NAQUELA NOITE, A SUA MÁSCARA CAIU
https://genizah-virtual.blogspot.com/2009/06/naquela-noite-sua-mascara-caiu.html

Levi Bronzeado
Ele era um pregador fantástico. Dizia-se que no meio evangélico, não havia igual. Ganhou fama e notoriedade pelos sermões que realizava nas noites de domingos em sua igreja. Era um perito tanto em anestesiar as massas, como em incendiá-las. Aplicava com esmero, as noções do populismo eclesiástico que importara dos EUA.
Tinha mandado aumentar a área do púlpito de seu templo, a fim de poder executar as suas dramatizações com mais liberdade. Tomara aulas de patinação por dois meses, e ultimamente usava patins com roldanas para deslizar suavemente no assoalho reluzente do palco “divino”, onde emocionava a platéia ensandecida, com suas peripécias circenses. O som estridente de “Ô glóoooooriaaaa!” ecoava quando ele rodopiando sobre as rodas dos seus patins, assim falava:
─ Irmãos! Lá no Céu não iremos nos cansar, caminhando ou andando, como se faz aqui na terra. Lá deslizaremos suavemente em patins de ouro e de prata, pelas ruas de cristais da Nova Jerusalém.
Para demonstrar o ruído dos patins “celestiais”, ele deslizava em círculos pelo palco gritando:
─ Vai ser assim irmãos! Vai ser assim! Olhem, olhem bem!
E como ele sabia bem dominar o público! Com esperteza e astúcia, conseguia tirar da multidão o tipo de emoção que quisesse ─, como um exímio violonista faz com as cordas do seu instrumento. Ante a sua verve, a multidão ora respondia com gritos histéricos, ora reverberava com choros e saracoteios.
Os seus emblemáticos sermões de domingo à noite o levaram aos píncaros da fama. Os cachês que no início eram modestos, agora atingiam vultosa soma Era disputadíssimo, para falar em congressos evangelísticos nas grandes cidades do país. Sabia como ninguém, sugestionar as massas. Dizia: “hoje eu quero cinqüenta almas rendidas aqui a minha frente”. E não é que vinham aos pés do preletor, o dobro do número por ele vaticinado!.
Adorava criar vinhetas e bordões, executando uma exegese exótica e fantasiosa dos escritos de João no seu Livro, Apocalípse. Numa excitação alucinatória inacreditável, fazia todos verem as mansões celestiais. Para isso, ele primeiramente mandava a multidão fechar os olhos, e pressioná-los com bastante força com os dedos, para em seguida perguntar:
─ O que vocês estão vendo nesse momento?
E a multidão ensandecida, e sob esfuziante barulheira dizia em coro:
─ Estamos vendo as luzes da Cidade Santa.
Quem estivesse observando o quadro à certa distância, concluiria, tratar-se de uma histeria coletiva.
Ao chegar a sua casa, após o término dos seus fantásticos sermões, o pregador executava a velha rotina: despia-se de sua colorida indumentária, lavava o rosto, para retirar as tinturas da pegajosa maquiagem, e vestia o seu pijama de pura seda, para mergulhar, em seguida, na sua imensa e macia cama.
Recentemente, após um desses fenomenais cultos, um fato surpreendente fez com que ele não conseguisse conciliar o sono. Ele ouvia um programa evangélico pelo seu radinho de cabeceira, quando, foi surpreendido por um hino do “Trazendo a Arca” ( Ministério do Louvor). A letra do hino bateu muito forte dentro dele, ocasionando uma súbita elevação de sua tensão arterial, que terminou por levá-lo a um Serviço Médico de urgência, onde ficou em observação tratando-se de uma crise hipertensiva. Segundo a equipe médica de plantão, tudo fora ocasionado por um forte abalo emocional.
Após essa noite fatídica, ninguém mais ouviu falar no nome desse ator gospel.
Diziam, à boca pequena, que ele tinha tomado um chá de sumiço. É bem verdade, que alguns da igreja ficaram com saudades dos fantasiosos e açucarados sermões, entremeados de cenas circenses, nas noites de domingo.
Nota do autor:
O leitor, com certeza, está ansioso para ouvir a canção que desestabilizou o famoso pregador dos domingos à noite. O título desse hino é: “Quem é Você”.
Relaxe bem, e clique aqui embaixo, para ouvir essa bela melodia, prestando, é claro, bastante atenção na sua inspirada e interessante letra:
***
Fonte:
Ensaio por Levi B. Santos
Guarabira, 21 de junho de 2009
Guarabira, 21 de junho de 2009
E Danilo,as mascaras sempre caem,não tem como se esconder de Deus!!!Em Lc 12-2;3
ResponderExcluirMas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.
Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado.
DEUS VÊ TUDO!!!!E Ele "brada"!!!!
Abraços
Quem é você
ResponderExcluirTrazendo a Arca
Depois de pregar seu lindo sermão
E de cantar a última canção
Quando você volta pra casa
E ninguém mais que você
Precisa impressionar está por perto
Quem é você?
Quem é você quando ninguém vê?
Quem é você?
Só você mesmo pode responder
Por trás da aparência, onde só Deus vê
Bem no seu intimo sombrio
Sufocado e trancado a sete chaves
Maquiando o teu vazio
Deus e o travesseiro sabem
Quem é você quando ninguém vê?
Quem é você, Quem é você?
Quem é você?
Longe do altar, o que Deus vai ver quando Te sondar
Quem é você além de um domingo
Depois das luzes, do discurso e da máscara
Quem é você quando ninguém vê
Quem é você?
Bom, quem é esse pregador? Nunca ouvi falar de alguém que pregasse sobre patins... Digo não falar sobre patins... você entendeu né?
ResponderExcluirQuem é esse cara???
É MTO FORTE MSMO...GOSTEI MTO DA HISTÓRIA, PENA QUE NA VIDA REAL ELA TB ACONTECE, TALVEZ ATÉ DE UMA FORMA UM POUCO DIFERENTE MAS ACONTECE.
ResponderExcluirBOM ONDE EU VI O LINK DO SEU BLOG EU N LEMBRO NÃO. MAS FOI O PRÓPRIO DEUS QUE ME TROUXE AQUI PARA VER SEUS POST'S EDIFICANTES.
UM ABRAÇO
Essa canção nos colocar em situção de questionamento, e nos coloca diante de Deus!! Impresionar para quê, se vamos voltar e muitas vezes está só...ou ao lado de Deus, perguntando para que tudo aquilo...
ResponderExcluirLinda...
Linda a música e linda a história também.
ResponderExcluirE pensar que existem tantos casos assim né...
Me fez muito refletir sobre meu proprio ministério, quem sou eu, quando somente Deus ve?
ResponderExcluirSó eu sei os pensamentos que divido com meu travesseiro, quando penso em colocar todos em um mesmo saco e jogar tudo ao lixo evangélico, me deparo com uma letra como essa.
Reflexivo, contundente, obrigado Deus por pessoas que ainda preocupadas com pessoas compartilham com os irmão tais coisas...
Pergunta pra ser feita todo dia...e respondida, claro.
ResponderExcluireste hino serve pra tais pastores que usam as máscaras e por tráz é lobo
ResponderExcluirsabe oq eu acho? que vc apenas queria estar no lugar desses grandes pregadores, "silas, Terra Nova, Marco Feliciano e tantos outros que você menciona em variar reportagens" acho que você conhece a verdade e não aceita, errou e saiu da casa de Deus, tinha um chamado e o jogou fora e agora apenas critica, o que os fracos fazem :)
ResponderExcluir