681818171876702
Loading...

Se quisermos sobreviver, temos que deixar a Terra em 100 anos


Hermes C. Fernandes

De acordo com a opinião do físico Stephen Hawking, só haveria uma maneira de evitarmos a extinção da humanidade: abandonar a Terra nos próximos 100 anos.

"Eu vejo grandes perigos para a raça humana." A solução, segundo ele, é abandonar o planeta e se espalhar pelo espaço.

Em entrevista ao site "Big Think", Hawking, que ocupa a cátedra antes ocupada por Einstein, disse que existem muitas ameaças atualmente: guerras, a exploração excessiva dos recursos naturais e a quantidade exagerada de gente vivendo no planeta.

Além disso, ele aponta outro risco:"Se alienígenas nos visitassem agora, o resultado seria muito parecido com o que aconteceu quando Colombo chegou à América: não foi nada bom para os povos nativos".

"Esses alienígenas avançados talvez sejam nômades, procurando conquistar e colonizar quaisquer planetas que eles consigam alcançar."

Apesar destes prognósticos aterrorizantes, ele se diz otimista: "Fizemos muito progresso nos últimos cem anos. Se quisermos ir além dos próximos cem, o futuro é o espaço."

O problema são as distâncias: a estrela mais próxima da Terra, depois do Sol, está a mais de quatro anos-luz (espaçonaves atuais levariam 50 mil anos para chegar lá).

Hawking é preciso no diagnóstico, mas não o é no prognóstico. Como cristãos, cremos na providência divina, e na responsabilidade da igreja em conscientizar a humanidade quanto aos cuidados devidos à criação. É possível reverter o quadro caótico em que nosso planeta se encontra.

Alguns cristãos poderão simplesmente dizer: Não temos com que nos preocupar. Afinal, este planeta está destinado a acabar mesmo. Nosso destino são as moradas celestiais.

Apesar de respeitar tal posicionamento, confesso que ele me causa certo incômodo, que beira à indignação.

Basta um exame mais acurado das Escrituras para concluir que esta postura não recebe seu endosso.

Veja, por exemplo, o que diz o salmista:

"Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens" (Sl.115:16).

Este pequeno planeta do sistema solar foi confiado à raça humana e tem sido compartilhado com milhares de espécies animais e vegetais. Deus não o fez para a destruição. E por isso, vai requerer de nós os devidos cuidados para com ele e sua biodiversidade.

Engana-se quem pensa que Deus planeja riscá-lo do mapa cósmico. Em vez disso, a ira de Deus é destinada àqueles que "destroem a terra" (Faço questão que você verifique o texto: Ap.11:18). Em vez de cuidar, conservar e desenvolver com responsabilidade os recursos naturais, em nossa ânsia consumista, estamos destruindo a Terra. Consumimos mais recursos naturais do que a natureza é capaz de repôr.

Posso garantir, fiado na providência, que esta terra sobreviverá a todos os cataclismos que porventura a atingirem. O sábio Salomão é quem declara: "Uma geração vai, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre" (Ec.1:4).

Não é a terra que corre riscos de ser extinta, e sim a humanidade. Tornamo-nos numa espécie de praga apocalíptica. De nada adiantará mudarmos de planeta, se não mudarmos de atitude. Qualquer planeta que colonizarmos será igualmente depredado por nossa ganância. Por isso, concluo que não há porque temer uma invasão alienígena. Dificilmente uma civilização extraterrestre nos superaria neste quesito.

Os cataclismos nada mais são do que a reação enfurecida da natureza à gestão humana. No dizer de Paulo, são gemidos da criação submetida à nossa vaidade (Rm.8:20-22).

Deus que livre o Universo de ser colonizado pelo homem. Já não é suficiente o que estamos fazendo ao nosso próprio lar?

Só há uma maneira de se evitar o pior. O homem precisa converter-se ao Criador, e assim, amar e cuidar da criação. Somente a fé em um Deus Criador é capaz de resgatar a sacralidade de Sua obra. Quem ama o Criador, cuida da criação.

Hermes Fernandes é também culpado do que se faz aqui no Genizah
Artigos 4678005562473176630

Postar um comentário

  1. Me desculpe......Deus tá preocupado é com o homem.....e não com o planeta.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma verdade inquestionável:" Quem ama o criador, cuida da criação".
    Parabéns pela postagem.

    Em Cristo
    Regy Sales.

    ResponderExcluir
  3. Hermes, em meu blog, eu disse que não me preocuparia com isso.

    O que quero dizer, não é que não me preocupe com nosso planeta.
    Em meu blog, tenho até um marcador com o assunto MEIO AMBIENTE.

    Hoje, na igreja na qual sou membro, estamos participando de um projeto sobre lixo reciclável e estamos arrecadando muito e repassando para reciclar.

    Quando escrevi, eu quis expressar a minha fé em algo eterno. Uma morada longe dessa terra.

    Concordo com cada palavra sua descrita aqui, pois vc foi muito mais além do que eu imaginei escrever.
    Parabéns! Deus abençoe!
    Abraço ;-)

    ResponderExcluir
  4. Voces são muito bons. Sempre com sacadas novas que nos proporcionam novas visões sobre o mundo gospel e secular. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Isto aí é um doido, um louco, um pobre de espírito, que Deus tenha compaixão dele, comno disseram aki Deus está preocupado com o homem e não com o planeta, pois o mesmo vai ser consumido por fogo, quando Jesus voltar...

    ResponderExcluir
  6. é verdade...

    até se fala bastante em ecoteologia inclusive...

    mas pq em nossa pratica é tao dificil cuidar da criação?

    nossa praxis crista deve ser integral e complexa... cuidando do planeta, cuidamos tb de nós. mais uma forma de missao...

    mto bom post, como sempre...

    e comente tb em yuristeinhoff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Miss. Gilberto Diniz
    Paz querido , me parece que o companheiro vai fazer compania aos testemunhas de Jeova, sei querido que Deus pode fazer tudo com a terra inclusive restaura-la , mas a minha patria nao esta aqui, nao estou com pressa de ir para la nao, e nem sou escatologista aterrorizante como o companheiro disse em outra reportagem dos dispensioionalistas, mas repito, minha patria nao esta aqui.

    ResponderExcluir
  8. Meus caros irmãos,

    Deus Se importa tanto com o planeta, quanto com o homem. Aliás, o homem foi feito para ser guardião da Terra. Esta é a sua vocação primordial.

    Deus não pretende nos levar para algum lugar fora daqui. Não somos nós que vamos para o céu, e sim o céu que veio até nós através de Jesus Cristo. Na visão de João no Apocalipse, a Nova Jerusalém é vista vinda do céu para a terra. Este planeta será restaurado e não destruído.

    Por favor, leiam o post e confiram os textos bíblicos indicados.

    A aliança de Deus é com a criação, incluindo até mesmo os animais.

    "Naquele dia farei por eles uma aliança com os animais do campo, com as aves do céu e com os répteis da terra..." (Os.2:18).

    A criação atual geme com dores de parto, porque está grávida de uma nova criação. O novo céu e a nova terra não surgem do nada, como os originais, e sim partir destes. Assim como as novas criaturas (que somos nós) não surgiram do nada, mas daqueles que foram redimidos.

    O que afirmo não tem absolutamente nada a ver com os ensinos heréticos das testemunhas de Jeová. Aliás, tem um vídeo que postei onde um dos líderes desta seita aconselha os jovens a abandonarem os estudos porque o mundo estaria prestes a acabar.

    Quando diz que nossa pátria está no céu, está se falando de nossa origem espiritual. Não está se falando de nosso destino eterno, e sim de nossa origem. Em Cristo, céu e terra convergiram, formando uma só realidade (Ef.1:10).

    ResponderExcluir
  9. Leilah,

    Em momento algum tive a intenção de tanger qualquer crítica ao seu trabalho no blog. Pelo contrário. Admiro-o muito.

    Obrigado pelo carinho.

    ResponderExcluir
  10. 2 Pedro 3:10-13 "Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça".

    Glória a Deus! Nós esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.

    ResponderExcluir
  11. Caro Hermes, onde está este video sobre as TJ? Gostaria muito de vê-lo.
    Em Cristo
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  12. O que o autor do post diria de Gênesis 5.29 ("pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o SENHOR amaldiçoou"? O que o texto diz? Não foi só a humanidade que Deus amaldiçoou por causa do pecado, mas a própria terra.

    Preocupa-me que, hoje em dia, a igreja "ajuste" sua agenda conforme os modismos da época. Hoje a moda é a ecologia, daí, a igreja agora tem que ter classes de escola dominical sobre ecoteologia, tem que participar de passeatas etc. Sim, somos bons mordomos, não vamos queimar o mato à toa, mas é inegável que a ecologia hoje é uma religião - aliás bastante xiita. Ai de quem não rezar pela sua cartilha! Cuidado para não cair no oposto - se dizemos que a nossa cidadania está nos céus, não significa que somos capitalistas irresponsáveis que destroem tudo o que há por aqui. Acredito que pode haver um equilíbrio. E esse equilíbrio certamente não está com os ecoxiitas (ecochatos).

    ResponderExcluir
  13. A paz do Senhor Jesus,

    Meu querido irmão, gostei do texto, apesar de não concordar com tudo. Mas considero importantíssima a exposição das ideias para que possamos evoluir a partir das diferentes visões de mundo.
    Achei que a sua explicação em um dos comentários foi mais bem sucedida, pois lá você explicou o que realmente importa: haverá um novo Céu e uma nova Terra. Esta é a promessa que aguardamos. Maranata!
    Quem fará esta renovação será o próprio Deus, e não nós. Nem com todo nosso esforço e boa vontade poderemos transformar esta Terra, isto porque fomos concebidos no pecado e é este o nosso mal. Realmente Deus não fez a Terra para ser destruída e muito menos o homem para matar um ao outro, se viciar, adulterar, etc..., mas o pecado que está no homem é que está destruindo a Terra e tudo o que nela há. Mas a nossa esperança é a vinda do Senhor Jesus!
    Não quero aqui deixar uma mensagem de desprezo pela Terra, mas sim reforçar que temos que cuidar dela e como cristãos sermos exemplo em tudo, inclusive na consciência ambiental. Não é porque tudo vai ser transformado que poderemos agir como delinquentes, até mesmo porque esta é uma questão de educação.
    Desculpe-me se escrevi demais...rs. Um abraço e fique na paz!

    ResponderExcluir
  14. Querido se voce disse que a terra esta gravida de uma nova criacao, voce esta me dizendo, que o que vem é algo novo, eu nunca vi alguem dizer que alguem que nasceu é o mesmo que existiu, ou alguem que nasceu é a restauracao daquele que gerou, posso creer que alguem possa levar as informacoes geneticas daquele que gerou, mas continuara sendo outra pessoa, outra criacao, se o ceu veio até nós e porque a biblia disse que o que era ja nao é mais em todos os sentidos querido, eu espero novo céu, nova terra, nao uma terra restaurada, mas uma terra nova, usando suas palavras uma terra como consequencia das dores do parto, uma nova criacao a palavra é nova e nao restauradada.

    ResponderExcluir
  15. Um comentário de Dave Hunt muito esclarecedor sobre o assunto:

    Thomas Perry, um padre católico, diz que a crise ecológica exige "um novo senso do que significa ser humano e uma nova história sobre como as coisas vieram a existir" (um Gênesis revisado). A ênfase tem que ser deslocada de um céu possível para o cuidado com a Terra, e a ética e a moral têm que envolver os direitos do mundo natural. Larry Rasmussen, professor do "Seminário Teológico Union", pede uma "fé bio-espiritual" em que o homem é parte da ordem natural das coisas "sem direito especial sobre os recursos e sem direito especial ao amor de Deus."

    Tal insensatez pagã está ganhando mais e mais adeptos entre os evangélicos, que agora dizem que a ordem de pregar o Evangelho, dada por Jesus, inclui a salvação do meio ambiente... Desse modo, os cristãos formam alianças comprometedoras com os ímpios e gastam seu tempo e seus esforços cuidando do mundo temporal, ao invés de prepararem as almas para a Eternidade.

    Sim, devemos ser prudentes guardadores do meio ambiente que Deus nos confiou. Mesmo assim, muitas das advertências sobre explosão populacional e buracos na camada de ozônio, etc. são exageros alarmistas destinados a promover soluções humanistas. Algumas dessas teorias são altamente questionáveis. Até 1977, a Academia de Ciências dos EUA advertia a respeito de uma vindoura era glacial. Agora ouvimos advertências sobre o aquecimento global. Além do mais, a maior parte dos problemas é devida à corrupção de governos ímpios, os quais Cristo nunca pediu que reformássemos.

    Esta velha criação está sob o juízo de Deus e não será salva dele, mas têm sido "entesourada" (ou seja, reservada) para a destruição pelo fogo (2 Pe 3.7-12). Tudo vai ser destruído e Deus fará "novos céus e nova terra" (v. 13). Temos que viver para aquele estado eterno e advertir aos homens que somente os salvos pela obra redentora de Cristo na cruz habitarão Seu novo Universo perfeito.

    Após ver a análise de Hunt, uma coisa me preocupa como pastor: Essa ênfase sobre a terra. Penso que os verdadeiros cristãos se preocupam com gente que está indo para o inferno. Quanto à terra, veja o que Isaías nos diz: "NA VERDADE A TERRA ESTÁ CONTAMINADA POR CAUSA DOS SEUS MORADORES"... (IS 24:5). Por outro lado, Paulo nos alerta em Romanos sobre aqueles que servem e honram mais a "criatura" do que o Criador.
    Meditem sobre isso e que Deus os abençoe.

    Pr. Natanael Goncalves
    -Inglaterra.

    ResponderExcluir
  16. Se a Terra nunca será destruída o que faço então com textos como o de 2Pe 3:10,12?
    Bispo Hermes, gosto de muitos de seus artigos e até já os utilizei na nossa escola dominical, mas vc não deveria se apoiar tanto na Teologia dos Pactos, ela é falha em muitos pontos e nem os calvinistas e o próprio Calvino foram unânimes quanto a ela. O Dispensacionalismo igualmente é polêmico em muitos pontos, mas em outros tem sólida consistência bíblica.
    Percebam que na ânsia de defenderem suas preferências teológicas vcs estão trazendo mais confusão do que esclarecimento ao nosso já confuso arraial contaminado por teologias espúrias como a Confissão Positiva/Prosperidade. Entre teologias de homens falhos fico mesmo é com a minha velha e boa Almeida-Fiel, ela não falha nunca.

    ResponderExcluir
  17. Caros irmãos,

    Já expliquei anteriormente acerca de 2 Pe.3:10-12. Para poupar tempo, recomendo fortemente que leiam o texto deste link: http://www.monergismo.com/textos/preterismo/aguardando-ceu-terra-2pedro_d-chilton.pdf

    Vai esclarecer muito acerca daquilo em que creio.

    ResponderExcluir
  18. Este outro link contém um estudo profundo sobre o tema de autoria de um dos maiores teólogos dentre os puritanos do século 18: John Owen. O que comprava que nossa posição escatológica não é recente, ao contrário da dispensacionalista que tem apenas 200 anos.

    http://www.monergismo.com/textos/preterismo/2pedro-novos-ceus-terra_john-owen.pdf

    ResponderExcluir
  19. GRACA E PAZ...
    "Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens" (Sl.115:16).
    VC DIZ UMA ANALISE MAIS ACURADA E DEPOIS CITA ESSE TEXTO E DEPOIS FALA : "Uma geração vai, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre" (Ec.1:4)... VC SO PODE ESTAR BRINCANDO NÉ? ACHO ATÉ LOUVÁVEL UMA POSTURA MAIS CONSCIENTE DIANTE DO NOSSO PLANETA VISTO QUE SOMOS "REGENTES" SOBRE ELE DESDE A CRIACAO EM GENESIS... MAS DEVO LEMBRÁ-LO QUE SOMOS ESTRANGEIROS AQUI DESDE A QUEDA, PEREGRINOS SIM... NOSSA PÁTRIA, E VC SABE DISSO, É CELESTIAL! ESSE CARÁTER AMILENISTA E EVANGELICAL É UMA IDÉIA QUE TERIA QUE REFUTAR MUITOS E MUITOS TEXTOS DAS ESCRITURAS... E JÁ QUE VC DISSE ACURADA QUE TAL FAZÊ-LA??? ESSE PLANETA JA ESTA MORTO! NA ETERNIDADE JA NAO EXISTE MAIS... OU VC ACHA QUE NÃO? MORAREMOS EM UM LUGAR SEM SOL E SEM LUA, POIS HAVRA NOVOS CÉUS E UMA NOVA, ATENCOA A PALAVRA NOVA, TERRA E DEUS ESTARA CONOSCO PARA SEMPRE... EIS UM BOM TEXTO PARA VC REFUTAR, OU VC ACHA QUE É SENTIDO FIGURADO???
    manoelrobertoabrao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. PARA ESCLARECIMENTOS GERAIS... CALVINO NUNCA FEZ COMENTÁRIOS SOBRE APOCALIPSE...POIS DIZIA QUE NAO O HAVIA COMPREENDIDO!!! ISTO MOSTRA HUMILDADE...QUEM PODE PROVAR QUE TUDO QUE LA ESTA ESCRITO NAO ACONTECERA EXATAMENTE COMO ESTA, LITERALMENTE??? BASEADA EM QUE ESTA TUA POSICAO? NA LOGICA? NA FILOSOFIA? NA CIENCIA? NAS ESCRITURAS? ORA O PROPRIO LIVRO DE JOAO NAO NOS DIZ QUE DEVEMOS OLHAR AS REVELACOES COMO ALGO FIGURADO... OU DEUS NAO E PODEROSO PARA FAZER EXATAMENTE O QUE ESTA ESCRITO??? O CASO É... ESCATOLOGIA É ALGO MUITO SUBJETIVO PARA ALGUNS TEXTOS E PARA OUTROS ESTREMAMENTE CLARA... TENHAMOS O BOM CENSO EMBAIXO DOS PÉS E DA FORCA DA PALAVRA E CHEGA DE PROCURAR PEPITAS ONDE JA FORAM USADAS PENEIRAS PARA GARIMPAR...( UM DITADO ANTIGOOOO)
    manoelrobertoabrao@hotmail.com
    PS.: CASO ALGUEM QUEIRA A MINHA PARTE DESSE PLANETA FAVOR ENTRAR EM CONTATO QUE EU PASSO A ESCRITURA KKK POIS ESTAREI BEM NA MINHA MANSAO CELESTIAL NA NOVA JERUSALEM QUE DESCERA SOBRE A NOVA TERRA...HEHEHE

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item