681818171876702
Loading...

Quando a Graça capacita os 'incapazes'


Hermes C. Fernandes


No dia 08 de fevereiro de 2009, uma multidão acompanhou emocionada a consagração de Rayane, minha filha especial e primogênita. Desde muito cedo, tem demonstrado o desejo de trabalhar na igreja ao lado de seus pais e irmãos.

Apesar de suas limitações, ela não tem medido esforços, e muitas vezes tem surpreendido a todos. Quer recebendo as pessoas com carinho, ou ajudando em outras tarefas, principalmente animando o período de louvor, Rayane tem sido um instrumento da graça de Deus. Quem duvida de sua capacidade em trabalhar para Deus precisava vê-la subindo morro, comprimentando a todos, até traficantes fortemente armados, com seu singelo sorriso, e visitando famílias ao lado dos seus pais.

Rayane e meu encontro com a Graça

Ela foi o instrumento de Deus através do qual, há quinze anos, eu pude conhecer a Sua surpreendente graça.

Aos vinte e cinco anos, meu ministério sofreu uma reviravolta. Deus presenteara a mim e a minha esposa Tânia com uma filha especial. Aos cinco anos, Rayane jamais andara ou falara. Depois de recorrer a vários especialistas, ouvimos de uma médica boliviana na ABBR do Jardim Botânico que nossa filha jamais andaria. Isso embaralhou minha cabeça. Como eu poderia continuar pregando o Evangelho, se minha própria filha era impossibilitada de andar? Como as pessoas dariam crédito à minha pregação?

Numa manhã de sábado acordei com um forte desejo de orar. Pedi à minha esposa que não queria ser interrompido. Tranquei-me no quarto comecei a me desabafar com Deus.

Minhas palavras foram mais ou menos assim: - Senhor, não é justo que minha filha continue assim. Lembra de tudo o que tenho feito pela Tua obra. Lembra que tenho gasto toda minha juventude pra Ti. Lembra dos meus sacrifícios. Meu pai tem dedicado trinta anos de sua vida em Tua obra. Até quando, Senhor, minha filha será a vergonha do meu ministério? Era como se eu estivesse cobrando de Deus a sua cura, respaldado em meus méritos pessoais.

De repente, senti que algo estava acontecendo. Calei-me, e aguardei. Uma voz doce e suave dirigiu-se ao meu coração: - Desde quando suas boas obras lhe dão o direito de me cobrar alguma coisa? Eu não lhe devo nada. E o que eu faço na vida do homem, não é por seus méritos, mas pela minha Graça.

O conceito de graça desafiava meu entendimento e contrariava boa parte daquilo que havia aprendido acerca das coisas de Deus. Mesmo relutante, abri minha Bíblia, e comecei a ler a carta de Paulo aos Romanos. A sensação que eu tinha era de que vendas haviam sido retiradas dos meus olhos. Estava tudo ali. E eu, nascido e criado na igreja, pastor há oito anos, ainda não havia percebido. Foi, de fato, uma revelação. Escamas caíram dos meus olhos. Uma indizível alegria tomou de assalto o meu coração.

Eu e Tânia resolvemos marcar um culto de ação de graças pela vida de Rayane. Pela primeira vez, expus publicamente o problema de nossa filha. Até aquele dia, eu sempre orientava minha esposa a manter nossa filha fora dos olhares curiosos dos irmãos da igreja. Elas costumavam se sentar no último banco, e antes que o culto terminasse, Tânia a levava para meu gabinete.

Dias depois, num culto de Domingo a noite, no momento do ofertório, minha esposa tirou da bolsa uma oferta. De repente, Rayane tomou o dinheiro de sua mão, levantou-se, e foi caminhando até a frente do púlpito. Todos ficaram pasmados, inclusive eu. Alguns, emocionados, começaram a chorar. E eu, com a voz embargada, não sabia como reagir àquilo que Deus fazia diante dos meus olhos. Minha filha, finalmente, caminhava pela primeira vez, sem jamais sequer ter engatinhado!

A partir desta experiência, nosso ministério sofreu uma guinada radical, e hoje está estabelecido sobre o tripé: graça, reino e amor.

Rayane foi eleita como a mascote da Militância Reinista, que reúne centenas de obreiros voluntários espalhados pelo Rio de Janeiro e fora dele, e que além de atuarem em nossas congregações locais, também atuam no Projeto Tesouro Escondido, braço social da REINA.

Não houve quem não chorasse, emocionado no momento da consagração. Logo após, Rayane ajudou aos demais obreiros em suas tarefas, devidamente uniformizada.

O que tenho aprendido com Rayane

Aprendi a vencer pelo silêncio, a não me preocupar em provar nada pra ninguém.

Rayane me mostrou que é da fraqueza que Deus tira a fortaleza. Que a vergonha de hoje, é a glória de amanhã. Sem qualquer palavra, Rayane nos tem transmitido o mais belo sermão de amor e graça. Ela é o que é. Frágil, doce, sincera, espontânea.

Aprendi com minha filha que Deus usa os incapazes aos olhos humanos para confundir os que se acham detentores da razão. Aprendi que o importante não é ter a última palavra, e sim, dar o primeiro passo em direção ao outro, ainda que seja para pedir perdão.

Obrigado, filha. Obrigado, Senhor, por nos ter confiado uma vida tão preciosa.

Quando o mundo me decepcionar, olharei para seus olhos puros e meigos, e recobrarei meu ânimo e esperança de um mundo melhor.

Hermes Fernandes é também culpado do que se faz aqui no Genizah

Artigos 4347674792189489885

Postar um comentário

  1. Hermes eu não tenho palavras para descrever minha emoção ao ver esse lindo relato. Com certeza Deus age de formas que nós não compreendemos, mais que depois que nós nos entregamos totalmente á Ele, vemos a manifestação da sua sublime graça e do seu amor para conosco. Isto hoje muito me fortaleceu pois no dia 27/07 eu perdi minha mãe e não estou conseguindo lidar bem com isso, mais vejo que tudo acontece de acordo com a vontade Dele. Parabéns pelo seu exemplo e dessa pessoa linda que Deus colocou na sua vida!!!

    ResponderExcluir
  2. Pr. Hermes! LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR PELA VIDA DE SUA FILHA, RAYANE. AO LER ESTA MANCHETE, DIGO QUE TB FUI EDIFICADO E TIVE GRANDE APRENDIZADO.
    RELATO TB, QUE AS NOTÍCIAS E DEMAIS POSTAGENS FEITAS AQUI NO GENIZAH SÃO ABENÇOADAS E POR MUITO ENGRAÇADAS.
    CONTINUE SENDO UMA BENÇÃO PARA TODOS, Pr.!
    E QUE O SENHOR CONTINUE LHE CONCEDENDO O DE MELHOR QUE TEM PARA SEUS FILHOS.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, irmão!
    Tenho um sobrinho com síndrome de Down. Foi uma facada quando minha irmã e cunhado ficaram sabendo disso. No início não aceitavam, foi difícil. Junto com a notícia veio um problema no coração, uma cirurgia com menos de seis meses de vida, um mês na UTI e um milagre: João Pedro está vivo e desafia a ciência todos os dias. Na UTI onde ele se recuperou, 70% dos seus acompanhantes faleceram, mas ele está aqui com a gente e Deus tem muito a fazer por sua vida.

    Deus é fiel e faz coisas que muitas vezes não entendemos, mas tudo é para que Seu nome seja engrandecido!

    Paz

    ResponderExcluir
  4. Bendita palavra!
    Que Deus continue abençoando teu ministério e tua família. Ele sabe porque. Ele te provou Seu amor, Ele prova sempre!
    Obrigado pelas abençoadas mensagens!

    ResponderExcluir
  5. Sr. Hermes, sobretudo parabéns pelo forte apoio a sua filha. Todo pai verdadeiro tem orgulho de seus filhos e os pais de filhos deficientes tem mais motivos ainda de se orgulharem, apesar das muitas dores que enfrentaram e enfrentam seus filhos são verdadeiros guerreiros. Eu vejo valor no mérito e não no que se consegue. Uma pessoa pode ter meios para conseguir facilmente atingir objetivos na vida, mas valor mesmo está naqueles que a cada mínimo passo é dado com muita bravura e esforço. Portanto deve com toda razão estar muito feliz e orgulhoso de sua filha Dayane.
    Como um ateu não posso lhe enviar nenhuma força mística, mas desejo muitas felicidades para vocês e que Dayane continue a inspirar força em outras pessoas.

    Fico feliz também por vivermos numa época mais moralmente evoluída que nos tempos bíblicos onde deficientes eram vistos como impuros contaminantes.

    Levitico 21:
    17 Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus.
    18 Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,
    19 Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada,
    20 Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado.
    21 Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
    22 Ele comerá do pão do seu Deus, tanto do santíssimo como do santo.
    23 Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porquanto defeito há nele, para que não profane os meus santuários; porque eu sou o Senhor que os santifico.

    O preconceito ainda existe mas acredito que no fundo como um bom pai você também se sinta aliviado de não viver com sua filha naquela época.
    Um forte e sincero abraço para ambos.

    ResponderExcluir
  6. Glória a Deus.

    Sou Pastor em Acreúna - Go com minha esposa e filhos.
    Tenho uma filha especial, e ler a história de Rayane enche o nosso coração de alegria e motivação.

    Parabéns à Equipe Genizah pela publicação

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo irmão, paz e vida!
    Lí muito afoito, sobre "Quando a graça capacita..." e testemunho que fiquei comovido emocionalmente o bastante, a ponto de verter lágrimas e soluçar! Não sei, talvez o Espírito que o levou a relatar esse episódio, também tocou em mim! Agradeço ao Senhor dos corações por ter me proporcionado um dia tão rico, como o de hoje. Parabéns pelo blog, parabéns pela mensagem, parabéns pelo testemunho!
    Saudações fraternas em Cristo!

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente maravilho... Um milagre sem barganhas, um ministério sem barganhas e um exemplo de vida.
    Deus abençoe vocês e sua filha.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Um certo dia minha filha teve um mal súbito e apagou, peguei-a em meus braços já praticamente morta e corri ao pronto-socorro onde a médica que a atendeu chegou a declarar sua morte. Nesta época eu estava afastado do Senhor voltado para meus interesses, desviado dentro da igreja. Quando vi que não tinha jeito, me coloquei a clamar e orar e pedir misericórdia. Sem uma explicação e com os socorristas atônitos, minha filha voltou a vida na frente de todos!
    A médica me procurou e disse: -Pai, não sei como mas sua filha ressuscitou!
    Hoje minha filha canta no grupo de louvor e adora o Senhor! Todas as vezes que a vejo cantar eu me lembro que no momento mais sombrio e distante de minha caminhada com Ele, quando eu não tinha forças nem para orar, Sua Graça que não consigo compreender se mostrou tão presente!
    Por isso mesmo que homens ímpios se levante na mentira, continuo pregando a verdade e falando do amor de Deus. Nunca sou por Ele decepcionado.
    Aprendi que sou o modelo da Graça de Deus para os meus filhos, mas tenho visto que meus filhos são a manifestação da Graça de Deus para mim!

    Gostei demais do seu testemunho e chorei como uma criança!!


    fica na Paz


    Márcio Santos

    ResponderExcluir
  10. Hermes,

    São estas histórias que movimentam o nosso coração e fazem viver o Evangelho nos dias de hoje. Não foi por acaso que, acima da matéria da sua linda, meiga, pura e maravilhosa filha, há um contraste estrondoso com um vilão do Evangelho contemporâneo. Ela simboliza bem o que é o Evangelho. Ele, simboliza bem o que o mercado gospel se tornou.
    Que nos tornemos mais sensíveis a histórias como a de sua filha, à Graça de Cristo, e fujamos do mercantilismo. Que voltemmos à simplicidade do Evangelho, e a vida do Reino do Filho do Deus vivo.

    Graça e Paz, irmão!

    ResponderExcluir
  11. Estou emocionada diante de um testemunho tão lindo, meu pastor também tem uma filha especial e ela é um tesouro para nós na igreja, sempre prestativa com todos e disposta a cuidar das crianças durante o culto. Deus é fiel e sempre nos surpreende com seu imenso amor.

    ResponderExcluir
  12. Amadão!
    Que bênção - como sempre - ler os seus textos (ou o seu coração)! Inda mais com um testemunho fantástico da graça de Deus na vida da sua (ou, se me permite, nossa) Rayane.
    Para nós "especiais" (eu também, não sei se lhe disse, que também nasci agraciado e "marcado" por Deus, tendo andado como se pode classificar lá pelos meus 6 ou 7 anos, vítima de uma paralisia cerebral), somos cercados de gente diferente, posto que aos nossos olhos, os outros é que são levemente diferentes. Aprendemos a ver a verdade registrada lá em João 9, quando, diferentemente do que esperavam, Cristo quebra o raciocínio dos que não aceitam a diversidade celestial ao fazer gente "especialmente diferente" do ordinário, desvincula o "diferente" de uma associação ao desvio, ao erro, ao pecado e joga os holofotes na direção de um Deus que se atreve a inverter a nossa expectativa só (se isso fosse pequeno) pra glorificar ao Seu próprio nome, revelando a nós, coisas maravilhosas como essas que têm visto ai na vida da sua princesa.
    Deus tem e vai ser glorificado e muito na vida dessa linda mocinha. E alegrar ainda mais a todos os que convivem com ela.
    Um beijão a vc, à Rayane e à sua casa.
    E a nossa oração aos deficientes de entendimento, que não viram ainda a profundidade da graça, do reino e amor nas coisas que o nosso Paizão faz.

    A Ele, toda a glória!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado a todos por esta manifestação de amor à Rayane. Ela acaba de vir a mim, encher-me de seus inocentes beijos, por perceber que eu estava um pouco triste. E no fim, disse: Palmas pro papai! Acreditem: É a primeira vez que ela diz esta frase.
    Fiquei profundamente emocionado lendo cada um dos comentários.
    Valeu, Rubinho. Sua ternura é explícita, e seu amor indisfarçavel. Obrigado pelas lindas palavras dirigidas à Rayane e a minha família.

    ResponderExcluir
  14. Estou profundamente emocionada. Senhor, quero aprender mais sobre a tua graça!!

    ResponderExcluir
  15. "é da fraqueza que Deus tira a fortaleza. Que a vergonha de hoje, é a glória de amanhã." Estive esta semana orando ao SENHOR por causa de problemas em minha vida que me fazem sentir assim minhas fraquezas minhas lutas internas, pregando e ensinado na igreja e perguntando, SENHOR sou eu digno? assim mesmo tão pecador tão errante mais busco de DEUS as e ELE responde assim ó dentro de um testemunho extraordinário como este. Obrigado emu irmão, Obrigado PAI!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Hermes e Rubinho tbm tenho um filho especial e espero muito pela sua cura,sei que ele é um presente de Deus em nossa vida,com ele aprendemos muito todos os dias!Fico muito feliz por vcs!!!!!!!!!!!!!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  17. Olá Hermes e Rubinho!Tbm tenho um filho especial com 6 anos e espero muito em Deus pela sua cura.Fico feliz pela vida e testemunho de milagres de vcs!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  18. Tem coisas que somente o Genizah faz por voce!!! rssss.
    Estou vertendo lagrimas,cheguei a soluçar.
    Estou relendo o livro A Assinatura de Jesus, do Brannan Manning, entoa imagine a força que o seu testemunho e da sua familia causou em mim...
    Um forte abraço Hermes. Tu me comoveu demais com esse lindo relato. Simplesmente Gracioso

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item