Um Cartoon Indignado!
https://genizah-virtual.blogspot.com/2009/07/um-cartoon-indignado.html

Rubinho Pirola
"E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer:
Olhai que ninguém vos engane;" Mc 13:5
Olhai que ninguém vos engane;" Mc 13:5
Alguns, mais avançados para a idade, queriam saber já das menininhas que começavam a aparecer aos seus olhos como mais um dos regalos da vida.
Eu não. Eu já queria mais, queria derrubar o governo.
Vivíamos lá nos idos da revolução e eu, ao ver todo aquele ódio contra os "terroristas", jargão oficial usado para definir os que simplesmente, discordavam daquela bandalheira toda e autoritarismo, promovido pelos que tomaram de assalto a nação; desconfiava que algo ruim acontecia e nada que encontrasse eco na Palavra de Deus que, por aquela altura, já se fazia claridade ao meu coração.
Quando cheguei aos 14, quando Jesus revelou-se a mim como mais do que religião e crendice de família, o meu pai, coitado, respirou aliviado ao pensar que o temor de ter um filho bandeado para os lados dos "que comiam criancinha" (no sentido literal do termo), o lado dos terroristas-comunas-safados, inimigos de Deus e da pátria, como queiram que se denominavam os que insistiam em andar à margem das leis - de exceção é bom que se diga - naqueles tempos difíceis.
Ledo engano a do meu velho.
Com o Evangelho no coração e a solidariedade ao pobre, ao marginalizado e desprezado que brotava do meu coração transformado, fiquei ainda pior. Dos cartoons que insistia em por - ou tentar a por nos jornaisinhos de colégio ou do cursinho, passei a reunir-me com toda gente que dizia não ao opressor, ao inquisitor, viesse ele de onde viesse.
Eu cresci, o país mudou, o mundo mudou... (tirando Honduras onde um punhado de militares insistem na desgastada fórmula de usar aquilo que são de pior - forças e armadas - estão a tentar divulgar a sua "versão oficial" da história) continuo o mesmo. Ou talvez pior. Mais velho e mais mau-criado.
E inimigos não faltam contra quem lutar.
Aos inimigos que insistem em fazer da cruz algo de que usar para roubar e tirar proveito em detrimento dos outros, vai agora a minha indignação feroz. Não dá para calar-me e fazer como fazem as pessoas na sala de jantar (e nas igrejas) "ocuparmo-nos em nascer e morrer"...
Já disse, dia desses a um irmão que tem feito aqui em Portugal, apologia (cristã, imagine) do nazi-fascismo: "na minha mesa, rapaz, cabem prostitutas, bêbados, gente que faz aborto, pecadores vários, mas aquilo não é mesa da "mãe-joana". Tenho princípios, meu velho. Lá não cabem os que dizendo-se irmãos, são guiados de um espírito usurpador, roubador, presunçoso que se acha mais do que outros e que explora, "costurando o véu que a cruz já rasgou", que pretendem capitaniar, controlar, explorar o que é livre, vendendo a graça que veio, de graça, do sacrifício de Cristo".
Para esses, os picaretas falsos-apóstolos-profetas-evangelistas-pastores-doutores, por quem não oro, confesso, e nutro o mais profundo desprezo, vai o meu cartoonzito de hoje.
E aproveitem, porque hoje estou calmo.
***
Fonte: Rubinho Pirola, blogueiro (de um site fantástico, para mim, dos melhores da web), radialista e escritor. Como ele mesmo diz: Ítalo-brasileiro, lusitano de coração e cidadão do mundo. Casado com (a mesma esposa!)Betânia Alves há já 27 anos, pai de duas filhas(Rebeca e Raquel), sogro de um (argh!) carioca torcedor do Flu (David)e avô de dois meninos (Davi e Felipe).
-------------
Comentários de Genizah
Rubinho, hilário, me disse outro dia, referindo-se a situação da igreja evangélica brasileira tomada de “profetadas” e vendilhões, que se sente tal qual aquele personagem do Jô Soares exilado na Europa, que vez por outra ligava para o Brasil para saber das notícias, levava aquele susto com a bandalheira correndo solta e terminava com o bordão: “Madalena! Você não quer que eu volte!”.
Mais é isto mesmo! Ou como aquele outro que acordava do coma, ouvia o pior da realidade e dizia: “Me tira os tubos, me tira os tubos”!
Pois é mano! O negócio é ter bom humor e seguir tocando sua ótima programação de rádio ai de Portugal, pois visto aqui de pertinho, além da imagem feia, como lembrou o Márcio de Souza outro dia, tem também o cheiro!
Deiner Urzedo do blog homônimo mandou o vídeo do quadro do Jô supra, risos. Muito bom!
Mais é isto mesmo! Ou como aquele outro que acordava do coma, ouvia o pior da realidade e dizia: “Me tira os tubos, me tira os tubos”!
Pois é mano! O negócio é ter bom humor e seguir tocando sua ótima programação de rádio ai de Portugal, pois visto aqui de pertinho, além da imagem feia, como lembrou o Márcio de Souza outro dia, tem também o cheiro!
Deiner Urzedo do blog homônimo mandou o vídeo do quadro do Jô supra, risos. Muito bom!
Li muitos cartonns nessa época, também queria transformar o mundo.
ResponderExcluirEsse quadro do Jô é inesquecível; aquele que ele falava pra não levar a máfia pro Brasil, que esculhambava a máfia.
Só JESUS pode transformar o mundo e nos ensinar a lidar com todas essas barbaridades que estão acontecendo dentro das igrejas.
Só para lembrar os "defensores da pátria", que queriam impor uma ditadura do proletariado, segundo Fernando Gabeira, estão no governo e até agora a coisa tá de mal a pior, não convèm vincular a fé a política, e sim militar o bom combate, e amparar os necessitados oprimidos......
ResponderExcluir