O chavão da sã doutrina
http://genizah-virtual.blogspot.com/2010/10/o-chavao-da-sa-doutrina.html
Brissos Lino
“Cristo não foi essencialmente professor, legislador, mas ser humano, ser humano real como nós. Por isso, ele não quer que em nosso tempo sejamos alunos, representantes ou defensores de determinada doutrina, mas seres humanos, seres humanos reais perante Deus.” (Dietrich Bonhoeffer)
“Viajar ao redor do mundo e conhecer o clero de todas as denominações ajudou a moldar-me num ser ecuménico. Estamos separados pela teologia e, em alguns casos, pela cultura e pela raça, mas essas coisas não significam mais nada para mim.” (Billy Graham, U.S. News & World Report, 19 de Dezembro de 1988)
Jesus Cristo não veio a este mundo para ensinar uma doutrina em particular mas sim para reconciliar os homens com o Pai.
Não vemos o Mestre de Israel alimentar discussões teológicas com os teólogos da época. A única vez que terá discutido doutrina e teologia com os doutores da Lei terá sido aos doze anos, aquando da visita a Jerusalém e mesmo aí as Escrituras não registam o teor da argumentação, pelo que a mesma será irrelevante para nós (Lc 2:41-47).
Sejamos claros, a doutrina não é uma vaca sagrada. Desmistifiquemos esse mito.
A doutrina é sobretudo uma questão de identidade
Todo o ser humano dispõe de uma identidade. Ela implica características distintivas, que não só o distinguem de outros cidadãos como lhe conferem um sentido próprio e muito pessoal. A arquitectura estética e conceptual do indivíduo, as suas origens, a sua história de vida, o seu self, fazem dele uma pessoa única e irrepetível.
É claro que alguns gostos, vocações e características pessoais não são exclusivas daquele dado indivíduo, o que lhe permite a identificação de grupo ou comunitária com outros seus semelhantes. Mas até estes aspectos, digamos, mais sociais, ajudam a definir a sua singularidade. Por exemplo, um jogador de futebol não é igual, apesar de tudo aos seus colegas, embora possa ter a mesma nacionalidade, idade, naturalidade, clube ou posição de jogo. Será sempre um jogador diferente de todos os outros, e nesse sentido, único.
A doutrina tem aspectos de casualidade
Não conheço ninguém que, antes de se decidir por abraçar uma doutrina religiosa qualquer, tenha, previamente à sua decisão, procedido a um estudo aprofundado sobre a “oferta” existente no “mercado” para depois então optar. O que acontece é que, por razões de ordem mais fortuita, por alguma razão a pessoa entrou na vida cristã por uma porta específica e a partir daí passou a desenvolver uma experiência e um conhecimento à volta daqueles princípios de fé.
Por vezes entra-se pela porta da herança da fé dos pais, outra pela da influência dos amigos, familiares ou colegas, e outras vezes por motivos ainda de outro género.
É por isso que o fanatismo, o sectarismo e o fundamentalismo não se dão bem, regra geral, com o debate aberto de ideias e conceitos. Porque os mais radicais na doutrina nunca abordaram realmente perspectivas doutrinárias diferentes, de mente aberta, sem preconceitos. Ao primeiro embate tomam consciência da sua insegurança e radicalizam o discurso por uma questão de defesa.
A doutrina não salva ninguém
Apesar de parecer redundante, talvez não seja má ideia relembrar que o nosso Salvador é Cristo e não a Cristologia (doutrina de Cristo). Logo, a doutrina não salva ninguém.
Ela é, antes de mais, um sistema organizado de fé e crenças que confere um sentido à dimensão espiritual do indivíduo e da comunidade de fé em que se insere. A doutrina organiza as minhas convicções, oferece-me uma dada cosmovisão espiritual, mas não mais do que isso.
A doutrina pode ser um embaraço
Se não for convenientemente entendida, a doutrina pode ser até um embaraço na caminhada do cristão. Pode ser motivo de orgulho religioso, como tantas vezes sucede. Pode mesmo impedir-me de ver Cristo nos outros, que seguem uma doutrina diferente da minha. Pode, ainda, tornar-se tradição e vulgarizar-se, como é corrente e perder o seu significado e vitalidade.
Quando ouço proclamar a glorificação da “sã doutrina” temo sempre que o foco da questão esteja deslocalizado.
Não é a doutrina que promove a unidade do Corpo
Alguns pensam que as pessoas se juntam à volta da doutrina. Cada vez mais verifico que tal coisa não corresponde à verdade. As pessoas ligam-se por relacionamentos, por interesses comuns, por hábitos e tradições, mas não por adesão a declarações de fé, escritas ou não.
A verdade é que, se perguntarmos à esmagadora maioria das pessoas que constituem uma determinada comunidade local de fé pela sua doutrina, não saberão explaná-la. Logo, não será este o cimento agregador da comunidade.
A doutrina não é estática
Por muito que custe a alguns, mas a doutrina não é uma montanha inamovível, não é coisa estática.
É certo que a Palavra de Deus não muda, mas muda o nosso entendimento da mesma. A sua interpretação e compreensão muda ao longo da vida. E quando tal não acontece é mau sinal. Significa que abdicámos do exercício de pensar.
A teologia é dinâmica. Faz-se a cada momento, uma vez que resulta da aplicação concreta dos princípios bíblico-teológicos à realidade da vida, num dado momento histórico-cultural e numa determinada geografia.
A Bíblia não é um compêndio de doutrina
Embora muitos a abordem dessa maneira, a verdade é que a Bíblia não é um tratado doutrinário. É um conjunto de histórias de vida, de proclamações e de revelação divina apresentada de diversas formas. Tratá-la como se fosse uma espécie de Código de Processo Civil ou de Enciclopédia Britânica só pode dar mau resultado.
Por muito que isso custe a quem não está habituado a pensar, a Bíblia não precisa só de ser lida mas também interpretada. E quem nega fazê-lo está já a assumir uma determinada interpretação dos textos bíblicos.
A doutrina é necessária
Apesar de tudo quanto atrás fica dito a doutrina é necessária. Se não houver um corpo de doutrina o cristão não passa de uma onda do mar, que vai e vem conforme o vento.
A tendência actual é para desvalorizar a doutrina, da mesma maneira como acontece com a ideologia nos partidos políticos. Mas o pragmatismo, só por si, não constitui resposta adequada nem na política nem na vida espiritual.
A linha doutrinária não será o mais importante de tudo, mas é imprescindível a uma vida espiritual sã.
Assim como um psicólogo ou cientista social trabalha no âmbito de uma filosofia ou teoria científica com a qual se identifica e que lhe faz sentido, seja ela qual for, assim também o cristão organiza a sua fé e vida espiritual tendo por base uma determinada linha doutrinária.
Mas afinal o que é a “sã doutrina”?
Repare-se que utilizei até agora e praticamente de forma indistinta, os termos “doutrina” e “teologia”, que são diferentes entre si. Mas procurei ater-me ao significado popular do primeiro. Todavia, se atendermos ao sentido etimológico da palavra, doutrina será o conjunto de “princípios fundamentais de uma crença, sistema ou ciência.” Isto é, as bases de fé, no caso vertente.
Só que a expressão neotestamentária “sã doutrina”, tantas vezes referida e outras tantas vezes mal interpretada, em muitos círculos não constitui mais do que um chavão religioso, pois é lida habitualmente como aquilo que uma igreja específica determina que os seus fiéis devem crer e praticar.
Esta expressão paulina é usada por cinco vezes nas epístolas pastorais, a Timóteo e a Tito (1 Tm 1:10; 4:6; 2 Tm 4:3; Tt 1:9; 2:1), com a variante “boa doutrina” por uma vez.
No caso das cartas a Timóteo a expressão refere-se, invariavelmente, ao oposto de heresias (“outra doutrina” – 1 Tm 1:3, “fábulas” – 1 Tm 1:4 e 2 Tm 4:4, “doutrinas de demónios” – 1 Tm 4:1, “fábulas profanas e velhas” – 1 Tm 4:7), que na época faziam perigar a fé cristã nascente. No caso da carta a Tito refere-se à exortação a um comportamento adequado por parte dos presbíteros, idosos, jovens e escravos (Tt 1 e 2). O apóstolo exorta mesmo o jovem Tito a não dar ouvidos às “fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade” (1:14).
Parece claro que a preocupação apostólica é aqui a de que o ensino cristão seja preservado de forma íntegra e sã, do que resultará saúde espiritual para os crentes e as comunidades cristãs.
Conclui-se, portanto, que a “sã doutrina” é uma expressão de Paulo, utilizada tanto para combater as tendências heréticas como para reprovar os comportamentos que não dignificam o Evangelho. A expressão, que é instrumental, nunca se refere a um corpo de doutrina específico e concreto que deva ser preservado, como por vezes se quer fazer crer.
Conclusão
O fim último da vida cristã não é ter um corpo de doutrina muito bem sistematizado e elaborado, mas sim dar fruto (é por essa capacidade que conhecemos os homens: “pelos frutos os conhecereis”), evidenciar o fruto do Espírito (como resultado da operação do Espírito Santo em nós), ser sal e luz no mundo dos homens e cartas vivas que proclamam as boas novas do Evangelho.
E isto, realmente, tem tudo que ver com vida e muito pouco com sistemas doutrinários.
“Viajar ao redor do mundo e conhecer o clero de todas as denominações ajudou a moldar-me num ser ecuménico. Estamos separados pela teologia e, em alguns casos, pela cultura e pela raça, mas essas coisas não significam mais nada para mim.” (Billy Graham, U.S. News & World Report, 19 de Dezembro de 1988)
Jesus Cristo não veio a este mundo para ensinar uma doutrina em particular mas sim para reconciliar os homens com o Pai.
Não vemos o Mestre de Israel alimentar discussões teológicas com os teólogos da época. A única vez que terá discutido doutrina e teologia com os doutores da Lei terá sido aos doze anos, aquando da visita a Jerusalém e mesmo aí as Escrituras não registam o teor da argumentação, pelo que a mesma será irrelevante para nós (Lc 2:41-47).
Sejamos claros, a doutrina não é uma vaca sagrada. Desmistifiquemos esse mito.
A doutrina é sobretudo uma questão de identidade
Todo o ser humano dispõe de uma identidade. Ela implica características distintivas, que não só o distinguem de outros cidadãos como lhe conferem um sentido próprio e muito pessoal. A arquitectura estética e conceptual do indivíduo, as suas origens, a sua história de vida, o seu self, fazem dele uma pessoa única e irrepetível.
É claro que alguns gostos, vocações e características pessoais não são exclusivas daquele dado indivíduo, o que lhe permite a identificação de grupo ou comunitária com outros seus semelhantes. Mas até estes aspectos, digamos, mais sociais, ajudam a definir a sua singularidade. Por exemplo, um jogador de futebol não é igual, apesar de tudo aos seus colegas, embora possa ter a mesma nacionalidade, idade, naturalidade, clube ou posição de jogo. Será sempre um jogador diferente de todos os outros, e nesse sentido, único.
A doutrina tem aspectos de casualidade
Não conheço ninguém que, antes de se decidir por abraçar uma doutrina religiosa qualquer, tenha, previamente à sua decisão, procedido a um estudo aprofundado sobre a “oferta” existente no “mercado” para depois então optar. O que acontece é que, por razões de ordem mais fortuita, por alguma razão a pessoa entrou na vida cristã por uma porta específica e a partir daí passou a desenvolver uma experiência e um conhecimento à volta daqueles princípios de fé.
Por vezes entra-se pela porta da herança da fé dos pais, outra pela da influência dos amigos, familiares ou colegas, e outras vezes por motivos ainda de outro género.
É por isso que o fanatismo, o sectarismo e o fundamentalismo não se dão bem, regra geral, com o debate aberto de ideias e conceitos. Porque os mais radicais na doutrina nunca abordaram realmente perspectivas doutrinárias diferentes, de mente aberta, sem preconceitos. Ao primeiro embate tomam consciência da sua insegurança e radicalizam o discurso por uma questão de defesa.
A doutrina não salva ninguém
Apesar de parecer redundante, talvez não seja má ideia relembrar que o nosso Salvador é Cristo e não a Cristologia (doutrina de Cristo). Logo, a doutrina não salva ninguém.
Ela é, antes de mais, um sistema organizado de fé e crenças que confere um sentido à dimensão espiritual do indivíduo e da comunidade de fé em que se insere. A doutrina organiza as minhas convicções, oferece-me uma dada cosmovisão espiritual, mas não mais do que isso.
A doutrina pode ser um embaraço
Se não for convenientemente entendida, a doutrina pode ser até um embaraço na caminhada do cristão. Pode ser motivo de orgulho religioso, como tantas vezes sucede. Pode mesmo impedir-me de ver Cristo nos outros, que seguem uma doutrina diferente da minha. Pode, ainda, tornar-se tradição e vulgarizar-se, como é corrente e perder o seu significado e vitalidade.
Quando ouço proclamar a glorificação da “sã doutrina” temo sempre que o foco da questão esteja deslocalizado.
Não é a doutrina que promove a unidade do Corpo
Alguns pensam que as pessoas se juntam à volta da doutrina. Cada vez mais verifico que tal coisa não corresponde à verdade. As pessoas ligam-se por relacionamentos, por interesses comuns, por hábitos e tradições, mas não por adesão a declarações de fé, escritas ou não.
A verdade é que, se perguntarmos à esmagadora maioria das pessoas que constituem uma determinada comunidade local de fé pela sua doutrina, não saberão explaná-la. Logo, não será este o cimento agregador da comunidade.
A doutrina não é estática
Por muito que custe a alguns, mas a doutrina não é uma montanha inamovível, não é coisa estática.
É certo que a Palavra de Deus não muda, mas muda o nosso entendimento da mesma. A sua interpretação e compreensão muda ao longo da vida. E quando tal não acontece é mau sinal. Significa que abdicámos do exercício de pensar.
A teologia é dinâmica. Faz-se a cada momento, uma vez que resulta da aplicação concreta dos princípios bíblico-teológicos à realidade da vida, num dado momento histórico-cultural e numa determinada geografia.
A Bíblia não é um compêndio de doutrina
Embora muitos a abordem dessa maneira, a verdade é que a Bíblia não é um tratado doutrinário. É um conjunto de histórias de vida, de proclamações e de revelação divina apresentada de diversas formas. Tratá-la como se fosse uma espécie de Código de Processo Civil ou de Enciclopédia Britânica só pode dar mau resultado.
Por muito que isso custe a quem não está habituado a pensar, a Bíblia não precisa só de ser lida mas também interpretada. E quem nega fazê-lo está já a assumir uma determinada interpretação dos textos bíblicos.
A doutrina é necessária
Apesar de tudo quanto atrás fica dito a doutrina é necessária. Se não houver um corpo de doutrina o cristão não passa de uma onda do mar, que vai e vem conforme o vento.
A tendência actual é para desvalorizar a doutrina, da mesma maneira como acontece com a ideologia nos partidos políticos. Mas o pragmatismo, só por si, não constitui resposta adequada nem na política nem na vida espiritual.
A linha doutrinária não será o mais importante de tudo, mas é imprescindível a uma vida espiritual sã.
Assim como um psicólogo ou cientista social trabalha no âmbito de uma filosofia ou teoria científica com a qual se identifica e que lhe faz sentido, seja ela qual for, assim também o cristão organiza a sua fé e vida espiritual tendo por base uma determinada linha doutrinária.
Mas afinal o que é a “sã doutrina”?
Repare-se que utilizei até agora e praticamente de forma indistinta, os termos “doutrina” e “teologia”, que são diferentes entre si. Mas procurei ater-me ao significado popular do primeiro. Todavia, se atendermos ao sentido etimológico da palavra, doutrina será o conjunto de “princípios fundamentais de uma crença, sistema ou ciência.” Isto é, as bases de fé, no caso vertente.
Só que a expressão neotestamentária “sã doutrina”, tantas vezes referida e outras tantas vezes mal interpretada, em muitos círculos não constitui mais do que um chavão religioso, pois é lida habitualmente como aquilo que uma igreja específica determina que os seus fiéis devem crer e praticar.
Esta expressão paulina é usada por cinco vezes nas epístolas pastorais, a Timóteo e a Tito (1 Tm 1:10; 4:6; 2 Tm 4:3; Tt 1:9; 2:1), com a variante “boa doutrina” por uma vez.
No caso das cartas a Timóteo a expressão refere-se, invariavelmente, ao oposto de heresias (“outra doutrina” – 1 Tm 1:3, “fábulas” – 1 Tm 1:4 e 2 Tm 4:4, “doutrinas de demónios” – 1 Tm 4:1, “fábulas profanas e velhas” – 1 Tm 4:7), que na época faziam perigar a fé cristã nascente. No caso da carta a Tito refere-se à exortação a um comportamento adequado por parte dos presbíteros, idosos, jovens e escravos (Tt 1 e 2). O apóstolo exorta mesmo o jovem Tito a não dar ouvidos às “fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade” (1:14).
Parece claro que a preocupação apostólica é aqui a de que o ensino cristão seja preservado de forma íntegra e sã, do que resultará saúde espiritual para os crentes e as comunidades cristãs.
Conclui-se, portanto, que a “sã doutrina” é uma expressão de Paulo, utilizada tanto para combater as tendências heréticas como para reprovar os comportamentos que não dignificam o Evangelho. A expressão, que é instrumental, nunca se refere a um corpo de doutrina específico e concreto que deva ser preservado, como por vezes se quer fazer crer.
Conclusão
O fim último da vida cristã não é ter um corpo de doutrina muito bem sistematizado e elaborado, mas sim dar fruto (é por essa capacidade que conhecemos os homens: “pelos frutos os conhecereis”), evidenciar o fruto do Espírito (como resultado da operação do Espírito Santo em nós), ser sal e luz no mundo dos homens e cartas vivas que proclamam as boas novas do Evangelho.
E isto, realmente, tem tudo que ver com vida e muito pouco com sistemas doutrinários.
Brissos Lino publicou em Ovelha Perdida. Genizah divulgou.
No âmbito do cristianismo, é cabível nesse comentário a conhecida citação de Agostinho: "Nas coisas necessárias, a unidade; nas duvidosas, a liberdade; e em todas, a caridade."
ResponderExcluirPera um pouco aí, "vamos devagar com o andor que o santo é de barro", hehehehe.
ResponderExcluirEu amo o Genizah e os textos postados. Eu sei que o site tem como princípio realmente a postagem de diferentes posições para estimular o pensamento e discussões. Por isso eu arrisco comentar o texto sobre doutrina.
Importante notar que o termo doutrina significa um "conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros". Assim, aplicando-se o termo ao pensamento cristão, este é o conjunto básico de princípios que distinguem o cristianismo de outras crenças (um ótimo livro sobre o tema é "Cristianismo Puro e Simples" de C.S. Lewis).
Desta forma a doutrina é formada por princípios, que são verdades absolutas dentro de um sistema. Por exemplo, a Constituição Brasileira tem como princípio a "dignidade da pessoa humana", ou seja, qualquer lei, ou ordenamento, que infringir este princípio, é inconstitucional.
Assim também a bíblia nos traz princípios fundamentais que devem reger o pensamento e a conduta cristã. Estes princípios, reconhecidos pela "sã doutrina", ou seja, aquela que está de acordo com as escrituras, são verdades absolutas. Deste modo doutrina, no sentido estrito, não é uma questão de identidade, pois as pessoas não podem ao bel prazer escolher o que é a verdade, posto que esta, por ser um valor absoluto, somente pode ser conhecida, e não escolhida. Neste mesmo contexto fica rechaçada a posição que a doutrina muda, ela não muda, o que ocorre é que as pessoas podem escolher outras opções que não a verdade, ou se reger por outros princípios que não os cristãos (isto sim é uma escolha pessoal).
Quando o autor do texto ainda fala que a doutrina pode ser um embaraço, e que não é ela que promove a unidade é a mais pura verdade. Realmente quando você anda por princípios e não por vontade própria, ou alheia, realmente você vai ofender muitas pessoas. Mas como eu gosto de expor sempre - A verdade não é negociável.
Enfim não quero enfadar ninguém, já deu para ver meu ponto de vista.
Talvez o texto tivesse a intenção de falar sobre religiosidade, ou costumes, enfim, outras coisas que não a doutrina, mas deveria ter usado o termo correto.
Saudações
Sinceramente, não sei o que o dicionário diz, nem vou me dar ao trabalho de procurar, porque em situações práticas, tanto em prática espiritual quanto científica quanto profissional, doutrina me parece muito mais a aplicação de princípios do que os princípios em si!
ResponderExcluirO que não muda e o que é verdade são os princípios: "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus", mas "(...)Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que o receber não pereça, mas tenha a vida eterna", "pela graça sois salvos mediante a fé"... isso são princípios que, arrisco dizer, sempre foram válidos no mundo, desde antes de cristo vir. A diferença é entre ter fé no que veio e ter fé no que estava por vir, porque segundo A DOUTRINA do autor do livro de Hebreus, a lei nunca salvou nem teria sido capaz de salvar ninguém!!!
O problema é que há uma confusão ENORME entre princípios e doutrina (a doutrina da minha definição) nas igrejas, e muitos acreditam que os mandamentos bíblicos sejam princípios quando na verdade eles sempre foram aplicações dos princípios básicos da vontade de Deus pro homem, que se resumia a que o este O amasse de todo o seu CORAÇÃO (sentimento), de todo o seu ENTENDIMENTO (razão, pensamento, raciocínio, conhecimento...) e de toda a sua alma (o âmago do ser humano), e DA MESMA FORMA, amasse a seu próximo como a si mesmo.
Tudo o que sai desses dois mandamentos é aplicação destes em situações reais da vida. Todas as conclusões sobre relacionamento com Deus, sobre santidade, espiritualidade, o funcionamento do mundo espiritual, etc. não passa de aplicações que homens fizeram dos princípios ao que eles viviam ou ao que eles conheciam ou em muitos casos bíblicos, ao que Deus MOSTRAVA a eles.
Isso TAMBÉM não mudou! O que mudou é que as pessoas querem cada vez menos amar a Deus de seu entendimento, coração e alma, e querem mais um guia fácil de comportamentos a se seguir, como se qualquer comportamento pudesse levar alguém a Deus! Caraca!
- "Mas senhor, em seu nome curei enfermos, expulsei demônios e ressucitei mortos!"
- "Sai de perto de mim! NUNCA te conheci!"
Já viram isso? A letra mata! Justamente por parecer ser a verdade absoluta. Mas o Espírito, que se revela PRINCIPALMENTE através da letra (não NA letra em si, não no que está escrito em si, mas POR MEIO do que está escrito, e do que Deus lhe revela em sua vida, o Espírito de Deus se revela àqueles que o amam de verdade), este sim vivifica!
Abraços!