
"Sou um homem que - com grande ousadia - descobriu apenas o que havia sido descoberto antes.
Tentei criar uma nova heresia; mas, quando já lhe aplicava os últimos remates, descobri que era apenas a ortodoxia."
G. K. Chesterton, (1874 - 1936)
(Em Ortodoxia, Ed. Mundo Cristão)
Heresia é uma doutrina religiosa sustentada por um membro da Igreja, e tal doutrina é condenada por esta igreja como contrária aos seus dogmas, aos dogmas da Igreja; por isso é uma heresia.
ResponderExcluirOrtodoxia é uma doutrina definida conforme os dogmas da Igreja.
Um herege é este membro de Igreja que cria uma doutrina contrária às normas da Igreja, no caso dos crentes, contrária à Palavra de DEUS.
Um ortodoxo é aquele que defende os dogmas da igreja e que é rígido em suas convicções. No caso de ser crente defende ferrenhamente a Palavra de DEUS.
O que eu entendo é que tem se levantado dentro das igrejas muitos hereges.
E no universo virtual tem se levantado muitos ortodoxos bloqueiros apologéticos.
Danilo,
ResponderExcluirterminei há alguns dias o livro "Ortodoxia" do Chesterton e, mesmo não se concordando com tudo o que ele escreve, o cara é genial! Vale a pena adquirir o livro e lê-lo. É provocativamente irreverente e irônico; poderia-se dizer, um brincalhão que escreve muito seriamente. Em especial, sugiro a leitura dos capítulos 6 e 7, onde Chsterton faz uma apologia da fé cristã de maneira desconstrutivista (não encontrei termo melhor), desconstruindo a descrença e o ateísmo, e construindo uma fé cristã.
Mesmo sendo católico e defensor do livre-arbítrio humano, é muito mais crente do que a maioria que se vê por aí.
É impossível não assumir posições diante do discurso "ortodoxo" de Chesterton.
Não deixe de ler.
Eu li Jorge! Um dos livros do meu top 10! Não só este mas agora estou lendo em ingles o primeiro da serie do Father Brown... Livro de ficção tipo policial do G.K.!
ResponderExcluir