É Parada...
http://genizah-virtual.blogspot.com/2011/06/e-parada.html
Carlos Moreira
Nestes últimos dias estamos vivendo a “febre das paradas”. É parada pela legalização da maconha, parada dos Bombeiros do Rio, parada pela liberdade de expressão, parada gay, parada dos “evangélicos” – marcha para Jesus? – e ainda tem a parada de 7 de Setembro pela independência do Brasil. Haja parada!
Algumas destas manifestações eu até entendo... A legalização da maconha, por exemplo, não é só um problema de saúde pública ou de polícia, o “buraco” é muito mais embaixo... As ramificações do tráfico são tantas, e tão complexas, que discutir se libera ou não, para mim, é como coar o mosquito e engolir o camelo.
A questão dos Bombeiros é legítima; são profissionais que se arriscam, estão sempre de prontidão, prestam um valoroso serviço a sociedade e ganham salários pífios. Acho que o governador do Rio excedeu-se, extrapolou seu poder e autoridade.
Quanto à questão da liberdade de expressão, num país que viveu durante décadas debaixo de uma ditadura militar, nunca é demais fazer uma passeata para avivar em certas mentes velhos preceitos... A democracia é o estado de direito que permite ao povo manifestar-se, ser ouvido.
Já a parada gay, há muito tempo deixou de ser uma manifestação deste grupo da sociedade exigindo respeito e dignidade, para tornar-se um desfile anárquico, com exageros dos mais diversos, hostilidades, baixarias, pois os gays, tentando combater a homofobia, tornaram-se heterofóbicos, criaram a ditadura da homossexualidade.
O desfile de 7 de setembro celebra a independência do Brasil. Tem sua importância do ponto de vista do fato histórico, mas não reflete a realidade sócio-econômica do país pois, num mundo globalizado, todo mundo depende de todo mundo e nós, do 3º mundo, dependemos ainda mais.
Agora, a tal da marcha para Jesus, do meu ponto de vista, é de amargar! Apesar de nunca ter ido a uma, pois sempre achei o evento bizarro, acompanho a cada ano as notícias sobre a dita cuja nos meios de comunicação. Assim como a parada gay, que perdeu seu propósito, esta marcha, se um dia já teve algum, há muito ele desvaneceu-se.
Hoje, esse corso de “carnaval evangélico”, com trio elétrico e tudo, essa passeata de políticos "crentes" – espertalhões, falsários e corruptos – essa grande massa amorfa de gente caminhando pelas ruas, só faz me lembrar da música de Zé Ramalho que afirma em um de seus versos: “...e ver que toda essa engrenagem, já sente a ferrugem lhe comer... Êeeeeh! Oh! Oh! Vida de gado. Povo marcado, êh! Povo feliz!...”. Que o povo é marcado, eu tenho certeza, mas será que o povo é feliz?
Meu amigo, minha amiga, se você ainda tem algum juízo em sua cabeça, se você ainda tem algum sopro de Deus em sua consciência, se você é capaz de, ao menos, ouvir o sussurrar do Espírito Santo, não se junte a este trágico desfile! Eu lhe aconselho, no nome do Senhor, fique em sua casa, junte sua família, alguns irmãos, e ore por esta “igreja” que, nem de longe, é um Corpo, mas apenas uma massa desconjuntada de membros esquartejados!
Essa marcha nem é nem nunca foi para Jesus e isso qualquer tolo pode ver... Quem foi que disse que Jesus quer um bando de gente “marchando” por ele nas ruas? Quem foi que disse que Jesus está atrás de ser notícia no Jornal Nacional ou na Veja? Quem foi que disse que o Senhor de toda a Terra está em busca deste tipo de publicidade? Será que você é tão ingenuo que não percebe que tem um grande business por trás de tudo isto!?...
Alguma vez você viu nas Escrituras Jesus incitando algo deste tipo? Você já o imaginou dizendo aos discípulos: “vamos juntar uma moçada lá em Cafarnaum e fazer um grande desfile para que se saiba, até em Roma, que eu sou o Rei dos Reis!”. Você imagina Paulo entrando em Atenas, em cima de um carro de boi, vociferando as verdades do Reino, seguido de um bando de “crente” com cornetas e apitos, com seus rostos pintados e carregando faixas com os seguintes dizeres: “aceitem Jesus!”?
Acorda rapaziada! Não é com passeata de 2,0 milhões de “evangélicos” que, não raro, nem sabem pelo que estão marchando, pessoas que nunca leram nem os 4 Evangelhos, gente que nunca foi discipulada, um “exército” de “soldados” com carisma, mas sem nenhum caráter, que a nossa sociedade vai perceber que o caminho é Cristo! Ah, isso nunca!
O Reino de Deus é subversão silenciosa, discreta, pacata, vida sendo gerada na vida de outras pessoas através dos encontros humanos, de casa em casa, nas esquinas da existência, tudo de forma simples. Precisamos é de gente que acolha o necessitado, que visite o preso, que solidariza-se com o faminto, que ore pelo enfermo, que ande pelos “antros” da terra anunciando com ações a Boa Nova de que “Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não imputando aos homens os seus pecados”.
E digo-lhe mais... Para fazer isto, não precisamos de passeata, publicidade, carro de som, trio-elétrico, multidão, mas apenas de um punhado de gente que teve o coração pacificado pela graça que acolhe os caídos do mundo. O mais, meu mano, é fanfarra de “crente”, micareta “evangélica”, corso de “figueiras cheias de folhas”, mas sem qualquer fruto de justiça ou misericórdia.
Não gostou? Então coloque a sua “fantasia” e vá para a rua! Não tem fantasia? Então vá disfarçado de você mesmo... Um a mais, um a menos, que diferença fará? Se existem exceções? É óbvio! São os que estão, a cada ano, deixando de participar desta prosopopéia! Sabe o que significa o termo? Trata-se de uma figura de linguagem que dá vida e sentimentos aos seres inanimados... Não cai como uma luva?
Carlos Moreira é culpado por tudo o que escreve. Ele posta no Genizah e na Nova Cristandade.
Parabéns pelo texto! Um bom panorama do texto e contexto em que essas marchas acontecem! É triste mesmo ver os evangélicos sem evangelho, seguindo com seus "pastores" para o abismo eterno.
ResponderExcluirMuito legal o texto... Através do mesmo vejo refletido com palavra objetivas o que eu também percebo nesta parada intitulada "Marcha pra Jesus". Percebo pregadores(as) e cantores(as) querendo aparecer e assim poder vender mais cd´s, dvd´s... Enfim, conseguirem mais agendas pra que cobrem seus altos caches e assim continuem ficando rico.
ResponderExcluirE ESSE ANO A CAÇICADA TODA TAVA LÁ !! MALACRAIA JABES,HERNANDE$,ATÉ O CRIVELA.ALGUMA COISA ELES ESTÃO TRAMANDO!!QUANDO JUNTA ESSA CAÇICADA COISA BOA NÃO É !! PODEM GRAVAR ISSO!!
ResponderExcluirConcordo plenamente!!! Oxalá pudéssemos publicar este artigo em rede nacional no horário nobre...
ResponderExcluirEnquanto isso vamos postando no face,twitter e tudo mais!!!
MARANATA!!!!!
Eu nunca imaginei ver juntos, na mesma foto, o Tio Patinhas Gospel, Estevan Hernandes e Marcelo Crivela.
ResponderExcluirÉ o fim do mundo!
http://www.igospel.org.br/br/
Concordo plenamente com o autor, e ainda acrescentaria, isso faz parte da lei das obras (Rm 3:27)com o fim apenas de serem vistos pelos homens.(mt 23:5).
ResponderExcluirIgreja "PARADA" não avança no REINO de DEUS!
ResponderExcluirFora com os putriarcas, apústulas e bispulhas de MAMON!
"O Reino de Deus é subversão silenciosa, discreta, pacata, vida sendo gerada na vida de outras pessoas através dos encontros humanos, de casa em casa, nas esquinas da existência, tudo de forma simples."
ResponderExcluirQuem dera as pessoas que participam desses eventos pudessem entender isso! Teríamos uma verdadeira revolução! Mas a maioria não quer tomar a cruz de Cristo e segui-lo, preferem criar seu próprio evangelho, com um Cristo a seu gosto!
Esta é a marcha que vai do nada a lugar nenhum.
ResponderExcluirCara, que texto bom. Falou e disse, assino embaixo. Só faltou falar do dinheiro público investido..
ResponderExcluirQuer dizer que todas as outras marchas estão certas, até as dos gays ?
ResponderExcluirE voce critica a Marcha pra Jesus ?
Vai se converter !
Voce está a serviço de quem ? O que voce está ganhando com isto ?
Ridículo...
É, nem todo texto é realmente perfeito e nem todas as considerações devem ser relevadas aqui.
ResponderExcluirConcordo com os erros que acontecem, concordo com o business que existe onde não deveria existir, mas nem tudo deve ser jogado por água abaixo.
Eu não sou da renascer e fui uma vez na marcha em 2003 ou 2004, não lembro, mas antes de ter ido, conheço as histórias através de outro leitor assíduo do seu blog (Douglas Dias Pimentel) que nos anos 90 a marcha não tinha esse cunho financeiro, político, de fama e de vendas e que gerou um impacto muito grande no brasil e uma galera gigantesca saiu dos seus maus caminhos para conhecer a Jesus.
Infelizmente, pelo que me parece, não tiveram estrutura para manter toda essa "conquista" e nem profundidade para se manter no evangelho que atraiu tantos jovens.
Mas infelizmente é assim, hoje eu evito muitos eventos, marchas e retiros que ao invés de me fortalecer, eu terei é mais trabalho filtrando um monte de ladainha que são faladas.
Como postei recentemente, a única maneira de pararmos esse mal é não propagando-o.
Abração.
Maracutaia,Bisca Sônia,Hernandes... é o bonde dos Falsos Profetas...
ResponderExcluirSabe, eu também não sou chegado nesse negócio de parada não mas, lendo este artigo algo me chamou a atenção, "Alguma vez você viu nas Escrituras Jesus incitando algo deste tipo? Você já o imaginou dizendo aos discípulos: “vamos juntar uma moçada lá em Cafarnaum e fazer um grande desfile para que se saiba, até em Roma, que eu sou o Rei dos Reis!”. Você imagina Paulo entrando em Atenas, em cima de um carro de boi, vociferando as verdades do Reino, seguido de um bando de “crente” com cornetas e apitos, com seus rostos pintados e carregando faixas com os seguintes dizeres: “aceitem Jesus!”?". Ué eu também nunca vi nas escrituras Jesus convocar alguém para ficar ironizando ou satirizando outros não! Sejamos honestos, a marcha realmente não ajuda em nada e ficar procurando o que dizer contra tal marcha muito menos ainda. Vamos orar ao invés de achincalhar? Que tal?
ResponderExcluirPrezado Marcaor,
ResponderExcluirVocê entrou num blog apologético... Sabe o que significa? Aqui defendemos a fé genuína, o evangelho do Reino, as verdades das Escrituras. Defender a fé não é achincalhar, é falar a verdade. Os profetas fizeram isto, os apóstolos fizeram isto, e o próprio Jesus o fez... Só para contrapor... Abraços, Moreira
Quando alguém escreve ou fala e quem lê ou ouve não compreende, chamamos isso de analfabetismo funcional.
ResponderExcluirSem palavra muito bom Genizah!!!
ResponderExcluirEu gosto muito de matérias que não atinge a pessoal mais a atitude dela.
Parabéns ;)
Gostei da matéria, me fez refletir sobre o assunto.
ResponderExcluirGostei da matéria, sabias palavras sobre o Reino.
ResponderExcluirAbordagem correta, agora, ir la com placas e tal, ai essa atitude é desiquilibrada.