681818171876702

Blogos-"fera": a falta de ética e a irritabilidade virtual




Alan Brizotti


Após ler alguns comentários
e navegar por diversos blogs, uma questão me intrigou: "Por que o Genizah incomoda tanto?" Não querem que usemos o termo "apologética", deve ser porque as "Apolo-géticas" já estão dogmatizadas demais, ou pior ainda, caíram no erro primário de todas as seitas: exclusivismo!

Não querem que usemos o bom humor. A teologia azeda sempre detestou a alegria. No ambiente igrejeiro é preferível uma mentira dita com a "cara fechada" a uma verdade embalada pelo sorriso. Millôr Fernandes escreveu: "O humor compreende também o mau humor. O mau humor é que não compreende nada". Aliás, sabe qual é a maior alegria de um legalista? Simples, matar a alegria dos outros! Um legalista não suporta o som da alegria, ele é surdo à Graça!

Um desses blogue(rr)eiros,
elegendo o Danilo como alvo de sua "teologia" doída, chamou nossos posts (aqui no Genizah) de "papagaiadas". Deixando de lado questões de visibilidade como: tráfego, trabalho duro, popularidade, a opinião dos leitores, consegui detectar a raiz dos ataques: inveja! Gabriel Perissé definiu o invejoso assim: "O invejoso está certo... mas está cego. Vê o bem que o outro tem, mas daí não passa: não consegue ver que o bem é bom, seja de quem for. Não se alegra com o outro. Cria barreiras entre si e os demais. É um destruidor de pontes, parcerias e amizades. A solidão será o seu 'prêmio'".

Nem passou pela mente do blogue(rr)eiro a possibilidade de algo bom. Se fosse mais atento aos comentários no blog, aos artigos, ou ainda se buscasse informação, saberia das vidas abençoadas. Muitos atraídos pelo bom humor e alegria do Genizah, terminaram lendo sobre Jesus pela primeira vez. Outros despertaram para as falsas doutrinas. Muitas centenas, senão milhares, de pares de olhos foram abertos para este estelionato religioso que toma a igreja como câncer. Denunciamos o assalto eclesiástico, o estelionato emocional.

Um trabalho de dezenas de blogs, não apenas do Genizah.

Genizah mete o dedo na ferida, sem rodeios. Isto incomoda.

Uma coisa me deixou perplexo: a constante utilização do vocábulo "amor". O blogue(rr)eiro bate, esculacha, difama, detona - e depois diz: "isso é porque eu te amo!" Robert Frost definiu bem esse tipo de amor: "É o desejo irresistível que temos de sermos irresistivelmente desejados". Eu não preciso usar o "amor" para legitimar afrontas, pancadas e afins. Preciso do amor para substituir pancadas por coração. Inimigo já temos: o diabo, não precisamos de "cristãos amorosos que matam".

Usar o espaço da blogosfera para destruir a moral dos outros, atacar sentimentos já em frangalhos nunca foi atitude ética, cristã ou humana. Prefiro seguir escrevendo "papagaiadas" a continuar destilando venenos e mordiduras de serpentes.

O Genizah é saudável, cristão, defensor da fé, baseado na Palavra de Deus, escrito por homens de Deus e feliz da vida, mordam-se de inveja pequenas cobras, kkkkkkk


Alan Brizotti, soltando as "feras" na blogos-fera desvairada aqui no Genizah

Postar um comentário

  1. O que é ortodoxia afinal? Para Rubem Alves, é a versão do vencedor

    ResponderExcluir
  2. Amigo, boa tarde. Eu também me surpreendo com a falta de humor na blogosfera. Alguns até se ofendem com certas piadas. Outros, querem que o humor respeite os limiites do 'politicamente correto'. Ora, mas rir da vida já é algo politicamente incorreto; embora necessário. Sobre os 'igrejeiros', nem se fala. Esses não possuem humor e pouco compreendem da graça da vida. Estão mais interessados em dogmas e no controle da vida alheia. Já o humor requer a total liberdade - e disso não se pode abrir mão. Parabéns pelo excelente blog e pelo humor inteligente. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bom demais Alex!

    Rob! A alegria incomoda aos donos da agenda de Deus

    http://www.genizahvirtual.com/2009/12/os-donos-da-agenda-de-deus.html

    http://www.genizahvirtual.com/2009/11/confissoes-de-um-ex-fariseu.html

    ResponderExcluir
  4. Prezados
    Não se preocupem...
    Importa é que o Genizah tem sido bênção na vida de muitos...

    ResponderExcluir
  5. Divergências entre os filhos de Deus sempre existiram, desde os tempos primitivos, e sempre existirão até que estejamos todos glorificados nas Bodas do Cordeiro. O que impressiona é o fato bizarro de muitos não conseguirem conviver com essas divergências.

    De um lado, os que discordam do seu tipo de "apologia" lançam dardos ofensivos e pessoais. De outro, vocês, tratam de responder de maneira à altura, ainda com mais agressividade, como que gritando mais alto. Meu Deus!!! "papagaiadas e venenos e mordiduras de serpentes" - onde vamos parar com isso tudo? Muito longe da verdadeira apologia, isso me parece mais com briga de comadres, uma baixaria só!

    Gente, por amor a Deus, vamos elevar o nível por favor. SABER DISCORDAR E SABER OUVIR CRÍTICAS FAZ PARTE DO PROCESSO DE AMADURECIMENTO DO SER HUMANO. É hora de reciclar nossa humildade, baixar a crista e deixar de se considerar "donos da verdade".

    Cada um que expresse aquilo que pensa com liberdade, mas lembrando que nossas palavras precisam ser "sempre agradáveis, temperadas com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um... para que dê graça aos que ouvem" (Cl 4:6 e Ef 4:29).

    No amor de Jesus, o Pastor de todos nós!

    Um Feliz Natal, e
    PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da postagem é isso mesmo, é prciso acabar com legalismo hipocrita e patir para uma verdadeira pregação, adaptada a nossa realidade.. meus parabens....

    ResponderExcluir
  7. Alan,

    Você não poderia ter sido mais preciso, amigo!

    Sei lá... às vezes tenho a impressão de que alguns destes blogue(rr)eiros são pau-mandados. Espero que seja só impressão. Talvez as pessoas aqui denunciadas não tenham coragem de enfrentar a verdade aqui expostas, e enviam seus seguidores pra tentar nos detonar.

    Vamos continuar com nossa papagaiada com nossa consciência tranquila, sabendo que é melhor ser papagaio solto pelo ar, do que ser papagaio no ombro de piratas.

    Que Deus possa iluminá-los, a fim de que percebam por qual causa estão lutando.

    ResponderExcluir
  8. E viva as papagaiadas do Genizah e sua trupe de heréticos malcomunados!! Se você não gosta, "não julgue p/ que não sejas julgado" e principalmente "não toques no ungido". KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. o Genizah incomoda porque é bom e tem quase 2.000 seguidores, o que deixa muito pretendente a 15 minutos de fama magoadinho e doido pra aparecer... liga não, o melhor a fazer é ignorar os que acham que tá tudo bom na igreja evangélica brasileira e preferem a "teologia" (perdão, ideologia) do zíper na boca...

    Longa vida, Genizahhhhhhhhh!

    ResponderExcluir
  10. Desde que conheci o Genizah um dos aspectos que mais me chamou a atenção foi sua POLIVALÊNCIA.
    Minha profissão é formar alunos leitores e produtores de textos e, por isso, sei que escrever textos adequando-os aos diferentes gêneros textuais não é tarefa para qualquer um. Isso requer inúmeras habilidades e competências linguísticas. Sem contar que textos bem humorados são os mais difíceis de serem produzidos e compreendidos.
    É provável que as críticas à determinadas publicações tenham se originado da IMCOMPREENSÃO dos assuntos abordados.
    Sendo assim, há evidente covardia por parte de quem fez a crítica, pois poderia ter, ao menos, solicitado uma explicação.
    Geralmente, a maioria dos "blogueiros" cristãos escreve seus textos numa linha dissertativa/explicitativa. Até aí tudo bem, mas desejar que todos os blogueiros apologéticos se comportem ou façam seu trabalho da mesma maneira é exagero.
    Infelizmente, no meio cristão a "aparência" ainda conta muito. Uma vez que todos, principalmente o Danilo Fernandes assume seus defeitos publicamente, isso incomoda àqueles que acham que ser crente é ter apenas a "fachada" santa.
    Para concluir, volto a afirmar que já fui muitas vezes edificada com textos publicados aqui no Genizah.


    PS.
    Por favor, não me confundam com uma outra Raquel andou comentando no blog da Maia...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  11. Valeu Hermes!!!

    É bom saber que estou rodeado por gente que pensa, e que é capaz de rir...

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Danilo! Fica triste não é assim mesmo. É como a história do irmão Zezinho que todo o “culto” chegava atrasado. um dia quando ele estava chegando, atrasado como sempre, no templo encontrou o diabo sentado na sarjeta. Assustado Zezinho deu um pulo e como e quando ia mandar amarrar o Bicho percebeu que o diabo olhou pra ele e não deu muita bola. Zezinho sentindo-se ofendido pelo fato do “Dito Cujo” não dar bola pra ele chegou junto e foi logo intimando o capeta: - “o que você esta fazendo aqui diabo?” Ao que o rabudo tristonho respondeu: “- Ah eu não agüento mais a sua igreja.”” Tudo eu! Tudo eu!” “Se alguém chega atrasado fui eu quem o atrasei. Se o play Back não toca fui eu quem sabotei. Se a luz acaba por falta de pagamento, fui eu quem roubei o dinheiro do pastor. Não agüento mais, não agüento mais.” Zezinho, tomado de intima compaixão, sentou-se ao lado dele e passando a mão sobre o ombro do “rabudo” e disse: “Liga não diabo é provação”!
    Hahaha
    Liga não Danilo a culpa é do diabo tudo isso é provação!
    Rsrs
    Abraço fica na Paz de Cristo que excede todo o entendimento. Você tem amigos de verdade pode contar comigo para o que der e vier.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o texto. Deus é humor, como diz o Jasiel Botelho! Rir ou chorar diante de tudo que vemos são expressões legítimas dentro dos seus contextos, o negócio é continuar vivendo com intensidade, show de bola.

    ResponderExcluir
  14. Cada vez mais eu chego a conclusão que a ira do legalista contra o “pecado” da carne vem de uma desnutrição sexual, assim como criticar um modo irreverente e divertido de fazer apologia vem de mentes desnutridas de alegria e bom humor.

    ResponderExcluir
  15. " Meninos"!!!!!!

    O Genizah é muito bom,tem palavra,tem humor,defesa da fé, tem de tudo,.....

    Cada um sabe o que faz, e como quer e sabe fazer!!!!!

    Para cada´pé tem um sapato! E cada um no seu quadrado!!!!!!


    kkkkkkkk

    Olha, diferenças existem, somos todos diferentes.....

    Abraços, feliz natal à todos, Deus os abençoe,.....

    Abraços fraternos.....

    ResponderExcluir
  16. Diléto, irmão,

    A religião não faz justiça com as proprias mãos..., mas, faz com as proprias bocas!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Alan! Obrigado pelo texto! Os subversivos gritam urra!

    Hermes! Esta sua frase é lapidar. A imagem de um malaveia de perna de pau e olho de pirata e seu papagaio não sai da cabeça!

    Currupaco, mas por que paco? P-a-c-o são quatro letras e 4 é o numero da inveja. E o curru? Bem... (aliviei) O curru são mais 5 letras. No total são nove que é o número completo. E este ano é 2009... Vais uma unção de 900 contos ai? Não?

    ResponderExcluir
  18. ESSA E BOA CARA..SILAS MALAFAIA COMPROU AVIÃO
    JA TA BATIZADO. NO NOME DE MAMON..
    VAI CHEGAR NO CÉU PRIMEIRO QUE NÓS..
    MAS TAMBÉM COM TAMTO ESFORÇO LEVANDO A PALAVRA.
    PARA OS INFEIS.. ELE MERECE...
    DE CRIS APOETISA

    ResponderExcluir
  19. Wanderson Lima, você conseguiu tirar lágrimas deste blogueiro veio de guerra!

    Glórias a Deus por sua vida e por sua geração que ama o Pai em liberdade verdadeira e santidade real. Não sou merecedor de seu amor, mas vejo Jesus te usando no meu consolo neste dia triste em que fizemos uma pausa no nosso IDE para responder ao escravo da carne:

    http://ministeriodosjovens.blogspot.com/2009/12/carta-aos-blogueiros-fariseuscansei-de.html

    ResponderExcluir
  20. Prezado Danilo

    Obrigado pela visita ao meu novo blog e pelo seu comentário sincero. (http://poucoalem.blogspot.com/2009/12/jesus-o-pegar-ou-largar-de-deus-para.html)

    Da minha parte encerro (espero que em definitivo) a minha "falta de simpatia" por você. É evidente que eu também te admirava até aquela série de "mau-entendidos" que houve envolvendo vários editores apologéticos. E igualmente te peço perdão pelos excessos cometidos por mim no calor dos embates.

    Mudei, como o amigo pode perceber, e revi e retifiquei (rs) muitos dos meus conceitos. Com isso digo que volto a lhe parabenizar pelo seu trabalho o qual possui sim grande valor embora tenhamos (agora bem menos) as nossas normais discordâncias.

    Tomo aqui a liberdade de estender estas minhas palavras também ao Leonardo Gonçalves.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Eu acho que a melhor reposta seria uma campanha de 3000 seguidores, cada um nós que admira o Genizah em enviar e-mail, scraps orkuts, twitters e etc, para amigos, colegas, parentes...
    Que acham?
    Vamos lá?

    Paz.

    ResponderExcluir
  22. Ei, blogue(rr)eiros!

    Cada um no seu qua-dra-do, cada um no seu quadrado!
    Cada um no seu qua-dra-do, cada um no seu quadrado.

    Aprenderam?

    Agora, di novo...

    Blogue(rr)eiro no seu qua-dra-do, blogue(rr)eiro no seu quadrado

    Blogue(rr)eiro no seu qua-dra-do, blogue(rr)eiro no seu quadrado

    Agora, a finalização... aproveitando o clima de festa... vamu comemorar... dedindo pro alto... é Hexa!

    É o Pet É o Pet É o Pet É o Pet É o Pet É o Pet
    É o Pet É o Pet É o Pet É o Pet É o Pet É o Pet
    É o Pet É o Pet É o Pet É o Pet É o Pet É o Pet

    Valeu, Danilô!

    É nox.

    ResponderExcluir
  23. Não querem que vocês usem o termo "apologética" porque sentem saudades do tempo pré-internet em que "apologética" significava atacar os supostos erros dos grupos não-evangélicos para assim desviar a atenção do povo dos absurdos que ocorriam dentro das igrejas evangélicas.

    Mas agora com a internet não dá mais para usar a tática do inimigo externo. Os absurdos que ocorrem dentro do meio evangélico são muito piores do que os que supostamente ocorrem nos grupos não-evangélicos!

    atos17.blogspot.com

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Página inicial item