681818171876702
Loading...

Gondim: Maranata nunca mais! Segura a sua cenoura vai!

Gondim fuma maconha estragada, nega a volta de Cristo e inaugura a teologia da cenoura. Alfred Newman gostou e já se tornou membro da Betesda!

Escatologia é um assunto que vez por outra aparece no Genizah. Não temos aqui uma posição oficial sobre o assunto, exceto por um fato óbvio: todos esperam a volta de Cristo.

Temos três alegres militantes pós-milenistas, Hermes. Bispo Bill e Marcelo. Outros tantos que já defenderam posições nesta linha, mas não sei se tem a “carteirinha”: a Bráulia Ribeiro e o Digão.

Quanto a mim, o dispensacionalismo não me comove. Eu sei que para a maioria dos leitores – pentecostais e a maior parte dos batistas, esta forma de pensar a escatologia pareça ser a mais conservadora, mas de fato não é.  

Veja aqui:




O dispensacionalismo e a consequente crença no arrebatamento secreto pré tribulação não é o entendimento da igreja primitiva ou mesmo o entendimento dominante entre os construtores de doutrina reformada. É coisa recente.

Hermes Fernandes nos oferece um bom das duas principais escolas de interpretação escatológica:

 
Mesmo que alguns não concordem com a linha pós-milenista, é deveras importante que a conheçam e tenham a oportunidade de comparar. Não se contente apenas com as comparações propostas no texto. Pesquise, se aprofunde, ainda que isso resulte numa mudança de opinião ou na consolidação de sua opinião. 

Eu, pessoalmente, já me sentia mais confortável com a escatologia de J Edwards, de R.C. Sproul e outros tantos reformados. Hermes Fernandes, consolidou a minha vocação. Eu usei aqui a palavra vocação propositalmente, não tinha a intenção de usar “entendimento”.

O entendimento, consolidei com base nas Escrituras, mas a vocação vem ao encontro deste entendimento com a responsabilidade de ser parte do Reino de Cristo na terra AGORA e, por consequência fazer parte da construção dos ideais de Cristo para o Seu Reino, assumindo a responsabilidade de ser usado por Deus para transformar o mundo. 

Esta é a alegria de ser pós-milenista, reinista, enfim um cidadão do Reino de Deus do Cristo que já Reina. 

Ou em outras palavras, como disse Dallas Willard: 

O evangelho não é... Eis aqui o que você precisa saber e fazer para ir para o Céu depois de morrer. O Evangelho de Jesus trata de como ir para o Céu ANTES de morrer. Não a toa o Novo Testamento frequentemente nos trata como se já estivessemos mortos. Isto porque fizemos a transição de uma vida por nossa conta, para uma vida que O próprio Deus está vivendo em Seu Reino.


E o Gondim com isto? 

Gondim, como sabemos tem se mostrado defensor do teísmo aberto. 

Uma afronta que se atreve a ser resposta ao principal tormento dos teólogos - o tema do sofrimento. Contudo, no fim das contas e mais uma daquelas tentativas de fazer Deus caber no espaço da mente humana e que tenta explicar a aparente inoperância de Deus diante do sofrimento humano, em especial nos momentos das grandes tragédias. Uma proposta que para não atribuir a Deus o adjetivo de indiferente (ao sofrimento humano), ou até sádico, coloca-Lhe a pecha de incompetente, retirando-Lhe a onisciência e a onipotência. 

Ou seja, como diante da tragédia da Serra Fluminense, ou qualquer outra, não conseguimos compreender no nosso limitado espreitar dos acontecimentos, o caráter Santo de Deus e a Sua justiça, buscamos uma justificativa qualquer que caiba na nossa compreensão, colocando, pois, Deus na caixa de sapato, ou pior: fazemos como os teólogos defensores do teísmo aberto e colocamos Deus na posição limitada dos homens.

No teismo aberto, o futuro está aberto para Deus. Tal como o homem, Deus presencia com surpresa e espanto o desenrolar da história da humanidade, lance por lance. deus continua sendo deus de alguma forma, ainda que não o Deus da teologia clássica: onipotente e onisciente do futuro que Ele mesmo decretou. Mas ainda assim, segue sendo um deus meia boca, que se não resolve muito como deus neste nosso plano de existência, certamente é um Deus full power no Seu Reino cravado em outras paragens, sem conexão com o que se passa aqui. Sem um projeto para o Reino inaugurado por Jesus na terra.

Como isto já não fosse o bastante, Gondin apresenta agora a sua escatologia utópica, que na verdade merecia mesmo outro nome e atribui ao Senhor mais um novo atributo: o de mentiroso.

Partindo dos princípios otimistas de uma escatologia que leva a transformação do mundo e encoraja o crente a assumir o papel de sal da terra, luz do mundo, etc. que tanto emociona os pós-milenistas, Gondim descontrói os princípios bíblicos que sustentam a semeadura do amor cristão na terra e apresenta um projeto completamente herege como resultado do empenho do Senhor de encorajar Seus filhos:

A utopia da volta de Cristo: Jesus não volta. Maranata nunca mais!

E baseado no relativismo de Jurgen Möltmann, completa a teologia do deus incompetente, indolente, não misericordioso: deus é 171.

O deus mentiroso envia ser filho para um plano de salvação pós morte. Jesus não reina. deus é apenas expectador privilegiado da história, contudo para manter seu povo alerta e otimista, faz com que seu filho proponha uma mentira encorajadora à humanidade: Eu vou voltar! 

Uma mentira sustentada em falsas promessas nas escrituras, perpretada pela proclamação de Sua própria noiva, a igreja, agora nem tão noiva, mas uma namorada, um caso, quem sabe, uma peguete! 

Claro! Afinal o noivo não tem compromisso. Ele não pretende voltar para buscar a sua noiva. Foi só uma mentira, um sambarilove que Gizuz deu para dar um pega na donzela!

Jesus não voltou! E nem vai voltar! O propósito da mentira é ser apenas uma cenoura para a humanidade, algo capaz de levar o cristão à frente.



Caberá a humanidade evoluir para uma utopia à toque de cenoura (no bom sentido) onde, quem sabe deus poderá ou não estar.  E o hino passa a ser:

Se as águas do mar da vida quiserem te afogar
Não adianta clamar a deus, ele não sabe onde é o registro

 Não temas segue adiante e não olhes para trás
Olha para a sua cenoura e vai 


E estará deus no morder da cenoura? 

deus não sabe, risos. 

Afinal, o deus do teísmo sabe menos do futuro do que qualquer comentarista econômico da Globo ou a cigana da feira hippie da praça General Osório em Ipanema. 

Que a cigana leia então o nosso destino!

E o que fazemos com a cenoura? Chama o Gondim... Para explicar o vídeo abaixo, bem entendido.







Postou Danilo Fernandes no Genizah

teismo aberto 4510354466043806841

Postar um comentário

  1. Certa vez, um presidente de uma multinacional fez o seguinte comentário, a respeito da insinuação de um VP de Vendas sobre suas reivindicações de aumentar a cenoura (comissões sobre vendas): "Amigo, se eu fosse voce não me preocuparia com o tamanho da cenoura que está à frente, mas com o tamanho da cenoura que vem por trás!" (pano rápido)

    ResponderExcluir
  2. Horizonte utópico... nossa...
    Não consigo comentar...
    Estragada mesmo!
    Foi cheirar 'merla' e acabou cheirando o que botou pra fora pela manhã...

    ResponderExcluir
  3. Esse, infelizmente.... ENLOUQUECEU.... o pior é que fica dando de vítima, dizendo que foi escolhido o herege da vez... com uma "batatada" dessa, não poderia ser diferente!

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que eu acho tropa? Acho que estou com medo. Ricardo Gondim era meu herói, o pastor mais mente aberta que eu conhecia. O crítico de tudo que estava " errado" com as igrejas... Um tipo de "pastor subversivo". Acho que de tanta mente aberta escorregou e caiu o cérebro. Criticou TUDO e TODOS. Se julgou o responsável para denunciar o "podre" da igreja. Criticou tudo e ficou sem nada, então teve de começar a crer em alguma coisa que ele ainda não tinha criticado. Se ele tivesse gastado mais tempo criticando (ensinando contra, denunciando, etc) as heresias, talvez hoje ainda lhe restasse algo de Deus. Infelizmente falou contra tudo quanto é tipo de crente, hoje só lhe resta falar heresias. PENA.

    Marcos Antonio de Sá

    ResponderExcluir
  5. Tem que ser macho pra misturar teologia acadêmica e igreja. Eu não tenho essa coragem....
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Eu só quero dizer ...... MEUUUUUUU DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.......que loucura isso, não sei se dou risada ou me indigno....deixa eu ver.....acho que to rindo indnado.....ashuashuashuashu....DEUS seja louvado eternamente....te espero com AMOR..SENHOR..

    ResponderExcluir
  7. O gozado é que se o Senhor Gondim morrer hoje, Jesus não voltou pra ele hoje?

    ResponderExcluir
  8. O Gondim literalmente afirmou que a Bíblia é um conto de historietas da carochinha com essa afirmação...
    Aliás... ele é pastor?

    ResponderExcluir
  9. Danilo mete a porrada depois dos tapas do Caio. Só fala apoiado na fala dos grandes nomes.

    ResponderExcluir
  10. Me pergunto se, a Terra ainda existir, lá pros anos 3000, ainda haverá gente esperando pelo Jesus de carne e osso.

    ResponderExcluir
  11. Pro Gondim, Deus é igual ao Lula no escandalo do mensalão: - Eu não sei de nada, Eu não vi... sacanagem do Gondim, rapaiz... esse cara tah bebendo gasolina e fumando orégano...

    ResponderExcluir
  12. Não é preciso ser pós-milenista para crer que é chegado o reino de Deus.
    É possível crer que o reino de Deus está entre nós e, ao mesmo tempo, crer nos maiores absurdos, como o teísmo aberto, por exemplo, ou a volta de Cristo como um "horizonte utópico". Ricardo Gondim é a prova disso, como está provado neste vídeo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Horizonte Utópico?! Heresia mesmo, sem dúvida. Até nome têm as suas crenças - característica típica de heresia.

    Vem cá, como é que esse tal de horizonte utópico me motivaria a continuar caminhando, sabendo eu que jamais poderia alcançá-lo? Antes eu desistir da caminhada e voltar o meu "traseiro" ao conforto da minha casa.

    Gondim, vai-te converter! Um cara desse mentiroso, e ainda ousar dizer que Jesus é que é mentiroso. Sim, porque se Jesus inventa uma história da carochinha pra nos fazer viver iludidos enquanto vivermos, esperando por uma uotpia, não pode ser outra coisa senão mentiroso.

    E outra: que deus medíocre é esse que o Gondim serve, que não tem nem poder de curar enfermos? Ah, pelo amor do Altíssimo, cara. Muito bem feito a Ultimato ter-te expulsado do corpo de redatores (e foi tarde). Pelo jeito, esse horizonte utópico não convence seus seus próprios hereges defensores (Gondim apoia até o casamento gay) =/

    ResponderExcluir
  14. A volta de CRISTO é uma utopia, uma força motivadora e um horizonte utópico.

    Esse cara tá "Noiado" como diz por aqui!!!!!!!!!

    http://planosdivinos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. cara.. esse gondim e esse Caio fabio são tudo doidos mesmo.

    vem com ums evangelhos malucos e querem que a gente engula.

    abraços o genizah é otimo

    ResponderExcluir
  16. Lamento pelo que está acontecendo pelo Pr. Ricardo GONDIM. Fui muito edificado, anos atrás, por suas mensagens. Ainda acreditava ser ele uma voz profética naquela doidera de uma rádio em São Paulo. Gondim deveria voltar a lêr somente a Bílbia, e principalmente o Novo testamento. Só isso e tudo isso! Um mês fechado em seu escritório só com o Evangelho o curaria de todas essas distorções. Ele anda lendo autores demais e procurando pêlo em ovo.
    Precisamos orar por ele, é um grande pregador mas esta se perdendo em tanta teologia, mais lamentavel ainda que já não é mais criança!

    ResponderExcluir
  17. é..eu gosto ele, mas dobra a dose...kkkk

    ResponderExcluir
  18. Horizonte Utópico... Crente Brasilis gosta de importar porcaria !!!

    Marcelo de Assis...

    Em Lucas 18:8 o próprio Jesus faz uma pergunta parecida com a sua. Quem sabe ele volte lá pro ano 3000 hein!!!!

    ResponderExcluir
  19. Interessante, já conhecia esta perspectiva pela Teologia da Libertação e por alguns integrantes (poucos) da Teologia da Missão Integral - Gondim é um deles-. Gosto de ouvir a proposta, como também gosto de ler Teilhard de Chardin e Tomas Morus... como ficção apenas, me faz bem, me faz pensar. Gosto da Teologia da Missão Integral, porém não deste lado tosco, o lado que mais admiro é a do Calvinista (soteriologia que creio) Pr. Ariovaldo Ramos, tem uma boa Teologia da Missão Integral, assim considero.

    ResponderExcluir
  20. Cara!esse mundo teológico é uma viagem. o engraçado é que tem hereges ignorantes e hereges com conhecimento. comparada com essa do gondim, a dos ignorantes parece ser bem menos trágica. mais engraçado ainda é que uma mentira dessa vindo de um intelectual é bem mais desastroso do que vinda de um leigo qualquer.

    Autoridade das escrituras a qualquer custo!!!!!!
    MARANATA

    ResponderExcluir
  21. Quanto a cenoura, sejamos cordatos,rs,junta farinha, fermento (não de fariseu, pfv) façamos um belo bolo com muita cobertura de chocoate :-))

    ResponderExcluir
  22. Qual é Danilo?! Não precisava ser tão duro com a Eliete, ela só não gostou da escrita e tem direito achar e expressar isso.
    Quanto ao Gondim, bem...não é mesmo por aí. A brincadeira da cenoura ficou muito engraçada...mas acredito que a intenção dele é muito boa: mudar o foco da espera em Cristo para uma esfera mais ampla, que desvia o nosso olhar de um céu isolado no infinito para as nossas responsabilidades terrenas. Discordo do Gondim, mas gosto das consequências desta visão teológica.

    ResponderExcluir
  23. EXTRA! EXTRA! EXTRA!

    PASTOR RICARDO GONDIM, FUNDADOR DA IGREJA "BETESDA" (A)FUNDA UMA NOVA IGREJA, (A)"BESTADA".

    agora a pergunta que não quer calar:

    quem pensava que Gondim havia chegado ao fundo do poço com o teísmo aberto, já viu que o buraco é mais embaixo?

    votz! vixe! e tá com a mulesta dos hereges... vaite pra lá

    Danilo, não tem ninguém pré-milenista no time do Genizah não?

    #chama_eu

    eu perco o amigo, mas não perco a piada. (rá!)

    wally.

    ResponderExcluir
  24. Karllo,

    Beleza. Tb gosto do desvio do olhar. Então faça como eu e a maioria dos reformados, seja pós milenista que a visão é a mesma, MAS CRISTO VOLTA e não é uma utopia!

    ResponderExcluir
  25. Apoia a uniao homosexual so fala asneira...

    ResponderExcluir
  26. Ow, Danilo, calma aí, a Eliete também tem o direito de dizer o que acha, apela não, amigo.

    Quanto á teologia do Gondim, o Patolino diria assim para ele: "Você é Desssssprezível"!!!! Absurdo!!! Agora á bíblia é um conto de fadas!!!

    ResponderExcluir
  27. Ednilson C. de Abreu15 de junho de 2011 às 15:49

    AINDA SOBRE GONDIM E SEU ENSINO
    Não queria voltar a este assunto, mas me lembrei do documento que alguns jovens da igreja Betesda emitiram em apoio ao seu líder.

    Do referido documento pincei esta afirmação:
    “Afirmam que o pensamento do Gondim é uma ameaça à Bíblia e à fé cristã - mas é claro que isso é pretexto, para não dizer balela. Quem conhece a Betesda e o Gondim sabe que ele prega todos os domingos na Bíblia e que proclama em alto e bom som a fé cristã: Jesus é Deus encarnado, nascido de uma virgem por meio do Espírito Santo, morreu na cruz por amor de nós, a fim de nos salvar, e ressuscitou no terceiro dia vencendo a morte, estendendo a ressurreição a todos os homens e mulheres por meio da fé.” (http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=92&sg=0&id=2412 )

    Bem, eles afirmam que Gondim “prega na Bíblia e proclama em alto e bom som a fé cristã”. Baseado na afirmação Gondim de apoio e até de um certo deslumbramento com Jurgen Moltmann e sua “teologia da esperança”, alguém está enganado nessa história.

    Ou os jovens da Betesda também não acreditam na volta literal de Jesus ou eles não entenderam o seu próprio pastor.
    Os próprios jovens membros da Betesda destacam alguns temas fundamentais da fé cristã que segundo eles Gondim prega na igreja como: A divindade e a encarnação de Jesus, seu nascimento sobrenatural, sua morte expiatória, sua ressurreição literal e a fé como meio de recepção da vida. Mas eles mesmos param ai. E a volta de Jesus? Jesus não vai mais voltar para consumar a sua obra redentora, com o juízo final, com a glorificação dos salvos e a libertação completa de sua criação? Pensem nisso.

    Escrevo para gerar uma reflexão e um alerta, nada temos contra a pessoa do Gondim, ao contrário, desejamos o melhor para ele em todos os sentidos. Escrevemos com o foco nas idéias, tendo em vista que estas são propagadas como se fossem idéias cristãs, quando na verdade não o são, pois pior que uma mentira completa é uma meia verdade.
    Que a graça do Senhor se manifeste sobre todos.

    Pr. Ednilson C de Abreu
    www.gracaparahoje.com
    ednilsonpr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. E se eu disser que por essa eu já esperava!?


    Mas agora eu fiquei confuso!

    Minha vó sempre me dizia que era importante comer cenoura porque fazia bem pras vistas, ela sempre me convencia com um argumento: "Você já viu coelho usando óculos?"!

    Bem, eu tenho problema de vista desde os primeiros meses de idade, uso óculos desde os 3 anos (hoje tenho quase 26), minha vó sempre cuidou pessoalmente e me acompanhou em meu tratamento, eu sempre comi cenoura, até hoje, porém minha situação não melhorou muito: cego do olho direito (e não foi porque ele me escandalizou, foi consequência de um edema cerebral mesmo), e no esquerdo 3 graus e meio de miopia, astigmatismo, sem contar com o estrabismo a atrofia no nervo ótico em ambos os olhos! [É sério!]

    Minha pergunta é: "Continuou confiando, ou não, na cenoura?"!

    ResponderExcluir
  29. Esse Ricardo Gondin já virou ateu faz tempo,só falta assumir publicamente. Qualquer dia vai chamar Richard Dawkins de "meu herói".

    ResponderExcluir
  30. Eh, cidadãos... eh o Seu Ricardo Gondim e sua teologia do Teísmo aberto, ou seja, a teologia do Deus "Eu não vi nada"...

    ResponderExcluir
  31. Ja há alguns dias venho me debruçando para escrever um artigo sobre os profetas malucos que insistem em datar a volta de Jesus, alguns desses, após a profetada se viram enfermos...
    No mesmo artigo falo sobre o Gondim, que já algum tempo vincula essas ideias, é só ver na comunidade dele no orkut...
    Penso q tem doido pra tudo, inclusive para seguir os ensinos de Ricardo Gondim, sinto pena deste q como ja mencionaram, até dias desses ainda era uma voz profética...
    www.desfrutandodagraca.wordpress.com

    ResponderExcluir
  32. Dureza é ter mente aberta e ficar se "achando", pensando que está imune às infiltrações diabólicas... Estou falando deste fundador da Igreja Betesda. Eu sei lá, tenho visto pessoas que saem de seminário teológico com conceitos diferenciados, estranhos... coisas bizarras mesmo. Eu não tenho coragem de dizer claramente a quê estou me referindo, mas para vocês tentarem descobrir é só vocês pensarem em quê tipos de coisas que o protestantismo sempre condenou, baseado na Bíblia, mas que hoje em dia sai da boca de pastor novo coisas diferentes... E, de certo quem ensina, no caso, neste seminário teológico, deve estar cuidando de defender o "seu", né? (o seu luxo, a satisfação de seus desejos mais viscerais, e etc. e dos que estudam em sua cartilha). Dica: estou falando de seminário de igreja não pentecostal, hein. Agora, oferece pro cara trabalhar como um normal que você vê o cara pulando, de repente com reunião de concílio não sei das quantas, se bobear se lembra de dar desculpa de alguma reunião de oração, ou de visitar algum membro. Eu hein!...

    Se tiver gente por aí com raiva de mim, o problema não é meu. Deveriam buscar a Deus de verdade e viver o cristianismo de Jesus, que é o que parece que ainda pregam, isso sim.

    Em Cristo,

    Claudia Paiva (Claudia Sunshine)

    http://blogdosultimos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. VS FAZEM A GENTE RIR DE COISAS Q É DE CHORAR!POR ISSO AMO GENIZAHR!!!

    GRAÇA E PAZ!
    JULIANA FERREIRA

    ResponderExcluir
  34. Pó... o cara (GONDIM) bateu de frente com o REI... "Além do horizonte existe um lugar....bonito e tranquilo...." Rei - Roberto Carlos kkkkkkkkkkkkk e com o REI Jesus também

    ResponderExcluir
  35. Repito o que disse em 21.5.11 no http://pos-evangelico.blogspot.com/2011/05/profeta-evangelico.html

    Profeta evangélico

    O Pastor Ricardo Gondim é um autêntico profeta evangélico, e como profeta assim é tratado pelos seus:

    Jesus lhes disse: "Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra". Marcos 6:4

    As palavras de Gondim são claramente inspiradas pelo Dom do Discernimento, os Mestres da Lei de nosso tempo aplicarão a Lei Mosaica de nosso tempo:

    Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto. Deuteronômio 18:20

    Ricardo Gondim não será morto fisicamente mas sua reputação já começou a ser assassinada pelos novos Mestres da Lei.

    -----------------------------

    O bom futuro da igreja evangélica não está nas mãos de "apologistas sarcásticos", mas sim em espíritos como o de Gondim, que tem sido sumariamente injustiçado no GENIZAHVIRTUAL.

    ResponderExcluir
  36. O mestrado na Metodista fez muito mal ao Ricardo Gondim,infelizmente... :-( Uma coisa é, por força acadêmica, ler diversas visões e teologias, outra bem diferente é passar a crer nelas e deixar de crer na Bíblia. Para se estudar teologia, é preciso ser muito cônscio de sua fé, senão a pessoa se desvia completamente do Evangelho de Cristo.

    ResponderExcluir
  37. Concordo em parte com o que Gondim falou. A volta de Cristo deve nos impulsionar a trabalhar e não nos deixar acomodados com o estado do mundo e da sociedade. Isso que ele falou está correto. E essa volta é verdadeira, não horizonte utópico. Aí é que Gondim pisa feio na bola.
    Vi todo o vídeo esperando que ele dissesse que Jesus voltará, literalmente, e eu pudesse defendê-lo, mas com o conteúdo deste vídeo fica difícil.
    Que Deus o faça perceber o equívoco dessas suas palavras que agridem o que é ensinado em todo o Novo Testamento.
    Joga a cenoura fora e fica com a Bíblia!

    Como diria João Alexandre, "Cristo vai voltar, acredite ou não".

    ResponderExcluir
  38. O que é um pe... prá quem já tá todo cag...!!

    ResponderExcluir
  39. Danilo,
    qual é o blog ou site pessoal do Bispo Bill, desculpe se a falha for minha, mas não consegui identificar.
    Gostaria de estar conhecendo mais profundamente a visão pós-milenista. Parece que há muito poucos sites e blogs que difundam essa visão. Conheço o do Marcelo Lemos, do Hermes e o monergismo.com. Exitem outros?
    Obrigado.
    Emerson.

    ResponderExcluir
  40. Não me surpreendo ,a religião é a maquina de fazer doido parafraseando o MAD

    ResponderExcluir
  41. Danilo, boa noite. Não sou teólogo, mas você poderia uma hora postar as diferenças entre teologia pré-milenarista, pós-milenarista... para esclarecer um pouco mais.Percebi em suas postagens que você é um fã de Caio Fábio.... acredito se pensarmos dessa forma ele também deixou de ser pastor há muito tempo...
    Douglas Carneiro/ Maringá-Paraná

    ResponderExcluir
  42. Danilo, procure entrevistar o Gondim! Apesar de não concordar com a teologia que ele vem pregando, ainda o acho alguém sincero. Seria bom ouvir o lado dele!
    Ah, Genizah é hilário, Parabens

    ResponderExcluir
  43. Eita teologia difícil de engolir esta dos pactos, vai contra tudo o que a Bíblia nos ensina, a começar pelo que o próprio Senhor Jesus disse tacitamente que o Seu Reino não é deste mundo, mas os antidispensacionalistas (reconstrucionistas disfarçados) dizem que não, diminuindo a volta premilenial de Cristo e o arrebatamento da greja que tem ampla base bíblica. Assim fica difícil.

    ResponderExcluir
  44. Lembrei outra história (aliás, depois dessa a história tem uma nova versão)...

    No pátio da igreja do Gondim havia uma goiabeira muito alta. Certo dia dois guris, um chamado José e outro chamado Jesus (tais os seus nomes pois eram filhos de famílias muito religiosas) vendo que a árvore estava carregada de goiabas maduras e graúdas resolveram pegar algumas escondido.

    Então o José combinou com o Jesus: "você sobe, pega as goiabas, e eu te dou cobertura aqui em baixo; se alguém aparecer eu grito 'volta logo Jesus', você desce e a gente foge".

    Então Jesus subiu pra pegar as goiabas, mas antes pediu o chinelo do José emprestado pra não escorregar nos galhos lisos da goiabeira. O José prontamente emprestou-lhe o chinelo.

    Mas eis que aparece o Gondim, então José começa a gritar: "Volta logo, Jesus! Volta logo, Jesus!".

    Vendo a cena, comovido, Gondim se aproxima:

    - Garotinho, eu entendo você, mas preciso te dizer algo: 'Jesus não vai mais votar'.

    Indignado, José responde:

    - Desgramado, além de não dividir comigo as goiabas, ainda levou meu chinelo!

    ResponderExcluir
  45. Ahh, ele tá é querendo aparecer "mais", que ser capa de revista, quer gerar renda para mídia.

    ResponderExcluir
  46. Que tal colocarmos um ponto final nessa discussão? Basta conferirmos o que diz a DECLARAÇÃO DE FÉ da Betesda, igreja liderada por Ricardo Gondim.

    Assim está escrito:
    Cremos...
    13. NA SEGUNDA VINDA de Jesus para ressurreição dos mortos juntos e para arrebatar os santos vivos para se encontrar com Ele nos ares (I Tessalonicenses 4:15-17).

    Fonte: http://betesdape.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46%3Aigrejas-betesda-em-pernambuco&catid=25%3Ainstitucional&Itemid=27

    Quanto ao vídeo, ele está fora de contexto. Ele está discorrendo o tempo todo sobre o pensamento de Jurgen Moltmann.

    ResponderExcluir
  47. Não quero ser chato mas... Acho muito simplista colocar somente o dispensacionalismo em oposição ao pós-milenismo. Porque há várias outras correntes de pensamento.
    Eu já li uma defesa ao pós-milenismo (coleção debates - Milênio. Darrel L Bock. ed. Vida). Na minha singela opinião é uma teologia muito bonita, só tem um problema, não tem base bíblica.
    Eu gostei muito do livro do Dallas Willard - A cospiração Divina. Mas sempre pensava no reino com o dualismo entre o "já, mas ainda não"...

    ResponderExcluir
  48. Bom, muito blablabla e bíblia como unica regra de fé necas, portanto, Gondin... leia o livro preto (rosa, azul, verde). Por isso que a campanha de Jejum de 40 dias será pela igreja participem http://www.jejum40dias.com.br/

    To escrevendo e escutando... meu Deus... qta baboseira demoníaca.

    Misericordia de nós Sr.

    ResponderExcluir
  49. Falei sobre o tratamento dispensado a Eliete, e me esqueci de me referir a ótima postagem. O assunto é muito oportuno. O Gondim está se inserindo nas profecias do NT no que se refere aos apóstatas e falsos mestres. É triste constatar esse fato, porém o fazemos baseados nos frutos que ele apresenta.

    ResponderExcluir
  50. Alan, Acho que confisão de fé do site não acompanha a evolução do pensamento do Gondim...

    ResponderExcluir
  51. Lamentável.

    Pra responder a isso, deixo a letra da música "Trabalho Esperança" do grande poeta da nossa música brasileira, João Alexandre.

    Trabalho Esperança

    Se a esperança que se tem
    Fosse apenas nessa vida
    Não houvesse nada além,
    Nenhum sonho pra sonhar,
    Que esperança mais perdida, meu Deus!
    Tanta gente a batalhar
    Pelo pão de cada dia
    Para alguns é caviar,
    Outra cavam pra encontrar
    Pão dormido e água fria
    E pra que, se o final é sempre igual?
    Por favor, não leve a mal,
    Que lhe seja leve a terra
    Eu prefiro acreditar
    Cristo vive e vai voltar
    Pra acabar com essa guerra

    E a esperança que Ele dá
    Ultrapassa a morte ou vida
    Vai além de trabalhar
    Traz mil sonhos pra sonhar
    Que esperança mais querida, meu Deus
    Não que eu queira me esquivar
    De olhar de frente a vida
    Bem melhor é batalhar
    Pelo pão que vai durar
    Pão de Cristo, pão da vida e pra quê
    Pra estar certo no final
    Por favor, não leve a mal,
    O que é pó retorna à terra
    Quando a vida se cabar,
    Nova vida vai brotar
    Sem paixões, sem dor, sem guerra

    http://www.youtube.com/watch?v=8QVh6LAycEg

    ResponderExcluir
  52. É provável, Danilo.
    Não descarto esta hipótese.
    Mas prefiro aguardar um pouco mais, ao invés de pôr mais lenha na fogueira do "herege". A verdade virá com o tempo.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  53. Karllo

    Concordo com você.
    Embora discorde do teismo aberto, gosto das consequências que poderiam vir desta visão.
    O que costumo escutar com frequência dos "crentes" com quem convivo, diante todo tipo de problema da sociedade, tragédias, etc é: - "que é cumprimento da palavra", "é o fim do tempos", "ta escrito que ia ser assim" enfim, vamos cruzar os braços e não fazer nada, por que o mundo ta perdido mesmo, e Cristo ja está voltando.

    ResponderExcluir
  54. Seja no twiter, nos artigos ou nas pregações, sempre tenho a impressão que nem o Gondim entende o que ele está falando. Nesse vídeo mais uma vez ele fala, fala, fala e não diz nada. Quem não reflete sobre, acaba se impressionando...

    ResponderExcluir
  55. Concordo com quem disse que seria uma boa entrevistar o Gondim. É um grande homem de Deus, uma crença diferente não pode mudar tudo que ele já fez pelo evangelho de Cristo. Seria bom ver se ele ainda defende esta postura ou foi um momento de divagação aquela aula... acontece.

    ResponderExcluir
  56. Karllo,
    Parabéns pelo seu equilíbrio.
    Continue assim.

    ResponderExcluir
  57. Saulo Abrão Fernandes17 de junho de 2011 às 18:04

    Amados, lemos em 2 Pedro vs 1 e 2 sobre heresias destruidoras; e no cap 3 vs 3 e 4 sobre pessoas que negariam a volta do Nosso Senhor.
    Meus irmãos eu creio na Bíblia, tenho visto que muito dela se cumpriu, outras coisas estão se cumprindo aos nossos olhos, portanto todas as demais coisas VÃO sim se cumprir e ponto final.
    sauloapologista@hotmail.com ; sauloafsilva@bol.com.br

    ResponderExcluir
  58. Como podem pessoas que nunca leram um livro de teologia sequer, comentar a respeito de desse tema?
    Creio que o maior erro de Gondim seja tentar dividir com os "donos da verdade" aquilo que lhe é pertinente a alma, e que lhe causa inquietações...
    Tragam a fogueira , decapitem esse herege porque discorda da maioria...
    Só posso rir diante de uma discussão tão inútil, não porque seja inútil saber sobre a volta de Jesus, mas é inútil falar sobre um tema tão complexo sem ter lido os grandes clássicos que falam a respeito do assunto!

    ResponderExcluir
  59. Pena que os grandes debates teológicos ficaram reduzidos a essa ninharia...
    As enormes teses discorridas e analisadas pormenorizadamente ficaram para trás...
    E o (des)respeito ao outro é o que impera!
    Mas fazer o que? Esse é o mundo pós-moderno que atingiu a todos, principalmente os ignorantes da Igreja que defendem seus rasos pensamentos...

    ResponderExcluir
  60. Vou confessar irmãos: Os escritos e pregações do pr. Gondim foram importantes para que eu pudesse abrir uma nova visão de fé... só que, infelizmente, perçebo que as coisas mudaram e esta última foi a gota d'água, estou tristemente decepcionado. Seus ensinos descambaram para o relativismo iluminista, sua fé é confusa, idiossincrático vive apenas do seu intelecto e, infelizmente, como muitos outros, começou a construir uma gaiola para Deus. A coisa tá feia no mundo evangélico, observe: este, Gondim, posa de o grande pensador cristão do século XX e profere "pérolas" do tipo "horizonte utópico"; outro, barbudo, mais parece um guru místico oriental absorto em ressentimentos e casos mau resolvidos; ainda, tem àquele que perdeu o bigode para não ter que se compromissar com a palavra...e por aí vai. Tomara que eu esteja enganado, mas, nestes últimos tempos, estamos sem grandes homens de Deus e a igreja está caminhando à bancarrota. Ora vem senhor JESUS, pois a minha alma anseia de saudades pelo meu meu eterno lar. Ah, Gondim, para finalizar, sugiro que leia o livro Céu - nosso verdadeiro lar da Joni E. Tada e quem sabe, a chama da verdadeira esperança, não volte a se acender em seu coração.

    ResponderExcluir
  61. Olá!


    Nessa cachoeira de comentários (não me animei a ler todos) eu não sei se alguem observou mas na ULTIMATO de Maio/Junho o Gondin no artigo ``uma caso de amor´´ falando sobre seu novo amor pela literatura, ao citar Gabriel Garcia Marquez ele exalta a capacidade dele de criar mundos fantasticos e logo em seguida ele diz que essa capacidade é comum nos profetas bíblicos que fazem isso ``PARA QUE NOS MOBILIZEMOS NA DIREÇÃO DESSA UTOPIA´´.
    Que cristianismo é esse?
    DEUS NÃO TEM CONHECIMENTO DO FUTURO
    JESUS NÃO VOLTARÁ (É UM HORIZONTE UTOPICO)
    OS PROFETAS BÍBLICOS NOS CONDUZEM A UMA UTOPIA.

    Precisamos de mais gente refutando os ensinos heréticos desse desvairado, porque muitos irmãos estão sendo iludidos com um discurso de beleza poética barata.

    Flw!


    Fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  62. Acho que vcs precisam conhecer mais da obra do Pr. Ricardo!
    Quanta asneira tá saindo desse bloguinho de merda!

    ResponderExcluir
  63. Já ouviu falar num sujeito "abirobado das idéias"? então, é esse aí. Ele mesmo, o Gondim!

    ResponderExcluir
  64. Danilo,o irmão pegou pesado com a Eliete,não precisava. O que eu não sabia é que o tal pastor tinha caducado,ou ele fumou antes de dizer tanta besteira,se fumou era da boa,porque o cara tá doidão,muito louco,maluco beleza.

    ResponderExcluir
  65. É nisto que dá misturar remédio tarja preta com àlcool. MARANATHA,vem logo SENHOR JESUS !!!

    ResponderExcluir
  66. Danilo, a Bíblia diz: "Um abismo chama outro abismo". Não estou querendo ser sarcástico, mas acredito que a próxima dele será negar a ressusreição de Cristo e por fim dizer que DEUS não existe.

    ResponderExcluir
  67. Que monte de "meleca" que ele falou hein.... Não aguentei e postei no meu twitter hj o seguinte comentário: "O Ricardo Gondim é igual Johnnie Walker... Ele "Keep Walking" pro horizonte utópico! Joga a Bíblia no lixo!!!"

    ResponderExcluir
  68. Agora, neste feriado, tive tempo pra assistir o vídeo com calma e refletir....

    Parabéns pro Gondim, a capacidade dele pra fazer confusão é impressionante, quanta criatividade, mente fértil (uma vez que bosta é adubo, é fértil mesmo). Como dizem na minha terra: "comeu merda quente e saiu na chuva"!

    "Deixa de ser um anestésico, e passa a ser um estimulante!" - qualquer semelhança com o consumo de drogas é mera coincidência.

    Desculpe e "pentecostacionismo", mas êita teologia do capeta essa!

    Eu até pensei em finalizar argumentando com alguma coisa da Bíblia, mas isso o Gondim não lê!

    Valha-me meu São Jorge [Amado]!

    ResponderExcluir
  69. Eu acredito no Horizonte utópico no que se refere a cada geração ja passada e também na negação da loucura de se marcar data para a 2° vinda do messias.

    O Horizonte é uma excelente analogia a todos as gerações que esperaram a vinda do Senhor trabalhando por outras gerações.

    A partir da vinda efetiva e palpável do Messias o tempo ja não será Tempo, visto q a relação dimencional entre o mundo de Deus e o nosso será palpavel. Os que esperaram o messias em sua geração não o receberam em carne, para eles a vinda do Senhor foi como ir em direção ao horizonte.

    Certamente o que subtende-se inicialmente a questão é que o Pastor esteja negando a volta de Cristo, no entanto a enfase está no espírito de como esperar este fenômeno transcendental.

    Ninguém sabe como a vinda de Cristo se dará a não ser pelos detalhes bíblicos. Mas é sabido que para os primeiros Cristãos incluindo os apóstolos Cristo ja voltaria naquela geração. No entanto Paulo e os demais que tinham tal esperança, agiram como se não esperassem, posto que estavam a preparar uma nova geração para a mesma esperança. Não sei se esta é a interpretação que Jurgen Moltmann faz quanto a analogia do horizonte utópico, nunca li este autor, porém acredito que seja assim o pensamento do Ricardo.

    Isso é o mesmo que dizer que o mashia foi morto desde a fundação do mundo, no entanto sabemos linearmente falando que ele morreu na plenitude dos tempos.

    Esse pensamento do Gondim rompe com o conceito de linearidade calvinista, mas não nega a vinda efetiva do Senhor. Quando diz: "O messias volta fora do tempo" estaria a dizer o messias interrompe o tempo, numa verdadeira invasão alienígena transcendental, algo espetacular que toca todas as gerações que esperaram mas não o viram, no entanto ele também volta para a igreja do passado.

    ResponderExcluir
  70. Pr. Marcelo Mannocci24 de junho de 2011 às 13:29

    Danilo,
    Eu creio que esta colocaçào do Gondim, só nos leva a crescer, pois o que tem faltado para a igreja dos nossos dias são discussões teológicas que formam as mentes maduras e excelentes apologistas, basta nós lembrarmos de Tertuliano, que no início da igreja era um grande defensor biblico e depois mudou de opinião, ou de Alexandre de Alexandria que tinha em mente muitas filosofias gregas.
    Voce respondeu para uma pessoa já que ela não tinha uma opinião que fosse pelo menos pós milenista, mas porque?? nào poderia tambem ser pré milenista?? Creio que isto seja bom para buscarmos crescimento, pois quem não olha para o passado não poderá ver o futuro. Gostaria de seu retorno se fosse possível. Para esclarecimentos não sou a favor desta idéia do Gondim, nem sou defensor dele, eu respeito a ele como respeito a você que tem coragem para colocar suas opiniões. Que Deus neste tempo levante muitos apologistas biblícos. Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  71. eu sou defensora da idéia do Gondim e dele também, acho ele um pensador muito acima da média de qualquer líder religioso da atualidade. O problema que em um país como o Brasil é proibido pensar no evangelicalismo brasileiro, sempre que alguem sai um pouco do ortodoxismo arroz com feijão, é taxado de herege.
    Engraçado é que o cara posta milhares textos lindo contra a porcaria religiosa oferecida hoje em dia, orienta sua igreja com uma nobreza e humildade que não se encontra mais nas igrejas... mas quando fala uma abobrinha NINGUEM DIGERE ! O Senhorito Danilo Fernandes já deu várias bolas foras em alguns postagens,foi infeliz em alguns comentários, mas isto não fez com que o foco maior do blog fosse ferido.... mas quando a pimenta é no olho do outro é colirio..... Falar mal do Gondim é coisa de tipica de seguidor de Caio Fabio .... é pura dor de cutuvelo gospi.

    ResponderExcluir
  72. E tem maluco de boca suja para defender tanta besteira dita pelo pastor;é o fim dos tempos. MARANATHA,VEM SENHOR JESUS !!!!!!!

    ResponderExcluir
  73. A palavra suja usada pelo cara que defende este pastor,mostra do que deve estar cheio o seu coração. Somente um desarranjado das ideias para defender tanta heresia. Parabéns Danilo continue na defesa da fé! MARANATHA !!!

    ResponderExcluir
  74. Danilo,
    Muito forte a maneira irônica do texto sobre alguém como Ricardo Gondim. Ele apenas tem posicionamentos diferentes. Não está roubando ninguém e nem usando o nome de Deus para interesses próprios. Não lhe ocorreu a possibilidade de ele estar sendo mal compreendido? Acho que você forçou, principalmente ao permitir postagens de baixo calão e moralmente agressivos.

    Não tenho nada a ver com o Gondim, mas entendi o vídeo. Nós crentes esperamos um mundo melhor com a volta de Cristo, sendo que devíamos ser agentes de mudança nos dias de hoje.

    Talvez se vc ouvir novamente o estudo enxergará isso. Porém concordo que o estudo é muito difícil de ser compreendido por pessoas pré-conceituadas.

    abraço
    Robson
    São Bernardo

    ResponderExcluir
  75. Danilo,
    Lemos diariamente seu blog.
    Achamos que o ensinamento do Gondim não foi compreendido em sua totalidade. Houveram realmente criticas pesadas.

    Conhecendo você, creio que não haverá problemas em publicar a defesa ou explicação de Gondim. Na verdade, acho justo que você faça isso. o problema será a maioria de seus leitores entenderem o que ele quis dizer.

    Gondim publicou a resposta em seu site, agora acho que vc tem o dever de colocá-lo aqui, e não se igualar a outros blogs tendenciosos e parciais.
    http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=61&sg=0&id=1853

    A paz
    Angela Costa

    ResponderExcluir
  76. Será que muitos líderes e pastores estão tão acomodados com a visão mínima de evangelho que não se sentem mais motivados a lutar pela salvação dos homens e mudança do mundo? Pr. Ricardo Gondim não está errado, erra do estão os que vão a TV para falar mal de outros irmãos e pregarpra crentes, ao invés de mostrar a verdade do amor de Deus pelos homens. Se ele está errado nessa ideia, vamos estragar tudo, não vamos lutar dontra a tal PL 122, vamos deixaras crianças serem abusadas, deixem o tráfico de drogas se agigantar cada vez mais, pra que lutar contra tudo isso se Cristo vai voltar. "Comendo eu e meu cavalo, os outros que se danem" É assim? Vamos salvar almas a cada dia mais e nos preocupar menos em mostrar que fulano ou siclano está certo ou errado.

    ResponderExcluir
  77. Ah gente! Tem nada não, é que nem a estória das imagens do catolicismo (estimula a fé). Afinal, todos os caminhos levam à roma e ao "céu".
    Misericórdia!!! Miseráveis homens que somos.
    MARANATA SIM SENHOR JESUS.
    Tai mais um a apostatar do Evangelho.
    Maldito o homem que confia no homem.
    3 a zero para os picaretas e 1 a zero para os equivocados da fé.
    Honório.

    ResponderExcluir
  78. Presumo que o Pr. Gondim esteja tão distante da mediocridade (interpretem o termo no sentido lato, ok?) do meio evangélico que as pessoas não criticam suas ideias, sua forma de enxergar o Evangelho. As críticas são decorrentes do não entendimento daquilo que ele defende. Será que o problema está em quem ouve ou quem fala? Nem sempre a verdade professada no Sermão da Sexagésima é condizente com a realidade.

    ResponderExcluir
  79. "Eu creio que Cristo voltará. Mas esta afirmação não gera comodismo em minha alma...Mas chegará o dia, grande e glorioso, quando céu e terra se tornarão uma só realidade. Na revelação plena do Cordeiro, saberemos que não lutamos em vão, e celebraremos.

    Maranata, venha logo, Jesus!"
    Ricardo Gondim - 24-06-11
    fonte: http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=61&sg=0&id=1853

    ResponderExcluir
  80. Cristo não voltará na história... então a encarnação não aconteceu na história, a morte vicária não aconteceu na história, a ressurreição também não aconteceu na história... a volta de Cristo não acontecerá na história... horizonte utópico!!! tudo foi utópico! a salvação é utópica! Amados não nos deixemos enganar, o espírito do anticristo não está apenas no neopentacostalismo, mas também nesses gondins... teísmos abertos: cuidado com a cenoura!

    ResponderExcluir
  81. Nunca entedi que devo deixar de cuidar da natureza, dos animeias e das pessoas pq espero a volta de Cristo, entedi sempre que serei tranformada pelo evangelho, cuidado de tudo cm amor, perdoando, amando e fazendo muita caridade: vestindo nus, alimentando quem tem fome, visitando e dando esperança aos enfermos e muito mais, enauqnto isso aguardo a volta de Cristo, não que disso dependa minha salvação, mas disso dependa a minha paz enquanto eu viva aqui eperando a volta de Cristo. O evangelho nunca nos disse pra sermos uns vermes enquanto Cristo não volta. Aff quanta doidera, acho que ele deve crer tb que Deus não tem nada sob governo q provavelmente o memso ficou surpreso quando o Eva comeu a maçã.
    Ainda teve gente que falou que Caio Fabio é doido, mas não chega aos pés do Godim, a loucura do Caio é evangelho puro.

    ResponderExcluir
  82. Uma comparação mais parecida seria a de um cachorro correndo atras do rabo, corre, corre e não chega a lugar nenhum e ainda fica tontinho e perde o senso de equilíbrio e sensatez. Já tinha ouvido esta baboseira a uns vinte anos atras, de um "pastor" de uma dessas denominações de fundo de quintal e que se untam a si mesmos. Toda vez que conversávamos havia conflito, pois eu usava as Escrituras e ele usava suas teorias torcendo a Palavra de modo absurdo. Meses depois, abandonou a esposa, se juntou com uma mulher muito mais velha que ele e começou a participar de bacanais na zona sul, trazendo escândalo entre os colegas de trabalho que vinham me perguntar: "o fulano não é pastor? como participa de tanta sacanagem?", e eu respondia que cada um dará conta de si mesmo a Deus.

    ResponderExcluir
  83. BHAAAAAAAAAAA BOM ENTENDI POR PARTES, ACHO QUE ELE NEM ENTENDEU O jÖRGEN DIREITO, O QUE PARECE É QUE ELE QUER "AFUNDAR" UMA NOVA LINHA DE PENSAMENTO, TEMOS A 1-CRENÇA NA VOLTA DE CRISTO E 2- A TEOLOGIA QUE ACREDITA QUE ELE JÁ VOLTOU, NOS DOIS CASOS TEMOS REFERENCIAS, AGORA NO CASO QUE ELE BOLA AI, ESTA APENAS CONJECTURANDO SOBRE FILOSOFIAS PROPRIAS E MISTURADAS COM OUTRAS!!

    COMO DISSE ALGUÉM ACIMA, MISTURAR TEOLOGIA ACADÊMICA COM IGREJA= MEDO!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  84. Ricardo Gondim virou um filosofo humanista que relativiza a fé a suas verdades, em recente entrevista a revista carta capital se mostrou contrário ao um país cristão, e a favor do homossexualismo.

    ResponderExcluir
  85. esse aí deve ser mais um dos seguidores do Inri Cristo, pois pirou de vez, perdeu a fé, não há palavra melhor a se dizer desse ex-irmão que: Gondim, você é um verdadeiro BUNDÃO! deveria ser internado e tomar remédio tarja preta, para que pelo menos, nao leve outros retardados a esse pensamento insano, maligno e repugnante.

    Quando o MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS chegar você vai ser pego de surpresa.

    faça um favor pra todos nós (que cremos no evangelho do senhor Jesus e na sua volta), rasgue a sua bíblia e crie seu livro próprio, pois tirar isso da bíblia é algo doentio e pervertido.

    Gondim, faça uma lipo nesse seu bundão celebral!!!

    genizah, parabens!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item