Carreira$ mu$icai$, ministérios de louvor e Ato$ Profético$
https://genizah-virtual.blogspot.com/2009/09/carreira-muicai-ministerios-de-louvor-e.html
Danilo Fernandes
Faz muito tempo que eu queria escrever sobre os “levitas da casa do Senhor”. Acho que me faltava a força de um testemunho. O ótimo artigo “Levitas?” do Giancarlo Marx resume quase tudo o que eu gostaria de dizer sobre a matéria.
Deixando, pois, o adjetivo “levita” no campo das abstrações do absurdário gospel, vai então o resto do meu entendimento sobre o assunto:
Eu não tenho nada contra um artista de música cristã ganhar fortunas e cobrar fortunas por seus shows. Bom para ele e para quem paga. Gerem empregos e sejam felizes.
Eu fico triste é de ver igrejas pagando fortunas por estes shows. O problema é, portanto, “quem” paga e em prejuízo “do que” paga.
Eu fico triste é de ver igrejas pagando fortunas por estes shows. O problema é, portanto, “quem” paga e em prejuízo “do que” paga.
Tão pouco me importa se cantam o que sentem ou sentem o que cantam. Eu sei o que canto, você sabe e, quando louvamos, há de ser assim, pois O Recebedor também sabe a Quem se dirige o louvor e vê o coração de quem louva.
Se a falsidade e a hipocrisia de alguns artistas te causam nojo, prepare-se para o pior pois o capitalismo é implacável e a nova onda é esta. Só Jesus segura Mamon! Meno male, pois a onda já foi o Axé (satânico) e o sal de fruta está ai para isto mesmo... Estou até querendo lançar o ENO GOSPEL, encara?
Eu gosto de muitos músicos cristãos brasileiros e estrangeiros (de diversos gêneros) e detesto muitos outros mais e, a cada dia, acho que a classificação gospel é genérica demais para caber tanta forma de expressão diferente.
Eu gosto de muitos músicos cristãos brasileiros e estrangeiros (de diversos gêneros) e detesto muitos outros mais e, a cada dia, acho que a classificação gospel é genérica demais para caber tanta forma de expressão diferente.
Como apologista cristão, o pensar e o sentir de um cantor gospel ou de alguém que se dirige a Deus é coisa irrelevante. Como é indiferente o motivo e a intenção de alguém que se dirige a Deus em oração particular. Deus julga. Minha atenção se volta ao ensino público. Opa! Ai é caso de se ver e julgar, como manda a Palavra.
Cabem aos pastores e líderes decidirem quais as músicas podem e devem ser usadas em momentos de louvor nas suas igrejas. Cabe a você decidir se determinada música será ou não dada em louvor a Deus. Caberá a Deus decidir aceitar, ou não, como tal. Como Pai, haverá Deus de olhar o coração e a intenção. Presumo que haja como aquele pai terreno que recebe de seu filho um papel cheio de garranchos ainda úmidos de tinta aquarela, com o orgulho de quem segura um quadro de Matisse ou um Renoir. Há de ser assim, ou você leitor acha ser capaz de ofertar a Deus algo feito por mão ou mente humana que tenha para Ele algum valor, se não for o seu Amor?
Vai daí, que até os trinados aborrecidos do mais brega dos cantores gospel servirão, se não forem heresias em verso ou batuque de terreiro em prosa, não sendo oculto, profano. Sejam bereianos ao cantar! Mas em se tratando da qualidade da canção, cada qual que pendure na geladeira ou nas paredes do escritório as obras de arte de seus filhos, não me peçam para olhar, pegar ou achar bonito, que isto para mim é daquelas coisas que cada qual cuida, limpa, ouve, cheira, agüenta o seu.
Os artistas cristãos são profissionais com carreiras. Carreiras, não ministérios.
Agora, se o artista quer ser chamado de ministro do louvor e quer ter um ministério, então, neste caso, não pode cobrar fortunas para cantar em púlpitos e, principalmente, deve se comportar como tal, se preparar e se dedicar com temor e tremor a um ministério da Obra do Senhor Jesus. Serão, pois, como ministros observados em seu comportamento como se faz e se exige dos que são obreiros na casa do Senhor. Sua vida deve ser reta e exemplo para os irmãos. As letras de suas músicas devem ser Bíblicas, escrutinadas pela Igreja.
O que não dá é querer agir como artista de carreira quando se trata de dinheiro e vida pessoal, pregar sem estar preparado, usando o palco como púlpito ou plataforma política, desfilando doutrinas vazias às massas hipnotizadas, abusando dos atos proféticos, das jam sessions com o “espirito” (sabe-se lá de quem), usando um falso ministério como escudo ungido selado e logomarcado com O sangue do Cordeiro!
Este quer enganar. Explorar a fé alheia. Fuja deste! Quem faz assim não é ministro de outro se não de Baal. É prostituto cultual.
Aos que vestiram a carapuça do prostituto cultual, antes que se ofendam, saibam o significado da denominação, para assim, ao menos, se ofenderem com mais propriedade. É bom conselho dirigido a quem já andou por muito tempo acostumado a se dar título que pouco ou nada entendia (levita), passando atestado de ignorância bíblica sem a menor necessidade, não é irmão?
Achei muito interessante essa abordagem. Texto explicitativo e com argumentação consistente!
ResponderExcluirA imagem é um tanto "assustadora"...
Tomara que a mensagem transmitida gere transformação na vida de quem o ler!
É duro saber que esse modelo "ambíguo" de levar a vida cristã seja almejado por muitos, pois quem ainda não chegou lá "está se virando nos trinta" para um dia chegar.
Olá Danilo, eu também achei muito interessante a abordagem, mas assustadora. Eu fui lendo as postagens e dando muitas risadas.
ResponderExcluirO Rei David e a garota da laje é muito bom.
Desigrejados, Uni-vos! Essa é maravilhosa.
Cada uma que parece duas, hahaha.
Na boa! Eu não utilizaria uma coisa, o nome de Deus e dos Grandes Mestres em vão.
Aqui em Salvador, Deus é chamado de Painho. Lindo! O amor e carinho que os baianos tem para com Deus é pra se imitar.
Na boa!
Relax!
A crítica elucidativa eleva a consciência. Crie, invente novos nomes, mostre seu poder de persuasão através da criatividade.
A liberdade com criatividade vai longe!
Acredito que fiz um blogueiro feliz
Melhores abraços
Beleza!
ResponderExcluirDa mesma forma que você, há muito sinto vontade de escrever sobre os pseudolevitas e seus anti-ministérios de louvor. O negócio é tão bom que vou parar um pouquinho de rabiscar meu devocional pra dar uma comentadinha. Caso algum "levita" desmamado venha aparecer por aquí.
Pra quem insiste em se enganar levitas são os descendentes de Levi, filho de Israel. Levita não quer dizer cantor. Sendo assim se você se diz Levita sem ser descendente de Levi, você está se autodenominando bastardo, (ou um filho de-quem-vocês-tão-pensando-mesmo). Eles receberam como herança a casa de Deus, dessa forma eles cuidavam não só do canto, mas do sacerdócio, da ornamentação, da limpeza e até da latrina.
Como meu ouvido não é latrina, por favor, "pseudolevitas" não insistam!
Ministério é a mesma coisa de serviço. Dos ministério dispensados pelo Espírito Santo, segundo a graça de Deus, não tem o de cantor. Sendo assim não existe chamado para ser cantor. O louvor é uma parte integrante do culto cristão, se o concebermos como um evento onde Deus usa pessoas, na primazia da sua Palavra, em suas aptidões para edificação mútua.(I Cor 14:26; Col 3:16), Não é um produto. Se seu meio de vida é divulgar canções com temática cristã, que sejam canções bíblicas e evangelísticas, não mantras exaustivos. Que tenham coerência teológica, geografia, histórica e ética, não desabafos ou impressões que vocês acham que tem.
Não vou ter um pingo de receio de protestar contra os os anti-ministros de louvor. Fora ao cachê nas igrejas! Fora ao "jaba" "gospél"! Fora ao império das gravadoras "gospél"! Fora à burrificação do cancioneiro evangélico! Fora aos mini-cantores! Fora os levitas bastardos!
Fora eu (que já falei demais)!
George Arrais
devocionaldominical.blogspot.com
twitter.com/hauvaiana
Salmo 150:
ResponderExcluir6 Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.
Olá Danilo, foi uma surpresa para mim tê-lo como um de nossos seguidores em o Blog do Discípulo, guardarei com muito carinho seus elogios e aproveito para convidá-lo para que também conheça nosso outro trabalho o Observatório Teológico - www.observateologia.blogspot.com Seu blog é de fato insuperável no que se propõe de escrachar as bizarrices gospel. Mas é um trabalho sério, sei que seu intuito e de seus companheiros é de levar-nos à reflexão, reflexão esta que deverá promover mudanças em nossas atitudes. Não sou músico mas recomendarei a alguns músicos que conheço esta reflexão sobre a música em nossas igrejas. Um abraço irmão, firme em sua missão e visite-nos sempre também!!!!
ResponderExcluirAh! Trocou a imagem?
ResponderExcluirCom Mikey Mouse ficou melhor!
Gostaria de comentar, mas não tenho o que acrescentar. A obra tá completa.
ResponderExcluirMuito bom.
Hehehehehe!!!
ResponderExcluirSão verdadeiros "Leviatã´s".
Paz!
Às vezes me pergunto: Se Jesus dissesse hoje para alguns levita$ como disse ao jovem rico (Lucas 18): "Ainda te falta uma coisa: vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me", será que o fariam? Cantar da boca pra fora "Abro mão dos meus sonhos, abro mão dos meus planos, abro mão da minha vida por ti", da boca pra fora é fácil...
ResponderExcluirAlessandro Cristian
Concordo com o Alessandro Cristian...
ResponderExcluirSabe..., até abrem mão dos sonhos..., mas não do cachê....rsrsr !!!
Fiquem todos na paz !
Raquel Oliveira
Excelente.
ResponderExcluir:-)
ta cada vez pior ,nun tenho mais nen vontade de ouvir uma radio "gospel????""ou sei là como se chama ,sò sei q o povo de Deus ou q se diz de Deus ta sendo cada vez mais enganados..agora :que diferença tem essas bandas das do mundo???pra mim nenhuma.estao cada vez mais distantes do "trono".os conceitos sao outros,tudo eles acham que è ministerio,affff quanta tôlice,levitas disso ,levitas daquilo outro,bom levitas mesmo sò existio no Antigo Testamento,o resto è bobagem e modismo.
ResponderExcluirhoje o comércio tá brabo mano!!!
ResponderExcluirUm amigo querido cunhou a expressão "moneystério". Será que se aplica ao caso em tela?
ResponderExcluirÉ, a coisa está muito feia, já tem pastor pregando de Kipá e Talit, só falta trazer a ovelha amarrada e produzir uma cena de sangue durante o culto de domingo. E de-lhe tocar o shofar.
ResponderExcluirMuito bom! Sou cantor evangélico, bem depois de tantas coisas parei. Na verdade sou ministro de louvor e gravei um CD faz algum tempo. As músicas ainda são atuais, pois na época era muito adiantada para algumas pessoas, pois creio que vai chegar essa época de músicas com mensagens bíblicas. Elas falam do Apocalipse, de inferno de céu, de pessoas fazendo coisas erradas e pagando por isso, mas tem alguém que pode ajudar a mudar: Jesus. Bem um PASTOR na época que lancei o CD me disse q as letras eram fortes e q se eu fizesse letras mais MELOSAS(não falou assim, mas é o q faz sucesso), então eu iria p frente. Pois bem, não fui mto p frente pois as pessoas só querem ouvir essas coisas q estão por aí e ainda eu fazia por amor SEM COBRAR, mas se não cobrar vc é um artistinha qualquer e se não for famoso(ao invés de JEsus ter a fama), então vc não serve para chamar o povo na igreja. IMagina se Jesus vier numa hora dessas. Eu em particular tentei gravadora pq tenho grandes contatos, mas a história é a mesma. Faça música p o POVÃO ou vc fica por último na fila, esperando a sua vez. Eu não quero entrar nesse MERCADO GOSPEL hipócrita e q vendem Jesus. Até sei dos objetivos reais de certas gravadoras seculares estarem infiltradas no mercado gospel, não é a toa e tem coisas por trás. Bem o Anticristo já está preparando caminho, isso canto nas minhas músicas, mas eles nem deixam eu chegar lá. Tive a oportunidade d mostrar meu CD em espanhol p o Emílio Estéfan esposo da Glória Estefan em Miami e por atraso de 10 mins. de minha amiga isso não ocorreu. Deus falou q eu estava buscando a fama e q Ele tem algo melhor q isso p mim, e isso havia ocorrido qndo eu fui morar na casa d um amigo q é amigo pessoal da Shakira. Fiquei entusiasmado pois ele disse q me apresentaria p o produtor dela, mas Deus falou através d um Pr. num evento d jovens q tinha algguém ali q estava procurando fama mas q Deus tinha coisa melhor q isso. Mesmo assim teimei pq estava FORA da RODA e fui procurar, foi qndo Ele falou no caso do Emílio. Bem sei q a hora vai chegar pq. um diretor gostou d um hino meu e pediu para colocar em uma das cenas de um filme secular q tem um evangélico na história. O filme será lancçado em Março. MAs não quero, jamais ser artista e q o Senhor use da maneira dele. É sofrido, mas o prêmio não é recebido aqui como muitos gostam, ou lá no céu(ninguém mais acredita nisso) não vai ter pedrinhas na coroa...rsrs. Deus abençoe a todos.
ResponderExcluir...E tem mais q não pude escrever antes. No meu tempo(q não faz muito tempo, uns 15 ou 20 anos atrás) a pessoa q conduzia o louvor(levita é um termo sério pq. os levitas foram levantados para unir e tem muito carinha q divide e o termo ministro de louvor é estranho pq não trabalha no congresso nacional), essa pessoa era ungida e não se intrometia ou autodenominava, era escolhida por Deus como Davi, mas hoje qualquer carinha grava um CD no fundo de casa e diz q é um LEVITA, sai é levitando por aí isso sim, se exaltando. Outros se intitulam MINISTROS. Ministro d q???? Vai pedir emprego p Dilma entäo :) Por isso nós temos igrejas doentes. O louvor é um dos principais elementos de um culto e tem gente q não respeita isso. Fui mto tempo do meio musical, tinha uma banda e tocava em eventos com outras várias bandas e cantores e posso dizer: o pessoal brinca com a cara dos outros Tem cantor q toma uns goró antes d subir no palco ou PÚLPITO, outros q até convidam as menininhas p ir ao camarim durante o show(colocam o microfone do lado e falam em off), outros (CASADOS) saem com garotas após o evento, outros(tem até PREGADORES) frequentam casa de swing, fora os q dão uma cheiradinha antes. Mas estes ainda estão em processo de libertação...hehehe. Tem q esperar pq a obra é do E.S. Bem tem gente de noooome e renoooome nacional e internacional. O que tem acontecido é q tem muitas músicas cantadas nas igrejas não são para adorar a Deus e sim a satanás, só q de forma subliminar e tem muitos instrumentos do diabo infiltrado. MAS AQUELE CANTORZINHO OU PREGADOR é FAMOSO, TEM NOME, vamos atrás dele. Vai seguir vai, vc vai é pro inferno com ele isso sim!
ResponderExcluirOs caras tem a cara de pau de dizer que o Espirito Santo inspirou uma musica ou letra, e depois vêm a publico cobrar por isso. Alguns dizem que é pra obra do Senhor... Eu não sabia que a obra do Senhor é um closet cheio de bolsas e sapatos caros, como o de uma LEVETA famosa que conhecemos... A isso tudo junta-se os teoretas da prosperidade, pregando que temos que viver o melhor de Deus! isso pra justificar as mansões e jatinhos que compram com o dinheiro dos seguidores de suas ladainhas populescas e polpudas. Aí forma-se o amálgama perfeito para os aproveitadores da Palavra.
ResponderExcluirAcho digno o cara viver de música cristã, acho digno até o cara ter uma casa decente e uma condição de vida bacana. Mas sempre me pergunto se era isso que Jesus propunha àqueles que o seguissem? É uma desvirtuação da coisa em exagero. Os caras são idólatras do sucesso, pregadores de um modo de viver que traz todas a manias do mundo secular pra dentro da casa de Deus. E nos sabemos muito bem o que Jesus fez com os mercadores do Templo...
Que a Paz do Senhor Jesus seja nosso escudo desse mundo pagão que teima em entrar em nossas fracas vidas, fortalencendo os corações de todos. Amém.
Paulo disse: "É, a coisa está muito feia, já tem pastor pregando de Kipá e Talit, só falta trazer a ovelha amarrada e produzir uma cena de sangue durante o culto de domingo. E de-lhe tocar o shofar." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirSe eu fôsse pastor, eu não daría chance prá ninguém cantar sozinho. Na hora do louvor eu ía fazer com que todos louvassem juntos. Se todos os pastores fizessem isto, o estrelismo e os shows da carne íam ser evitados no meio cristão. Mas tudo começou a funcionar desta maneira por causa do $$$
ResponderExcluirNa igreja apostólica e primitiva todos louvavam juntos.
Concordo plenameeeenteee!!! Ameeei o post, que essa palavra realmente gere mudança radical na vida dos "levitas" do Reino!!
ResponderExcluirAbraçããããoo DanDan
Penso da mesma forma. Estamos vendo nos dias atuais que o precioso nome de Deus esta sendo usado como uma mercadoria, e unicamente uma forma de ganhar dinheiro. E o que vejo é que grande parte desses "levitas" não estão preocupados e adorar e exaltar o nome de Deus como se deve. Não são verdadeiros adoradores... Só querem mais e mais dinheiro, Na minha bíblia, e acredito de na bíblia de vocês também, está rescrito que "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". O que me revolta é que o mundo precisa conhecer a Deus,o mundo precisa ser evangelizado,e grande parte desses "ministros" não estão preocupados em manter missionários, ajudar os dependentes químicos, enfim. Tudo o que ganham são para o conforto deles, para saciar a própria carne,enquanto do outro lado do mundo pessoas morrem de fome, e o pior, morrem sem conhecer a Deus!!!
ResponderExcluirO Levita nao era apenas cantor ou musico, ele cuidava dos utensilios do templo, entao o levita de verdade teria q limpar as cadeiras da igreja, lavar o banheiro ( entao tb sou levita), agora o sacerdocio de Jesus nao era segundo a ordem dos levitas, era como melquesedeque, mas quem era melquesedeque? ninguem quer ser melquesedeque,,,,,pensando bem ele recebeu dizimo, logo vai aparecer uns se intitulando melquesedeque tb
ResponderExcluir