Um Cristianismo cujo louvor é antropocêntrico
http://genizah-virtual.blogspot.com/2010/07/um-cristianismo-cujo-louvor-e.html

Renato Vargens
Ultimamente tenho pensado nas canções cantadas em nossas igrejas. Aliais, vale a pena ressaltar que a esmagadora maioria dos denominados cultos evangélicos dedicam muito mais tempo a música do que qualquer outra coisa. Infelizmente os louvores cantados em nossas reuniões são extremamente antropocêntricos, o que nitidamente se percebe em nossos encontros congregacionais. Se fizermos uma análise de nossas liturgias chegaremos a conclusão que boa parte das canções que entoamos são feitas na primeira pessoa do singular, cujas letras prioritariamente reivindicam as bênçãos de Deus.
Pois é, numa liturgia preponderantemente hedonista, os evangélicos são extravagantes, querem de volta o que é seu, necessitam de restituição, determinam a prosperidade, tocam no altar, pedem chuva, cantam mantras repetitivos erotizando sua relação com Deus, desejando da parte do Criador, beijos, abraços e colo.
Pois é, numa liturgia preponderantemente hedonista, os evangélicos são extravagantes, querem de volta o que é seu, necessitam de restituição, determinam a prosperidade, tocam no altar, pedem chuva, cantam mantras repetitivos erotizando sua relação com Deus, desejando da parte do Criador, beijos, abraços e colo.
Caro leitor, sem sombra de dúvidas vivemos dias complicadíssimos onde o Todo-poderoso foi transformado em gênio da lâmpada mágica, cuja missão prioritária é promover satisfação aos crentes. Diante disto, precisamos orar ao Senhor pedindo a Ele que nos livre definitivamente desse louvor, filho bastardo da indústria mercantilista gospel, o qual nos tem nos empurrado goela abaixo, conceitos e valores anticristãos cujo objetivo final não é a glória de Deus, mas satisfação dos homens. Da mesma maneira, necessitamos clamar ao Pai pedindo-o que nos liberte do louvor engessado, feito de cabeças baixas e bocas carrancudas, de letras difíceis, de músicas duras, sejam elas importadas ou brasileiras.
Por favor, pare, pense e responda: Para onde a igreja está indo? Será que não está caminhando a largos passos a uma nova "constatinização"? Ah que saudade da boa música, ministrada, cantada, com unção, cujo interesse era simplesmente engrandecer o nome de Deus!
Pois é, parece que nos últimos anos, a igreja se perdeu no caminho em direção ao trono do Altíssimo, Isto porque, as letras de algumas das suas composições, são empobrecidas teologicamente, simplistas e sem óleo. Além disso, falta oração, busca de Deus, consagração e compromisso com a Palavra.
Definitivamente a coisa está feia! Minha oração é que o Senhor nosso Deus nos reconduza a sala do trono e que lá possamos adorá-lo integralmente entendendo assim, que a glória, o louvor, a soberania pertence exclusivamente a Ele.
Soli Deo Gloria.
Soli Deo Gloria.
Perfeito Texto, só merece a nossa reflexão e mudança!
ResponderExcluirConcordo plenamente com o ótimo post do Irmão, sou Batistae o meu pastor sempre fala isso, querem 1 hora de louvor e 10 minutos de pregação, sendo que a mensagem e oração é o mais essencial para nosso crescimento espiritual, graças a Deus o pastor sempre equilibra, o mesmo tempo para os dois!
ResponderExcluirE as músicas o irmão disse tudo, as músicas sem teologia nenhuma, às vezes hereticas estão entrando na vida de crentes e de nossas igrejas!
Parabéns pelo texto, Renato. Simples e coerente. O evangelho cristocêntrico clama por adeptos.
ResponderExcluirMuito bom o texto e tenho um texto que aborda algo parecido com o que você abordou http://www.igrejaurbana.org/minha-visao-da-situacao-atual-da-igreja-no-bras/, mas penso que você poderia fazer distinção entre a igreja local, a instituição da Igreja do Senhor, o corpo de Cristo, mas parabéns pelo texto.
ResponderExcluirAbraços.
Poderíamos começar pelos "corinhos de Fogo" até "a marca da promessa" dos "valadãos".... Musicas que parecem boas, todo mundo canta, até nos "alegram" (e as pessoas se sentem agradando a DEUS pois estão "alegres"), mas estão longe da vontade de Deus. Andei metendo o pau em umas músicas da Dameres no Youtube e pasmem: me chamaram até de Anti-Cristo.
ResponderExcluirMuitos do que se dizem "evangélicos" estão em transe, e não querem sair dele.
Olá amados,
ResponderExcluirConcordo em partes, até porque não podemos generalizar. Há inúmeras canções vazias sim, mas também há cançoes que me fazem sentir mais perto do Pai, na Sua presença. Isso é louvor.
Agora temos que concordar que a melodia evoluiu em de certas músicas atuais. Amo as musicas do Hinario....mas os tempos são outros (estou falando da melodia, pq as letras do hinario sao maravilhosas). Admiro muito um certo cantor que costuma misturar letras atuais e as letras do Hinario.....muito bom!
A PAZ
Junior Ferraz
Realmente. Sou membro da Assembléia de Deus, um dos campos de Angra dos Reis, e o que mais vejo nas igrejas são esses tipos de louvores.
ResponderExcluirMinha benção, minha vitória, minha cura, minha prova.
Em qual parte do culto destina-se ao louvor incondicional? Um louvor sem outro interesse se não de Louvar a pessoa de Jesus Cristo e Glorificar a Deus sem nada em troca?
Renato,
ResponderExcluirPouco tenho a acrescentar, seu texto claro e direto expõe a vergonhosa nudez da nossa realidade.
Ele abre sepulcros tão bem ornamentados externamente...
E olha que essa armadilha não é nada nova, um certo pregador já nos advertia :
“O fato é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela. Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice". C. H. Spurgeon
Isso falando "apenas" do louvour sem mencionar o resto...
Nossas instituições eclesiásticas não fazem auto crítica nem aceitam exortações, somado este fato com a zona de conforto e submissão dos crentes à tradição, chegamos nesse ponto.
Como dever de consciência deixo para essa turma o seguinte pensamento :
" Não olhes para o céu, com tua profissão de fé, para, então, remar em direção ao inferno, com tuas práticas."
Thomas Watson .
Abraço
SOLI DEO GLORIA
Eu concordo em parte com o texto porque não dá para generalizar mas eu já estive em igreja que os temas musicais realmente eram essas "pérolas" da confissão positiva. Paz!
ResponderExcluirO problema é que para adentrar a sala do trono tem que haver santidade, e isso pouquíssimos querem. Isso não dá ibope.
ResponderExcluirQue saudade de canções como:quebra a minha vida e faze-a de novo; eu quero voltar ao primeiro amor; eu não quero mais pecar, eu só quero te louvar; desperta que o Senhor já vem; buscai primeiro o reino de Deus...
Creio que em contrapartida a tudo isso que vem acontecendo, há muita gente boa de Deus que está proporcionando com suas vidas um evangelho puro e autêntico.
ResponderExcluirEu concordo plenamente, é dificil ouvir um "LOUVOR" de verdade. Minhas amigas ficam bravas comigo, pois escuto sempre musicas antigas! Os louvores de Hoje, não são para Deus, são para os namorados rs.. é dificil diferenciar. Esses dias passando ao lado de um "barzinho" ouvi uma musica evangelica com uma nova versão em forró e onde supostamente tinha o nome de Deus, colocaram "amor" como se estivesse cantando para o namorado! É meus amiguinhos, estou com medo de estarmos envolvidos nessas heresias, tudo agora pra mim é heresia! Saiu do texto/contexto biblico, virou heresia. As musicas evangelicas hoje é pura heresia. E como diz o Jornal New York Time, somos os mais otarios de todos kkk!
ResponderExcluirComo fiquei contente em ler esse artigo! Tenho estado chocada com as cancoes que se cantam hoje e cheguei a comentar com a pessoa responsavel pelo louvor na minha igreja. As musicas sao na sua maioria voltadas para o homem e nao se canta a Deus e para o louvor da gloria de Deus. Nao se canta sobre o maravilhoso, precioso sangue de Jesus, que nos deu acesso a Deus e nos purifica do pecado, nao se canta sobre o ceu, ao contrario, canta se sobre a terra, pois todas as reinvindicacoes sao para coisas terrenas, casas, carros,empresas, saude e por ai vai. As musicas e os hinos que a igrejam cantavam num passado nem tao distante, como uns 20 anos atraz, tinham conteudo e eu conheco pessoalmente pessoas que se converteram ao entrar na igreja e ouvirem musicas com conteudo biblico. Quem vai se converter hoje com uma musica tao humanista? Ninguem!
ResponderExcluirDeus tenha misericordia de nos! E para nao ficarmos so nos comentarios, devemos agir. Qualquer um de nos aqui que de vez em quando tem oportunidade de cantar na igreja, cantemos alguma musica que seja baseada , enraizada na Palavra de Deus e nao no humanismo e na teologia da prosperidade. Elas ainda existem, so nao sao mais cantadas.
Concordo com o irmão e creio que isto acontece porque a bíblia deixou de ser o centro da Igreja. Michela Rejane SIB MANAUS
ResponderExcluirNão concordo em parte. Os louvores a que vc se referiu, como colo, tocar no altar, etc. Não são ruins não! Tem muito louvor ruim, inclusive que estigam a vingança, como o sabor de mel por exemplo e os de fogo, que realmente não levam a uma adoração ao Senhor. Isso eu concordo. Mas discordo quando vc diz:"(e as pessoas se sentem agradando a DEUS pois estão "alegres"), mas estão longe da vontade de Deus." Porque estão longe da vontade de Deus? Como vc pode afirmar a intimidade de cada um com Deus? Não entendo, amado! Quando eu louvo e abro minha boca para falar que quero desaparecer para a glória de Deus aparecer em mim, eu estou falando mesmo isso, sentindo mesmo isso, sou ministra de dança e o que mais eu peço a Deus, é que nunca me deixe ser soberba e orgulhosa por estar ali sendo referencia, dançando, entende? Agora, se meu irmão esta do lado e não tem essa visão, não é culpa do louvor e sim dele. Se o louvor foi escrito por vanglória, o que podemos fazer? nada é feito sem a permissão do Senhor. Cada um dará conta de si.Eu creio assim. Um abraço benção.
ResponderExcluirGosto do Genizah, mas eles fazem propaganda da Damares, uma das cantoras mais triunfalistas da atualidade começando com a musica Sabor de Fel, como se explica isso? E ainda fazem propaganda da sony. Parece que estão dando um tiro no pé, ou em nome da grana, se juntando a aqueles a quem criticam.
ResponderExcluir