As palavras mágicas da bruxaria gospel!

Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. (João 15.7 NVI)
“Cabummm”! Com estas palavras mágicas, candidatos a feiticeiros e super-heróis evangélicos têm prometido mover céus e terra através da fé. Cura de doentes terminais, conquista de amores impossíveis, eleição para cargos do alto escalão político, enriquecimento relâmpago: tudo é possível de se alcançar. O inacreditável está a um passo de nós.
Cristãos mais ortodoxos e tradicionais retrucam, alegando exageros nesta interpretação. Neopentecostais revidam, defendendo uma observação literal da passagem em debate. Cá entre nós, parece que os apimentados neopentecostais tem boa dose de razão. Note que o texto é claro: “Vocês pedirão o que quiserem, e lhes será concedido”.
Mas, espere um pouco. As palavras anteriores do mesmo texto exigem uma nova interpretação da passagem. Elas afirmam que “Se nós permanecermos em Cristo, e Suas palavras permanecerem em nós, pediremos o que quisermos, e nos será concedido.” (João 15.7, adaptado).
O texto é claríssimo. Tudo o que pedirmos a Cristo nos será dado. Só que não para por aí. O melhor está nas entrelinhas da mensagem. Lamento jogar água nas labaredas da interpretação neopentecostal, mas precisamos mirar nossos olhos na essência da mensagem do Mestre.
O que acontece é que quando nós permanecemos em Cristo, e as suas palavras permanecem em nós, a qualidade dos nossos pedidos muda. E como muda! Quando nos alimentamos dia e noite da Palavra de Deus, e quando Cristo realmente habita e dirige nossas vidas e corações, acredite, nossos pedidos tem outro propósito e sentido.
Não usamos mais essas palavras de Jesus como vara de condão, nem como palavras mágicas tiradas de livro de bruxaria, aprendendo assim a técnica de arrancar milagres do céu. Não mais “botamos Deus contra a parede” exigindo que, mediante demonstração da nossa fé, nos ajude a passar em concursos públicos, vestibulares, que nos dê rios de dinheiro, nem que cure nossos parentes e amigos de doenças terminais.
Quando as palavras de Jesus abundam em nossos corações, aprendemos a orar como o próprio Jesus: “Pai, acima de tudo, seja feita a tua vontade, e não a minha” (Lc 22.42). Jesus reafirmou o valor de sua relação com Deus pedindo que fosse “feita a Sua vontade, assim na terra, como no céu” (Mt 6.10).
O mais gostoso na vida cristã e depender totalmente de Deus. Saber que Ele cuida de nós. Que esquadrinha nosso futuro (Sl 139). Que nos sustenta (Sl 145.14). Que renova, diariamente, suas misericórdias sobre nossas vidas (Lm 3.22). Que nos ama (Jo 3.16). E que move céus e terra para que não andemos ansiosos por coisa alguma das nossas vidas, como por exemplo, quanto ao que haveremos de comer, beber ou vestir, afinal de contas, Ele sabe que precisamos de todas essas coisas (cf. Mt 6). Devemos buscar conhecer mais o Deus que servimos e que nos salvou. Devemos aprender a depositar nEle nossa confiança, pois Ele tem, de maneira extraordinária e inigualável, “cuidado de nós” (1 Pedro 5.7).
Oi irmão muito bom este post. Coincidência, ou não, foi esse o versículo lido na nossa igreja ontem e a pregação se deu neste mesmo sentido:"Suas palavras permanecem em nós, a qualidade dos nossos pedidos muda".Essa é uma verdade absoluta! Tenho escrito algo neste sentido, se quiseres passar lá e publicar eu ficarei muito feliz.
ResponderExcluirRegy Sales
Ótimo texto !
ResponderExcluirFoi no ponto ...
Os verdadeiros discípulos vão dispensar os Elimas (os Barjesus).
A verdade não é magia.
Quem nunca se viu diante de uma situação na qual sua oração foi inteiramente egoísta e egocêntrica?
ResponderExcluirQuem nunca tentou por meio da oração buscar alivio ou até mesmo benezes?
Somos todos fracos!
Quem nunca orou para que o guarda não o parasse naquele dia pois esqueceu de renovar a carteira de motorista ou o licenciamento do carro?
Quem nunca orou pedindo revelação daquela questão que esqueceu de estudar na prova?
Alguns já pediram até para o exame de gravidez da namorada não dar positivo! Ou ainda para que o chefe não descobrisse o erro que cometeu!
Infelizmente o homem entende apenas o que órbita o seu próprio umbigo, porém a Palavra nos exorta:
"...E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26"
Você pode ter em mente o mais altruísta dos motivos para orar, se porém o Espírito não interceder por você... sei não!!!
Dependência total e absoluta!
A Palavra de Deus é a verdade! Os homens tentam interpretar a verdade de acordo com suas intenções e ainda dizem: Estou orando a Palavra de Deus e vai acontecer! E acontece mesmo! Mas o que acontece é a vontade de Deus não a nossa!
O principal objetivo de uma oração não é atender nossas necessidades! O principal objetivo de nossas orações é glorificar o nome do Senhor!
Se estivermos nEle e Sua Palavra em nós, nossa oração sempre, repito, sempre será atendida, de acordo com a Sua vontade, o que sempre será o melhor para nós, mesmo que seja o que nós não queremos!!!
Fiquem na Paz!
Permitam-me divulgar meu blog:
http://www.serhomembasta.blogspot.com/
Márcio Santos
eu fico triste de ver pessoas que muitas vezes estão super dispostas a ter sua alegria em Jesus ouvindo coisas como essa.
ResponderExcluirinterpretações mundanas, diabólicas, heréticas ou whatever! que se dê o nome do cabrumgo que quiser,
é triste e dá raiva. Deus ama aquelas pessoas, e nossa luta não é contra carne, mas contra princ. e postet.
entããããão.. o que nos resta fazer é ama-los e pra eles pregar! hehe
Deus abençoe, queridos.
Muito bom seu texto
ResponderExcluirGraça e Paz meu irmão, são bem vidas as suas palavras, e se me permite uma opinião, quando estamos em Cristo e as suas palavras estão em nós, temos confiança e sabedoria pra pedir e receber. Aqui vai um texto bem apropriado: "E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve". 1 João 5.14 Um grande abraço
ResponderExcluirexposição sóbria do texto e que demonstra sabedoria.
ResponderExcluirDeus concede sabedoria para o povo gospel se converter.
Parecem que algumas pessoas só servem a Cristo se tiverem algo em troca...
ResponderExcluirCade a geração dos verdadeiros adoradores?
Tem o lado "religioso" também. O das "campanhas de sete disso e daquilo" como forma de "pagar o preço" como se Deus fosse barganhar com sacrifício de tolo. É o evangelho do "ATALHO", sem ser necessário o conhecimento das ESCRITURAS e do PODER DE DEUS.
ResponderExcluirAmém!! Ele tem cuidado de nós mesmo!!!!
ResponderExcluir