681818171876702
Loading...

8 dicas: como identificar uma seita



Aquele sorriso amigável, aquela promessa de uma vida melhor, o sonho de, enfim, estar em paz com o Deus Todo Poderoso... Essa ânsia humana em ser feliz faz com que procuremos respostas, e nessa busca, nos submetamos às mais diversas situações, sem nos darmos conta em que "furada" nos enfiamos. Abaixo, algumas dicas. Daí, você responde: você está envolvido em uma seita?

CONTROLE DE PENSAMENTO - Não é permitido ler material ou falar com pessoas que tenham ideias contrárias às do grupo. Em alguns casos, a vítima é geograficamente isolada da família e dos amigos.

HIERARQUIA RÍGIDA - São criados modos uniformizados de agir e pensar, desenvolvidos para parecer espontâneos. A vítima é convencida da autoridade absoluta e do caráter especial- às vezes, sobrenatural - do líder.

MUNDO DIVIDIDO - O mundo é dividido entre “bons”(o grupo) e “maus”(todo o resto). Não existe meio-termo. É preciso se policiar e ser policiado para agir de acordo com o padrão de comportamento “ideal”.

DELAÇÃO PREMIADA - Qualquer atitude errada, ainda que cometida em pensamento, deve ser reportada ao líder. Também se deve delatar os erros alheios. Isso acaba com o senso de privacidade e fortalece o líder.

VERDADE VERDADEIRA - O grupo explica o mundo com regras próprias, vistas como cientificamente verdadeiras e inquestionáveis. A vítima acredita que sua doutrina é a única que oferece respostas válidas.

CÓDIGO SECRETO - O grupo cria termos próprios para se referir à realidade, muitas vezes incompreensíveis para as pessoas de fora. Uma linguagem muito específica ajuda a controlar os pensamentos e as ideias.

MEU MUNDO E NADA MAIS - O grupo passa a ser a coisa mais importante - se bobear, a única. Nenhum compromisso, plano ou sonho fora daquele ambiente é justificável.

NINGUÉM SAI - A vítima se sente presa, pois não pode imaginar uma vida completa e feliz fora do grupo. Isso pode ser usado por políticos e militares para justificar execuções.


Postada na Superinteressante - março/2009, reportagem sobre a Lavagem Cerebral (pags 94-97) e trazido pelo Zé Luís aqui na Redação do Genizah Corporation

seitas 4444997245851841905

Postar um comentário

  1. Eu fui vítima... é FATO!!!
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Tem uma grande denominação brasileira da primeira onda penteca que se encaixa perfeitamente nas "qualidades" descritas acima, não vou escrever o nome porque senão vou dar início a uma guerra aqui. Eles adoram falar dos podres de outras denominações mas são exímios em esconderem os deles, que não são poucos; chamam a 100% das denominações de seitas ou seitários mas não suportam serem confrontados à luz da Palavra de Deus.
    Além deles e outros pseudoprotestantes clássicos que usam com maestria o inferno como persuasão, praticamente todas as neopentecostais se comportam como seitas, mas usam o chicote da miséria e das doenças para segurarem o fiel.
    A liberdade com que Cristo nos libertou (Gl 5:1) passa longe destas masmorras espirituais.

    ResponderExcluir
  3. Danilo meu amigo,me diz uma coisa aqui é sobre isso: Ex-missionário lança livro contando bastidores do ministério do Pastor Mike Murdock e o acusa de vícios e prostituição.Por favor danilão só no seu blog que não tem nada falando ainda, o que acontece?brincadeira mais manda a notícia aí para nós moço...bjaõ irmão
    Tate

    ResponderExcluir
  4. Vivi o item 1 da primeira a última linha.

    Marcela Mendes

    ResponderExcluir
  5. Ô Antonio, dá nome aos bois. Faça igual ao pessoal deste blog: "Mata a cobra e mostra o pau".

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, meu checklist marcou todos os pontos para uma bando de ajuntamentos que se autodenominam igrejas!

    O pior é que quem está lá dentro raramente sabe que está sendo envenenado.

    ResponderExcluir
  7. Por isso que eu prezo pela igreja onde congrego é muito criticada pelos pentecostais por não ter gritaria entre outras coisas, ou seja tem ordem e decência reverencia ao Deus supremo preza pela sua palavra tem seus defeitos sim mais é uma das mais democráticas que existem, não que sejamos os melhores longe disso que Deus tenha misericórdia de nós Batistas, mais buscamos a cada dia assemelharmos a Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Essa é a descrição precisa do M12 do Rene Terra Nova

    ResponderExcluir
  9. Absolutamente T-O-D-A-S as "Igrejas" Neopentecostais são EXATAMENTE assim...
    Parabéns pelo post e que Deus contniue usando vcs para abrir os olhos do povo D'Ele para a Verdade da Sua Palavra.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item