Briga de Crente é Bíblico?
http://genizah-virtual.blogspot.com/2010/02/briga-de-crente-e-biblico.html
Zé Luís
Acompanhando o estudo do Pr. Kivitz sobre o livro de Atos dos Apóstolos (os de verdade), aproveitei para reler sobre a amizade de Paulo e Barnabé. Como um verdadeiro "C.S.I.", ele exuma a História, numa linha contínua, o que foi esta convivência, dando contextos e situações.
Barnabé já aparece antes, nos Evangelhos, fora da convivência dos doze apóstolos, mas ligado diretamente ao lugar onde a última ceia de Jesus foi celebrada. Ali, certo garoto, João Marcos, seu sobrinho, é citado e horas mais tarde, se registra o mesmo correndo nu pelo Monte das Oliveiras, quando tentaram prendê-lo por seguir o recém encarcerado Messias.
Naquele momento, nem se imaginava que o Cristo se deixaria crucificar, ressuscitaria e ascenderia aos céus. Será que Tiago desconfiou que seria decapitado antes mesmo de começar seu ministério? O que pensou o martirizado Estevão, que após sua bela explanação, ganha uma chuva de pedras? Isso tudo diante de certo fariseu, que consentiu naquele assassinato, e que tempos depois, se converteria à fé que perseguia, e junto a Barnabé, começa suas longas viagens missionárias, repletas de conversões, conflitos, surras, perseguições, prisões e tentativas de assassinato.
Foi exatamente numa destas viagens que o ainda moço João Marcos, sobrinho de Barnabé, não agüentou a árdua rotina e desistiu de acompanhá-los. Isto soou para nosso recém apóstolo Paulo de Tarso como desdém com a obra de Deus. Quando Barnabé, companheiro de tantas jornadas resolveu trazer seu sobrinho para mais uma viagem, Paulo não aceitou.
Foi aí que "o pau quebrou na casa de Noca". Consta nas Escrituras que a briga foi realmente feroz. Coisa que muitos pastores por aí gritariam: "Tá amarrado! Tá amarrado!".
Os dois crentes brigaram tão feio que ali, Barnabé encerrou suas viagens, voltando para sua casa, para não aparecer mais nas escrituras. Paulo continua seu ministério, agora com Silas. Mas Barnabé desiste de trabalhar na Obra. Anos mais tarde, quando preso, solicitou a presença do sobrinho de Barnabé, pois naquele momento, dizia ser de grande valia. Opiniões mudam. Este João Marcos é o autor de um dos Quatro Evangelhos. O Evangelho de São Marcos.
Paulo não conseguiu apagar a chama de quem, um dia ficou cansado, correu pelado de soldado do templo; talvez seja por Marcos não levar a vida mais a sério do que o necessário. Mas neste seu impeto que alavancou o Cristianismo pelo mundo, Paulo magoou um amigo e companheiro de várias viagens, a ponto de faze-lo desistir do Reino.
Paulo não conseguiu apagar a chama de quem, um dia ficou cansado, correu pelado de soldado do templo; talvez seja por Marcos não levar a vida mais a sério do que o necessário. Mas neste seu impeto que alavancou o Cristianismo pelo mundo, Paulo magoou um amigo e companheiro de várias viagens, a ponto de faze-lo desistir do Reino.
Estes tropeções que nós, seres humanos precários, damos com frequência vergonhosa, não devem ser varridos para debaixo do tapete. Devem ser expostos, contados em almoços de natal, comentados em rodas de amigos. Não devemos imaginar que a proximidade com Deus nos fará perfeitos. Essa necessidade de perfeição é uma herança que temos de nossa queda, quando uma serpente propôs quebrar as regras em troca de ser perfeito, como Deus.
Quanto mais repetimos a nossos ouvintes que estas falhas (e muitas outras) estão fora de nossa existência, mais soamos, no mínimo, superficiais, parciais, mentirosos, como personagens de um conto inócuo, que com o tempo passamos a não dar atenção.
Postou Zé Luís, do Cristão Confuso, fã de C.S.I., e com provas suficientes para incriminar o Genizah.
As gracinhas ilustrativas são do Danilo, risos.
Podes crer.
ResponderExcluirMuito boa explanação.
Não estudei ainda com tanto afinco, mas tô ligado nos acontecimentos informados.
Essa questão de colocarmos á tona os erros e saber que podem ser tratados e que não somos pereitos, embora busquemos ser (no sentido de agradarmos á Deus), é muito confortante para nós, pois nos coloca com os pés no chão, diminui em muito nossa culpa (com isso elimina uma par de outros pepinos, kkkkkk), pois quanto maior a expectativa de sermos perfeitos, muito maior é a decepção quando erramos e isso fazemos muito. Essa questão de buscar ser ou ao menos demonstrar ser perfeito, gerou uma par de gente que ao invés de quando errar, pedir perdão á Deus e buscar não errar mais, faz com que tentem esconder o erro dos homens á qualquer custo, afinal, tem uma reputação á zelar...
Show de bola, curti bastante o texto.
Paz pra geral.
Abração.
Paulo era da "pá virada", como diria minha mãezinha,mas entendo que os seus traços de personalidade o ajudaram muito nesta empreitada do Evangelho.
ResponderExcluirHoje, desconfio de "homens de Deus" que não dizem em público aquilo que é dito entre 4 paredes e portas fechadas.
Paz!
ResponderExcluirO objetivo maior do Evangelho é fazer-nos mais humanos e não "super-seres-espirituais". Muitos não se deram conta disso ainda.
Agora uma dúvida? O que será que João Marcos estava fazendo no Monte das Oliveiras só com um "lençol" no corpo, quando da prisão de Jesus? (rs...eu hein!)
Abs,
Vinicius Morais
----
Visite: Refletindo a Graça
http://refletindoagraca.blogspot.com/
Conheça nosso Podcast!
Como um bom Bereano, eu pergunto: Onde está na biblia que o jovem que fugiu nu, quando Jesus foi preso é Marcos? É a segunda vez que vejo alguém afirmar isto.
ResponderExcluirPastor, ontem dia 24/02 o Silas Malafaia participou de um debate sobre a lei da hemofobia juntamente com a criadora do projeto.
ResponderExcluirSilas venceu o debate, e isso está sendo divulgado pelo orkut até mesmo pelos que não gostam do Silas.
Mas não vi nem um blogueiro ou alguém da CGADB apoiar Silas confirmando como opinião da denominação tudo o que ele falu.
E oklha que o Sials nos representou brilhantemente!
Silas foi brilhante no debate e além de representar a Assembleia de Deus brilhantemnete representou toda a Sociedade Brasileira, mas não vi nenhum blogueiro falar sobre isso, agora se ele tivesse falado alguma besteira teria mil blogueiros falando contra eele.
2 pêses e 2 medidas isso está claro.
o fato está em muitas comunidades do orkut com até 400 posts, como na comu da Hilsong United ou do proprio Sials.
Aquim faço questão de psotar a comu da ADB onde o povo não gosta do Silas, mas eles foram justos em reconhecerem o brilhantismo de Silas na entrevista:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=371618&tid=5438774553597233793&na=3&nst=126&nid=371618-5438774553597233793-5442061152758549274
Será que os blogueiros não viram o debate, que foi record de audiencia e sobr eum tema tão importante para a asociedade e os evangelicos?
Eu tbm não gosto da teologia da prospeidade que o Silas prega, ams não cego para enxergar que ele foi brilhante no debate.
Excelente texto. Muito obrigado pela exortação e edificação.
ResponderExcluirA paz do Senhor Jesus Cristo
ResponderExcluirBoa explanação! Todavia eu não sabia que Barnabé tinha encerrado a Obra logo após o atrito com Paulo? Há não ser o Obra em parceria com Paulo. Ora,Barnabé continuou a Obra,porém não sabemos até quando.
Em
Cristo
Sim,vc esta corretissimo Leo,esses blogueiros tem sim por opçao dois pesos e duas medidas.So sabem informar akilo q vai difamar ou acaar com a reputcao de algum pastor o qual sao contra.E se acham os justiceiros da palvra,os mais certos.Sim,e este e um destes blogs.Nao vi falarem anda a respeito,talvez agora q vc falou devem falr alguma coisa,ou nao p nao ficarem por baixo.sabe como e o orgulho ne?Pois e,os donos da verdade,q a ki se duvidar sao piores do que akeles q tanto criticam.Insitem em dizer que o Malafaia e um falso profeta,mas se assim o fosse p que Malafaia ia comprar uma briga dessas?Ele ja nao ganha muito bem o dinheiro dele,como dizem esses blogueiros?malafaia e corajoso,muito mais do q esses blogueiros q so sabem criticar,nada mais do q isso fazem p q a Palvra de Deus seja pregada.Parem de falar o q nao sabem,ou entao ao inves de criticar trabalhe pra mudar.
ResponderExcluirA paz do Senhor!
ResponderExcluirExcelente texto. As fraquezas e vicissitudes da natureza humana apenas engradecem a mensagem de Cristo que levamos ao mundo. Não devemos ser "santarrões" ou "supercrentes", mas homens e mulheres que, em luta contra sua herança pecaminosa, dependem totalmente do Espírito Santo para estarem aptos para trabalhar para o Senhor e fazer a Sua obra.
Texto show de bola!
ResponderExcluirSó um pequeno porém: o correto é "inócuo", e não "inóquo". A não ser que a intenção tenha sido empregar um neologismo, proveniente da mistura de "iníquo" com "inócuo".
;)
Deus vos abençoe.
BOM, ME SINTO UM CHATO; MAS VAMOS LÁ . . .
ResponderExcluirO CONTEXTO DE I CO 9.1-7, NOS MOSTRA QUE :
1- PAULO E BARNABÉ NÃO "CORTARAM RELAÇÕES".
2-BARNABÉ NÃO "PENDUROU" O CAJADO.
ACREDITO QUE DEUS PODE PERMITIR "DESENTENDIMENTOS" ENTRE ALGUNS DOS SEUS SERVOS ( AS VEZEZ A SEPARAÇÃO PODE SER MAIS PRODUTIVAS; MAS, DEPOIS SARA AS FERIDAS E REINA A PAZ.)
ACREDITO SER ESTA UMA FORMA COERENTE DE DEUS TRABALHAR COM OS SEUS SERVOS.
AS DEMAIS "PENDENGAS" SÃO OBRAS DA CARNE, E NÃO SÃO POUCOS OS MORTOS E FERIDOS.
-QUE TENHAMOS SENSIBILIDADE PARA DISCERNIR ENTRE UMA E OUTRA COISA, SENÃO O TEMPO SE ENCARREGARÁ DE MOSTRAR.
GOSTO DO SITE, ADMIRO VOSSA CORAGEM; MAS, NÃO CONSIGO RIR AQUI, NA VERDADE CHORO.
QUANTA COISA RUIM EM NOSSO MEIO . . .
NÃO CONSIGO RIR.
NEM SORRIR.
ME ENTRISTEÇO.
ME INDIGNO.
E CHORO.
DEUS VOS ABENÇOE.
PB CARLOS JR.
Meu nome é Fernando - leticiabela@ig.com.br
ResponderExcluirEsse papo me parece daqueles que querem justificar seus erros.
E aonde fica a ordem que nos foi dada?
1Pe 1:15 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
1Pe 1:16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
Interessante a explanação.
ResponderExcluirNão sei se dá pra concordar que Barnabé tenha desistido da Obra apenas por não ser mais mencionado em Atos. O foco de Lucas e seu "herói" são claros: o apóstolo Paulo. Logo, ele se mantém em tal direcionamento, deixando de descrever o que Barnabé estava fazendo. Assim como não descreve mais no que Pedro trabalhava, o que não significa que ele tenha desistido da obra.
No mais, sem retoques.
Prezado irmão, se vc acha que Lucas deixou de narrar Barnabe por que ele se desviou sinto muito mas vc esta redondadmente enganado. Paulo se referiu a Barnabé aproximadamente 10 anos mais tarde de forma carinhosa, colocando-o em sua mesma posição de apostolo em 1Cor 9.6.
ResponderExcluirBarnabé sumiu de Atos pq o foco do Autor (Lucas) continuou em Paulo.
Eu posso estar enganado mas sua conclusão colocou Joao Marcos como o cara que não desistiu (correto), Paulo como um estúpido arrogante como os que tem que ser expostos (ERRADO) e Barnabé como desviado (ERRADO).
Deixo uma recomendação de F. F. Bruce . PAULO, o apostolo da graça, sua vida , cartas e teologia. 470 pg em 30 anos de trabalho desse autor que custa menos que uma pizza.
Deus abençoe.
Texto imprescindível para nossos dias. Parabéns! Só uma dúvida: Barnabé não era PRIMO de Marcos? Pelo menos é o que diz Colossense 3.10 (ou é outro?)
ResponderExcluirTexto imprescindível para refletirmos em nossos dias. Parabéns!
ResponderExcluirSó uma dúvida: Barnabé e Marcos não eram PRIMOS? (Conf. Colossenses 4.10)