681818171876702

Carta aberta aos subversivos de Jesus



Alan Brizotti


Queridos amigos de indignação, paz!

Robinson Cavalcanti escreveu: "Um mundo novo é possível; uma igreja nova é imprescindível". Eis a ânsia que nos une. Resolvi escrever essa carta (e não a velocidade impessoal do e-mail e seu internetês) porque cartas despertam aquela nostalgia deliciosamente clássica que parece ter sumido dos nossos dias, também porque precisamos cada vez mais estarmos juntos. Nossa força vem do nosso abraço. Nossa unidade é o megafone que potencializa nosso grito.

Algumas pessoas insistem em questionar nosso criticismo (ao invés de questionar seu alvo), então respondo: criticamos não porque vivemos encarcerados numa espiritualidade azeda (ainda que alguns de nós assim estejam), mas porque somos parte do corpo (I Co. 12. 12-27), e o que dói no corpo afeta nossa alma. Criticamos porque não conseguimos olhar para o ambiente eclesiástico com uma irresponsabilidade tatuada de piedade e tolerância, mas sim com a inquietação aprendida do olhar de Jesus: "Vendo ele as multidões"; em Jesus, o olhar constrói.

Tenho percebido que nossas críticas produzem algumas feridas. Contudo, se Jesus Cristo é o "médico dos médicos", então, o melhor que temos a oferecer são justamente nossas feridas, principalmente quando são geradas pela adocicada fúria do amor: "Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que odeia são enganosos" (Pv. 27. 6). Nossas feridas não matam, aliás, nem mesmo são feridas, são apenas paradoxos benditos: machucam para sarar.

Ouso fazer um apelo: amigos subversivos, jamais nos esqueçamos da essência da nossa subversão: a centralidade de Cristo acima das ideologias (II Co. 10. 5), a santidade de Deus (Is. 6. 1-7), a prática da oração (I Ts. 5. 17), a meditação nas Escrituras (Sl. 119. 101-106), o cuidado no discipulado que forma o caráter (II Tm. 2) e a afirmação da Cruz de Cristo (I Co. 1. 18). Esse é o nosso baluarte! Essa é a nossa gloriosa herança!

Por favor, meus amigos de gemido, nossa causa é a mais nobre de todas as causas: a luta pela regeneração da igreja! Não se trata de arrogância intelectualóide, mas de temor e tremor. Apenas captamos o chamado do Espírito e adestramos nossas fúrias, canalizando-as para a defesa fiel dos valores do Reino.

Aos empresários da fé, paipóstolos, malandros de púlpito, vagabundos da celestialidade bandida, um aviso: não vamos parar! O que nos une é a certeza feliz de que sempre tem alguém ouvindo e respondendo ao nosso grito!

Por uma igreja verdadeiramente Igreja...


***
Alan Brizotti colabora ativamente na subversão aqui no Genizah

Postar um comentário

  1. muito bom este texto, também sou do movimento de restauração da Igreja, amo criticas construtivas, continue, mas sempre com ordem e descência.rss
    fique na Santa Paz,
    Seu Conservo em Cristo,
    Wesley Lima.

    Orando por uma Igreja Melhor!!!
    Esdras 7:10

    ResponderExcluir
  2. Danilo, concordo em gênero, grau e numero com a matéria do Alan, devemos continuar essa batalha sim, pois se os falsos não se cansam de mentir, por que nos cansariamos de falar a verdade mesmo ao custo do desagrado dos leitores? Continuemos, pois acredito que não tarda e a verdade vencerá!

    Deus nos dê graça e força. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Ah, é tão bom ver que se preocupam, que a coisa também dói em outros corações.
    Talvez, só talvez, aquele avivamento que tanto se pregava que viria com ondas espirituais estrambólicas cheias de luzinhas e gente agindo esquisito, virá da revolta, do sonho de ser melhor, do amor ao próximo.

    Como é mesmo que Paulo disse?
    Quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito será destruído.

    ResponderExcluir
  4. Não criticando, apenas um obsevação... a Revolução de Cristo, ao meu ver, pode parecer aos nossos olhos uma revolução, mas está mais para 'involução', pois Cristo nos trás de volta a Deus, restaurando as feridas que o pecado nos trouxe...

    ResponderExcluir
  5. Também estou de acordo com isso!!
    E ainda sou daqueles que acha que quem tá errado é que tem que ficar se justificando, mudando o discurso, esgoelando, gritando..., como diria um pastor aqui: berrou é bode!! Ovelha ouve a voz do pastor e a reconhece...
    Ouço, através das palavras deste e de outros blogs como esse a voz do meu Pastor: Jesus Cristo!! E aí não berro não...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Profético eu diria!

    Estamos juntos nessa irmãos. Na angustia por um cristianismo Cristão!

    ResponderExcluir
  7. Muito triste as pessoas amarem mais aos homens fundadores de igreja/empresa do que ao Senhor da Igreja.
    A luta continua companheiros...
    Não podemos parar, as pedradas vem, mas ainda bem que vem, é sinal que algum encômodo estamos gerando, e igreja não é zona de conforto.

    ResponderExcluir
  8. Amado Alan, não vamos parar, não vamos calar. Continuemos remando contra essa maré, enquanto sentimos a dor do corpo é porque somos corpo, a despeito dos membros anestesiados pelo triunfalismo gospel tupiniquim.

    Em Cristo

    Pr Ielton Isorro

    ResponderExcluir
  9. Grande Alan,

    tenho pensado muito sobre este tema....
    Acredito e tenho certeza que a igreja precisa de uma reforma urgente!!! Cada vez mais o negócio está descambando.....é terrível. Tenho vergonha deste "evangelho" que as igrejas tem pregado!!! Quero lhe incentivar a não se calar contra as coisas erradas que temos visto....vejo muitos homens honestos que tem baixado a cabeça e concordam com tudo que certos "lideres" fazem!!! Um grande abraço e espero em breve que possamos conversar....

    ResponderExcluir
  10. Não sei porque,mas este titulo,"Subversivo de Jesus" me fez sentir tão bem. Taí amei e me identifiquei, como é bom saber que não estamos só!

    ResponderExcluir
  11. Se a nossa força vem do Altíssimo o que temeremos?...Nada e nem ninguém..oremos uns pelos outros, pois cada a um aqui tem a sua luta... minha?!...deixar bem claro a um alienado pastor da SNT que a Palavra de DEUS é única e que apostilas vinda de Brasília fere a umildade e sinceridade da palavra de Cristo...eu não me calo..e que o circo pegue fogo...Eduardo....

    ResponderExcluir
  12. Só assinando embaixo!!!

    ResponderExcluir
  13. Paz!

    É isso mesmo, quando Deus age, não há quem possa impedir. Tentaram contra Jeremias, prenderam-no, açoitaram-no, queimaram seus escritos, mas mesmo assim sua mensagem permanece até hoje.

    Se a Igreja é o corpo, eu diria que somos os anti-corpos (rs). Estamos lutando para tirar fora do Corpo essas doenças miseráveis que foram tão bem citadas no texto.

    Prossigamos marchando, em unidade, em prol da Noiva de Cristo, o maior projeto da história do universo.

    Toda honra e toda glória ao Cordeiro que vive e reina para sempre!

    Abs,
    Vinicius Morais
    ----
    Visite: Refletindo a Graça
    http://refletindoagraca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, continuem !!! Vcs estão no caminho certo. São percepções, textos e o trabalho como o de vcs que ainda mantém um pouco de esperança na minha herege vida!!! Costumo falar que a cada dia mais e mais "botecos de Jesus" se abrem , deixando um rastro de embriagados e ressacados do evangelho !!!
    Não acredito mais em igreja, foi lá que minha espiritualidade e esperança se esvaziaram, porém o Verbo não se pode calar!!! Continuem !!! Malafaia e demais vão para a fogueira santa!!!

    ResponderExcluir
  15. Há algum tempo Deus tem me feito orar por Seu corpo, consequentemente por mim também, um tempo atrás, enquanto orava ao término do ensaio do ministério de louvor da igreja em que congregava, Deus colocou uma dor em meu coração e como se dissese: porque vocês não querem se parecer Comigo? Porque vocês nem se preocupam em ser como Eu sou em santidade, em obediência ao Pai? Louvo a Deus por Ele estar colocando isso em mais corações, e que Ele coloque ainda mais e com muito mais intensidade o amor por Ele, o desejo de aprender dEle a ter um coração manso e humilde. Assim o Corpo não terá mais certas enfermidades que apareceram por "estarmos" olhando o tempo todo somente para o próprio ventre.

    A Paz do senhor.

    ResponderExcluir
  16. Necesssário se faz que olhos sejam abertos e ouvidos curados.Não podemos viver como muitos di-
    zem "como um bando de ignorantes,gentinha que na-
    da sabe,só servem para massa de manobra."Acordemos
    enfim estamos no século XXI e não dá mais para ta
    par o sol com a peneira.Afinal aquele que se cala
    é porque consente.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom! Precisamos de Martinhos Luteros no presente século que lutem contra a politicagem, sem vergonhices, cretinices de pretensos "homens de Deus" que estão não só tirando a lã das ovelhas, mas estão matando-as espiritualmente e lançando-as nas mãos do inimigo. Por outro lado estão fazendo da igreja verdadeiras empresas com planos de carreiras para familiares e amigos.
    "Aquele que serve a Deus por dinheiro, servirá ao diabo por salário melhor" Roger L'Estrange

    JESUS ESTÁ VOLTANDO!!!

    ResponderExcluir
  18. anderson almeida santana20 de agosto de 2010 às 19:36

    precisamos retornar, preciso retornar para o caminho estreito. vamos em frente ...

    ResponderExcluir
  19. LENDO O ARTIGO NAO POSSO DEIXAR DE CONCORDAR EM ALGUNS PONTOS.MAS A BIBLIA NOS ENSINA QUE: TUDO O QUE FIZERMOS ,QUE SEJA PARA A GLORIA DE DEUS SE VOCES ESTAO FAZENDO PARA A GLORIA DE DEUS AMEM.SO NAO ESQUEÇAM DA FRASE ONDE JESUS DISSE QUEM NAO TIVER NENHUM PECADO QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.

    ResponderExcluir
  20. Isso me lembra do Hino do Cantor Cristão 'O Estandarte'

    O estandarte desta igreja
    Levantemos sem temor!
    Ela é a muito amada esposa
    Do bendito Salvador.
    É Jesus o comandante
    Verdadeiro, que a conduz.
    Somos nós os seus soldados,
    Nesta igreja de Jesus.

    Resolutos, avançai,
    Trabalhando por Jesus!
    O estandarte levantai,
    Espalhando a sua luz!

    Ó igreja, dediquemos
    Nossos corpos ao Senhor!
    Não devemos ser escravos
    Do sagaz enganador.
    As riquezas são-nos dadas
    Pela terna mão real,
    E o Senhor do céu observa
    Se fazemos bem ou mal.

    Graça e glória a Ti pertencem,
    Ó esposa do Senhor!
    Sê então um instrumento
    De salvar o pecador;
    Pois até os fins do mundo
    Cristo mesmo reinará,
    E o domínio do evangelho
    Toda a terra abrangerá.

    ResponderExcluir
  21. É uma grande verdade que a igreja professante tem perdido o seu norte, até mesmo porque o Norte é Cristo Jesus. Uma vez Ele não sendo a Cabeça tem-se um corpo morto. Tenho acusado as barbaridades que estão surgindo no meio "evangélico". Mas a Igreja de Jesus (invisível) continuará firme, seguindo seu Líder, Jesus, e clamando Maranata, ora vem Senhor.
    É isso aí.
    Visitem meu blog: www.tempodagracadedeus.blogspot.com

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Postagem mais recenteO diabo é o pai do rock?
Página inicial item