA O OFÍCIO DE MINISTRO DO EVANGELHO.
    LAMENTÁVEL!

    PR CLAUDIO ACCONCI
    prclaudio-acconci@bol.com.br

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item