681818171876702
Loading...

Viva La Reformación! Evangélico, não. Protestante!


Digão 

Certas palavras mudam completamente de sentido com o tempo. Se dissermos, por exemplo, que alguém é formidável, estamos dizendo que esta pessoa é incrível, maravilhosa. Certamente se dissermos numa igreja que a obra de Deus é formidável, seremos entendidos como alguém que exalta o nome do Senhor apropriadamente. Afinal, “formidável” é algo, enfim, formidável. Mas, inicialmente, “formidável” é algo que dá medo, assusta. 

“Galera” é outra palavra com sentido mudado. Hoje significando ajuntamento de pessoas, galera inicialmente era o navio movido a remada de escravos, coitados. 

Aliás, “coitado” também teve seu sentido alterado, de um significado chegando às raias do pornográfico (significava que alguém ficou “derrubado” depois de um período intenso de coito, ou seja, sexo) para algo tão pudico que pode ser dito na mesa do café da manhã junto com as crianças. 

“Evangélico” é uma palavra que foi mudada, e para pior. Quando me converti, há 24 anos atrás, o evangélico era alguém mais austero, não muito bem compreendido em uma sociedade de maioria católica, pois insistia em não cultuar santos e imagens. Era um sujeito honesto e que levava a sério a palavra empenhada. Evangélico era aquele que respeitava a família (sua e alheia), que não aceitava leviandades com o nome de Deus, e que se destacava nos estudos e no trabalho. É claro que havia aberrações, mas eram as exceções que confirmavam a regra. 

Hoje viramos motivo de piada. Evangélico, hoje, é o sujeito que fala que ama a Deus, mas que vira um animal desembestado na internet saindo em defesa de seus ídolos. Sim, evangélico hoje é idólatra. Mesmo que diga que não reverencia santos, é idólatra porque reverencia pecadores que fazem do discurso religioso seu comércio lucrativo. 

Evangélico é aquele que gosta de música brega, bem brega, capaz de corar Jane&Herondy, mas com letras com termos herméticos que só os iniciados compreendem. Evangélico hoje é aquele que não se preocupa com santidade da família, mas faz Terapia do Amor; não se importa tanto assim com trabalho, mas sonha com o toque mágico da unção da prosperidade, versão do sonho da mega-sena para aqueles que não jogam; não procura ser agente transformador da sociedade, antes se tornando um feliz cooptado por ela; não se empenha por estudar a Palavra, mas almeja uma revelação. 

Se antes evangélico se alegrava quando a Palavra de Cristo brilhava, hoje se alegra por seu artista gospel preferido estar na trilha sonora da novela. Ainda que nem todos os evangélicos sejam assim, o mau uso da palavra, através do ruidoso péssimo testemunho de alguns, atinge a todos.

É hora de retomarmos outra palavra usada para nos identificar. Devemos retomar nosso não-conformismo, nossa santa indignação, e tirar a poeira da palavra “protestante”. Resgatar seu sentido original na história, que era o de protestar contra a arbitrariedade do imperador Carlos, da Alemanha, que queria empurrar, goela abaixo, um cristianismo de rito romano, abandonando os avanços alcançados pelo movimento reformista iniciado por Lutero. 

Protestante é aquele que procura viver a vida de acordo com a Palavra, compreendida através da lente das “cinco solas” (só a graça, só a fé, só as Escrituras, só Cristo, glória só a Deus), descartando acréscimos. 

Protestante é aquele que entende que a soberania de Deus abarca também o Seu amor, e não é algo excludente. Protestante é aquele que entende que o seu primeiro mandato é o de redimir a cultura, para que possa refletir o caráter bondoso de Deus, que presenteou a humanidade com tanta gente de talento.

Protestante é aquele que entende que revelações extra-bíblicas são forjadas na ante-sala de belzebu, e que, por isso mesmo, precisa conhecer a fundo a fonte original, a Bíblia.

Enfim, protestante é aquele que não se deixa seduzir com o canto da sereia do mundo, antes procura amoldar-se à vontade de Deus. Portanto, prefiro ser esta metamorfose ambulante chamada de “protestante” a ser chamado de “evangélico”. 

Quero que minha vida glorifique a Deus, e não que envergonhe Seu nome. Quero ser alguém que traga a boa notícia de Jesus, e não alguém que aprisione outros pelo ferrolho desta religiosidade estéril. Quero ser portador da paz. Não quero ser “formidável”. 



Digão procura o sentido das palavras e da Palavra e compartilha aqui no Genizah.




vida cristã 3675214801303641577

Postar um comentário

  1. Muito bom! Vale fazer camisa com a figura do post?

    ResponderExcluir
  2. Ao ler a postagem lembrei que quando criança, na escola, por ser o único aluno protestante, nas aulas de religião não participava das rezas, fazia outras atividades e a professora explicava dizendo que eu era protestante, e eu não gostava de ser chamado protestante, replicava dizendo bem alto que era evangélico. Hoje crescido e entendido, faço questão de dizer bem alto: sou protestante!

    ResponderExcluir
  3. Ao ler a postagem lembrei que quando criança, na escola, por ser o único aluno protestante, nas aulas de religião não participava das rezas, fazia outras atividades e a professora explicava dizendo que eu era protestante, e eu não gostava de ser chamado protestante, replicava dizendo bem alto que era evangélico. Hoje crescido e entendido, faço questão de dizer bem alto: sou protestante!

    ResponderExcluir
  4. Ao ler a postagem, lembrei que quando era criança, na escola era o único aluno protestante, a professora dizia que teria que fazer atividades diferentes nas aulas e religião porque era protestante. Não gostava de ser chamado de protestante, replicava bem alto: sou evangélico! Hoje crescido e entendido, faço questão de dizer: Sou protestante!

    ResponderExcluir
  5. Marcos Ribeiro.

    Chega de ser evangelico, apartir de agóra sou PROTESTANTE, graças a Deus.
    Vamos protestar contra essa deformidade que transformaram a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho orgulho de ser Cristão Protestante, e vergonha de ser evangélico! Aliás, eu não sou evangélico!

    Anderson S. Abrantes

    ResponderExcluir
  7. é o seguinte... desde o dia em que vi um comentário seu dizendo que "detonou na mensagem" para que a igreja não confirmasse o convite de pastor e que você tinha ficado "p***" da vida, eu criei um conceito ao seu respeito e decidi não ler mais qualquer bobagem que você escreve. Mas hoje, num momento de descontração, entre um livro e outro, antes de preparar um esboço para ministrar num domingo próximo, eu me deparei com esse texto aqui. Comecei a lê-lo e já fui pulando alguns parágrafos... me deu asco ao perceber preconceito e arrogância. E para piorar, a tentativa de levantar uma bandeira de 500 anos... "é hora de usarmos... a palavra protestante..."! Como se protestante fosse melhor do que evangélico, ou como se qualquer palavra pudesse definir uma pessoa com exatidão. Rótulo. Apenas rótulo.
    Creio que é hora não de sermos conhecidos como evangélicos, protestantes, católicos, anglicanos, etc... creio que hora de sermos novamente chamados de cristãos, mas que isso tenha significado, como teve em Antioquia. E que a bandeira que nos identifica seja a bandeira do amor.
    É, realmente não dá mesmo para ler.
    Argh!
    Valeu.

    ResponderExcluir
  8. realmente precisamos recuperar nossa fama de protestantes, afinal a igreja tem sua fama hoje feita pelas coisas erradas que ela faz, porque na verdade no geral tem sido só isso que ela tem feito

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto! Por isso tenho me sentido mais protestante do que evangélico! Sola scriptura, sola fide, sola gratia, solus Christus, soli Deo gloria!

    ResponderExcluir
  10. O texto é muito bom e há verdade, respeito a Reforma como um marco, pena que demonstra o mesmo orgulho "partidário" evangélico. Graças a Deus que na sua Palavra não há títulos nem da reforma e nem evangélico, que são apenas "rótulos".

    Quem dera se víssemos a Cristo como o único bem de Deus para humanidade!

    Solus Christus!!!

    ResponderExcluir
  11. É como digo, em essência sou simplesmente cristão. Mas para as mentes mais humanistas que não aceitam esta condição, se tenho que ser reconhecido, que seja então como protestante.

    ResponderExcluir
  12. meu Deus, homens atrás do melhor titulo que os definam, que bobagem povo de Deus! não percebem que o autor do artigo prefere o titulo de protestante por que é um esquerdista politico (não observaram a foto fazendo referencia ao comunismo?)! acordem!!!!! publica ai genizah é o terceiro que escrevo, publica vai!

    ResponderExcluir
  13. Acredito que mais que uma mudança de nomes, deveríamos voltar a dar valor aos evangelicos, denunciando o crime espiritual que alguns pastores estão fazendo, pregando o evangelho com verdade e não mentiras. E que para esses alienados da graça de Deus se crie outro nome.

    ResponderExcluir
  14. CONCORDO COM O MARCELO. DIGAO VIAJA NA MAIONESE NOS SEUS TEXTOS. ESSE AQUI É ANACRÔNICO AO TENTAR EXUMAR A PALAVRA PROTESTANTE, QUE SEGUNDO O SECULAR É UN TERMO POLITICAMENTE INCORRETO ( não gosto destes modismo politicamente correto mas estou usando-o para contextualizar a palavra protestante ). PARA O LEIGO, PROTESTANTE É UM CARA INTOLERANTE, BELIGERANTE E FANÁTICO ( quem diria...que ironia !) POR LEMBRAR A VERGONHOSA LUTA ARMADA E TERRORISTA ENTRE CATÓLICOS E PROTESTANTES NA IRLANDA DO NORTE.( lembram? Passado recente.)
    SE SER EVANGÉLICO ESTA SENDO VERGONHOSO, SER PROTESTANTE É HISTORICAMENTE VERGONHOSO.
    NAO VOU FICAR PROCURANDO O MELHOR NOME PRA IDENTIFICAR OS CRISTÃOS, ISSO É COISA PRA MARKETEIRO. ENQUANTO ISSO....PELOS FRUTOS CONHECEREIS AS ARVORES. AINDA NÃO DA PRA ARRANCAR O JOIO DO MEIO DO TRIGO. ELE ESTA ENTRE EVANGÉLICOS, PROTESTANTES, CRISTÃOS,CRENTES OU QUALQUER OUTRO NOME SUGERIDO. A PROPÓSITO, UM PASTOR DA 1ª IGREJA BATISTA CENTRAL DE BRAZILIA, PROTESTANTE HISTÓRICA FOI PRESO POR UMA LONGA FICHA CRIMINAL. NOTICIA REPERCUTIDA NA MÍDIA EM TODO BRASIL E ATÉ AQUI NO GENIZAH. UMA VERGONHA PARA OS PROTESTANTES???
    NÃO! PARA TODOS NÓS QUE PREGAMOS A CRISTO CRUXIFICADO.
    REV RICARDO RODRIGUES.

    ResponderExcluir
  15. "Protestante é aquele que entende que a soberania de Deus abarca também o Seu amor, e não é algo excludente. Protestante é aquele que entende que o seu primeiro mandato é o de redimir a cultura, para que possa refletir o caráter bondoso de Deus, que presenteou a humanidade com tanta gente de talento."

    Não entendi esta segunda parte sobre a cultura. Como o cristão pode "redimir a cultura"?

    Não estou sendo sarcástico nem nada disso, só estou perguntando por não entender, OK?

    ResponderExcluir
  16. Quero elevar a discussão citando um texto da briba:
    1 Coríntios 13:13 Agora, pois, permanecem só a graça, só a fé, só as Escrituras, só Cristo, glória só a Deus, estes cinco solas; porém o maior destes é o ser protestante.
    Nova Versão Reformadística Protestantética do Velho Mundo Novo

    Vocês têm noção como essas coisas são pedantes? Não, né?
    Valeu.

    ResponderExcluir
  17. Quero elevar a discussão citando um texto da briba:
    1 Coríntios 13:13 Agora, pois, permanecem só a graça, só a fé, só as Escrituras, só Cristo, glória só a Deus, estes cinco solas; porém o maior destes é o ser protestante.
    Nova Versão Reformadística Protestantética do Velho Mundo Novo

    Vocês têm noção como essas coisas são pedantes? Não, né?
    Valeu.

    ResponderExcluir
  18. Sou assembleiano de hino da harpa e tudo, e me lembro que nas vendinhas quando se falava que era evangélico, o dono fazia de tudo para vender porque sabia que iria receber, hoje ....
    Melhor nem falar...

    Rafael Borges

    ResponderExcluir
  19. Entre ser evangélico ou protestante, na visão do colunista, prefiro ser discípulo de Cristo e Nele e com Ele caminhar.

    ResponderExcluir
  20. não sou protestante nem evangelico, sou cristão batista.
    e senhor ricardo gomes a igreja batista não eh protestante talvez o senhor não saiba mais os anabatistas,ds quais os batista decendem foram perseguidos e muitos foram mortos pelos protestantes por não concordarem com seus ideias, o senhor eh um reverendo e não sabe disso!

    ResponderExcluir
  21. Elson, Esta afirmação de que os batistas modernos descendem dos anabatistas é mito. Falácia das grandes. Nenhum pesquisador sério acredita mais nisto. Este "boato" se espalhou em um tempo que os batistas buscavam uma identidade própria, coisa positivista. Pura tolice. Creia-me, diante do que se sabe com profundidade hoje a respeito das crenças dos anabatistas, esta é uma herança que nenhum batista quer. Contudo, devo admitir que tem muito seminário de quinta que ainda advoga esta tese... Risos.

    ResponderExcluir
  22. Ô ELSON ! MEU NOME É RICARDO RODRIGUES. E O DANILO JÁ TE RESPONDEU. PORTANTO REVEJA SEUS CONHECIMENTOS MEU FILHO!

    ResponderExcluir
  23. Tá certo danilo agora me responda uma coisa quem fundou a igreja batista? as igrejas frutos da reforma foram a luterana por adeptos de lutero,a presbiteriana por john knox,a do joão calvino e depois a metodista por john wesley certo? e a batista? não quero ter identidade própria exclusivista só nunca encontrei em meus estudos algum batista que saiu do meio dos camaradas reformados citados acima salve engano por isso! quanto aos anbatistas se não parecemos com eles em pontos, com os reformados é a mesma coisa ou temos as mesmas doutrinas? então porque tenho que me chamar de protestante? e REVERENDISSIMO RICARDO GOMES está aí meu conceito!

    ResponderExcluir
  24. Elton... na boa... você precisa se expressar melhor. Não dá para entender direito o que você escreve... tente ler um pouco mais e escrever com mais calma.
    E outra... isso de origem dos batistas é irrelevante. o que importa é que no presente, ser batista não representa grande coisa devido à grande diversidade de pensamentos, alguns até antagônicos.
    É como disse o Caio Fábio, "batista é o meu nome, porque somos muitos"...

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Valeu pela recomendação aí marcelo,reconheço que me equivoquei um pouco mas resumindo tudo o que eu quis dizer é que não me considero protestante nem evangélico, sou cristão batista não vejo nada demais nisso não estou querendo ser melhor que ninguém apenas me identifico assim.
    e o correto é Elson e não "elton"
    abraços

    ResponderExcluir
  27. SE VC NAO GOSTOU DE SER CHAMADO DE ELTON, ENTÃO O QUE NAO DESEJA PRA VC, NAO FAÇA COM OS OUTROS! VC CONTINUA ME CHAMANDO DE RICARDO GOMES PROPOSITALMENTE. VC É CONFUSO COMO DISSE O MARCELO. VC TEM O DIREITO DE NAO QUERER SER CHAMADO DE PROTESTANTE, ASSIM COMO EU TENHO O DIREITO DE NAO QUERER SER CHAMADO DE RICARDO GOMES. MAS VAMOS ELEVAR ESSE DEBATE E ENCERRAR ESSES TROCADILHOS DE NOMES QUE NAO CHEGAM A LUGAR ALGUM. NO IMAGINÁRIO DOS LEIGOS E ATÉ DOS CRISTÃOS SER BATISTA É SER PROTESTANTE INDEPENDENTE DE SUAS ORIGENS. O QUE ESTA EM DISCUSSÃO AQUI E QUE PERDEU O FOCO, PELA SUA INTERVENÇÃO BATISTA, É QUE O ARGUMENTO, TRAZIDO PELO ILUMINADO DIGAO, SER PROTESTANTE É MELHOR QUE SER EVANGÉLICO. PRA MIM É TROCAR SEIS POR MEIA DÚZIA E JÁ APRESENTEI OS MOTIVOS EM MEU COMENTÁRIO ACIMA. A PROPÓSITO, O QUE MAIS ME IRRITOU EM SER CHAMADO DE RICARDO GOMES É QUE EU NAO SOU VASCAINO...... PORQUE OS VASCAINOS TEM ORIGEM EM UM PORTUGUÊS INVASOR DA TERRA DE SANTA CRUZ QUE PASSOU
    A SER CHAMADA BRASIL, APÓS UMA REFORMA ONDE SEU
    FUNDADOR VASCO DA GAMA ARGUMENTOU EM SUA FAMOSA "PROTESE", QUE A MADEIRA ORIUNDA DESSA ARVORE DAVA UMA BOA PERNA DE PAU DE ONDE SURGIU O TERMO PARA JOGADORES DE FUTEBOL RUINS.risos
    ATÉ O PRÓXIMO DEBATE
    REV RICARDO RODRIGUES.
    NAU

    ResponderExcluir
  28. Oh meu caro reverendo desculpas mais uma vez, como citei acima me equivoquei, isso não ocorrerá mais pode ter certeza!,e acredite eu não fiz de propósito(errar seu nome).
    mais convenhamos ricardo gomes era um baita de um zagueiro! o senhor não concorda? até mais fique na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  29. Elson...
    Gosto de você, irmão. Você tem demonstrado humildade. Parabéns.
    Rev. Ricardo, queria saber mais sobre o trabalho no complexo da Maré... fiquei impactado.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  30. CLARO QUE EU ACEITO AS SUAS DESCULPAS, MEU IRMÃO ELSON.
    SEI RECONHECER UMA PESSOA SINCERA,
    QUANTO AO RICARDO GOMES, BRINCADEIRA À PARTE, FOI SIM UM EXCELENTE ZAGUEIRO E NOS DEU, DEPOIS DE 24 anos, O TETRA.

    MARCELO, COM TODO PRAZER, VOU DEIXAR AQUI O MEU EMAIL PRA MELHOR PASSAR AS INFORMAÇÕES QUE VC DESEJAR SABER.
    revricardorodrigues@hotmail.com

    REV RICARDO RODRIGUES

    ResponderExcluir
  31. Valeu irmão Marcelo,e Reverendo Ricardo queria convidar vocês a dar uma passadinha lá no meu humilde blog estou em fase de aperfeiçoamento,
    mais ficaria honrado em ter as visita de vocês por lá abraços.
    http://omaanaim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Sou de Lutero!
    Sou de Calvino!
    Sou de Wesley
    Sou anabatista, batista, baterista
    Meus antepassados foram queimados na noite de S. Sebastião!
    Protestante de carteirinha, junta comercial nº547888, protocolo no guichê por favor!
    Sou da nação mais que vencedora, oh glória!

    (

    Pois é, como disse Paulo, a letra mata, o espírito vivifica...

    ResponderExcluir
  33. Para o Irmão Elson:

    Graça e paz amado olha de acordo com algumas Fontes os Batistas surgiram No Seculo XVII na Inglaterra vindos de uma Ramificaçao Puritana dentro da Igreja Anglicana no entanto, devido a uns problemas referente a uma reforma na igreja anglicana eles se separaram dela e depois daquilo eles ficaram sendo chamados de "Separatistas"

    Que apos algum tempo ficaram conhecidos como os "Batistas" devido a sua enfase no Batismo Cristão porem, vale lembrar que a sua Teologia permaneceu reformada.

    Os primeiros lideres batistas foram: John Smith e Thomas Helwys que fundaram a primeira igreja batista em Londres.

    Os Batista sao dividos com o passar dos anos em sua maioria como:

    Batistas Gerais
    Batistas Particulares (ou batistas calvinistas)
    Batistas Renovados.

    ResponderExcluir
  34. Ao irmão Elson:

    Obs: ah soh lembrando os Batistas em nada se assemelham em sua doutrina aos anabatistas (que eram chamados de Reformados Radicais devido a sua enfase mistica na Biblia)

    ResponderExcluir
  35. Graça e paz irmão will guedes, eu já sabia desses indicios citados acima mais quando falei anabatistas não foi necessariamente suas doutrinas mais sim o nome "rebatizadores" e por que poderia haver alguns indicios sobre a influencia no meio batista por eles mais como citado acima pelo danilo não há. mais quanto as igrejas batistas terem sua teologia reformada eu discordo pois não se assemelham com os reformados em várias questões e doutrinas uma vez que as mesmas se baseiam nos ensinamentos de lutero e calvino, e nós batistas não adotamos isso.
    e quanto aos tipos de batistas hoje em dia tem pra todos os gostos rsrssr

    valeu abraços fica na paz.

    ResponderExcluir
  36. Só pra esclarecer, a Igreja Batista Central em Brasília não é histórica, eles são renovados (pentecostais). Só usam o nome batista, igual o pessoal da Lagoinha. E os batistas gerais deixaram de existir no século 17, hoje só existem batistas particulares. A declaração doutrinária da Convenção Batista Brasileira é calvinista, baseada na confissão de Londres. É claro que muitos membros e pastores batistas são desinformados quanto a isso, pois a maioria das igrejas não dão ênfase na eleição. Mas quem conheçe um pouco de história, sabe que os batistas não são arminianos.
    Recomendo uma pesquisa.

    Um grande abraço. A paz de Cristo a todos!

    ResponderExcluir
  37. Voce deve se lembrar que o Termo reformado é abrangente pois ele nao se restringe apenas a Calvino. Vemos isto nos reformados luteranos, zwingluianos, e ate mesmo nos metodistas que naseceram dos anglicanos, (dizem eles em sua confissoes que apoiam os ideias da reforma sob a sombra de Arminus, sendo assim arminianos). no entanto algumas pessoas dao mais enfase nos calvinistas assim generalizando o termo, por estes estarem em maior destaque mas, mas este termo pode ser usado pelo grupo ou igreja que estiver em conformidade com os ensinos (a teologia reformada sao um conjunto de ensinos baseados na Escrituras Sistematizado pelos Reformadores, em sua maioria por Calvino)

    No entanto vale lembrar que quando me referi a Igreja Batista falei de um modo geral, de uma forma nao-regional, falei da origem e historia dela. salientando que no nivel regional a igreja batista esta perdendo a sua identidade devido ao movimento pentencostal que adentrou nela entao fica dificil se encontrar doutrinariamente.

    ResponderExcluir
  38. ah soh lembrando que me referi que os Batistas permaneceram reformados em sua maioria devido a sua origem angli-puritana (principalmente dos puritanos).

    mas como falei antes devido alguns fatos eles foram perdendo a sua identidade e a geraçao atual nao conhece a sua origem historica.

    OBS: Thalles vejo que voçê é um batista que tem amor por Cristo e por sua denominaçao. isso é bom. Graça e Paz a todos.

    ResponderExcluir
  39. Meu caro irmão Thales a confissão da CBB é calvinista em todos os aspectos até na soteriologia? se responder que sim me surpreendo, pois estou no meio Batista a 6 anos, sempre congreguei em igrejas da CBB, e não ouvi falar nisso sei que não somos arminianos mais tambem não somos calvinistas segundo o que percebi durante minha vida no meio Batista,se a confissão da CBB é calvinista ela não esta sendo obedecida pelas igrejas que conheço, detalhe posso lhe afirmar que não são arminianas e pra ser bem sincero até gosto que não sigamos a CBB soh nesse aspecto(soteriologia) é claro, pois temos que seguirmos os ensinamentos de Cristo entregues aos apostolos e não os ensinamentos de calvino ou arminio.

    ResponderExcluir
  40. Irmão Elson, realmente nós não temos presenciado um forte ensino das doutrinas da graça nas Igrejas Batistas. Mas as nossas principais confissões: 1° Confissão de Londres, 2° Confissão de Londres e Confissão de New Hampshire, são calvinistas.

    A confissão da Convenção diz o seguinte, no início artigo sexto que fala justamente sobre a eleição: "Eleição é a escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, não por qualquer mérito, mas segundo a riqueza da sua graça." Vale lembrar que a confissão da convenção na verdade é uma declaração doutrinária bem simplificada e não se aprofunda em muitos assuntos. A confissão de Londres trata melhor desse detalhe.

    E é claro, que nós temos que seguir sempre os ensinamentos de Cristo, mas isso não significa que vamos rejeitar uma confissão de fé, que muito tem a mostrar sobre a nossa identidade. Não vejo porque negarmos nossas origens no calvinismo. Vamos lembrar também que os maiores teólogos batistas e fundador do movimento moderno de missões (um pastor batista) eram calvinistas.

    Por fim, não estou aqui defendendo uma doutrina, mas sim esclarecendo coisas que podem muitas vezes ser ocultas a muitos dos nossos irmãos batistas e de outras igrejas. Creio que a crença ou não nas doutrinas da graça não vai influenciar na salvação de alguém, também creio que podem existir maravilhosos pastores na nossa denominação que podem não crer nessas dourinas, mas mesmo assim são grandes servos de Deus e cumprem o seu chamado com excelência.

    OBS: Não seguimos a confissão de fé, seguimos as Escrituras. A confissão é só um resumo das nossas principais crenças, toda Igreja colaborante com a convenção a adota. E vale sempre lembrar que as igrejas Batistas são autônomas e independentes, ou seja, a convenção não pode constranger a igreja em nenhum aspecto, ela serve só pra uma comunhão das igrejas.

    Um grande abraço meu irmão. Deus te abençoe muito na sua caminhada com Cristo. E que Deus venha ajudar nossa sigrejas nesses tempos difíceis!

    ResponderExcluir
  41. Ok meu querido irmão Thales entendi perfeitamente,só me surpreendi com a notícia da CBB ter sua confissão calvinista, nada contra quem é, e o maior pregador de todos os tempos,charles spurgeon era Batista e calvinista.
    E que Deus te abençoe na sua caminhada também, e que lutemos juntos para que nossas igrejas não se contaminem com esse evangelho barato que esta sendo pregado por aí e com esses falsos profetas de nossa terra brasilis.
    abraços de um irmão em Cristo...

    ResponderExcluir
  42. Irmão Elson, vamos sempre lutar, sim. Deus nos concederá a força pra isso. Abraços!

    ResponderExcluir
  43. Boa postagem irmão, parabéns!
    Parece muito com uma que postei em meu blog, até a imagem ilustrativa é bem parecida!

    http://blogdowaltim.blogspot.com.br/search?q=reformacion

    Concordo em gênero, número e grau!

    Te convido a visitar meu blog tbm!

    God bless you!

    Microscopicamente (João 3.30),
    Walter Filho

    ResponderExcluir
  44. Adorei essa imagem com o Lutero. Achei ma camisa com esse desenho: http://www.vitrinepix.com.br/reformados/compre/produto/243705/Camiseta-Tradicional

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item