Loucura Sagrada!
http://genizah-virtual.blogspot.com/2011/04/loucura-sagrada.html
Loucura Sagrada
(Dom Helder Câmara)
"Sonhei que o Papa enlouquecia
E ele mesmo ateava fogo ao Vaticano
E à Basílica de São Pedro.
E ele mesmo ateava fogo ao Vaticano
E à Basílica de São Pedro.
Loucura sagrada!
Porque Deus atiçava o fogo que os
Bombeiros, em vão, tentavam extinguir.
O Papa, louco, saia pelas ruas de Roma
Dizendo adeus aos embaixadores
Credenciados junto a ele
Jogando a Tiara ao tibre.
Espalhando pelos pobres, todos,
O dinheiro do banco do Vaticano.
Que vergonha para os cristãos!
Para que um Papa viva o Evangelho
Temos que imaginá-lo em plena loucura"
Para as TV europeias
Sobre a miséria brasileira e a ditadura.
E se amanhã as massas tiverem a impressão
que o cristianismo teve medo
que não teve a coragem
de dizer a verdade, de mostrar a verdade,
acabou-se o cristianismo.
Aos que tiverem oportunidade de assistir na TV Cultura, Canal Brasil, etc. recomendo:
Uma voz profética para toda a igreja verdadeira!
Fui surpreendido pelo filme na TV esta semana e não resisti ao choro da saudade deste irmão a quem tive o prazer de conhecer, já no fim de sua vida, e com ele passar duas tardes memoráveis. Danilo
olá, Danilo, apz.
ResponderExcluiresses dias estava mesmo refletindo sobre o fato de que, quando rotulamos tal e tal pessoa como "presbiteriano, assembleiano, batista, calvinista, pentecostal, dispensacionalista", etc, podemos incorrer, sem saber, em 2 erros:
- qdo é um bom exemplo, apropriamo-nos dele para "nosso lado", puxando a brasa para a nossa sardinha, dizendo, implicitamente, que ele é bom pq é "gente nossa", coisa que não seria se fosse "dos outros";
- qdo é um mau exemplo (e o Hermes é pródigo nessas citações, data venia a ele), empurramos esse indivíduo para fora de nossos limites geográfico-eclesiásticos, usando o mesmo critério anterior "se fosse dos nossos não faria isso" e "só faz isso pq é dos outros".
qdo agimos assim, quem perde é o Reino, e estou propenso a considerar as pessoas a despeito de suas filiações eclesiásticas e denominacionais, deixando de classificá-los (ou rotulá-los) como desta ou daquela igreja e chamá-los, de acordo com seus frutos e fé, de homens e mulheres de Deus. É mais justo com eles, e com Deus também.
ultimamente, tenho visto tanta gente sendo e dando motivo de escândalos em todas as igrejas que precisamos retornar ao modelo primitivo de avaliação que Jesus nos preconizou há 2000 anos: deu fruto? o fruto é bom? Me obedece? Me honra? Me glorifica?
este modelo atual "é da igreja tal" está aprovado já não serve mais, e está reprovado pelos falsos positivos que apresenta.
o modelo de Jesus dá mais trabalho, reconheço, mas é muito mais seguro.
abs, apz.
wally.
ps. e olha que sou "xiita" gospel, da bléia, da turma dos aleluia... risos
AGUARDE gente de mimimi aqui porque ele é Católico.
ResponderExcluirWally, meu irmão! Assim pensamos por aqui também. Paz!
ResponderExcluirEle era um homem que amava aos pobres, os necessitados e os injustiçados!
ResponderExcluirUm dos poucos cristãos que na história recente demonstraram amor pelos excluídos!
Quem assina? É o Danilo???
ResponderExcluirEmbora o D. Helder seja um primoroso cristão em questões sociais, um padre que adminro é Pio de pietrelcina... poderiamos considerá-lo o primeiro pentecostal, de fato.
ResponderExcluirSinto muito, mas discórdo do texto. Daqui a pouco vamos ter missa aqui. Sinceramente, uma coisa é a pessoa, é amar ela, é estar com ela...outra é chamar de irmão e para chamar, é necessário ter a mesma ideologia.
ResponderExcluirMe frustou ao ler esse texto. Lamentável !
A Paz, meus irmãos. Parabéns pelo post. É, sem dúvida, essa uma verdade facilmente inconcebível. Parabéns!
ResponderExcluirO bispo das favelas, este gigante também era poeta, mas poesia à parte, bem sabemos que o papa não é o dono do Vaticano, assim como a presidenta não é a dona do Palácio do Planalto.
ResponderExcluirPara aqueles que não nos consideram seus irmãos em Cristo, quero lembrar que um fariseu considerava como próximo somente outro fariseu, um samaritano? nem pensar.
Anônimo Católico
Concordo com o Silvio.
ResponderExcluirJoab Barros
bela menção. Pena que a cegueira denominacional e preconceituosa de muitos impeçam a visão da graça de Deus livre. Parabéns pela coragem de postar o reconhecimento de um homem de Deus fora de nossos guetos. D. Helder merece o respeito de todos os brasileiros pelo seu testemunho em um momento em que muitos líderes amedrontados se calaram diante da injustiça. Sua palavra profética envergonha uma Igreja que se alienou e se calou; sem contar sua cumplicidade com a tirania da opressão e seu silencio em relação aos dramas da sociedade. Como gostaria de ver homens como este ensinando nossa gente a ser menos alienado e mais sensível aos sofrimentos do povo, ao invés de explorá-lo mais ainda em seus minguados recursos. Quem pode dizer que este não foi pastor de gente, inspirado pela bondade de Deus. Apenas os cegos que olharam para ele e só viram uma batina, sem perceber o coração humilde e apaixonado por Deus e pelo próximo, que esta cobria.
ResponderExcluirJá vi um monte de ateu fazendo caridade e apregoando justiça. Este não é o padrão para definir se um homem é ou não convertido. Os meus irmãos têm prazer na suficiência da graça do meu Salvador e ela, a graça de Deus me levará a cumprir seus designios e a querer ter Jesus como sua única referência, sem escoras e santos quase deuses para que eu possa me prostrar diante deles em detrimento da presença diária e poderosa de Cristo. Me desculpem os que tentam contemporizar os idólatras, acho que o D. Helder poderia ter usado de sua alta qualidade "teológica" quando foi falar de justiça social àqueles seus pobres nos quais sempre se promovia em cima deles. e falasse pra que eles todos buscassem somente a Jesus e a sua graça suficiente em detrimento de todos os dogmas equivocados da denominação a qual representava.
ResponderExcluirApregoar Justiça Social omitindo verdades espirituais teológicas é trazer a salvação para um nível tão baixo que até os espíritas, budistas, teriam condições de alcança-la por estes méritos.
Deus continua sendo fiel a sua palavra e jamais aceitará que façamos com que a pobreza e a miséria dos outros sejam bandeiras e trampolins para nossa salvação.
Pensem nisso...
É estranho censurar, discordar e apontar erros de gente como Silas Malafaia, Rene Terra Nova e todos os outros que seguem doutrinas exdrúxulas e contrárias ao cristianianismo e á sã doutrina e depois chamar de "Uma voz profética para toda a igreja verdadeira!" alguém cuja idéias não corroboram com nossa teologia reformada, aliás, se estamos defendendo um cristianismo bíblico, guardada as devidas proporções, nada se difere dos citados acima. Se não chamamos de irmão gente vende o evangelho, como chamar de irmão alguem que foi conivente com marxismo? Admiremos o homem, sim, pelas coisas boas que fez, mas aí chamá-lo de "Uma voz profética para toda a igreja verdadeira! " seria um desrespeito ao verdadeiros profetas que arderam nas chamas da inquisição.
ResponderExcluirAlesadro
A voz de um líder não morre com ele.
ResponderExcluirO seu legado permanece inspirando as gerações vindouras. E é na sua ausência que se nota os traços de sua liderança.
Pena ser grande a quantidade de cristãos afetada pela miopia dos estereótipos religiosos, tanto do lado católico da trincheira, quanto do lado protestante. Gente que por causa dessa miopia jamais poderá reconhecer a trajetória de homens como esse, ou sequer perceber a relevância e o significado de sua história, o que não a diminui em nada.
Parabéns pela lembrança, Danilo. Não sabia deste documentário. Eu, para quem não sabe, um pastor assembleiano, vou assistir, pois sei que este irmão deu uma importante contribuição ao cristianismo neste país e, tenho certeza, aprenderei com a sua biografia, que não conheço graças a minha ignorância pregressa.
No Amado
Ielton Isorro
clamandonodeserto.blogspot.com
A partir dos frutos que se percebe a diferença entre pregar a palavra e pregar uma teologia...
ResponderExcluirVai ter gente convencida, ops desculpe convertida, que irá apresentar carteirinha de denominação, versículo e o escolete e vai ficar na porta, pois em nada imitaram a Cristo, mas apenas e, obviamente estão ai a dar provas incontestes de que não nasceram de novo.
ResponderExcluirAtenta para que não caias de vez!
Tudo como dantes.
ResponderExcluirNem o advento da intenet, a globalização, entre outros fatores que elevam nosso conhecimento. Principalmente a maior difusão da leitura biblica, são capazes de tirar a trave.
Miseráveis somos nós ao vermos a salvação de Deus somente no nosso "gueto".
Ainda bem que nem nós, nem nossa religiosidade, podem limitar a Grandeza de Deus.
Pr. Atus Turquete
Impressionante como vocês caem de quatro diante de declarações que são o suprasumo do lugar comum!! Essas frases de efeito com um conteúdo agradável e que não dizem nada além do óbvio "politicamente correto"!! Suas mentes não conseguem ir além dessas bobagens. E vocês se acham muitissimo inteligentes a ponto de se sentirem autorizados a chamarem os outros de "burros". Quero lembra-los de que os burros tem muita serventia. Já os vermes...
ResponderExcluirEu penso de forma simples sobre o caso em questão:
ResponderExcluirNão importa de onde a pessoa é para aprovarmos algum ato positivo dela. Também penso que algo positivo apresentado por ela não é capaz de apagar seus atos negativos ou injustos.
Onde eu quero chegar? Elogiemos as atitudes corretas de quem quer que seja e reprovemos as incorretas.
Nada de endeusar pessoas ou denominações. Mas também não podemos deixar de considerar quando alguém sendo ateu, falso evangélico, católico ou o que for, tiver algo de proveitoso em suas ações que seja digno de admiração. Só isso.
Eu acredito que tanto na igreja católica romana quanto nas igrejas protestantes há pessoas que realmente se entregaram a Cristo, abandonando todos os seus desejos carnais, toda sua natureza humana, e entregaram sua alma a Cristo, pedindo e desejando para que somente Ele reine em seus corações. O problema é que essas pessoas são pouquíssimas. E ouso afirmar isso pq cresci em uma igreja batista da CBB, e vi com meus próprios olhos a discrepância entre os ensinamentos descritos por Cristo no Novo Testamento, e o que a igreja prega, ou o que os que se dizem cristãos fazem, mesmo que se arroguem os bostistas, de serem verdadeiros cristãos. São hipócritas, adoram assistir novela e programas de baixo nível, mas não deixam ninguém beber um copinho de cerveja. Dã o dízimo, mas naõ são capazes de ajudar uma pessoa carente. Isso porque essas pessoas não aceitaram a Cristo para o servir, mas para serem servidos. São os cristãos que vivem correndo atrás de bênção, achando que Jesus morreu na cruz para nos dar bens materiais, curas, prosperidade, família, etc. Esse falso evangelho não pode levá-los ao céu, mas sim ao inferno. O amor ao dinheiro é raiz de todos os males (1 Timóteo 6:10). A vida com abundância só pode ser a vida eterna, o reino dos céus, não o reino dos tesouros da terra, onde a traça corrompe. As igrejas protestantes nasceram de heresias.O portestantismo é satanismo disfarçado de cristianismo. Quando fazemos o exercício de fé de nos prostrarmos no nosso quarto com a cabeça no chão implorando perdão a Jesus pelos nossos pecados, e pedindo para que ele mostre sua verdadeira igreja, seu verdadeiro evangelho, e nos ensine e a segui-lo, e nos livre do caminho do mal, e nos tire do reino do pecado e dos desejos da carne, e nos dê a misericórdia de sermos aceitos no reino dos Céus, e nos colocamos como escravos diante dele, nosso caminho vai em direção até Ele. Assim foi comigo. Jesus me levou até a original, a Igreja Ortodoxa, e eu quero mto que os verdadeiros Cristãos corram para lá tb, porque são as ovelhas, e seguem o Bom Pastor aonde quer que ele vá. Estou intercedendo por vc Danilo. Todos os verdadeiros cristãos estão vendo seu esforço em fazer a vontade do Senhor Jesus e em obedecer a seus mandamentos. Vc está no caminho certo, denunciando os falsos evangelhos e profetas. Tenho amigos evangélicos que, pelas intercessões da Mãe de Deus, estão começando a ver que o que fazem não é a vontade de Cristo, mas a de seu próprio coração mortal cheio de paixões e desejos egoístas. Que a graça e paz do Pai, do Filho e do Espírito Santo seja com vc. Amém.
ResponderExcluirComo é bom ouvir as palavras do Dom da Paz! Sinto orgulho de ser nordestino como ele. Tomei como missão pregar o evangelho com o mesmo desassombro com que ele denunciou as verdadeiras iniquidades que grassam em nosso país, e não as que coincidem com os interesses farisaicos de Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, Júlio Severo, Paschoal Piragine et caterva.
ResponderExcluirLembro de uma frase que ele certa vez disse: "Quando vou falar a uma multidão, eu digo, antes de entrar, ao Meu Senhor: Pai eu sou apenas o teu jumentinho. E aí eu vou!"
Sejamos, pois, jumentinhos de Cristo, sujeitando-nos sempre a Ele e uns aos outros.
Mais uma vez o Genizah está de parabéns!
Thiago Lima Barros
Maceió - AL
P.S.: Danilo, só vou poder terminar o artigo na segunda, pois deixei o arquivo no computador do trabalho. Graça e Paz, mano.
Dom Hélder Câmara era um cristão de verdade! Queria tê-lo conhecido...Mas é notório que ainda impera o pensamento imperialista evangélico entre nós, melhor representado por Silas Malafáia.
ResponderExcluirPrecisamos perceber que os católicos estão se convertando a Cristo, os "evangélicos" se desviando da cruz e o percentual de "evangélicos" no Brasil, sobretudo com a explosão neopentecostal, não passa de ledo engano.
D. Maria, não são as frases que nos deixam admirados e esperançosos, mas as obras, a ousadia e o amor do homem por trás das frases e da fé deste no Deus que os dois criou... e também a ti.
ResponderExcluirNa cabeça de muitos evangélicos, Deus é evangélico! É propriedade do protestantismo. Tentar conter Deus em uma estrutura religiosa é torná-lo um ídolo.Esse exclusivismo evangélico é lamentável e lembra o exclusivismo equivocado do judaísmo dos tempos bíblicos.
ResponderExcluirDiante de HOMENS DE DEUS como D. Helder Câmara e Pe. José Comblin, por exemplo, só tenho a pedir a Deus que nos faça cada vez mais identificados com Cristo, como esses homens foram.
P.S. Sou evangélico, protestante, reformado, crente etc. Sou batista. Mas tudo isso em nada se compara ao gracioso fato de que Deus me fez um cristão, discípulo de Jesus Cristo, aquele que "derrubou a parede da separação".
Legal o Post!
ResponderExcluirHomem de Deus o Dom Helder Camara! Sem dúvida!
Dom Helder Camara receberá mais Galardão que todos nós juntos. De longe!
O resto... é papo de Fariseu com Saduceu!
Parabéns pelo Post!
Viva Dom Hélder na memória e nos nossos corações e também com Aquele que Nos amou! Ótimo post, Danilo! Fica firme!
ResponderExcluire o que a biblia ensina sobre idolatria, não vale mais nada?
ResponderExcluirSenhor Danilo,
ResponderExcluirA impressão que vocês passam é de que cristianismo é retórica socialista temperada com um tipo de fé politicamente correta. Por isso, as palavras de qualquer adepto da teoria socialista soam como divinas ao vossos sentidos. Amigo, licença. Se assim fosse, não haveria nada de espiritual no cristianismo. Vocês como cristãos são ótimos socialistas! Já como socialistas deixam a desejar, e muito! Os socialistas sabiam dispensar muito bem a fé, pois entendiam que ninguem precisa de Deus para defender esse tipo de coisa. Agora, que coisa insípida essa mistura que vocês fazem!! Não se presta a nenhuma utilidade nem para o Reino de Deus, nem para as teoria humanas.
Uns falam de galardão, outros de fariseu e etc...
ResponderExcluirA questão é. Era um homem "bom"? digamos sim, mas adorava imagens, e tera um galardão maior que de muita gente? faça-nos o favor, se for assim meu tio muito rico ajuda todas as entidades carentes aqui na cidade mas é ateu de carterinha vai pro céu então estamos na labuta por que???
Falando em socialismo...
ResponderExcluir... o que dizer desse cara, o tal Jesus, conhecido como Cristo e Messias, homem vil que comia com os pobres, considerados pecadores, perdoava adulteras, curava mendigos, alimentava andarilhos no deserto, e nao bastando ser tão assistencialista, DECIDIU SER MARTIR, sim, doou seu sangue, sua vida, por TODOS, inclusive à elite que o condemou.
Arnaldo,
ResponderExcluirNas palavras de Bento XVI, que aliás celebra hoje 84 anos de vida, mesma data em que Genizah celebra seu segundo ano:
"...agora o Salmista confronta de maneira incisiva duas visões religiosas diferentes. Por um lado, eleva-se a figura do Deus vivo e pessoal que está no centro da fé autêntica (cf. vv. 13-14). A sua é uma presença eficaz e salvífica; o Senhor não é uma realidade imóvel e ausente, mas uma pessoa viva que "guia" os seus fiéis, "movido por piedade" deles, apoiando-os com o seu poder e o seu amor.
2. Por outro lado, emerge a idolatria (cf. vv. 15-18), expressão de uma religiosidade desviada e enganadora. De facto, o ídolo mais não é do que uma "obra das mãos do homem", um produto dos desejos humanos; por conseguinte, é importante superar as limitações criaturais. Ele possui uma forma humana com boca, olhos, ouvidos, garganta, mas é inerte, sem vida, como acontece precisamente com uma estátua inanimada (cf. Sl 113, 4-8).
O destino de quem adora estas realidades mortas é tornar-se semelhante a elas, impotente, inerte. Nesta descrição da idolatria como falsa religião está representada a eterna tentação do homem de procurar a salvação na "obra das nossas mãos", pondo a sua esperança na riqueza, no poder, no sucesso, na matéria. Infelizmente a quem se move nesta direcção, que adora a riqueza, a matéria, acontece o que já tinha descrito de maneira eficaz o profeta Isaías: "Esta gente alimenta-se de cinzas, e o seu coração, extraviado, desencaminha-os. Não consegue salvar-se, dizendo: "Não será um puro engano o que tenho na mão direita?"" (Is 44, 20).
(...)
Apropriemo-nos deste convite e bendigamos, louvemos e adoremos o Senhor, o Deus vivo e verdadeiro.
PAPA BENTO XVI - AUDIÊNCIA GERAL - Quarta-feira, 5 de Outubro de 2005
Arnaldo, não confunda imagens de criaturas, como por exemplo as que o próprio Senhor Deus ordenou fazer, com fins litúrgicos:
Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Êxodo 25:18
Ou as imagens de criaturas que o próprio Senhor Deus ordenou fazer com fins arquitetônicos:
Também fez as bases; e as pias pôs sobre as bases;
Um mar, E OS DOZE BOIS debaixo dele; 2 Crônicas 4:14-15
repito, não confunda com imagens de falsos deuses como:
E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. Êxodo 32:4., a representação de um falso deus, uma imagem de uma criatura que representava um falso deus Baal.
Não confunda:
Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; 1 Timóteo 2:1, algo que qualquer um pode e deve fazer por si e por seus semalhantes, orar, interceder, não confunda a intercessão de uma criatura, que como nós é totalmente dependente do poder de Deus, com a falsa ação de um falso deus, pois:
"Ele não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para ele todos vivem". Lucas 20:38
Essa é a fé católica, não compartilha da mesma fé? você é livre para agir assim, mas o fato de não compartilhar a mesma fé não te dá direito de nos caluniar, fazendo de nós idólatras, não temos milhares de deuses como os hindus, os santos não são deuses, são meras criaturas, assim como eu e você.
Anônimo Católico.
Gostava muito deste blog. D. Helder simplesmente fez sua obrigação nada mais. Mas se algum dia ele se dobrou diante de uma imagem e a venerou, fez algum pedido e louvou com oração e a adorou sabemos onde isto leva segundo a Bíblia.
ResponderExcluirLamentável, pois sempre vivi o evangelho simples e me senti agora mais sozinho nesta guinada do blog.
D. Helder nunca foi meu irmão. Porque eu fui lavado e redimido pelo sangue de Jesus Cristo, ele é meu Senhor e Salvador e somente o adoro e o sirvo de gratidão por toda minha vida e eternidade.
Abraço
É engraçado como se julga o bem ser mal e o mal ser bem.
ResponderExcluirQuem é o Justo Juiz? Ele que jugará todos nós.
Quanto ao Anônimo católico é verdade que Deus mandou que fizessem as esculturas, porém não há nenhuma ordem na bíblia para os adorarmos e nos prostrarmos diante deles ou os termos como mediadores junto Deus e eu desafio a quem possa mostrar isso no Antigo e Novo Testamento.
Na Graça e Paz de Cristo.
Kiria,
ResponderExcluir"Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." João 16:12-13
Nós católicos não adoramos imagens, só pelo fato de sermos reverentes com quem a imagem representa, assim também nós não adoramos a bandeira do Brasil quando prestamos continência ou demonstramos respeito e reverência.
O fato de se ajoelhar diante de alguém e demonstrar respeito, reverência, honra, não significa adoração:
Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. 2 Reis 2:15
Os santos clamam no céu, oram e intercedem:
E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Apocalipse 6:9-10
E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. Apocalipse 8:4
Anônimo Católico
Enquanto alguns criticam a postagem sobre D. Helder Camara, outros continuam na bênção dos R$ 900 reais.
ResponderExcluirOu seja, cada um propaga o seu "reino" de conviniência!
Ao amigo "anônimo católico" ao usar a Bíblia para justificar o uso das imagens:
ResponderExcluir"Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaçoes a serpente de bronze que moísés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã" (2Rs 18.4)
10 Mandamentos: "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima do céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra" (Dt 5.8)
De um ex-católico, abraços.
Olá Danilo, belo post.
ResponderExcluir"SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo".(I Coríntios 11.1).
Dom Helder foi um grande imitador de Cristo. E não sou eu (assembleiano) que vou condena-lo pelo fato dele ser católico.
Temos que acabar com os rótulo no meio cristã, e nos unirmos para defender os princípios cristãos. Temos vários exemplos de verdadeiros cristãos tanto católicos como protestantes, mas infelizmente temos pessoas em ambos os lados que não valem nada e que só fazem julgar os outros.
"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Creio que Dom Helder seguiu muito bem estes mandamentos e nisso que quero imita-lo.
Fiquem todos na paz.
fikei bobo com as palavras dele o0''
ResponderExcluir"Para que um Papa viva o Evangelho
Temos que imaginá-lo em plena loucura"
Ainda ha luzes no Romanismo ..
Sugiro que leiam esse blog sobre a Ortodoxia http://cetroreal.blogspot.com/ de onde tirei a maioria dos textos.
ResponderExcluirO fato é que o Papa (a grande maioria deles, senão quase todos) se omitiu em relação aos abusos cometidos pelos reis hereges, principalmente em Portugal e Espanha, países onde o feudalismo smepre foi mais fraco em relação ao resto da Europa. A igreja Catolica, com medo de perder seu poder, deixou que Reis que se diziam catolicos, mas nao eram nada cristãos, dominassem, escravizassem e destruissem as civilizações e os povos da américa latina, fingindo ser isso uma questão religiosa, para a salvação das almas, sendo na verdade o desejo de poder, riqueza, dinheiro, às custas de escravidão de outros seres humanos, o que é horrivelmente contrário a tudo o que Jesus Cristo pregou. A igreja Romana se omitiu, não combateu esses governantes hereges. Mas tb é fato que a Igreja Catolica Romana se resguardou das heresias protestantes, confirmando a doutrina original cristã das intercessões dos Santos e do uso totalmente aprovável, à luz da Bíblia, dos ícones sagrados, bem como do lugar de honra pertencente àquela que gerou Deus Encarnado, a sempre Virgem Maria, que é o maior exemplo de como deve ser um cristão, e de como deve ser a Igreja.
Primeiro, que Deus não é um Deus de mortos, senão de vivos. Algumas igrejas protestantes, como adventistas, criaram a teoria do Sono das almas, segundo a qual depois da morte do corpo as almas dos Santos ficam em um sono, esperando a 2ª vinda de Cristo. Essa doutrina só aparece com a Reforma Protestante, 1.500 anos depois de Cristianismo. Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em Mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em Mim, nunca morrerá" (João 11:25, 26). Os protestantes usam 1 Tessalonicenses 4:13-18. São Paulo explica que, aos que dormem em Cristo, Deus os tornará a trazer com Ele. No contexto correto e sem contradição com os outros versículos, os que dormem em Jesus são aqueles que estão presos no corpo terrestre, são os "vivos" para nós humanos, e não os "vivos para Cristo". Os verdadeiros vivos, vivos para Cristo, são aqueles que já morreram, são os Santos.
São vários os exemplos onde vemos que os santos que morreram estão ativos, e não em sono de alma esperando a vinda de Cristo:
ResponderExcluir- Lucas 20:37, 38, onde ele afirma: "os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. "
- Hebreus 12:22-24: "Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; A universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.".
- A parábola do homem rico e Lázaro (Lucas 16:19-31), na qual Jesus se refere a conversa de Abraão, no Paraíso, com o defunto rico cuja alma desceu ao Hades.
- A promessa de Jesus ao ladrão na cruz: "Hoje estarás comigo no Paraíso" (Lc 23:43).
- O livro do Apocalipse, que mostra-nos os santos no céu, antes da Grande Tribulação, sendo muito ativos, caindo em adoração diante do trono de Deus, lançando as suas coroas para o Rei da Glória, cantando Seus louvores, e falando com Ele (Apocalipse 4:4, 10, 11; 5:8-10, 13; 6:9-11 7:9-12).
- São Paulo expressa a fé que ele estaria vivo com Cristo após a sua morte: "Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne."(Filipenses 1:23, 24).
E também: "Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor." (2 Coríntios 5:8).
- Os relatos do Evangelho da Transfiguração (Mateus 17:1-9, Marcos 9:2-10, Lucas 9:28-36, Onde os fiéis defuntos continuam a viver, pelo fato de que Moisés e Elias apareceram e falarem ao lado de Jesus!
Assim, para aqueles que creem em Cristo, a morte física provoca apenas uma separação física temporária entre os que estão com ele já vivendo na próxima vida (a Igreja do céu) e os que ficaram na terra. A morte não significa, contudo, causar uma separação espiritual entre os mortos e os vivos, pois Jesus ainda é o Senhor de ambos os grupos. Juntos, esses dois grupos, a Igreja do céu e da Igreja na terra (às vezes chamados de "a Igreja militante"), compõem uma unica e inteira, Igreja indivisa, que São Paulo chama de "corpo Dele" (de Cristo) (Efésios 1:22 ,23).
ResponderExcluirSobre a intercessão, a bíblia diz, "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." (1 Timóteo 2:5). Mas isso não significa que os cristãos não podem orar uns pelos outros. Nas igrejas evangélicas, é comum os crente separarem um tempo para orarem uns pelos outros. Como pode a Igreja do céu, os Santos, pararem de se preocupar com seus irmãos na Terra, visto que o próprio Deus e Senhor Jesus Cristo nunca nos abandona e está sempre conosco? Como os que partiram podem deixar de se preocupar com os Cristãos na terra? O amor fraternal desaparece assim? Claro que não.
O que ocorre é que as orações dos santos só são eficazes se forem agradáveis ao Cordeiro Santo e a Deus Pai. É Deus quem distribui as bênçãos almejadas. Cristo é o mediador, mas para chegar a Cristo, nós precisamos viver em comunhão com os irmãos, e isso inclui os irmãos do Céu, pois as nossas orações são entregues a Jesus através deles, como descrito em Apocalipse.
Venerar um santo não é adorá-lo. Há um erro no entendimento do significado da palavra. Venerar um santo não deve ser entendido como adoração, e sim como ter um grande respeito, admiraçao, assim como respeitamos os nossos pais terrestres, nossos mestres, chefes, etc. Os santos são nossa família verdadeira, e devem ser respeitados como tal, pois seguiram e imitaram a Jesus Cristo. São modelos de conduta. Não são deuses, não têm poderes, mas sim estão no céu pedindo a Jesus em nosso favor. A adoração só pode ser dada ás três pessoas da Santissima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Algumas indicações bíblica do amor de Deus transbordando para os Seus santos, no qual Sua Igreja pretende participar através da veneração deles e orações: Salmo 97:10 ("Ele preserva as almas dos seus santos"), o Salmo 116: 15 ("Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos"), Salmo 149:5, 9 ("Deixe os santos na glória... essa honra de todos os santos"), Provérbios 2:8 ("Ele guarda as veredas da justiça, e conserva o caminho dos seus santos"), e Daniel 7:22 ("... até que o Ancião dos Dias chegou, e um julgamento foi feito em favor dos santos do Altíssimo , e o tempo veio para que os santos possuirão o reino ").
Sobre os ícones. "Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou.." (João 1:18). Isto é, Ele revelou a imagem ou ícone de Deus.
ResponderExcluirPor ser o brilho da glória (de Deus), e a expressa imagem da pessoa(de Deus) (Hebreus 1:3), a Palavra de Deus Encarnada revelou ao mundo, em sua própria divindade, a imagem do pai.
Quando São Felipe pergunta a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai", Ele lhe respondeu: "Já estive com você por tanto tempo, e ainda assim você não me conhece, Felipe? Aquele que me vê, vê o Pai" ( João 14:8-9).
A imagem (ou ícone) não só não contradiz a essência do cristianismo, mas é infalivelmente a ela ligada, e este é o fundamento da tradição que, desde o início A Boa Notícia foi trazida ao mundo pela Igreja, tanto na palavra e imagem. Será que se Cristo houvesse sido gerado em época contemporânea e houvessem câmeras digitais, o povo não iria tirar fotos e fazer porta-retratos com o Senhor Jesus? E será que ele se importaria com isso?
E os ícones dos Santos? Podemos compará-los com os retratos de nossos familiares. Temos retratos de pessoas amadas, colocamos em lugares especiais, veneramos elas, pois temos profundo respeito. Não seria mto mais correto nós cristãos termos retratos da nossa Família Celestial, do Corpo de Cristo, dos Santos, do que de nossos familiares???
Que a sabedoria de Deus, pela mediação de Nosso Senhor Jesus Cristo, esteja com todos vcs.
Errata. Cristo tivesse* sido gerado, não houvesse!
ResponderExcluirIpirétis Iisou Christo,
ResponderExcluirQue bom ver um irmão ortodoxo se manifestando, os irmãos protestantes, quanto a esse falso testemunho de nos rotular de idólatras, sofrem de ação diabólica, essa ação de acordo com o Papa Paulo VI pode ser percebida da seguinte forma:
“Podemos admitir a sua ação sinistra (do demônio) ... onde o engano se revela hipócrita, contra a evidência da verdade; onde o amor é acumulado por um egoísmo frio e cruel; o nome de Cristo é empregado com ódio consciente e rebelde; onde o espírito do Evangelho é falsificado e desmentido ..."
Eu não tenho muitas esperanças com eles pois:
"Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite."
Anônimo Católico.
Ao Anônimo católico,
ResponderExcluirEu sei do que estou falando, eu fui católica, tive os ensinamentos todos deturpados dentro da igreja, nunca me falaram do Verdadeiro Cristo, o Filho do Deus Vivo! Mas pela Graça de Deus, Ele não desistiu de mim e hoje eu O sirvo, porque foi Ele quem me comprou por um alto preço.
Enquanto você não conhecer a VERDADE você não será liberto. Deixar de crer no Criador, que é perfeito para crer na criatura que é imperfeita é idolatria. Vocês dizem que não idolatram imagens, mas e todas as manifestações (procissões e festas) idólatras que nós vemos pelo Brasil afora, que são mantidas pelo catolicismo?
“e conhecereis a verdade, e a VERDADE VOS LIBERTARÁ" – João 8:32
Leia a Bíblia, que é a Palavra de Deus e peça a Ele que se revele a você. E olha que não estou te falando pra mudar de religião, mas que você conheça e adore somente ao Deus Verdadeiro, pois não é a religião que te salva e sim Jesus Cristo.É fácil pegar uns versículos da bíblia e deturpá-los ao nosso gosto, difícil e mais nobre e reconhecer quando se está fazendo algo errado, que desagrada ao coração de Deus. Jesus enquanto esteve na terra se prostou ou falou o nome de algum ídolo que devêssemos adorar? Não.
Tu és Senhor, o Autor e Consumador da nossa fé! E a Bíblia Sagrada a nossa única regra de fé e de prática.
Glória Deus!
NEle e por Ele.
Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.
ResponderExcluirPorque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
Casa de Arão, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
O SENHOR se lembrou de nós; ele nos abençoará; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão.
Abençoará os que temem ao SENHOR, tanto pequenos como grandes.
O SENHOR vos aumentará cada vez mais, a vós e a vossos filhos.
Sois benditos do SENHOR, que fez os céus e a terra.
Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.
Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.
Mas nós bendiremos ao SENHOR, desde agora e para sempre. Louvai ao SENHOR.
Salmo 115
Interessante... Danilo, vc reclamou pq alguns cristãos defenderam o "Chico Xavier" num artigo recente com o mesmo argumento que ele acabou de usar para elogiar o D. Helder!!!
ResponderExcluirOBS: Tb admiro D. Helder pelo que ele fez, assim como vários outros, e confesso que EU sou preconceituoso em relação ao Chico Xavier, ao espiritismo e ao trabalho social que eles desempenham.
Radovan
Às vezes penso que a igreja está recapitulando a história de Israel. Assim como Israel dividiu-se em dois reinos, o do norte, cuja capital era Samaria, e do sul, com capital em Jerusalém, a igreja também sofreu uma ruptura por conta da Reforma.
ResponderExcluirA maioria dos profetas vinha do reino do sul (Judá), como por exemplo Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, etc. Já o reino do norte mergulhou fundo na idolatria, mas nem por isso, deixou de ter suas vozes proféticas, como Elias e Eliseu.
Como Dom Helder, houve e sempre haverá outras vozes destoantes na igreja de Roma. Uma das principais foi a de Francisco de Assis.
Que prejuízo nós, filhos da Reforma, temos ao desprezar o legado desses profetas.
Aliás, os reformadores se inspiraram em alguns deles, principalmente em Santo Agostinho.
Hermes,
ResponderExcluirNinguém ataca a moral e o discurso correto de Dom Helder.
Mas fazer esta comparação com Reino do Norte e do Sul não dá.
Os católicos tentam de todo jeito forçando textos bíblicos dizer que não são idolatras. Nem precisamos ir adiante com isto.
Mas fazer uma leve comparação de Elias e Dom Helder pegaste pesado demais.
Elias bateu firme contra a idolatria de Israel.
Algum "santo" cristão católico tem atributo da divindade da onisciência para que alguém lhe faça uma petição? Dom Helder alguma vez se revoltou contra isto? Foi subversivo a esta doutrina católica? Dom Helder se revoltou contra figura de "Cristo na terra encarnado no Papa" que nunca erra?
Eu sou o anônimo que se sentiu sozinho ao ler o texto sobre Dom Helder.
A comparação foi infeliz irmão.
Abraço
Fiquem na paz.
Acho que vou fazer tal qual Davi quando estava sendo perseguido pelo Rei Saul que a principio deveria ser seu protetor. Irei a terra dos filisteus (católicos)onde já dei muitas pedradas e me fingirei de louco, estarei babando com as "virtudes" deste povo, gritarei que eles estão certinhos e eu que fui um louco de ter tentado ensiná-los, afinal eles falam até francês e eu não. Eu sou apenas um rapaz latino americano mas que ousou ser diferente e acreditar na pureza e simplicidade deste poderoso evangelho que até os mais iletrados podem encontrar. Me desculpem, mas o D. Helder falava o que o Irmão Manoel que não sabe ler nem escrever, sempre falou... que temos que olhar para os pobres, que o governo tem de cuidar dos desfavorecidos e etc...Só que o Irmão Manoel - Ou o Seu Manéu como é mais conhecido - foi um católico que um dia percebeu que era mais facil servir a Deus sem precisar de escoras, subterfugios e rompeu com toda aquela parafernalha de santo que tinha dentro de casa (O coração dele era tão simples que não sabia dividr entre dulia, hiperdulia, ou latria) então era mais facil ficar amigo do Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Santo dos Santos para fazer seus pedidos, afinal Ele disse que estaria com o Seu Manéu todos os dias até a consumação dos séculos. O D. Helder era muito inteligente e não quiz fazer isto
ResponderExcluirPorque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. Lucas 20 : 36
ResponderExcluirAssim como os anjos são serventes de Deus, os santos também são, eles não são oniscientes, nem onipresentes, nem onipotentes, pois eles são apenas criaturas, assim como nós, mas devido a união íntima do Corpo de Cristo, eles sabem tudo aquilo que o Senhor lhes concede saber, seja através do próprio Deus, seja através dos anjos.
956. A intercessão dos santos. «Os bem-aventurados, estando mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a Igreja na santidade [...]. Eles não cessam de interceder a nosso favor, diante do Pai, apresentando os méritos que na terra alcançaram, graças ao Mediador único entre Deus e os homens, Jesus Cristo [...]. A nossa fraqueza é assim grandemente ajudada pela sua solicitude fraterna»
957. A comunhão com os santos. «Não é só por causa do seu exemplo que veneramos a memória dos bem-aventurados, mas ainda mais para que a união de toda a Igreja no Espírito aumente com o exercício da caridade fraterna. Pois, assim como a comunhão cristã entre os cristãos ainda peregrinos nos aproxima mais de Cristo, assim também a comunhão com os santos nos une a Cristo, de quem procedem, como de fonte e Cabeça, toda a graça e a própria vida do povo de Deus» (519).
Anônimo Católico
Pra mim PERDA DE TEMPO, quem julga, quem???
ResponderExcluirPrefiro chamar d. Helder de irmão do que muitos "cristãos protestantes" que queimam o evangelho e outros (pretestante e catolicos) que resolveram julgar pelo seu próprio criterio.
Não sou Cristo, muito menos o PAI, mas Cristo nos deixa na parabola das ovelhas e dos bodes,um exemplo claro de quem vai pra onde, no mais teologias e teologismos que não nos leva a lugar nenhum...
Em tempo d. Helder vem de uam igreja que cre no mesmo credo apostolico (salvo o detalhe da santa igreja catolica, entende-se romana e não catolica universal), diferentemente do medium que muitos reclamaram a santidade dele...vai entender esse povo...
Lendo alguns comentários acima, além de ser obrigado a viver o imperialismo evangélico, ainda ter que ser ultra conservador de direita...
ResponderExcluirÉ o fim do mundo!
Viva a memória de Dom Hélder e a de todos os homens verdadeiramente de Deus.
Aliás, que grande vulto evangélico hoje poderíamos comparar com Dom Hélder?
Kiria Medeiros,
ResponderExcluirVocê foi católica e eu fui evangélico, da igreja batista, estudei num seminário batista tradicional, combati o catolicismo quando eu estava cego pelo preconceito contra a Igreja, e pelas mentiras que de tanto serem repetidas por evangélicos como você, acabaram virando mantras na comunidade evangélica,
Eu nunca deixei de crer no Criador para crer na criatura como você depõem falsamente contra mim, pessoas como você querem usurpar o lugar de Deus, julgam o coração dos homens, nós não temos condições de julgar nem mesmo o nosso próprio coração:
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?Jeremias 17:9
Você diz: ”...mas e todas as manifestações (procissões e festas)...
São demonstrações de amor, honra, reverência, reconhecimento, por criaturas que são exemplo de vida para todos nós, vocês gostam de transformar algo justo em escânda-lo.
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Provérbios 31:30
Para aqueles que se incomodam tanto pelo fato de eu prezar o anonimato por causa da privacidade, não se preocupem, ainda darei meu testemunho publicamente de como evoluí do protestantismo para o catolicismo, de como é possível um “batistão” que não considerava como irmão nem mesmo quem fosse de outras denominações, se tornar um católico romano.
Anônimo Católico
Ao último Anônimo:
ResponderExcluirPorque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. Lucas 20 : 36
Assim como os anjos são serventes de Deus, os santos também são, eles não são oniscientes, nem onipresentes, nem onipotentes, pois eles são apenas criaturas, assim como nós, mas devido a união íntima do Corpo de Cristo, eles sabem tudo aquilo que o Senhor lhes concede saber, seja através do próprio Deus, seja através dos anjos.
956. A intercessão dos santos. «Os bem-aventurados, estando mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a Igreja na santidade [...]. Eles não cessam de interceder a nosso favor, diante do Pai, apresentando os méritos que na terra alcançaram, graças ao Mediador único entre Deus e os homens, Jesus Cristo [...]. A nossa fraqueza é assim grandemente ajudada pela sua solicitude fraterna»
957. A comunhão com os santos. «Não é só por causa do seu exemplo que veneramos a memória dos bem-aventurados, mas ainda mais para que a união de toda a Igreja no Espírito aumente com o exercício da caridade fraterna. Pois, assim como a comunhão cristã entre os cristãos ainda peregrinos nos aproxima mais de Cristo, assim também a comunhão com os santos nos une a Cristo, de quem procedem, como de fonte e Cabeça, toda a graça e a própria vida do povo de Deus» (519).
Anônimo Católico
"Porque grande é o SENHOR, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses.
ResponderExcluirPorque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o SENHOR fez os céus." Salmos 96:4-5
"Os montes derretem como cera na presença do SENHOR, na presença do Senhor de toda a terra.
Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória.
Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses."
(...)
3. Depois da teofania do Senhor do universo, o Salmo descreve dois tipos de reacção diante do grande Rei e do seu ingresso na história. Por um lado, os idólatras e os ídolos caem por terra confusos e derrotados; por outro, os fiéis reunidos em Sião para a celebração litúrgica em honra do Senhor, elevam com alegria um hino de louvor. A cena dos "adoradores de estátuas" (cf. vv. 7-9) é essencial: os ídolos prostram-se diante do único Deus e os seus seguidores cobrem-se de vergonha. Os justos assistem exultantes ao juízo divino, que elimina a mentira e a falsa religiosidade, fontes de miséria moral e de escravidão. Eles entoam uma profissão de fé luminosa: "Porque Tu és, ó Senhor, o Altíssimo sobre a terra inteira, mais elevado do que todos os deuses" (v. 9).
4. Ao quadro que descreve a vitória sobre os ídolos e sobre os seus adoradores opõe-se aquele que poderíamos definir como o maravilhoso dia dos fiéis (cf. vv. 10-12). Com efeito, fala-se de uma luz que se levanta para o justo (cf. v. 11): é como se despontasse uma aurora de alegria, de festa e de esperança, também porque como se sabe a luz é símbolo de Deus (cf. 1 Jo 1, 5).
O profeta Malaquias declarava: "Para vós que temeis o Senhor brilhará o sol da justiça" (3, 20). À luz, associa-se a felicidade: "Alegria para os corações rectos. Justos, alegrai-vos com o Senhor e celebrai a sua memória santa!" (Sl 97 [96], 11-12).
O reino de Deus é uma fonte de paz e de serenidade, pois aniquila o império das trevas. Uma comunidade judaica contemporânea de Jesus cantava: "A injustiça vacila diante da justiça, como as trevas se afastam da luz; a injustiça desaparecerá para sempre e a justiça, como o sol, mostrar-se-á como princípio de ordem do mundo" (Livro dos mistérios, do Qumran: 1 Q 27, I, 5-7).
(...)
JOÃO PAULO II - AUDIÊNCIA -Quarta-feira 3 de abril de 2002
Anônimo Católico
O Anônimo Católico, está mais para um pietismo católico. Em outras linhas ele está dizendo aceita ai tudo como está porque estamos certos em doutrina que vai levar você para o céu.
ResponderExcluirFaz uma miscelânia de textos fora do contexto de cada um deles. Preconceito contra católico ou sua igreja??? Ora só me faltava esta! Pois não é doutrina católica que afirma categoricamente que fora da igreja deles não há salvação?????? Onde está o preconceito? Onde Dom Helder se revoltou contra isto??? Irmãos separados!!! Já ouvi esta conversa dos irmãos separados (Vaticano II) que vão para o inferno na visão católica. Hum!! Conversinha para boi dormir isso sim! Venerar imagens (adorar ou venerar no fim da no mesmo) como exemplo? Mais fácil ver o exemplo deles em seguir o exemplo maior Jesus Cristo!!! O que não foi o caso de alguns "santos" que segundo a história foram assassinos! Nunca ví Dom Helder ser revoltar contra isto (não confundam as coisas pois não o estou chamando de conivente, mas, que ele nunca disse nada sobre tais coisas).
Agora o conceito bíblico de santo esta bem diferente do conceito da igreja romana.
Não vou perder meu tempo com uma Igreja anacrônica ao Novo Testamento que primeiro cria a doutrina e depois tenta achar base na Bíblia forçando textos.
Anônimo que foi lavado e redimido de seus pecados pela morte e sangue de Jesus Cristo derramado na cruz a quem serve de todo o coração como Senhor e Salvador nesta vida e por toda eternidade e que se sente mais sozinho no mundo, mas sempre junto de outros irmãos salvos e de seu Salvador Jesus Cristo.
Abraço e que fiquem na paz.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16
ResponderExcluir(...)
3. A Igreja realiza a missão que lhe foi confiada pelo Mestre divino, de ser instrumento de santidade através dos caminhos da evangelização, dos sacramentos e da prática da caridade.
Esta missão recebe uma notável contribuição de conteúdos e de estímulos espirituais, também da proclamação dos beatos e santos, porque eles mostram que a santidade é acessível às multidões, que a santidade pode ser imitada.
Com a sua existência pessoal e histórica, eles fazem experimentar que o Evangelho e a vida nova em Cristo não são uma utopia ou um mero sistema de valores, mas "fermento" e "sal", capazes de fazer viver a fé cristã dentro e fora das várias culturas, regiões geográficas e épocas históricas.
(...)
CONGREGAÇÃO PARA AS CAUSAS DOS SANTOS
Anônimo Católico.
"Eles não cessam de interceder a nosso favor"
ResponderExcluirEstes santos ainda não estão curtindo o céu pelo qual tão arduamente lutaram,tendo em vista que estão "incessantemente" implorando por nós. Tem santo que já faz dois mil anos que está tentando descansar no céu mas sempre tem um pedido ou outro que ele tem que levar diante de Deus. Neste caso é melhor ser um santo meia boca pois terá mais tempo para curtir a eternidade já que os pedidos que virão a ele serão poucos, e se vierem.
Sarcasmos à parte, como eles podem dizer que o interceder também é função dos "santos" diante de Deus? Pelo que sei Jesus deixou o Espirito Santo na terra para fazer todas estas funções que os católicos atribuem aos santos.
O Espírito Santo está aqui de bobeira é?
Jesus disse que Ele (o Espirito Santo) me consolaria, me afirmaria pela fé, me convenceria de pecados, me levaria ao pleno conhecimento da palavra e Intercederia por mim.
Esta última atribuição, é o que mais me deixa intrigado em relação a forma de se conseguir uma graça de Deus na visão católica, é a negligencia explicita da presença viva do Espirito Santo na terra habitando dentro de nós. Esta negligência faz com que eles recorram a uma suposição doutrinária a qual lhes foi incutida ao longo da história por seus lideres.
Ora, se tenho o Espírito de Deus dentro de mim, e melhor ainda, disposto a me ajudar, pois esta é a sua principal função, fazer com que nós não nos sintamos orfãos e desprovidos de proteção até que Cristo se manifeste em Glória, tenho comigo que é uma tremenda falta de doscernimento espiritual se apoiar em pessoas que já morreram, ou outros "espíritos", ao passo que temos o poder de se apoiar no Maior dos Espíritos que foi enviado especialmente por amor de nós para estar conosco todos os momentos, O presente de Deus para aqueles que não sabem como agir diante das dificuldades e tristezas da vida. Fico pensando se estes não incorrem no pecado imperdoável de Mateus 12:11 ao virarem as costas para a presença viva da Terceira pessoa da Trindade e se debruçam diante das várias "venerações" as quais insistem em ter como intercessores.
Quem nos leva a Deus é Cristo e quem nos leva a Cristo é o Espirito Santo. Qualquer outra doutrina é loucura humana, fruto do seu próprio achismo e suposições.
"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."
Romanos 8:26
Qualquer outra forma de se achegar diante de Cristo afora o Espírito Santo, é mentira diabólica.
Rud,
ResponderExcluirIII. A oração de intercessão
2634. A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores (107). Ele «pode salvar de maneira definitiva aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, uma vez que está sempre vivo, para interceder por eles» (Heb 7, 25). O próprio Espírito Santo «intercede por nós [...] intercede pelos santos, em conformidade com Deus» (Rm 8, 26-27).
2635. Interceder, pedir a favor de outrem, é próprio, desde Abraão, dum coração conforme com a misericórdia de Deus. No tempo da Igreja, a intercessão cristã participa na de Cristo: é a expressão da comunhão dos santos. Na intercessão, aquele que ora não «olha aos seus próprios interesses, mas aos interesses dos outros» (Fl 2, 4), e chega até a rezar pelos que lhe fazem mal (108).
2636. As primeiras comunidades cristãs viveram intensamente esta forma de partilha (109). O apóstolo Paulo fá-las participar deste modo no seu ministério do Evangelho (110) mas ele próprio também intercede por elas (111). A intercessão dos cristãos não conhece fronteiras: «[...] por todos os homens, [...] por todos os que exercem a autoridade» (1 Tm 2, 1), pelos perseguidores (112), pela salvação dos que rejeitam o Evangelho (113).
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
Seu nome me fez lembrar de um hino de Almeida Sobrinho, cantado por Jessé, que ouvíamos e cantávamos nos meus tempos de evangélico protestante, não sei se ainda é conhecido no meio evangélico, mas ele é lindo e inspirador, especialmente nesta época de páscoa:
Rude cruz se erigiu,
Dela o dia fugiu,
Como emblema de vergonha e dor;
Mas contemplo esta cruz,
Porque nela Jesus
Deu a vida por mim pecador.
Sim eu amo a mensagem da cruz
Té morrer eu a vou proclamar
Levarei eu também minha cruz
Té por uma coroa trocar
Desde a glória dos céus,
O cordeiro de Deus,
Ao calvário humilhante baixou;
Essa cruz tem prá mim
Atrativos sem fim,
Porque nela Jesus me salvou
Nesta cruz padeceu
E por mim já morreu,
Meu Jesus para dar-me
O perdão;
E eu me alegro na cruz,
Dela vem graça e luz
Pra minha santificação
E eu aqui com Jesus,
A vergonha da cruz
Quero sempre levar e sofrer;
Cristo vem me buscar, e com Ele , no lar,
Uma parte da glória hei de ter
Anônimo Católico
Por falar em imagens, o interior do Templo era mais parecido com o interior de uma igreja católica ou de uma igreja evangélica?
ResponderExcluirNas igrejas evangélicas existe altar? Não, existe púlpito.
Assim cobriu de ouro toda a casa, inteiramente; também cobriu de ouro todo o altar que estava diante do oráculo. 1 Reis 6:22
Nas igrejas evangélicas existem imagens em lugares de honra? Não, pois segundo os evangélicos é idolatria, mas no Templo, na Casa do Senhor existia:
E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados 1 Reis 6:23
Nas igrejas evangélicas existem muitas imagens e esculturas, nas paredes, nas portas, nas cortinas? Não! Já disse que pra eles isso é IDOLATRIA! Mas na Casa de Deus existia:
E todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora. 1 Reis 6:29
Também as duas portas eram de madeira de oliveira; e lavrou nelas entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, os quais revestiu de ouro; também estendeu ouro sobre os querubins e sobre as palmas. 1 Reis 6:32
MEU DEUS! EU ACHO QUE DEUS É IDÓLATRA! NÃO PODE SER! Ainda bem que os Mestres da Lei, os evangélicos me abriram os olhos!
Anônimo Católico
Este post só pode ser pegadinha!!!
ResponderExcluirO Anônimo Católico está colocando textos completamente sem conexão. Usa-se os textos bíblicos aleatóriamente.
Onde existe na Bíblia a ordem de veneração e idolatria de querubins???
A ele se baseia em tradições!!! Muitas das quias tem raizes no paganismo.
Será que estão usando o post para algum subsidio de um outro a ser postado? Só pode.
Anônimo que foi lavado e redimido de seus pecados pela morte e sangue de Jesus Cristo derramado na cruz a quem serve de todo o coração como Senhor e Salvador nesta vida e por toda eternidade e que se sente mais sozinho no mundo, mas sempre junto de outros irmãos salvos e de seu Salvador Jesus Cristo.
Abraço e fiquem na paz!
Anônimos x anônimos, e aos muitos: esse assunto está rendendo!
ResponderExcluirImagino quantos mais gostariam de se exercitar nesse debate e estão só assintindo. E eu reitero: Dom Hélder era o cara!
Coisas assim me fazem ver o quanto o blog é lido. Impressionado!
Caro anônimo ex-evangélico
ResponderExcluirO Hino o qual se refere está muito vem vivo na alma daqueles que foram salvo por Cristo. e não vale só para a pascoa não. A relação dos Cristãos com seu Deus independe de tempo e ocasião.
É de dar dó ao ver a sua apologia ao catolicismo usando o copy cole do catecismo distorcido e capcioso compilado ao longo das épocas conforme as demências transloucadas de seus antigos lideres.
Caro amigo, é de admirar como se pode usar o velho testamento para justificar as ornamentações de suas igrejas cobertas de ouro e se esquecem que este templo ao qual você está falando foi destruido e nunca mais vai ser reerguido ainda que sua denominação tentasse reestalecê-lo obrigando aos seus fiéis às famosas cruzadas.
Todas aquelas ornamentações eram Pré-figuras de Cristo. e necessariamente foram extintas com a Nova Aliança. Ou você ainda tem desejos de imolar animais no templo? havia um local separado só para isto esqueceu? Como ainda pode se apoiar em um evangelho tão manco e desconexo ao ponto de negligenciar a base de tudo, a presença de Cristo em nós. Analisa friamente... Como abrir mão desta presença tão próxima, ou melhor, em nosso interior, e agir como se Cristo estivesse esperando que uma terceira pessoa - que já morreu - fizesse um lobby por você, e imagina Ele está em você! O veu do templo foi rasgado ou não? Tenho ou não livre acesso diante de Cristo? Meu amigo, o sacrificio de Cristo foi em vão se os preceitos antigos estão sendo mantidos. Deus não age de uma plataforma fixa sentadão esperando que as orações cheguem até ele por intermédio de quem quer que seja. Ele é Deus e sabe o que você quer antes de você pedir. A sua resposta depende da sua vontade e não da interferência de anjos ou santos.
O Velho Testamento é Deus gritando que Cristo viria e não uma iniciação dogmática de sua denominação. Estude o tabernáculo e seus significados. Estude cada simbolo colocado no templo e seus significados. Mas estude como se quisesse descobrir a Cristo e não uma Igreja.
Não use um texto onde Cristo trata de assuntos concernentes a ressurreição e a igualdade daqueles que morreram em Deus, a fim de corroborar enganosamente com as teorias católicas. Ou um texto de provérbio que diz que a mulher temente a Deus será Louvada, como se não tivesse falando de qualquer mulher nesta terra que assim se portasse e recebesse elogios de todos que vissem esta virtude nela.
Seus textos apensados em suas justificativas coladas do Catecismo são tão fora de contexo que fico imaginando onde os doutrinadores católicos puderam achar essas pérolas pra justificar suas loucuras. Deve ser na mesma linha de raciocinio das Cruzadas, da Inquisição, das Indulgências, da terra que era o centro do universo e não era redonda, da assunção de Maria e sua ausência de pecado original, em contar outras doideras.
Pelo amor de Deus volta enquanto é tempo. Acorda. por que depois que você morrer não vai adiantar rezar nem queimar vela por você não...
ah, já estava até me esquecendo daquela observação sobre Tessalonicenses. falar que os mortos os quais Paulo se referia eram os vivos na carne e os vivos seriam os santos que já morreram. Ué, e quem iria ressucitar segundo Paulo? quem iria encontrar com Cristo nos ares, se os Santos vivos já estão lá? Paulo tava doido?
Faça-me o favor...
Exemplos de veneração lícita e adoração equivocada.
ResponderExcluirVeneração lícita praticada por judeus:
Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Romanos 13:7
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Provérbios 31:30
E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou. 1 Samuel 28:14
E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra; Gênesis 19:1
E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão.Gênesis 33:3
Adoração equivocada de um não judeu que desconhecia o monoteísmo:
E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.
Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. Atos 10:25-26
Adoração equivocada de um judeu que ficou impressionado com anjo:
E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. Apocalipse 22:8-9
Latria X Dulia
”Latria é o culto que se presta a uma divindade, verdadeira ou não, oferecendo-lhe orações de reconhecimento de sua divindade e inclusive oferecendo sacrifícios. Na latria existe um conjunto de símbolos externos visando reconhecer, no caso do monoteísmo, uma entidade que é em tudo ato e perfeição.
Na dúlia, existe um conjunto de ações feitas em reverência a alguma pessoa que foi ou que é mais santa, visando pedir orações e buscando naquela pessoa um modelo das virtudes que ela possui. Que existem pessoas mais santas que outras é lógico. Daí nasce a devoção de dúlia. Por exemplo, os protestantes podem se ajoelhar para que um pastor ore por eles e isso não será idolatria. Da mesma forma, nós católicos podemos nos ajoelhar para receber a bênção de um Padre que isso não vai ser idolatria. Nesses atos estaremos apenas reconhecendo nossa pequenez e assim nos mostraremos humildes para sermos menos indignos de receber as bênçãos que Deus quer derramar sobre nós a partir daquele irmão que ora. Diferentemente é a idolatria.
A idolatria é uma palavra formada por dois radicais, ido, que provém de ídolo e latria, que significa culto a uma divindade. Ora, qualquer um, seja ele católico ou protestante, sabe que uma pessoa não pode ser um “deus” por diversos motivos. Outra consideração é que um ídolo é, na letra, algo equivocadamente chamado de divindade porque nunca existiu de fato, afinal só existe um Deus em três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Portanto, em Apocalipse 22, 8-9, quando São João prostra-se diante do anjo aí sim foi um ato de adoração equivocada do Apóstolo e por isso ele foi repreendido. Dessa maneira a adoração é algo que parte de dentro, da intenção de se reconhecer o ser adorado como Senhor, Criador, Salvador, Causa das Causas. Várias passagens da Bíblia mostram o ato de prostrar-se como sendo não adoração, mas expressão de profundo respeito, amor ou devoção não idólatra. http://www.apostoladoscr.com.br
Anônimo Católico (se estiver em duplicidade favor apagar)
Rud
ResponderExcluirParece que vc rasgou o livro Apocalipse da sua bíblia. Já postamos várias vezes as passagens que claramente mostram os santos mortos adorando ao Senhor e pedindo a Jesus e Deus Pai em nosso favor (intercessão), entregando as orações dos santos em forma de incenso agradável a Deus! Apocalipse 4:4, 10, 11; 5:8-10, 13; 6:9-11 7:9-12
E aqui, antes do triunfo da Igreja, os Santos mortos estão pedindo em favor dos irmãos, para que Deus julgue os que mataram e perseguiram os Santos:
"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram."
Sim, como claramente descrito, os Santos estão esperando o numero dos que devem morrer, para depois desfrutarem da vida eterna em comunhão!
Pela lógica, vc deveria jogar fora todos os retratos e fotos que vc tem, pois são imagens, e ter imagens segundo os protestantes é idolatria. Qual o objetivo de tê-las na sua casa? Não É por acaso recordar momentos ou pessoas que valem muito para vc? Querendo ou não, isso que vc faz é veneração, é ter profundo respeito, admiração. E muito pior, pois são imagens de coisas e fatos humanos, mundanos, nada pertencentes a religião cristã, e sim a outros seres que não nos remetem a Cristo!! Pois é isso que fazemos com o Santos.
Afirmar que Cristo não trouxe uma religião é se tornar ateu. A palavra religião, pela etimolgia, significa RELIGAR. E é isso mesmo que Cristo veio fazer, religar o homem a Deus, que estava desligado desde o pecado Adão! Vc deveria tb jogar fora sua Tv, que eu aposto estar na sua casa em lugar de honra, na sala, com enfeites do lado, quase como uma Deusa a quem vc dá atenção em todo o tempo livre, isso se não tiver 3 ou 4 tv's, uma em cada quarto!
Venerar não é idolatrar, procure em qualquer dicionário, são palavras diferentes cujo significado é diferente. As acusações de idolatria pelos protestantes são sem fundamento assim como as mentiras de que Constantino criou a Igreja Católica. Parem de acreditar em historinhas e jargões falados em pulpitos protestantes, pois são mentiras, e a história as desmente.
E o Espírito Santo, não serve pra nada, pois os Santos já estão intercedendo por nós? Vc comete um erro no mínimo idiota, pois segundo a doutrina apostólica Ortodoxa, o Espírito Santo procede do Pai pelo Filho ( a ICAR acrescentou a clausula filioque ao credo niceno-constantinopolitano, tida como herética pela Igreja Ortodoxa, pois afirma essa cláusula que o Espirito Santo é proveniente do Pai e do Filho, e a igreja Ortodoxa entende ser o Espírito Santo proveniente apenas do pai, mas é passado a nós pelo Filho), portanto a intercessão dos Santos almeja pedir a Deus que nos dê sua graça, sua salvação, e tb o seu Espírito Santo, nos dando os dons do espírito, e realizando em nós a vontade do Pai. Nada a ver o que vc falou.
Os protestantes fazem isso: cada seita rasga uma parte da bíblia, para dar ênfase às outras, e vice-versa. A ortodoxia faz justamente o contrário, colocando toda a Bíblia em perfeita comunhão, sem contradições.
ResponderExcluirO erro não é venerar imagens, pois venerar não é adorar. O erro é adorá-las.
Sobre a tradição da Igreja, ela foi construída em uma época onde a bíblia que os evangélicos têm nem existia. A doutrina era passada oralmente pelos apóstolos e seus sucessores. O que a igreja fez foi imitar os bereanos. Toda doutrina contrária à doutrina dos Apóstolos, é herética.
É fato que as esculturas que a igreja romana produz são chocantes, pois nos remetem aos ídolos pagãos. É por isso que a ortodoxia não aceita esculturas, senão ícones, pinturas sagradas. Os ícones são como retratos, fotos dos Santos, dos nossos entes queridos. Não são imagens de deuses, ou coisa do tipo.
Proibir a confecção de imagens contradiz o próprio Deus, que como visto em 1 Reis 6, ordenou a confecção de imagens, mas não de ídolos!!!
Rud,
ResponderExcluirSeu engano se revela hipócrita, contra a evidência da verdade, o espírito do Evangelho é falsificado e desmentido por você, o mal que te leva a fazer isso não se expulsa senão pela oração e pelo jejum. Por isso eu peço a intercessão da Mãe do Salvador:
Santa Maria Mãe de Deus, rogai por Rud, para que o Senhor o livre das ciladas do demônio. Amém.
Com esta oração eu encerro minha participação nestes comentários.
Anônimo Católico
Caro Anônimo Católico
ResponderExcluirNão ouso chamá-lo de endemoniado tal como se referiu a mim.
Baseado no arremate de seu pensamento, agora percebo com que armas guerreia.
Ao me chamar de hipócrita, recebo a ofensa e a devolvo em forma de bençãos para sua vida.
Não o chamo de hipócrita e nem de endemoniado. Enganado, ingênuo talvez, mas hipócrita e endemoniado, acho que você não é, pois vejo que tens sede do Deus vivo, muito embora tenha buscado saciar essa sede em fontes exauridas.
Cuide para que não incorras no mesmo pecado dos fariseus quando afirmaram que o Filho de Deus estava possuido por Belzebu. Sendo assim se hoje eu estou sendo usado pelo Espírito de Deus para lhe aconselhar, e estou lhe falando unicamente em nome de Cristo, não foste justo para comigo e nem para com o Espirito Santo.
Que tal se Cristo hoje tenha resolvido agir surpreendentemente diferente, ou seja, me usar para te levar a ele em exclusividade de adoração sem que haja lacunas para esta aproximação. Quem sabe hoje Ele está gritando ao seu ouvido. Talvez você seja a centésima ovelha. Sem rancores, volte pra Ele.
O demônio não quereria jamais que você abraçasse a Cristo e vivesse junto dEle por toda a eternidade desde agora. Pelo contrário, os demônios fazem de tudo para colocar novamente os véus, dogmas, mecanismos, barreiras e tudo mais para nos limitar esta intimidade a qual Cristo quer ter conosco desde sempre.
Eu oro para que o seu relacionamento com Cristo seja de intimidade ao ponto de não precisar transpor nenhuma destas barreiras normatizadas pelo seu catecismo.
A biblia diz "CRISTO EM NÓS, Esperança da glória". Percebeu onde Cristo deseja estar? e uma vez Ele estando em nós, não há necessidade de que outros seres espirituais invadam o templo do Espirito que somos nós mesmos a fim de que possam dar uma para Cristo nos ouvir atender.
Por fim, quero mesmo que ore por mim. porém, o faça agora enquanto você está vivo nesta terra, e não quando estiverem mortos no céu. Fazendo isto neste patamar da nossa existência, seria uma prova de amor e desprendimento de sua parte. Contudo, quando o fizer, vá direto a fonte-Cristo, não perca tempo com intermediários e acessores espirituais Cristo se basta. seja você e Cristo em amizade e intimidade se preocupando comigo. Aposto que Ele ficará muito feliz quando te vir chegando diretamente a ele tendo nas mãos a minha vida como motivo de intercessão.
Também termino orando, só que no Nome que é sobre todos os nomes na suficiência de sua graça.
Meu amado Senhor Jesus, ajude-me a te revelar aos cegos deste mundo. Perdoe os que me ofenderam enquanto eu só queria passar a eles aquilo que o Senhor já me mostrora na intimidade da sua presença. Não lhes imputes esta ofensa. Ainda tenho esperança que seus olhos sejam abertos. O meu desejo é que o Senhor se manifeste a Eles da mesma maneira intima e pessoal pela qual tens te mostrado a mim. Tu me chamas de amigo. E eu te amo Senhor. Senhor, os aproxime de ti. Tire-os das regras e os ponha na Graça.
Ao Pai em teu nome, Amém.
Ipirétis Iisou Christo
ResponderExcluirEis o apocalipse...
4.4 VINTE E QUATRO ANCIÃOS. Quem são esses anciãos? Alguns crêem que representam a totalidade da igreja no céu (ver Jo 14.3; 2 Tm 4.8; 1 Pe 5.4). Outros entendem
que podem ser anjos governantes; note, porém, que os anjos ficam em derredor desses anciãos (7.11; cf. 5.11). Ainda outros acreditam que representam Israel e a igreja, juntos em
adoração a Deus e ao Cordeiro, a associação de 12 (Israel) mais 12 (a igreja) soma 24 (o povo de Deus das duas eras). Logo, o negócio é tão confuso que não daria para se firmar nenhuma doutrina em cima deste texto, Combinado? muito menos que eles são os seus santos.
IDEM para os versículos 10 e 11 pois tratam dos mesmos 24 anciãos.
5.8 AS ORAÇÕES DOS SANTOS. trata-se de todas as orações dos homens santos que gemeram nesta terra por alguma injustiça e as colocaram diante de Deus. Meu querido, em muitos casos, quando a biblia se refere a santos, trata simplesmente de pessoas vivas ainda nesta terra. conforme quando Paulo resolveu recolher donativos aos "santos" os quais estavam em dificuldades em Jerusalém sem contar as outras afirmações categóricas desta natureza que seriam chover no molhado. Logo, as orações dos santos representada no Apocalipse, diz respeito a minha, a tua e todas as outras orações que foram e serão lançadas a Deus em nome de Jesus e estão depositadas em sua presença em honra a Deus. Sinto informar que não são as súplicas dos seus canonizados. Até podem ter orações deles, mas, as que foram suplicadas enquanto eles estavam nesta terra.
Veja o que diz o Salmista no salmo 141:2
"Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde."
7.9-11 UMA MULTIDÃO. João descreve uma cena no céu: uma grande multidão de pessoas, provenientes de todas as nações, que foram salvas mediante a fé em Cristo. Estarão com
Deus (v. 15), livres de dor e tristeza (vv. 16,17; Essa multidão, salva pelo "sangue do Cordeiro", são os santos da tribulação, pois João declara que "vieram de
grande tribulação" (v. 14). Aqueles que, então, aceitarem a Cristo serão objetos de perseguição por parte de Satanás e dos iníquos (cf. 12.9-17). neste texto eles não intercedem por ninguém, apenas adoram e exaltam a Deus.
13.7 FAZER GUERRA AOS SANTOS. Nem sei por que você mencionou este texto em seu post. A passagem trata tão somente da guerra que o anticristo travará com a igreja(santos) aqui na terra. E o que é pior, será dado permissão para que o Anticristo lute com os santos e os vença. É claro que não espiritualmente, mas fisicamente. Enfim, nem aqui estes santos são os mesmos venerados pelos católicos, mas os que estiverem na terra durante esta perseguição.
Ah! e gostei do RELIGAR. pois é isto mesmo que estou tentando lhes mostrar.
As terminologias distoam das práticas e fazem com que as valorizemos mais do que a essência das coisas. Foram estas mesmas terminologias que conduziram o cristianismo atual a um punhado de dogmas nos afastando da singeleza e simplicidade do Evangelho.
A terminologia da palavra "venerar" distoa da prática que na realidade é pedir, suplicar, invocar, rogar, clamar, interceder, curvar-se, penitenciar-se, implorar, cultuar, louvar cantando canções e com palavras, reunir-se em torno a fim de realizar missas em homenagens, guardar dias e épocas, fazer procissões e promessas. Este conjunto de venerações práticas que se praticam aos santos, é o sinônimo de ADORAÇÃO.
Desejo o teu religamento em Cristo.
Rud, são sim as súplicas dos Santos, e está claramente descrito. Vcs protestantes exageraram qndo tentaram reformar a Igreja Romana, e foram para o lado das heresias, negando a doutrina apostólica revelada pelo Espírito Santo, e transformando a religião cristã em um "culto" cujo fim é material, terreno e secular. Deus se fez homem, se fez carne e a sua imagem foi vista, tornando possível sua representação. Jesus, verdadeiro Deus, pode então ser representado. Se Cristo é verdadeiro Deus, aquela que Ele escolheu para servir de trono deve ser honrada como tal, como a Mãe de Deus, mesmo nao sendo superior a Ele, pois Cristo é tanto consubstancial ao Pai como consubstancial à Virgem Maria. Venerar os Santos não é adorar. Se ajoelhar e prostrar diante de alguém não é adorar, é demosntrar respeito e admiração. Vc continua a usar argumentos que contradizem as outras passagens bíblicas. Ou vc usa a bíblia toda, ou muda de religião. A sua religião surgiu 1.500 anos depois de Cristo. Constantino emitiu o Edito de milão em 313. Quer dizer, segundo os protestantes, que desde Constantino até a reforma a igreja se corrompeu, +/- 1.000 anos???
ResponderExcluirConstantino fundou uma nova capital, utilizando as leis Cristãs e a tradição apostólica, deixando a velha Roma no ocidente. Fundou uma cidade de acordo com o cristianismo existente, como pode ter misturado elementos pagãos romanos, se havia se convertido e queria fazer a vontade do povo e dos bispos para ganhar popularidade e respeito?
Isso é um absurdo, como pode Cristo desaparecer assim? Eu fico com Jesus Cristo, com a Igreja Una Santa Católica e Apostólica, com a doutrina dos Apóstolos e dos Padres da Igreja, e não com doutrinas surgidas 1.500 anos depois de Cristo, e que de protesto em protesto, fizeram surgir milhares de seitas, cada uma com suas leis, usando algumas partes da biblia e esquecendo outras, acusando-se e se achando melhor do que a outras.
A venda que me prendeu na seita batista foi tirada qndo eu me ajoelhei e implorei a Cristo, como verme e pecador que sou, para que ele realizasse em mim sua vontade, e me mostrasse sua verdadeira Igreja, pois quem sou eu para fundar igrejas e criar doutrinas? Não é atoa que a Ortodoxia não mudou desde o 7º concílio, preservando as mesmas tradições e dogmas ensinados pelos apóstolos. Jesus prometeu a São Pedro e aos Apóstolos que sobre eles estaria fundada a Igreja, e a porta do inferno nao prevaleceria! E os apóstolos pregaram por todo o médio-oriente, mediterrâneo e leste europeu, e é nessa região que a Ortodoxia tem a maioria dos seus fiéis. É da Igreja Ortodoxa que tanto romanos como protestantes se rebelaram, por arrogância e desconhecimento da vontade de Deus.
Faça uma linha histórica das diversas igrejas que surgiram e analise as doutrinas dos 7 concílios, vc vai ver que suas decisões são totalmente apostólicas, e de acordo com TODA A BÍBLIA.
Estou intercedendo para que Jesus tenha misericórdia de vc e todos os que leram esse debate, para que a sabedoria divina que me livrou das heresias os leve do volta para a pura e cristalina doutrina de Cristo, o verdadeiro evangelho incorruptível, a Ortodoxia, pelas intercessões de todos os Santos, amém.
um texto que mostra claramente que oração aos santos não tem base bíblica.
ResponderExcluirÉ bíblica a oração para santos?
Um dos ensinos errôneos da Igreja Católica Romana é a doutrina de orar para os santos. O catolicismo ensina que é correto não só orar para Deus, mas também para criaturas, como Maria, José, e outros que já entraram no céu.
É bíblico orar para qualquer pessoa, além de Deus? Nós acreditamos fortemente que não é bíblico, e que orar para qualquer pessoa além de Deus consiste em idolatria. Porém, católicos romanos tentam achar qualquer trecho das escrituras para demonstrar que orar para santos é permitido. Uma das seções das escrituras mais usadas para defender isso é Ap 5:8-14
"Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a Terra. E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na Terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram." (Ap 5:8-14)
Vamos olhar para esse trecho de escritura da perspectiva católica romana, e analisar a posição deles.
O versículo 8 fala de "taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos". Os versículos 9-10 falam sobre um cântico novo, cantado no céu. O versículo 11 fala sobre aqueles ao redor do trono de Deus, e o versículo 12 fala que eles estavam dizendo "Digno é o Cordeiro...". O versículo 13 menciona todas as criaturas na Terra e no céu dizendo "Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos."
um texto que mostra claramente que oração aos santos não tem base bíblica.
É bíblica a oração para santos?
Um dos ensinos errôneos da Igreja Católica Romana é a doutrina de orar para os santos. O catolicismo ensina que é correto não só orar para Deus, mas também para criaturas, como Maria, José, e outros que já entraram no céu.
É bíblico orar para qualquer pessoa, além de Deus? Nós acreditamos fortemente que não é bíblico, e que orar para qualquer pessoa além de Deus consiste em idolatria. Porém, católicos romanos tentam achar qualquer trecho das escrituras para demonstrar que orar para santos é permitido. Uma das seções das escrituras mais usadas para defender isso é Ap 5:8-14
coninua...
"Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a Terra. E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na Terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram." (Ap 5:8-14)
ResponderExcluirVamos olhar para esse trecho de escritura da perspectiva católica romana, e analisar a posição deles.
O versículo 8 fala de "taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos". Os versículos 9-10 falam sobre um cântico novo, cantado no céu. O versículo 11 fala sobre aqueles ao redor do trono de Deus, e o versículo 12 fala que eles estavam dizendo "Digno é o Cordeiro...". O versículo 13 menciona todas as criaturas na Terra e no céu dizendo "Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos."
Nós não temos problemas com aqueles que estão no céu poderem ouvir o que é dito na Terra. Muitos cristãos dizem que isso não é possível, mas pelo visto é isso que é ensinado claramente aqui. Isso então justifica o ensinamento católico romano que diz para orar para aqueles que estão no céu? De forma alguma. Vamos dar uma olhada melhor nesses versículos.
Primeiro, sobre o versículo 8, as orações podem vir daqueles que já estão no céu? Não fica claro. Há interpretações diferentes acerca de quem os santos são exatamente, uma vez que as identidades dos mesmos não são demonstradas precisamente; afinal de contas, o Apocalipse é um livro altamente simbólico. Logo, não é possível demonstrar de forma conclusiva quem eles são, e por sua vez de quem são as orações. Por outro lado, o versículo 9 diz que "eles cantavam um cântico novo." Quem são "eles"? Teriam que ser ou os quatro seres viventes e/ou os 24 anciões, uma vez que "orações dos santos" não cantam. "Seres viventes" e "anciões" cantam.
Nos versículos 11-12 os anjos, os seres viventes, e os anciões, que estavam todos ao redor do trono (o que significa que eles estavam no céu), estavam adorando a Deus diretamente. O versículo 13 diz claramente que toda e qualquer criatura do céu ou da Terra estava adorando a Deus, e no versículo 14 os anciões prostraram-se e adoraram.
Continua...
Segundo, o fato daqueles que estão no céu serem capazes de ouvir as orações daqueles que estão na Terra não significa que é correto orar para santos. Se eles podem ouvir as orações das pessoas, é porque Deus os permitiu ouvir. Pense no seguinte: aqueles que estão no céu podem ouvir as orações que só se passam nas mentes das pessoas? Eles podem ler mentes? É somente Deus que sabe todas as coisas, e somente Deus pode permitir que alguém ouça ou saiba das orações daqueles que oram em silêncio. Não vamos dar aos santos poderes sobre-humanos similares a onisciência. Além disso, o texto só está dizendo que eles podem ouvir a adoração e o louvor a Deus. O texto não diz que eles podem receber orações, nem deixa a entender que orar para eles é permitido. Tudo que diz é que eles podem ouvir a adoração e as orações. Não há nada sugerindo que aqueles que estão na Terra estejam pedindo as orações ou intercessões daqueles que estão no céu. Não há nada disso nesse texto, nem mesmo indícios.
ResponderExcluirTerceiro, mesmo se alguém conseguisse 'provar' que as orações vêm do céu, e que essas orações estão misturadas com as orações daqueles da Terra, ainda não está justificado os da Terra orarem para os do céu. No melhor caso, podemos dizer que as orações todos estão misturadas. Dizer além disso é querer ler nas Escrituras algo que não está lá.
Quarto, os santos que estão no céu podem ouvir todas as orações de todas as criaturas o tempo todo? A Igreja Católica Romana prefere dizer que é possível; caso contrário, não seria possível orar a Maria de forma legítima. A objeção padrão dos protestantes é que orar para santos implica em um tipo de onisciência nos mesmos. A Igreja Católica Romana responde que não podemos saber como é o estado daqueles que estão no céu, e logo não podemos concluir que eles não podem ouvir todas as nossas orações. Mas isso é um argumento vindo do silêncio. Em outras palavras, nós não sabemos como é, então nós concluímos que é possível. Essa é uma forma muito, muito fraca de se apresentar uma posição. Com isso, a Igreja Católica Romana acaba admitindo que as escrituras não ensinam o seu dogma de orar para santos. A Igreja Católica Romana precisa inferir isso das escrituras, e ler além do texto para defender o seu erro.
continua...
Para Quem devemos orar?
ResponderExcluirNão há nenhum ensinamento bíblico que diga que devemos orar para aqueles que estavam vivos na Terra e agora estão no céu. Apocalipse, o mesmo livro usado por eles para justificar sua posição, diz o seguinte:
"Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia." (Ap 19:10).
João quer se lançar aos pés do anjo e adorá-lo. Mas o anjo o diz para que não o faça, porque ambos são criaturas. Se o anjo diz que é uma criatura, assim como João, e que João não pode se lançar aos seus pés, então ninguém deve se prostrar perante um anjo, ou qualquer outra criatura, para oferecer adoração. Orações estão incluídas em adoração. Logo, ninguém deve orar para nenhuma criatura.
Biblicamente, orações sempre são oferecidas a Deus, como uma forma de adorá-Lo. Toda e qualquer religião vê oração como um ato de adoração ao seu(s) deus(es), uma vez que orações contém pedidos, confissões de pecados, pedidos por intercessão, etc, coisas que são recebidas e respondidas por Deus, não por criaturas. Além disso, oração não é a mesma coisa que uma conversa cara-a-cara. Oração é uma petição humilde para o Senhor, e não para um amigo que está no mesmo quarto que você, ou do outro lado da linha do telefone -- ou no céu. A oração é oferecida a Deus, nunca a nenhuma criatura. Orar para uma criatura é oferecer adoração que deveria ser dirigida somente a Deus, e a Igreja Católica Romana precisa de se arrepender dessa prática falsa e idólatra, a prática de orar para os santos.
O TEXTO DE ELIEL VIEIRA QUE É UM COLABORADOR DO BLOG GENIZAH
http://novoinprbrasil.blogspot.com/2011/02/e-biblica-oracao-para-santos.html
Anônimo que foi lavado e redimido de seus pecados pela morte e sangue de Jesus Cristo derramado na cruz a quem serve de todo o coração como Senhor e Salvador de minha vida por toda eternidade e que congrega numa igreja batista simples e verdadeira.
Mais uma vez e resumindo tudo o que postei:
ResponderExcluirDa mesma forma que oramos para os irmãos na Terra e intercedemos em favor deles, nós oramos para os irmãos do céu, pois Deus não é um Deus de mortos, mas sim de vivos. E eles oram em nosso favor, pois a igreja é o corpo de Cristo, não pode ser separado pela morte do corpo, pois para Ele TODOS VIVEM.
Os Santos Apóstolos, ao partirem para a Glória, deixaram substitutos que eles escolheram, e esses cristãos também criaram cartas, textos e estudos interpretando o cristianismo oral existente e combatendo heresias, pois não havia bíblia, à luz do que os Apóstolos pregaram. Acontece que esses textos não foram colocados na bíblia e formam o que chamamos de Santa Tradição.
Vcs protestantes crêem em textos selecionados, para fazer parte do Canon bíblico, por esses mesmos sucessores dos Apóstolos que fundamentaram a Ortodoxia, os mesmos Santos Padres que rejeitaram os textos e falsos evangelhos gnósticos cheios de heresias, os mesmos Santos Padres conciliares que fundamentaram inclusive a crença na intercessão dos Santos e na maternidade divina da Virgem Maria. É INCRÍVEL o desconhecimento de vcs da história dos primeiros séculos do Cristianismo. Eu tb fui assim, mas pela ação do Espírito Santo, recebi sabedoria para entender a vontade do Pai.
Nenhuma seita protestante pode dar o verdadeiro e original Jesus Cristo para as pessoas, pois suas doutrinas são feitas por homens, e a única coisa que ocasionam para a humanidade é brigas e mais brigas entre os Cristãos, o que é facilmente visto pelas milhares de seitas, cada uma com suas doutrinas e interpretações pessoais de seu fundadores, fruto do seu coração cheio de desejos malignos.
Que o Espírito Santo dê entendimento e sabedoria a vcs, em nome de Jesus Cristo e pelas intercessões da Toda Pura e sempre Virgem Maria e de todos os Santos. Amém.
Em muitas coisas para as quais não achamos fundamentos bíblicos, com certeza precisaremos recorrer ao perigo das antigas tradições.
ResponderExcluirAté nos é licito espelharmo-nos em atitudes e exemplos de bons homens do passado, desde que as atitudes destes homens não firam a base de todas as revelações, ou seja, a biblia.
Deus proveu o parámetro de sua doutrina a partir do Velho Testamento (Moisés e os profetas) o que Jesus veio fazer foi nos ensinar a verdadeira essência da única "biblia" a qual Israel lia naquela época, ou seja, O Velho Testamento. Em outras palavras, ele tinha vindo cumprir a Lei e não destruí-la.
Ora, se o Antigo Testamento era a bíblia que Jesus lia, podemos entender, por conseguinte, que o que estava implicito não era a insuficiência do que estava escrito, mas a falta de noção espiritual para cumprir os escritos na forma pela qual Deus queria em seu coração.
Jesus não criou doutrinas, Ele apenas revelou o modo correto de olhar para as escrituras. Afora os rituais espiatórios os quais eram atitudes provisórias até que o verdadeiro sacrificio fosse realizado na cruz de uma vez por todas, as demais questões do velho testamento poderiam ser perfeitamente praticadas à maneira de Cristo. Ele veio nos ensinar a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos - assim ele resumiu a doutrina vetero-testamentária.
O que se passou a partir daí foram relatos da vida de Jesus, o que Ele fez, o que Ele falou e como ele agiu nesta terra. O exemplo maior para aqueles que ousam impactar este mundo, e "praticar a Lei de Deus". Para os CATÓLICOS e PROTESTANTES, escritos de seus amigos e adminiradores fizeram com que a sua história não fosse esquecida, doutrinas e pensamentos a partir de homens que viveram com Jesus ou que tiveram uma profunda experiência com Ele.
Até aí tudo bem, o problema é que a "Santa Tradição" foi perdendo o vinculo com o parâmetro, o deixando em segundo plano e em detrimento de sua natureza verossímil, pondo em risco a genuinidade e a importância da firmeza da raiz, pois esta ja estava oculta aos seus olhos. Achou-se desnecessário procurar a raiz pondo-se os olhos na beleza efêmera das folhas que vão e vém a cada estação(geração).
É sabido que a cada ano as folhas podem vir com beleza e força diferentes por conta do clima e do ambiente. As doutrinas-folhas das tradições foram criadas neste contexto. Muitas delas em estações obscuras, imperiosas, por pessoas suspeitas em sua idoneidade e sem nenhum histórico de relaciomaneto com Deus. Eis o perigo. As folhas já não eram tão viçosas e atraentes.
Lutero, Calvino, Huss, Meno Simon, Wicliff, Weslley e muitos outros que foram perseguidos, execrados e até mortos por seus algozes da tradição (pois a própria tradição os havia ensinado a matar em nome dela mesma), Estes homens ousaram voltar a alimentar-se só da raiz-palavra e a desprezar o perigo das folhas e suas ilusões de óticas.
A menos que o produto seja a essência da Raiz e os frutos advindos tenham a mesma substância e sabor dessa mesma raiz, há que se rejeitar e pregar contra a fim de que a pureza da verdade seja mantida tal qual Cristo ensinou.
A minha tradição não pode invalidar os ensinamentos de Cristo só porque estes adquiriram mais força e popularidade ao longo da história.
A arvore só está de pé por que o Senhor proveu adubadores da raiz, pois os parasitas consumidores de folhas e frutos duvidosos, estavam sugando sua beleza.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o ESPÍRITO DIZ AS IGREJAS.
"e sem nenhum histórico de relacionamento com Deus"
ResponderExcluirNossa, coitados de Inácio de Antioquia, Agostinho de Hipona e todos os Pais da Igreja lendo seu comentário, Rud. Aliás, pode ir jogando seu Novo Testamento fora, pois segundo vc os homens que decidiram quais eram os textos Sagrados e quais não o eram não têm nenhum histórico de relacionamento com Deus. Vamos jogar toda a tradição de homens que abandonaram tudo para seguir a Cristo, so para seguir a reforma protestante e seus santos líderes. Lutero por exemplo ficou sempre do lado do povo humilde e explorado, imitando São João Crisóstomo. E não confunda a igreja romana com a Igreja Ortodoxa, houve um cisma em 1.054 d.C..
Encerro minha participação com esse comentário de Rud. Só não peço pro Danilo colocar o comentário dela no "ce tu uma bença" pq eu já fui carente de conhecimento assim e tenho fé que ela deixará de acreditar em fábulas humanas e começará a buscar a verdade, primeiro pedindo a nosso Senhor sabedoria, depois na busca pela história da própria religião, coisa que crente não faz mesmo, pois eu fui assim durante muitos anos e sei como funciona uma igrejola de esquina.
Fiquem na paz.
ERRATA...
ResponderExcluirA tradição não pode invalidar os ensinamentos de Cristo só porque esta, supostamente, tenha adquirido mais força e popularidade ao longo da história.
Vou repetir a frase que deixei em outro post´"é por essas e outras que sou um ateu feliz" como criticar a materia do Danilo,somente por ter se referido ao irmao de outra denominação,no caso Dom Helder.Os crentes morrem pela boca,ao inves de propagarem o amor,disseminam a guerra,ao inves de serem a cura se tornam a dor e ao inves de serem luz se transformam em trevas,sob o argumento mediocre de perdão do altissimo,somos imperfeitos mas jesus nos justifica,francamente eu como ateu vivo mais o mandamento de amar ao proximo do que muitos crentes,qual o problema de chamar o catolico de irmao,o corpo dele foi constituido de alguma materia estranha,o sangue era verde,nao,somos seres humanos,temos as mesmas constituições,o que vai matar a igreja é a soberba e a falta de amor,os catolicos veneram seus santos, e ,são criticados,os protestantes(sem cerebro é claro)defendem com unhas e dentes seus malafaias,terra nova,macedos,valadrões e a qualquer sinal de critica negativa é uma chuva sem medida,não de bençãos mas de "nao toqueis nos ungidos" nao julgueis" bla bla bla,parabens Danilo,olha que coisa mais antagonica,um ateu valorizando o trabalho de um crente que ate agora so fez seguir os passo de jesus,continue assim irmao,propague o amor,a sabedoria e nao fique triste nem desanimado,pq muitos nao irão entender como nem o proprio jesus foi entendido,vou ser ironico,se o proprio jesus deixasse um post aqui muitos desses crentes iriam julga-lo tbm,e mais, alguns iriam ate amaldiçoa-los como foi feito contigo e com seus colaboradores em outras materias,um abraço fraterno,Anderson Keller Costa.
ResponderExcluir