681818171876702
Loading...

Será que há algum Discípulo Highlander por aí?


Hermes C. Fernandes


O ator Christopher Lambert imortalizou o personagem protagonista do filme "Highlander", um escocês destinado a viver para sempre, sem nunca envelhecer. Tudo não passa de boa ficção. Entretanto, há versos nas Escrituras que podem ser usados para comprovar que haja algum discípulo de Jesus que jamais experimentaria a morte.

“Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino” (Mt.16:28).

Será que existe algum discípulo Highlander por aí?

Ora, se o reino de Deus é algo futuro, então, teremos que admitir que, de fato, haja algum apóstolo original vivo entre nós.

Há outras passagens que se relacionam a esta, e que podem fazer ruir o argumento de que o reino de Deus esteja no futuro. Vejamos:

Jesus disse ao Sinédrio:

“Eu sou. E vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu” (Mc.14:62).

Essa passagem é paralela a Lc.22:69:

“Mas de agora em diante o Filho do homem se assentará à direita do Deus todo-poderoso”.

E que tal essa?

“Pois vos digo que não mais bebereis do fruto da vide, até que venha o reino de Deus”(Lc.22:18).

E ainda essa?

“Quando, pois, vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do
Homem” (Mt.10:23).

Como podemos explicar esses versos enigmáticos? Terá que Jesus Se equivocou? Será que existe algum discípulo ainda vivo em nossos dias? Será que a celebração da Ceia, quando participamos do fruto da vide, deveria ser suspensa, por ainda não haver chegado o Reino de Deus? Será que os doze discípulos originais terão que ressuscitar para terminar de percorrer as cidades de Israel , e assim, cumprir-se o que Jesus predisse?

Só há uma resposta satisfatória, capaz de elucidar de uma vez por todas cada uma dessas passagens: O REINO DE DEUS JÁ FOI INAUGURADO.

Lemos no finalzinho do Evangelho de João, que espalhou-se entre os discípulos a crença de que João, o discípulo amado de Jesus, não experimentaria a morte, até que Jesus viesse em Seu Reino. De fato, João foi o último discípulo a morrer. Foi o único que presenciou a queda de Jerusalém em 70 d.C., que foi o sinal visível de que Jesus já estava reinando soberanamente sobre as nações, regendo-as com Cetro de Ferro. A destruição daquela cidade apóstata era a "vinda do Reino de Deus com poder".

Ao ressuscitar, Jesus subiu ao céu, assentou-Se à destra do Pai, de onde está reinando soberanamente. Ele veio em juízo sobre Israel no ano 70 d. C., e virá visivelmente, de forma que todo olho O verá, todo joelho se dobrará, e toda língua confessará que Ele é o Senhor.


Hermes Fernandes é um dos mentores da Santa Subversão Reinista no Genizah

Postar um comentário

  1. Nenhuma nota sobre o assassinato do cartunista Glauco?

    ResponderExcluir
  2. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isso a síndrome do "Highlander" vai se espalhando pelo universo paralelo gospell.

    E cada vez que a frase "SÓ PODE HAVER UM" é proferida em alta voz, uma espada se levanta e uma cabeça rola.

    O grande problema está em cada um que profere a frase, perdeu a voz, ou esqueceu como profere as palavras, quem sabe nem sabe mais falar; ou simplesmente virou um gato e se põe a miar.

    E quando levanta a espada, cadê a espada? O que é aquilo que se vê, parece mais um garfo, um tridente, ou é um espetinho de assar churrasquinho?

    O legal no "Highlander" era realmente as cabeças literalmente rolando, e toda a energia que restava do corpo sendo sugada pelo que a decapitava.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Hermes, pelo jeito você é "Amilenista" que crê que Jesus já está reinando neste mundo cheio de injustiça, imoralidade, corrupção, guerras, e principalmente pessoas em todo o mundo e a todo o momento blasfemando e envergonhando o nome de Deus, até entre aqueles que se dizem evangélicos. Você mostra um rei sem autoridade, e até conivente com a situação do mundo, pois já faz 2000 anos que este suposto reino existe, e o mundo está cada vez pior. Você usou textos isolados e ou fora do seu contexto para fundamentar a sua opinião e até adulterou um deles, por exemplo: Lucas, 22, 18, está escrito "beberei" e não bebereis. Ainda bem que esta é apenas uma forma de interpretação, pois se o reino de Cristo fosse isto que nós estamos vendo eu não teria nenhuma esperança, apenas decepção. Mas o Rei que eu espero é aquele Rei que é descrito em Isaias, 2,3-4; cap. 11, Cap. 32; Jeremias, 23,5; Zacarias,14,9; Lucas 1, 32-33, em cujo reinado satanás estará totalmente inativo, (Apo. 20,1-3) e Jesus verdadeiramente reinará com cetro de ferro, Sal. 2, 8-9; Apo.12, 5; e o melhor, nós reinaremos com ELE! 2ª Tim. 2, 12; Apo.2, 26-27; Cap. 20,4. Eu sei que você vai dizer que é tudo linguagem simbólica ou figurada, mas eu creio que vai ser do jeito que está escrito, é isto que mantém viva a minha esperança. Afirmar que Jesus reina em um mundo como este é ridicularizar o poder e autoridade do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Samuel, Jesus reina hoje na vida dos que verdadeiramente creêm e onde esses colocam a "planta dos pés", eis que é chegado o reino de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Samuel, não sou amilenista, e sim, posmilenista. Se Jesus não está reinando, por que razão Ele teria dito antes de ascender ao céu: Todo poder me é dado no céu e na terra? O que Ele estaria fazendo agora mesmo? Tirando férias merecidas? Desculpe-me pelo sarcasmo. Estou apenas tentando instigar a reflexão. O problema é que não entendemos a natureza do Seu reino. Isaías profetiza sobre o "aumento do Seu governo". Portanto, trata-se de uma realidade dinâmica, em franca expansão. O próprio Jesus disse que o Seu reino era semelhante a uma pitada de fermento, que vai levedando aos poucos toda a massa. Paulo afirma que convém que Ele reine até que haja posto a todos os Seus inimigos debaixo dos Seus pés. Percebe? O tempo do Seu reino é um tempo de conquista, de expansão, de confronto com as forças inimigas. É claro que Seu reino alcançará o apogeu quando Ele vier em glória.

    Afirmar que Jesus ainda não está reinando é contrariar as Escrituras. Ele ocupa agora mesmo um trono, e não uma cadeira de balanço. Seu cetro de ferro pode ser sentido derrubando todos os sistemas que se arrogam como salvadores dos homens.

    Recomendo que leia os textos de www.escatologiareinista.blogspot.com e www.apocalipsedesvendado.blogspot.com

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Pra matéria: http://www.youtube.com/watch?v=5tmepQ3EmFo

    Eu num intendi o que ele postou... Mas Joao foi o Highlander dos apostolos sim eheheh :P

    ResponderExcluir
  8. Espere ai pessoal, acho que o Samuel se refere ao fato de que Cristo irá reinar com cetro de Ferro, fazendo alusão ao domínio sobre todas as Nações, apesar de Cristo estar reinando hoje, sobre nós os seus servos, haverá o tempo em que ele governará plenamente.

    Marcos Andre
    CLUBE DA TEOLOGIA
    http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Já veio Jesus??? Onde não o vi? Mc 14;26 diz claramente 'vereis'.
    Acerca de Lucas 22;69; As passagens paralelas, não dizem o mesmo, complementam-se sem se anularem.
    Era de bom tom o autor editar o post, pois já foi chamado a atenção que tem um erro ortográfico (muito conveniente) na transcrição do versículo de Luc. 22;18.
    O argumento lógico inicial é falacioso/errado: da premissa 'reino será futuro', não se deriva a vida de um dos apóstolos por aí... é o mesmo que derivar que se Judas não tivesse traído Jesus, então Ele não teria sido morto.

    Estes assuntos visto a seriedade que têm deviam ser mais cuidadosamente apresentados sob pena de funcionarem de modo a denegrir a Verdade das Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Any Me,

    Um erro ortográfico não invalida o resto da argumentação. Dizer que é falaciosa é relativamente fácil, mas por favor, refute-a. Diga-me o que realmente Jesus quis dizer com tais palavras.

    Meu assunto aqui não é a "Vinda" de Cristo no último dia, e sim a chegada do Seu Reino. Sua mensagem sempre foi "É chegado o Reino dos céus"! E esta também era a mensagem central da igreja primitiva.

    O problema é que estamos aguardando o reino de Deus com "aparência", mais ou menos como num filme de Spielberg, com direito a efeitos especiais e tudo mais. Mas Jesus afirmou que Seu reino viria de maneira discreta, imperceptível aos olhos humanos, como um grão de mostarda ou uma pitada de fermento.

    ResponderExcluir
  11. Hermes, quando pede para eu refutar dizendo que devo interpretar o texto em referência está de novo a cometer uma falácia (termo Lógico).
    Mesmo que eu não explique, não deixa de o seu argumento estar errado pois de Mat 16;28 mais "Ora, se o reino de Deus é algo futuro(...)" não se conclui que: "(...)então, teremos que admitir que, de fato, haja algum apóstolo original vivo entre nós."(sic)
    Os textos 'enigmáticos' e de dificil interpretação devem ser sempre tidos como tal, por qualquer dos lados do debate.
    Quanto ao Reino, a questão não é o que se afirma aqui, são as dificuldades que levanta ao resto da Bíblia.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item