Mea culpa, Saramago
http://genizah-virtual.blogspot.com/2010/06/mea-culpa-saramago.html

Danilo Fernandes
Eu não gosto da literatura de Saramago. Não por preconceito por conta de suas crenças (e não crenças) acerca do cristianismo e de Deus. Sua genialidade é inegável, eu reconheço isto, assim como reconheço a genialidade dos impressionistas Monet, Degas e Renoir, mas logo me canso deles e penso que a perfeição só aconteceu com aquele que estava a frente de seu tempo, inclassificável (assim chamado de pós-impressionista), por outros a ligação entre a estética do passado e da modernidade e, para mim, longe de ser “uma passagem”, foi o ápice da expressão estética humana: Van Gogh.
Mas isto sou eu. Você pensa diferente. E eu mesmo posso mudar de opinião, como mudei recentemente. Não tem muito tempo, me vi escrevendo um artigo sobre uma pessoa recém falecida que tinha uma visão heterodoxa acerca da Bíblia e, por isto vivia uma fé vazia e, assim o fez, até o dia de sua morte. Ao escrever sobre isto, no intuito de usar um momento de impacto e reflexão - a morte - para falar do Evangelho e da urgência de nosso encontro verdadeiro com Cristo, dada a brevidade de nossa vida, na ocasião. Acabei incomodando muita gente.
Não que eu tenha mudado de opinião sobre o que disse, tão pouco desconheço que desde Eclesiastes somos mesmo influenciados a usar deste argumento – brevidade da vida – para admoestar irmãos, contudo já não o farei mais nestas ocasiões, tanto mais falando de ímpios.
Saramago me incomodava. Saramago estava errado sobre Deus e muitas outras coisas. A densidade artificial da literatura de Saramago me cansava. Eu gosto da estória bem contada e dos personagens que crescem no enredo, Saramago preferia expor suas verdades, ao custo da trama. Ele preferia o desafio da "relevância" político-social da obra, eu gosto da viagem literária. Nada que não seja inconciliável, Garcia Marques oferecia relevância política e social às suas obras e, de quebra, era um tremendo contador de estórias...
Suas convicções políticas me irritavam. Sua defesa de caudilhos comunistas desafiavam a minha crença na sua inteligência e até mesmo sobre internet e blogs – ele desprezava os blogs – suas opiniões me causavam mal estar... E, talvez por isto, por esta sua capacidade de ser genial e diferente (e inconseqüente, surpreendente, irascível e brilhantemente desconcertante), Saramago me provocava tanto e, agora, na sua morte me incomodou mais uma vez e me fez repensar certas atitudes.
Mas não o fez sozinho. Outro português o ajudou. Brissos Lino no FACEBOOK deu o último golpe ao escrever:
Amigos, com toda a franqueza, não gosto do tom de alguns comentários que aqui li a propósito da morte de Saramago.
Não subscrevo essa espécie de "cristianismo caceteiro" neles implícito e em que não me revejo. Jesus Cristo nunca foi duro para com os "de outra fé" mas sim para os religiosos hipócritas.
Lembro aqui o que diz a Bíblia: "Deus não tem prazer na morte do ímpio".
Mas alguns cristãos - curiosamente - parece que têm...
Danilo Fernandes aprendendo com os amigos virtuais no Genizah
Oi Danilo, Foi um prazer imenso receber sua visita.Estou retribuindo e muito feliz em conhecer o seu blog.É mesmo como você disse: "Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho" voce está de parabéns!!! Vou publicar alguns posts seus mas com os devidos créditos é claro...Deus o abençoe grandemente !
ResponderExcluirTambém gosto do Saramago..as sua idéias são brilhantes, mas no final das contas ele não era tão genial assim, pois não reconhecu a suprema existência de Deus, isso na minha opinião faz toda diferençça..para eu dizer que uma pessoa é genial, essa pessoa tem q reconher a existencia de Deus, caso contrário é um burro por não ver q essa imensa criação tem um altor, ..por isso..na minha humilde opinião..CS Lewis é muito mais genial q saramago, nilton tambem, einstein e outros.
ResponderExcluirpronto falei..
Já estou te seguindo!
ResponderExcluirPrezado amigo Danilo
ResponderExcluirQuanto ao seu significativo texto sobre a morte do grande escritor José Saramago, quero parabenizar-lhe pela lucidez e coragem de expressar seus sinceros sentimentos com a franqueza que lhe é peculiar, sem medo dos "caceteiros cristãos"(vampiros de ocasião que se julgam acima do bem e do mal)
Valeu, mano!
q paulada hein? DEUS não tem prazer na morte do impio e´verdade parece que há festa na terra quando um ateu famoso se vai...
ResponderExcluirEu fui um que comentei no twitter que Saramago devia estar "conhecendo o capeta pessoalmente"..
ResponderExcluirTalvés tenha feito um comentário duro demais e por isso o pessoal caiu de pau em cima de mim.
Embora acredito ser essa a triste verdade.
Saramago a estas horas já deve ter visto que estava errado.. e já deve ter percebido que agora é tarde demais para se arrepender!
Eu sempre me pergunto porque o Danilo, sendo o intelectual que é, faz questão de ser acessível a todo custo. Sendo mais simples, engraçado e até chulo, certas vezes...
ResponderExcluirVejo que você é especialista em se comunicar e não economiza esforço neste sentido.
Parabens. Faça sempre assim, mude a linguagem, sem alterar o conteudo.
Jussara - Belo Horizonte
Aqui!
ResponderExcluir...Deixa eu vendê meu quejim!
Ocê vai gostá dele...
Qual quejim?
O livro O Padre galego uai!
Trem bão dimais da conta sô!
Miô que este tal de Saramago!...
www.biblioteca24x7.com.br
Tem ele também no goocle pesquisa.
O meu mundo é o meu universo cujas fronteiras virtuais se estendem além da minha imaginação, mas que na realidade não passa de uma palavra de quatro letras.
ResponderExcluir"sub-jé-ti-vo"
Busco fazer da verdade a minha razão e não da minha razão a verdade.
Eu não trago o desejo de ser mais um sectário fundamentalista, e o que é pior!
Devido ao fato de ser semi analfabeto "sem demagogia, já que cursei apenas a sexta serie”
Mas a verdade é que a falta de um conhecimento mais profundo das questões podem tornar-me um pedante...
A sociedade está tão carente de verdadeiros referenciais que não sejam mercenários, egocêntricos e presunçosos...
Por isto as vezes nós avalíamos as questões de forma superficial e acabamos por cometer equívocos.
A minha intenção não é a de denegrir a outrem, mas de polarizar reverberar o evangelho sem este capitalismo hedonista ao qual ele se descambou, sem esta apostasia que não confronta as pessoas com o seu próprio erro.
E se não vigiarmos, por tanto amor a Jesus Cristo acabamos tal como Calvino, ou seja.
Condenando nossos Miguel Servet , ou mesmo presunçosamente lançando a fogueira todo aquele que destoa do nosso ponto de vista.
Vivo a utopia aleatória de suspirar com uma filosofia isenta de interesses secundários que a cima de tudo com toda intensidade no coração introjete em si mesma o propósito magno de salvaguardar a doutrina da igreja, sem nenhum subterfúgio, sem nenhum pragmatismo...
Não adianta eu querer sem uma razão especifica criar uma outra religião, e nem mesmo atacar nominalmente a todo àquele que lidera a sua, ainda que seja renitente ao que se refere a uma doutrina mais ilibada cônscia.
Como me levantar contra a mãe e com isto deixando órfão os filhos?
Sei que abusam do direito que nunca tiveram, porém toda via mais prudente é ansiar pela verdade, apontar esta verdade e por ela dar a vida se necessário for.
Pois nada podemos contra a verdade se não a favor da verdade.
E ainda que léigo, (Não sou teólogo), me baseio sempre na velha máxima por mim criada…
Eu não necessito ser um astrólogo para compreender que o sol não passa de uma simples estrela perdida entre tantas outras, que na verdade vemos brilhar!
...Dizer que muitas delas nem mais existem, o que me reporta a tantos líderes que brilham sobre as luzes da ribalta mas…
Bom.
Na verdade sou apenas alguém que acredita cegamente que Cristo é Onisciênte Onipotênte e intrínseco a quem o permite.
Resposta a um e-mail que recebi de alguém que com certeza o magoei ao
expor minhas ideias em uma ocasião indevida.
Deus não tem prazer na morte do ímpio, mas tem muito ímpio que tem prazer na morte do cristianismo, e luta com todas as forças para que ela aconteça.
ResponderExcluirRecomendo o excelente livro A VERDADE SOBRE O CRISTIANISMO, do autor Dinesh D'Souza, ed. Thomas Nelson Brasil.
Nele se revela o ataque ateísta ao cristianismo atualmente.
Muitos dizem que nós cristãos somos arrogantes ao
ResponderExcluirafirmarmos que fulano foi para o céu ou para o in-
ferno q que deveríamos deixar isso para Deus,mas quando falamos ,o fazemos apoiados na Palavra ape-
nas e não nos nossos achismos.Saramago ,como ateu que era,não pode estar gozando da companhia do Senhor,pois Nele não acreditava e a Bíblia diz que
"todo aquele que Nele não crer já está condenado".
A Bíblia não usa de meios termos,é sim sim,não não.
Olá, Danilo.
ResponderExcluirComo um bom ateu, Saramago sabia como provocar a todos.
O que conheci dele era sua forma de escrever, única, suas histórias, que mexiam com o brio de qualquer um(quem leu "Ensaio sobre a Cegueira" sabe da angústia que provou).
No mais, é legal saber que ainda há crentes em Cristo que sabem discernir a pessoa Jurídica da Física.
O cara defendia o ateísmo de forma brilhante, enquanto nós não fazemos proporcionalmente o mesmo com a nossa fé.
Essa coisa "cristã" de comemorar a morte do "ímpio" tem cara é de revanchismo.
Parabéns pelo texto, Danilo.
Ganhou fama devido a língua (não a ferina, mas a pátria). Ganhou o Nobel de Literatura em qual ano? Nem me lembro. E foi um ano apenas. E os outros centos ganhadores? De que país eram? Alguém lembra? Estou falando apenas no Nobel de Literatura. Finalizando, se apenas em Portugal se falasse português (com seus poucos milhões de falantes) ele seria um ilustre desconhecido ganhador de premio NObel.
ResponderExcluirDeus tenha misericordia deste escritor como teve de Saulo de Tarso.
ResponderExcluirPara isso deixo o comentário de Paulo em Gálatas Cap 1:
4 O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai,
5 Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém.
6 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (amaldioado).
Paz seja com todos
ResponderExcluirSaramago pode ter atacado ao cristianismo e até duvidado de Deus, mas tenho de ver nas críticas dele a revelação do falso cristianismo com seus falsos seguidores a um deus falso.
Se Saramago tivesse visto mais verdadeiros cristãos e conversado com estes, quem sabe teria conhecido o verdadeiro Deus, Unico e Real
Só nos resta lamentar duas vezes:
pela morte de uma mente brilhante e pela possivel condenação eterna do mesmo (só Deus o sabe)
Permaneçamos na Graça e nela frutifiquemos.