Quem mexe com a Indústria Religiosa, mexe num vespeiro!
https://genizah-virtual.blogspot.com/2009/09/quem-mexe-com-industria-religiosa-mexe.html
Hermes Fernandes
Por que despertamos o ódio de tanta gente quando expomos a Verdade em contraposição dos métodos e estratégias usadas pela igreja atual?
Basta um artigo sobre assuntos polêmicos como o G12, a Teologia da Prosperidade, a Quebra de Maldições, e outros, para que o ânimo de alguns que se dizem irmãos se altere.
Quando comentam em nossos artigos, em vez de exporem seus pensamentos com base nas Escrituras, preferem os ataques pessoais, tentando minar nossa credibilidade e pôr em xeque nossas motivações.
Por incrível que pareça, este não é um fenômeno recente. A igreja primitiva teve que lidar com as mesmas reações, ora por parte dos judeus, ora por parte dos gentios.
Um episódio que pode atestar o que estamos afirmando é o que lemos em Atos 19, e que nos mostra o efeito causado pela atuação do ministério de Paulo em Éfeso.
À medida que as pessoas iam se convertendo à Fé, elas abandonavam suas superstições e crendices. O texto diz que “muitos dos que tinham praticado artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos” (v.19). Até aí, tudo bem. Cada um faz o que quer com o que é seu. Quer rasgar, queimar, quebrar, dar fim, o problema é dele. Mas alguém que assistia resolveu calcular o prejuízo. “Feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil moedas de prata”. Uau! Se Judas traiu Jesus por trinta moedas de prata, e isso já era uma quanta considerável, imagine o que representava uma quantia tão vultuosa: cinqüenta mil moedas de prata!
Pra se ter uma idéia do montante, as trinta moedas recebidas por Judas foram suficientes para adquirir um campo. Isso significa que as 50 mil moedas de prata daria pra comprar cerca de 1666 campos!
Tudo isso em livros. O mercado editorial de Éfeso entrou em colapso. Aquelas pessoas que dispuseram seus livros para a fogueira, jamais voltariam a consumir tal literatura.
Devemos estar cientes que a pregação do genuíno Evangelho sempre fere interesses. Alguém vai ter que arcar com o prejuízo.
Não bastasse a quebra do mercado editorial, sobrou também para a indústria religiosa.
O texto diz que “por esse tempo houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho. Certo ourives, por nome Demétrio, que fazia de prata miniaturas do templo de Diana, dava não pouco lucro aos artífices. Ele os ajuntou, bem como os oficiais de obras semelhantes, e disse: Senhores, vós bem sabeis que desta indústria vem a nossa prosperidade. E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos. Não somente há perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram” (At.19:23-27).
Em outras palavras, a mensagem pregada por Paulo doía no bolso e ainda maculava a reputação deles, colocando-os em descrédito perante a opinião popular.
Portanto era uma questão que envolvia dinheiro e reputação, avareza e vaidade. Para disfarçar, eles alegavam que Diana, sua deusa, estava sendo ultrajada, dando assim um ar de piedade religiosa às suas reivindicações.
Foi o suficiente para que houvesse uma manifestação popular. – Grande é Diana dos Efésios! Bradava a turba.
No fundo, no fundo, o que os incomodava não era o culto à deusa. Se o templo de Diana fosse reputado em nada, o que fariam os que viviam da venda de miniaturas dele? Imagine se convencêssemos as pessoas que a Arca da Aliança (tão em voga no meio evangélico hoje em dia) não passava de uma figura de Cristo, e que já não serve pra nada. O que fariam os pastores que distribuem miniaturas da Arca por uma oferta módica de 100 reais?
O que seria daquela cidade se o culto a Diana foi exterminado? E os milhares de romeiros que vinham de todas as partes do mundo para ver de perto da imagem que, segundo o dogma, havia caído de Júpiter?
A pregação do Evangelho causou tamanho impacto que bagunçou o coreto daquela sociedade. Todos os esquemas foram desarmados. Era como se a correia dentada do motor que a mantinha em movimento se arrebentasse. De repente, todas as engrenagens pararam.
Alguma providência tinha que ser tomada!
Tomaram dois dos companheiros de Paulo e os levaram ao teatro para apresentá-los à turba enfurecida. Paulo quis se apresentar, mas foi dissuadido por algumas autoridades que lhe eram simpáticas.
No meio do tumulto, “uns clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento era confuso. A maioria não sabia por que se tinha reunido”(v.32). Eis o retrato fiel de um povo“Maria-vai-com-as-outras”, que só serve de massa de manobra nas mãos dos poderosos.
A maioria sequer sabia o que estava acontecendo. Mas não hesitavam em unir suas vozes aos demais em protesto gratuito e desprovido de sentido.
Quando Alexandre se apresentou diante do povo, acenando com a mão como quem queria apresentar uma defesa, “todos unanimemente levantaram a voz, clamando por quase duas horas: Grande é a Diana dos Efésios!” (v.34). Repare nisso: Diana era considerada deusa em todo o império romano. Mas em Éfeso, seu culto tomou um vulto inédito. Ela não era apenas “Diana”, e sim “Diana dos Efésios”. Algo parecido com o apego que muita gente tem à sua denominação. Cristo deixa de ser Cristo, para ser o “Cristo dos Batistas”, o “Cristo dos Presbiterianos”, o “Cristo dos Pentecostais”, o "Cristo dos Católicos", e assim por diante.
Finalmente, o escrivão da cidade (provavelmente um figurão da sociedade efésia), conseguiu apaziguar a multidão, dizendo: “Efésios, quem é que não sabe que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que caiu de Júpiter? Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos aquieteis e nada façais precipitadamente”(vv.35-36).
Para tentar controlar o manifesto, o tal escrivão apelou ao dogma religioso.
Dogma é aquilo que não se pode contestar. É tabu. Está acima do bem e do mal. Por isso, não se discute. É isso e tá acabado.
A igreja evangélica também tem seus dogmas. Ninguém se dá o trabalho bereiano de averiguar se o que está sendo pregado bate ou não com as Escrituras.
Se o líder falou, está dito. E se alguém se atreve a questionar, é logo taxado de herege, e acusado de estar tocando no ungido do Senhor.
Alguém viu quando a estátua caiu de Júpiter? De onde provinha tal certeza? Quem anunciou o fato? Provavelmente foram os sacerdotes do templo de Júpiter, que queriam atrair o público de volta ao templo a qualquer custo.
Há uma indústria religiosa que se alimenta de mentiras, de dogmas inquestionáveis, e de superstições baratas. É esta indústria que corre o risco de quebrar se a verdade do Evangelho for anunciada, e suas mentiras desmascaradas.
Os fiéis não passam de papagaios de pirata, repetindo o que ouvem sem ao menos refletir.
Se dissermos que não há mais maldição a ser quebrada, o que será daqueles cuja prosperidade advém desta mentira? Como poderão cobrar para que as pessoas participem de um Encontro num sítio, a fim de que vejam a Deus cara a cara, e assim, sejam libertas de suas maldições?
Veja: compromissos são feitos em cima desses argumentos chulos. A prestação da propriedade adquirida pela igreja. O programa de rádio. O material de propaganda. O salário do pastor. Tudo isso tem que ser garantido pelo esquema montado. É um ciclo retro-alimentado. Se alguém chega pregando algo que contrarie o esquema, é logo taxado de herege, falso profeta, etc., pois interrompe o ciclo, produzindo um colapso na estrutura.
É isto que o Evangelho faz! Todas as estruturas injustas entram em colapso, para que um novo sistema, com engrenagens justas, se erga, tendo como centro o Trono da Graça de Deus.
Acorde, povo de Deus! Voltemos para as Escrituras! Abandonemos a mentira, o argumento falso, o estelionato, e voltemos à prática do primeiro amor. Caso contrário, Deus nos julgará, e reduzirá nossa indústria religiosa (que chamamos carinhosamente de “igreja”) aos escombros.
Não ficará pedra sobre pedra!
Hermes Fernandes é um dos mentores desta subversão aqui no Genizah
Hermes! Mais uma vez voce nos reforça que por trás desta industria está um povo incapaz de ler e discernir. Falta todo o tipo de educação a este gente. Partem do anafalbetismo funcional até a completa servidão intelectual ao líder, por falta de raciocinio abstrato mínimo. Mas acima de tudo falta Bíblia. O que sobra: egoismo e ambição. Esta gente tem fome de que? Parafraseando os Titãs: Agente não quer só comida!
ResponderExcluirQuando acontece de sermos vitimas disso tudo aí, doi muito. Todo o povo, com rarissimas exceções, parece cego na heresia e invencionice do "ungido" e voce que discorda, mediante leitura, exegese e hermeneutica da Escritura tem a alcunha de instrumento de discordia, do contra, não fala a mesma linguagem, herege, caluniador, etc. Dai pra frente é dose pra leão, será podado em tudo, discriminado, olhares tortos, narizes tortos, parece que voce esta contaminado com alguma doença contagiosa. A perseguição é silenciosa, covarde e sem argumentos sequer humanos.
ResponderExcluirQuando se chuta uma estátua de gesso em frente ao seu adorador, é um problema.
ResponderExcluirQuando se convence ao proprietário da estátua que ela pode ser chutada, bem em frente ao sujeito que enriqueceu vendendo-as, aí é um problemasso. (principalmente se ele for influente, ter amigos pistoleiros...rs)
Lembrei de um livro do Saramago: "As Intemitências da Morte", quando a Morte resolve não matar mais, causando colapso no sistema funerário e revolta nos coveiros.
Como diz a mamãe: "Enquanto vocês choram, eu vendo lenços..."
Não quero desanimar, mas a cada segundo nasce um oportunista, e gente que quer ser enganada também. Quando me perguntam sobre estes tipo de questão, sou como Chicó:
"Num sei, sei que é assim..."
Os líderes dessa indústria religiosa estão empreendendo um viagem megalomaníaca a um céu de ilusão, onde vale todo tipo de distorção.Apesar dos escândalos, das prisões, das denúncias de lavagem de dinheiro, essas arapucas crescem e florescem por que têm o deus Mamon que avaliza todas as suas falcatruas.
ResponderExcluirISSO É UMA VERGOOOONHA!!!
Jesus deve estar cançado de dizer ao Pai: Pai perdoa porque eles não sabem O QUE DIZEM,MAS SABEM O QUE FAZEM.
ResponderExcluirCom certeza eles sabem o que fazem. Tem gente por aqui, que vê o evangelho como oportunidade de lucro, emprego, promoção e etc. Falam de Jeus mas sem o mínimo de entendimento. Falam de Jesus com interesse, Falam de Jesus contra o próprio Jesus.
Com certeza eles sabem o que fazem, e fazem para sua própria condenação.
Não nos deixemos contaminar por essa gente, doente, sem graça e sem evangelho.
Só vômito provém da boca dessa gente.
Um abraço
É muito difícil romper com um "esquema" tão lucrativo como o que foi mencionado no texto principal, mas não é impossível.
ResponderExcluirHá pessoas que demoooooram acordar não porque sejam ignorantes (falta de letramento) ou porque não conheçam a Bíblia e sim por "temer" a Deus, mesmo que seja de um modo equivocado.
Fazem isso porque recebem um ensinamento errado.
Culturalmente, somos educados para obedecer. Isso tem perpetuado de geração para geração.
Eu mesma "aguentei" muita coisa nesse meio sangue-suga porque me ensinaram que manifestar opinões contrárias a qualquer "autoridade" é desobediência. E há base bíblica para fundamentar que desobediência é pecado, mesmo que seja uma interpretação errada.
Parece um atestado de burrice o que vou relatar a seguir, mas é fato.
Meu esposo e eu fomos "associados" (só para doar) do R R Soares durante uns três anos.
Cheguei doar de uma só vez para uma campanha de um "missionário" itinerante uma quantia que daria para meu esposo e eu ficarmos num Hotel de luxo uns 15 dias. E olha que ambos temos curso superior e frequentamos cultos e escola bíblica desde a infância.
Isso sem contar ofertas extras, avulsas e etc...
E o tempo que passei "camelando" para fazer coisas que eu achava que era para Deus e hoje vejo que não passavam de caprichos dos meus líderes?
Faz-se necessário contar como acordei...isso só aconteceu quando me decepcionei com algumas pessoas que eram ícones para mim (pastor e pastora). Doeu muito e ainda continua doendo.
Outro dia, se tiver oportunidade, eu conto.
Quando li, pela primeira vez, as publicações do Genizah, vibrei com a coragem dos escritores...muitos textos pareciam reprodução de conversas que meu esposo e eu tivemos no interior de nossa casa.
Expor tudo isso, para mim, já é um grande avanço.
Tenho divulgado o que tenho visto e ouvido aqui.
Aos poucos meus familiares também estão acordando. Alguns já são leitores deste blog.
É o trabalho de vocês, pessoas comprometidas com o genuíno evangelho de Cristo frutificando.
Isso é extremamente precioso!
Podem acreditar! Vocês estão rompendo barreiras culturais...isso não é pouca coisa.
Sigam avante!
Hermes, meu querido, relaxa...vou te ensinar um remedinho básico para as referidas "picadas":
ResponderExcluir*Neutralização = ácido + base...correto?
*Se o veneno for de abelha (ácido), aplica-se Leite de Magnésia(base)nas picadas e assim (queira o bom Deus) toda a contaminação fecal gerada no cérebro dessa gente, e inoculada através do veneno, será finalmente eliminada!!!
Conte comigo quando se tratar de Química Espiritualizada.
Abraços.
Raquel,
ResponderExcluirQue coisa ein.
Fiquei até com DÓ.
Graças a Deus que vc ficou livre disso tudo. Cuidado para não se colocar em jugo de homens.
Um Abraço.
Pastoragente
ResponderExcluirMe dá algumas receitas aí.
Tem alguma receita para fundamentalismo em estado terminal?
Ri muito
Um abraço
É o verdadeiro coronelialismo evangélico, estes pastores estão coando as bênçãos e tragando os milagres, como se eles tivessem capacidade para tais.
ResponderExcluirMuito bom Hermes!
ResponderExcluirO sistema só é sistema porque se retro-alimenta... Todo ensinamento, desde a escola dominical para as crianças, serve para justificar a maneira de operação desse sistema perverso!
O que eu penso é que a manifestação visível desse sistema são essas aberrações que vemos por aí, com os encontros, os apóstolos, tudo em nome de Gizuz...
Creio ser muito importante notar que o mesmo se aplica às igrejas históricas que, apesar da discrição, atuam da mesma maneira... Salvo raras exceções, claro!
Abraços a todos...
O que os salafrários, delinquentes e punguistas do evangelho de Mamom, os pequenos e grandes crocodilos espirituais, não contavam era com uma tal de Internet, o maior púlpito da Terra. O que eles cochicham e tramóiam nas alcovas será revelado sobre o telhado (Lc 12:3). Este tempo já chegou, a chapa deles vai esquentar e é muito. Será como combater o invisível, como a guerra dos EUA contra o terrorismo, não saberão de onde virão as pauladas. Não esmoreçamos pois.
ResponderExcluirNão sou muito chegado à tal "apologia", porque penso que, se o irmão tem os 7 "um" citados em Efésios 4, é um irmão e, por outro lado, se tiver menos não o é.
ResponderExcluirMas o blog de vocês me fez repensar. Alguém tem, sim, que falar - e falar de acordo com as Escrituras!
Vão em frente e não deixem que os fariseus (os de capa [ou paletó] de santidade), os saduceus (os modernos vendilhões do templo) e os herodianos (os que se contaminaram com a política e, no poder, fazem igual aos ímpios - ou até pior!) calem vocês.
O Senhor seja com o espírito de cada um de vocês!
João Nicácio
Não sou chegado a sítios de "apologia" - mas o blog de vocês é outra coisa!
ResponderExcluirTem hora em que se tem que trançar cordas e descer o braço nessa cambada!
Vão em frente e não se calem nunca diante dos fariseus (os que tem capa [ou paletó, off course!] de santidade), os saduceus (os vendilhões do templo modernos, que só querem lucrar com os santos) e os herodianos (que fazem dos irmãos massa de manobra para fins eleitoreiros e, no poder, fazem como os ímpios - ou até pior!).
O Senhor seja com o espírito de cada um de vocês!
A Graça seja convosco!
João nicácio
Não é preciso mexer na indústria gospel, basta não comprar nada, claro só a biblía
ResponderExcluirPRIMEIRAMENTE QUERO DIZER A TODOS VCS,QUE DEUS NAO EXISTE,QUE JESUS NAO MORREU NA CRUZ,E O QUE ESTA ESCRITO NA BIBLIA E TUDO MENTIRA! A BIBLIA FOI ESCRITA PELO HOMEM QUE E UM SER FALHO. O QUE EXISTE E UMA FORCA COSMICA QUE REJE ESTE UNIVERSO.
ResponderExcluirE O QUE EXISTE TAMBEM E UMA CAMBADA DE PASTOR E PASTORAS FILHOS DA PUTA,QUE FICAM ROBANDO AS PESSOAS E ESTAO ENRIQUECENDO AS CUSTAS DO SOFRIMENTO ALHEIO.
NAO TEM NINQUEM NA JUSTICA QUE VEJA ISTO E QUANDO ALQUEM DA JUSTICA VAI FAZER ALGUMA COISA, O DINHEIRO DOS PASTORES E BISPOS FALA MAIS ALTO,
ELES CONSEGUEM COMPRAR PROMOTORES E JUIZEZ.
Infelizmente o que se consegue com tudo isso é le-
ResponderExcluirvar mais pessoas para fora do Reino.Onde está o temor do Senhor?O nome Dele é blasfemado por esse
tipo de coisas.Quando Deus trouxer o Seu juízo à
Igreja todos esses fugirão tentando se esconder,
mas será em vão.Que saudades dos dias de Ananias e
Safira...
me lembro q uma vez aqui na suiça eu e meu marido levamos o nome de filhos do diabo pq repreendemos um "pastor"por suas heresias,se falamos o evangelho verdadeiro querem nos crucificar,mas q crucifiquem,perseguiram o meu Jesus imagina a mim e ao meu marido,seguir a Cristo nao è facil,vc vai sofrer,muitos vao te perseguir inclusive os da tua familia(eu e meu marido sabemos bem disso)serâ uma longa e dura estrada e o caminho???hahahaha cada vez mais estreito!!!isso eu te garanto!!!è certo!!irà te custar TUDO,SE PREPARE PARA A GUERRA!!!pq Jesus nao prometeu que seria um mar de rosas perfumadas,e sim muita dor ,sofrimento ,solidao,sei oque digo pois passo por isso!!!escolhi pregar a verdade e todos me odeiam,mas è o preço,mas me acostumei com isso , escolhi a cruz e esta do lado do meu DEUS pai do Senhor Jesus que me salvou e me livrou da danaçao eterna,aquele que destruira e lançarà ao seu tempo a morte no inferno junto com satanàs e seus seguidores por toda a eternidade.Nada troxe pra essa terra e nada vou levar dela,ja ganhei muito e ja perdi muito tb,sò nao quero perder o meu Senhor de vista rsrsrsrsr..ler sempre a palavra e pratica-la que è o mais dificil,mas nao imposivel.louvo a Deus pela vida de vcs que continuem no caminho estreito,pois sò tem esse ,nao existe outra porta pela qual devemos entrar.que Deus abençoe vcs.
ResponderExcluirBicho, o maior problema na minha opinião é que muitos pastores que pregam heresias, o fazem de boa fé. Eles foram talhados pelos precursores da ignorância, mas, nem por isso, se tornam menos perigosos, talvez até mais, já que defendem a causa insana com muito mais amor.
ResponderExcluir