A minha igreja entrou no reteté!!!
https://genizah-virtual.blogspot.com/2009/12/minha-igreja-entrou-no-retete.html

Ricardo Mamede
Sou batista histórico e tradicional, e como todos sabem, esses tais costumamavam afirmar categoricamente seguir a Bíblia, especialmente o Novo Testamento, zelando pela sã doutrina e sem se deixar "contaminar" por ventos, ou comichão nos ouvidos. Pois é, era assim...
Eu, e a Igreja aonde congrego, bem fixada, bem enraizada no Evangelho, sempre sóbria, prezando o culto racional (aquele de Paulo), nos sentíamos bem estabelecidos, bem resolvidos, completamente acertados com relação à liturgia. É bem verdade que a ordem do culto já não era aquela de outrora, podendo se dizer que aglutinaram-se novos costumes em razão do próprio dinamismo que a tudo rege. Afinal, tudo muda, essa é a tônica da vida. E nem sempre a mudança significa o aniquilamento do que antes havia, uma vez que é possível aprimorar-se algo, mesmo que seja a liturgia. O fato é que o culto se tornou muito mais movimentado: palmas, aleluias, glórias a Deus, "louvor" moderno, etc. Até aí tudo bem, pois ainda é possível afirmar que "tudo está sendo feito com ordem e decência".
É estranho como as heresias vão chegando sutilmente, como que apalpando o terreno, sondando... O heresiarca é hábil, manipulador, persuasivo. Ele diz, mas sem dizer realmente. Ele nega, sem de fato negar, mas deturpa a verdade , porque tira-lhe a essência. E é assim que o processo de desconstrução da verdade se consuma: muda-se a verdade dos evangelhos. A criatura passa a ser a "bola da vez".
Não se pense que o instrumento da heresia, o seu implantador, venha negando Jesus com palavras claras, ou que elimine a Pessoa de Deus. Não. Ele apenas suga a fé verdadeira das pessoas, tornando-as mortas.
Assim é na "minha" igreja. O assassinato da fé está ocorrendo com a implantação da teologia da prosperidade. O pregador promete a cada semana que "hoje será o dia da sua vitória" (ela vem? ) , insuflando nos incautos fiéis a ganância e a avareza. Ensinando-lhes - habilmente - que a vitória, seja qual for, vem por seu intermédio.
Esse processo de desconstrução da fé genuína caminha a passos largos. O triunfalismo impera. Prega-se o "eu posso vencer" , através de frases empacotadas trazidas prontinhas para que as pessoas repitam. É o mesmo processo da autoajuda. Ensina-se que o homem se basta, anulando-se a figura de Cristo. Mas as pessoas, em sua grande maioria não veem, pois elas estão cegas pela boa fé.
No mesmo pacote o heresiarca traz também os rituais - um deles é essa vã repetição a que fiz alusão. Outro, talvez o mais importante, seja a "quebra de maldições": nas pessoas, na igreja, nos objetos, no prédio, etc... Mais um vez vemos Cristo sepultado, o seu sacrifício anulado. O homem toma o lugar do Cordeiro. Dele vem o remédio para todos os males: do corpo da alma, da mente.
O homem cura, faz revelações... e a revelação única e verdadeira fica em segundo plano, pois as pessoas querem saber dele o que "Deus está dizendo". Então ele responde: "Deus está me dizendo que..."
Unções... muitas unções. De todos os tipos e gostos. O heresiarca, à maneira de um pequeno deus, distribui unções para todos. Quase como se dissesse: - "ninguém ficará sem unção, não se acotovelem!"
E tudo culmina, no final, com o reteté. Pessoas levadas ao transe, uns chorando, outros gritando em "estranhas línguas"; grunhidos. Muitos caindo, ao serem "ministrados" pelo ungido. Calma, eles estão caindo na unção...
Eu decididamente não quero essa unção. Rejeito a unção, dispenso o reteté; quero me manter na vertical, prefiro falar o meu idioma, uma língua inteligível.
Não preciso da unção de homem algum, pois tenho a unção de Cristo. Ele habita em mim desde o dia em que eu o aceitei, reconhecendo o seu sacrifício na cruz como propiciação pelos meus pecados, a sua filiação divina, a ressurreição ao terceiro dia e a sua ascensão aos céus.
Definitivamente não creio nessa batalha espiritual de caça aos demônios, pois não é esse o objetivo da Igreja de Cristo, mas pregar o seu " IDE". Afasto peremptoriamente a possibilidade de um crente ser possuido por demônios, pois acredito em um Deus Todo Poderoso: as trevas não coabitam com a luz. A unção adquirida com a conversão expulsa essas entidades malignas. Deus ampara. Não fosse assim, Deus seria fraco, logo, não seria Deus.
Esses, os tais, pregam um Deus que necessita da sua "ajuda". Um Deus claudicante. E eles veem anjos, determinam aos anjos em suas "sessões" para "cirurgiarem" as pessoas (sei lá o que isso significa). Eles bradam: - "enfia a espada anjo, enfia a espada!".
Eles sabem exatamente o momento em que o espírito santo desce sobre o povo: - É agora, ele está chegando! Sintam! Fechem os olhos! E a música ao fundo, sempre se repetindo, os mesmos acordes, a mesma canção...
O ungido se torna necessário, insubstituível, ele tem que orar por muitos. Ao término, a fila se forma - eles querem a SUA oração. Ele agora se transmudou em INTERMEDIÁRIO do Criador.
Não, eu não quero, pois já tenho um intermediário. Não preciso de santos ocos. Convém que eu diminua...
Sim, essa é uma IGREJA BATISTA TRADICIONAL, HISTÓRICA, podem acreditar.
Oooopa! Se alguém ficou sem unção, calma, pois terça feira tem mais...
***
Fonte: A verdade liberta, o erro condena
Infelizmente, o que foi relatado acima está ocorrendo em inúmeros lugares.
ResponderExcluirNas palavras do autor "o heresiarca é hábil, manipulador, persuasivo". Desse modo é válido afirmar que os "crentes", por sua vez, são carentes, ignorantes, sujeitos passivos à manipulação.
Conheço pastores que aderem ao "reteté" porque temem perder membros para a concorrência (IMPD, IURD e similares).
Nessa relação fica evidente quem é mais importante. Uma pena!
Infelizmente esta prática tem sido mais comum do que imaginamos. Anulam o sacrificio de Jesus, esquecem do poder da cruz, da importância de um compromisso sincero com o Senhor, em nome de bens materiais e nada mais.
ResponderExcluirCom certeza o Senhor se envergonha de ter seu nome usado, nestas aberrações.!
Ótimo texto!
Deus abençoe!!
Bem...
ResponderExcluirComplicado.
Sou de uma igreja batista pentencostal, ou neopentencostal, sei lá. Na verdade, ela tem um pé na Bléia, pq a maioria, inclusive eu e o pastor da igreja, viemos ou nascemos da Bléia. E, meninices a gente vê de montão.. principalmente quando vêm pregadores de fora! Por isso sempre falo pra o meu pastor: Odeio quando o senhor não prega. Os forasteiros nos púlpitos são um problema. Posso estar errada, mas, palpito que boa parte das "novidades' na sua igreja, devem ser apresentadas por eles né?
Paz.
:*
O mais interessante nisso tudo é que esses "homens de Deus" não surgem do nada, eles são homens que já andaram na Palavra, no evangelho puro e simples, tem credibilidade por seu histórico e se corrompem, levando muitos a crer e praticar essas loucuras.
ResponderExcluir"Eu decididamente não quero essa unção. Rejeito a unção, dispenso o reteté; quero me manter na vertical, prefiro falar o meu idioma, uma língua inteligível."
ResponderExcluirPerfeito!!!
#beijojávou
É uma lástima saber que essa praga está se alastrando dessa maneira. Estou com um pé fora da Bléia por estar cheio de reteté e "avivamentos sonrisal" dentre o povo...
ResponderExcluirDeus queira que o relato do texto seja um caso isolado...
Sou da Igreja Metodista da minha cidade. Uma igreja pequena em quantidade mas enorme em qualidade (se é que se pode falar dessa maneira).
ResponderExcluirOro muito pra que nossos pastores e administradores da igreja não se ensorberbeçam e que chequem a esse ponto. Sinceramente, começo a ficar com medo que a igreja cresça de falsos crentes, de pessoas que só querem saber de dinheiro, prosperidade e etc. Começo a achar que quanto menos membros melhor, mas que estes façam a diferença, que sigam a Jesus e seu puro e genuíno evangelho que tanto distorcem por aí, para que realmente a vontade do Pai seja feita.
A paz de Jesus seja com todos!
Ora, são dois lados de uma mesma moeda. As anomalias citadas são anomalias sim, pecado. Como também é pecado muitas coisas ocorridas nos bastidores de uma Igreja Batista Tradicional, Histórica e blábláblá, meu caro! Abram seus livros ata de suas convenções, suas assembléias solenes... e se verão também ordenações de conveniência... tráfico de influência... maior preocupação com o status quo do que com as ovelhas... pastores com salários um tanto quanto exagerados, etc, etc, etc.
ResponderExcluir"esses tais costumamavam afirmar categoricamente seguir a Bíblia, especialmente o Novo Testamento, zelando pela sã doutrina e sem se deixar "contaminar" por ventos, ou comichão nos ouvidos" ??????
Menos, meu irmão... menos...
"Menos, meu irmão... menos..."
ResponderExcluirMenos não!
MAIS, MEU IRMÃO... MAIS..."
não podemos nos calar enquanto a Igreja é cuspida, roubada e despida de sua glória e vestida com as vestes da Babilônia.
EU TBM REJEITO ESTA "UNÇÃO".
rejeito porque ela não vem de Deus. de onde vem não sei, mas de Deus é q não é.
Sem palavras, essas barbaridades estão enchendo as igrejas ( nem sempre "igrejas) eu diria templos.
ResponderExcluirNão é por causa de costumes, usos ou mesmo doutrinas, esses dissidentes, falsos profetas, (99,99%) estão a procura de um salário mesmo, e ainda tem gente (ignorantes quanto a verdadeira e sã doutrina) que acompanham essa corja que infernizam nossas cidades. E mais, quando acontece um escandalo (e sempre acontece) a sociedade critica, dizendo que são os "crentes", ou os "evangélicos", quando na verdade a gente, apesar das nossas fraquezas e negligências, pagamos um alto preço e passamos as maiores vergonhas, perante a sociedade e os amigos de outros denominações.
Olha eu concordo com a irmã, mas existem muitas pessoas sérias que realmente tem dons espirituais dados por Deus e para sua glória, eu pessoalmente conheço várias pessoas que realmente são usadas por Deus em curas, profecias etc., mas tambem sei de pessoas usadas por não sei o que(ou quem)que soltam suas profetadas e visagens, temos que ter dicernimento!
ResponderExcluirAh, dá licença com esse textinho crente. Sei que muitos tem dado lugar a carne, mas não venha com esse discurso de crente tradicional que rejeita as manifestações do Espírito Santo.
ResponderExcluirAs línguas estranhas existem, os dons espirituais existem. Prove-me o contrário. Criticas tanto o falar em línguas porque nunca o experimentou.
Sou batizado com o Espírito Santo, foi Jesus quem me batizou, para me capacitar a fazer sua obra e pregar a verdadeira palavra de Deus.
O joio irmã encontro entre os pentecostais e entre os tradicionais. E levando ao pé da letra, os tradicionais ainda não experimentaram o verdadeiro poder de Deus. Busque a Jesus de coração e verá que Ele também quer te batizar com o Espírito Santo e não torça a Palavra de Deus para aplicá-la à sua maneira de pensar.
Eu diria que você deve ser aquele crente pentecal fanático que acredita que só alguns são batizados no Espírito Santo. Quem é você para julgar os outros? Infelismente presta um desserviço a comunidade evangélica, já que é um bitolado e desprovido de raciocínio e falta humilldade.
ExcluirEsse site prega que não existe batismo com o Espírito Santo e Dons Espirituais?
ResponderExcluirNão sei nem o porque de tantas sandices como vcs mesmo declaram o mais comum mesmo isso é fato que tudo o que não se conhece traz um temor as vezes incontrolavel e a primeira atitude é criticar procurar destruir pois não tem capacidade de entender de olhar encarar de frente ainda mais quando só se pode enterder através do discernimento espiritual concedito á alguns acredito que todos que escreveram nunca tiveram esta experiencia com Deus e nem outra qualquer criticar é facil quando não se conhece quando não se vive essas experiencias.Eu quero...Eu prefiro... Eu... Eu... Eu... somente égos somentes hipócritas se auto intitulando letrados conhecedores da "dita" teoria que tanto afastas as pessoas dos misterios de Deus. Sinto muito por vcs mais tem que "manifertar" que Deus trabalha de formas que não compreendemos e que são por si só autenticas... peço só que leiam as curas de Jesus aos necessitados muito comum para a fé destes que se julgam intelectuais da fé...
ResponderExcluirA Paz do Senhor a todos...
Meu Deus, a tua palavra diz que aquele que come carne não critique quem come legumes e quem come legumes, portanto quem é tradicional não pode criticar os pentecostais. Já viram o Silas mafafaia criticando, como pode ele que se diz um homes de Deus, e as pessoas parecem vaquinhas de présepios e ficam rindo, como se fosse um circo.
ResponderExcluirEnquanto isso os criticados (re té té) estão nos montes orando, jejuando, e buscando a Deus enquanto se pode achar.
Saiam do natural e venham para o sobrenatural.
E PRECISO ORAR E TER PRUDENCIA SEMPRE POIS QUEM PRESIDA QUE PRESIDA COM ZELO COM ORDE POR VENTURA S E CHEGAR ALGUM INCREDULKO NAO PENSAIS QUE SAO UM BANDO D E LOUCOS
ResponderExcluirInfelizmente não consigo mais frequentar igreja nenhuma,claro não estou falando que sou perfeito,ou que existe igreja perfeita.Sinto muito mais as igrejas estão se tornando uma fabrica de idiotas,manipulados,campeões sem medalhas,bitolados,fanaticos,santos de vitrines,e outras coisas mais......
ResponderExcluir"Eu decididamente não quero essa unção. Rejeito a unção, dispenso o reteté; quero me manter na vertical, prefiro falar o meu idioma, uma língua inteligível."
ResponderExcluirEu acho falar do dom de linguas como lingua inteligível seria incorreto, se a lingua e um dom de Deus porque seria inteligível, eu creio que falar em linguas sem que haja intérprete, como fala o Apóstolo Paulo, nao ajuda muito a quem ouve e nao edifica a igreja, agora da forma que eu entendi, nao sei se a forma correta, parece que voce acha ridículo a questão do dom de línguas. Se for só uma crítica ao retete ae na minha opniao ta beleza, mas o dom de línguas sem aquele teatro todo é um dom do Espírito Santo.
Seu Ricardo que bom que vc tem essa opnião não quer a unção quer ficar na vertical etc....Temos essa liberdade de escolher aonde congregarmos e frutificarmos em Cristo.
ResponderExcluirPois eu quero eu quero.
Você não quer não anula quem quer eu quero e não anulo quem nao quer e ai estamos divididos em querer e não querer mais o céu todos queremos e pra lá que vamos porque só existe um caminho que é Jesus e nós estamos nele. Um abraço
INFELISMENTE AS MENTES JA SE CALTERIZARAM Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
ResponderExcluirPela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
1 Timóteo 4:1-2
O Reginaldo fui da Assembleia de Deus recebi o batismo com espirito santo fui diacono falava em linguas,caia no espirito ministrava o espirito sobre outros eles caião no espirito,falavão em linguas e recebião o batismo. hj sou batista sai sei q aquilo q pasei não e divino mas sim emocional a ministração e hinos que falão da decida do espirito em quanto oramos de olhos fechados isso e sugestivo nada disso e de Deus. E eu provo q isso não existe os carismaticos recebem o batismo com espirito santo e falão em linguas os mormons falão em linguas e conserteza vc vai falar q não e o espirito santo sera pq? so por q não são da sua denominação ne ou estou errado e aqui grava vc falando em linguas e me fala o q vc falo e depois levo para um ungido qualquer q vc mesmo escolher e vamos ver se ele vai fala q vc esta dizendo a mesma coisa na gravação q vc me disse ja fiz isso com dois amigos crentes e provei um falo que estava orando e o q esculto disse q ele estava louvando a Deus.FAIL a mentira nunca prevalece mas so fasa se vc esta disposto a se arrepende e conserta pq se não vc vai perde a Fé e se desviar igual o meu colega quando descobriu q isso não passa de um embuste.
ResponderExcluir