681818171876702
Loading...

Pérolas do púlpito contemporâneo



Ciro Zibordi (*)

Cada dia que passa a falta de conteúdo dos pregadores contemporâneos fica mais evidente. Parece que os pregadores modernos inventaram o "jeitinho brasileiro" de pregar, onde vale a lei do menor esforço. Nessa onda de repetição, os pregadores jovens copiam os clichês dos "mega"-pregadores, os super-stars do evangelho, e nem sequer avaliam se o que eles estão dizendo tem embasamento bíblico. Por causa dessa realidade tão patente, o PULPITO está lançando a série "Pérolas do pulpito contemporâneo" -- onde visamos alertar o leitor acerca dos famosos chavões, que apesar de possuirem um forte apelo emocional, não são bíblicos.

Nessa primeira postagem, apresentamos 5 chavões muito comuns nos círculos pentecostais e neo-pentecostais:
.
"TEM SAPATO DE FOGO?" .
Pregadores que não se preocupam em expor a Palavra — pois a sua missão é movimentar as massas — se valem de perguntas como esta: "Tem sapato de fogo aí, irmão?" Com muita tristeza assisti a um vídeo em que alguém que já foi considerado, unanimemente, o maior expoente da Assembléia de Deus no Brasil participa de um espetáculo deprimente..

No tal vídeo, o pregador é chamado por um animador de auditório, que, apertando a sua mão, pergunta-lhe: "Pastor fulano, tem sapato de fogo? Tem sapaaato?" E ele balança a cabeça, em sinal de aprovação. Quer saber o que aconteceu? Bastou um sopro — e não um soco — para levá-lo à lona, quer dizer, ao chão...
.
Fiquei pensando: Meu Deus, um homem que já foi um referencial para muitos jovens pregadores, um defensor das verdades centrais da fé cristã, alguém que admirei, cujos livros e comentários bíblicos para escola dominical eu li, caído ao chão... E ainda acreditando que está certo. Que Deus nos guarde, e que vigiemos, a fim de que jamais apostatemos da fé.
.
"ESSA É UMA GERAÇÃO DE APAIXONADOS"
.
Você já notou como os jovens costumam empregar o verbo "adorar" para quase tudo de que gostam, menos em relação a Deus? "Adoro cantar", "Adoro dançar", "Adoro ouvir música", "Adoro chocolate", etc. Mas, quando vão falar do Senhor Jesus, o único de fato digno de adoração, dizem: "Estou apaixonado". Isso ocorre principalmente por influência de cantores-ídolos que "adoram" empregar frases de efeito, como: "Essa é uma geração de apaixonados" ou "Deus não rejeita um coração apaixonado".

Paixão, por definição, é irracional, passageira e não leva em conta princípios. A adoração, ao contrário, é racional (Rm 12.1), verdadeira (Jo 4.23,24) e envolve tudo o que há em nós: espírito, alma e corpo, principalmente o nosso espírito, que é a parte mais profunda de nosso ser (1 Ts 5.23; Lc 1.46,47; Sl 57.7).

Alguém poderá perguntar: "O que vale não é a intenção?" Na verdade, não podemos, ainda que bem intencionados, aceitar todas e quaisquer influências do mundo. E o clichê em análise, conquanto para muitos seja apenas uma simples questão de semântica, tem levado os jovens à concepção distorcida da verdadeira adoração a Deus, acima de todas as coisas, o que é muito mais que estar apaixonado!

Sei que alguém, ao ler esta abordagem, pode não estar muito apaixonado por este livro e seu autor. Mas espero, sinceramente, que reflita sobre a importância de adorar somente ao Senhor Jesus e segui-lo, abandonando a postura de fã (Lc 9.23). Não adianta nada alguém usar uma camiseta com os dizeres "Apaixonado por Jesus" ou viver cantando "Apaixonado, apaixonado, apaixonado...", se não andar como Jesus andou (1 Jo 2.6)!
.
Abandone, pois, essa canoa furada da geração dos apaixonados! Embarque no navio cujos passageiros são os verdadeiros adoradores, que seguem ao Senhor Jesus, que disse: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás..." (Mt 4.10).

.
"OLHE PARA DENTRO DE VOCÊ"

Pregadores berram esse clichê com naturalidade, e crentes o assimilam, reconhecendo que de fato têm valor... Sabia que essa frase é cem por cento humanista e contrária à Palavra de Deus? No entanto, como as pregações, nos grandes congressos, têm sido, em geral, palestras motivacionais ministradas na base do grito, poucos se apercebem do perigo que há na supervalorização do ser humano.

.
Temos algum valor em nós mesmos, à luz da Bíblia? Que é o homem mortal? Em nossa carne não habita bem algum (Rm 7.18). Somos considerados miseráveis, sujeitos a satisfazer os desejos da carne (Rm 7.19-24). O que faz a diferença em nosso pobre vaso de barro? O precioso tesouro que nele está (2 Co 4.7). Por isso, caro leitor, não acredite nesses animadores de auditório! Quanto a você, pregador, lembre-se de que não foi chamado para massagear egos. Não faça massagem; entregue a mensagem! A sua missão — se é que tem compromisso com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra — é falar a verdade (Jo 10.41). Leve o povo a olhar para Jesus, autor e consumador da fé (Hb 12.2), e não a olhar para dentro de si. Nada temos; nada somos. Humilhemo-nos debaixo da potente mão do Senhor, a fim de que Ele nos exalte (1 Pe 5.6; Tg 4.6).
.

"LIBERE UMA PALAVRA RHEMA"
.
Certo escritor, já falecido — cujas iniciais do seu nome são K.H. —, fez muitos discípulos (e alguns fanáticos) no Brasil, apesar de nunca ter demonstrado amor e fidelidade à Palavra de Deus. Alguém pode até duvidar do que Jesus disse, mas, se criticar as falácias do papai H., prepare-se para os ataques dos triunfalistas de plantão!
.
No Brasil, estão entre os fiéis seguidores de K.H. um famoso telemissionário, cantores-ídolos e outros telepregadores. Ah, os animadores de platéia também têm bebido dessas fontes escuras e turvas. Resultado: todos eles mandam o povo liberar uma palavra rhema, pela qual podem pretensamente trazer à existência o que não existe...
.
"Isso é uma questão de fé", alguém argumentará. Não obstante, a fé também deve ser controlada pela Palavra de Deus, a nossa regra de fé, de prática e de viver. A origem de uma profecia — profecia mesmo, e não confissão positiva — não é a nossa fé. Afinal, não é a declaração do crente que é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e sim a Palavra de Deus (Hb 4.12), não é mesmo?
.

"PROFETIZE PARA VOCÊ MESMO".

Há algum tempo, participei de uma escola bíblica no Nordeste do Brasil, e lá estava um conhecido pregador de massa. Suas principais características: brincalhão, contador de piadas, cortejador, oferecido, imodesto e sem compromisso com a Palavra de Deus. Quer saber como foi sua pregação? Um festival de gritos, tal qual uma maritaca. Mas o povo vibrou com os seus gracejos.

O que mais me chamou atenção na performance do tal animador foi a frase: "Profetize para você mesmo". Ora, com quem ele aprendeu tamanho absurdo? Qual foi o profeta, nas páginas sagradas, que profetizou para si mesmo? Nem Jesus fez isso! E a regra bíblica de que devem falar apenas dois ou três profetas — e não todos, ao mesmo tempo —, enquanto os outros julgam? Nada vale o que está escrito em 1 Coríntios 14?
Quem julga uma auto-profecia? E se ela tiver origem no coração humano ou provier do Maligno? A Palavra de Deus não diz que o coração é enganoso (Jr 17.9)? Ela não nos alerta quanto aos espíritos enganadores (1 Tm 4.1)? Como, pois, alguém pode mandar os crentes profetizarem para si mesmos? Só mesmo um irresponsável para fazer uma coisa dessa.
.
"...Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus" - Mateus 22.29
.

***


(*) Este artigo foi adaptado do livro Mais erros que os pregadores devem evitar, de Ciro Sanches Zibordi, publicado pela CPAD.




Apologética 7170209534101750368

Postar um comentário

  1. Como sempre acompanho seu blog e até gosto das matérias aqui, mas com todo o respeito as vezes sinto nas matérias você ou quem as escreve sendo os detentores da verdade absoluta...

    E não é assim, você julga tomando as "dores" de Deus... será que vc faz sua auto-avaliação?

    Abraçoss e parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Jesus irmão Leonardo,

    Certa vez, numa determinada Igreja, o pregador estava todo animado, pregando sobre Moisés, derrepende se empolgou de vez, e mandou essa: _O que Vocês tem em suas mãos? _ O povo interagiu; "Uma Vara", _daí ele mandou essa pérola; _Vire para o seu irmão, e diga: "Tua vara vai sê transformar em uma Cobra" kkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Essa é uma, entre tantas bobagens que ouvimos, sempre, e calamos, amendrontados, pois vocês sabem "não devemos tocar nos ungidos do Senhor"

    Caros Blogueiros e frequentadores, quem são os verdadeiros ungidos? São Eles, os fraudadadores da Palavra; ou a Igreja? Ou melhor os "desigrejados unidos", conforme post recente deste veículo.

    ResponderExcluir
  3. Em uma igreja que visitei, o pastor, depois de algumas "pérolas" na pregação, mandou os crentes abençoarem os irmãos com palavras doces. Uma irmazinha, não muito satisfeita com o rumo da pregação começou em voz alta:

    - Pudim, brigadeiro, cocada, goiabada, doce de leite !!!!

    Estava instituiída a "unção diabética".

    ResponderExcluir
  4. Olá, estimado homem de Deus.

    Concordo em parte com as observações descritas em seu texto mas também gostaria de fazer algumas colocações.
    Sapato de fogo... é de fato fogo, mas o que impediria o nosso Deus de levar ao chão um dos seus servos? Como fez aos sacerdotes e levitas na inauguração do templo construído por Salomão e a Ezequiel (o pastor que não teve o nome citado pode ter tido uma revelação de Deus ou visão). Pessoalmente já vive o que você descreveu, sem o sapato de fogo, e sei que foi real e de Deus.
    Sinceramente, quero me apaixonar todos os dias por Deus, por Jesus e pelo Espírito Santo, não segundo o seu conceito de paixão, mas segundo o que, também, diz o Aurélio Digital 5.0: “Paixão: Amor ardente; Afeto dominador; Entusiasmo muito vivo”. Quero arder de amor, me afeiçoar e me entusiasmar pela Trindade todos os dias.
    “Olhe para dentro de você”. Irmão, usei essa frase ontem mesmo em uma pregação, não no sentido descrito por você, mas tendo como objetivo uma auto-análise de quem somos. O conceito de arrependimento exige uma auto-avaliação do indivíduo. Olhar para si é saudável, quando for necessário para termos uma compreensão maior de quem é Deus em nós/para nós e quem temos sido para Deus (nossa relação com Deus é pessoal e bidirecional).
    Nunca ouvi alguém dizer em púlpito a frase “libere uma palavra rhema”. Penso que esta frase não deveria ser liberada para qualquer pessoa, afinal “Palavra Rhema” é palavra revelada por Deus e nem todos, infelizmente, têm revelações do Senhor (em função da falta de intimidade com o Pai).

    Por fim, que o Senhor continue te abençoando e usando para Sua Glória e Honra

    Romulo Wilian
    twitter.com/romulowr

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amigos do Genizah.
    Em nome do Ministério Salluz estou passando pelo blog para deixar minha satisfação por ver um blog tão criativo e esclarecedor como este. Parabéns mesmo pela iniciativa deste espaço, uma vez que temos vivido dias realmente de enganos e "modinhas" que tem afastado o cristão da verdadeira comunhão e adoração a um Deus que esta vivo e que sempre será digno de todo nosso louvor, com nossa vida e nosso testemunho. Aproveito para agradecer os elogios dirigidos ao nosso Ministério. Gostaríamos que estivessem lembrando do Ministério Salluz em suas orações e precisando de nós pra algo nos convoque, viajamos todo Brasil para levar através de nosso louvor a palavra viva e redentora do nosso Deus.

    Parabéns pelo blog estaremos seguindo e sem duvidas sendo abençoados através dessa ferramenta, o blog Genizah.

    Fiquem na Paz do nosso Cristo Jesus!

    Lui Macedo - Assessoria Ministério Salluz

    além do nosso blog estamos também:
    no twitter: http://twitter.com/msalluz
    no Flickr: http://www.flickr.com/photos/msalluzimagens/
    O Galileo:
    http://www.ogalileo.com.br/musica/verArtista.php?id=QKevQtbv0Q8W6BauToceM6MJXI9JBD

    ResponderExcluir
  6. Ola caros irmãos,

    estamos rodeados de pessoas que se dizem "homens de Deus". O que mais constrage é ver que por falta de conhecimento, temos muitos caindo nas palavras de homens. Quem já não viu um cartaz que descreve homem como "O HOMEM DOS MILAGRES"?
    Absurdo e abusivo....
    Que Deus os abençoe...

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz Danilo. Pelo que temos visto, ouvido e lido os púlpitos por aí estão cheios de tudo menos da Palavra de Deus. E esse vírus que está agindo nesses pregadores está sofrendo mutação, a coisa está ficando cada dia pior.
    Que Deus nos ajude a não sermos infectados.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  8. É mesmo... já dizia Paul Washer uma pregação é que o cristianismo de hoje vem mais de frases escritas em camisas ou letras de música... vou um pouco mais além: a maioria de nosso cristianismo vem destes pregadores que aparentemente não têm compromisso com a Palavra de Deus e fartam a platéia com chavões e clichês...
    Diria ainda, que o nosso cristianismo atual está virando um verdadeiro sincretismo- gnosticismo(olhe para dentro de vc- conhece-te a ti mesmo), umbanda, candomblés, umbanda(ritual de "sangue" passando pelos portais na IURD), poder da mente(profetize e traga a existência o que não existe), mantras entre outras coisas mais...

    Malafaia, nos seus tempos de ouro, citou algo que até hoje ecoa no meu coração: "O Evangelho não precisa de muletas!". Concordo e vivo isto: "Não me envergonho do Evangelho, pois é O PODER DE DEUS para a Salvação daquele que crê... NO EVANGELHO se revela a JUSTIÇA DE DEUS de FÉ EM FÉ, pois como está escrito: O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ"... ROMANOS 1.16-17

    Que Deus tenha bondade de nós e levante valentes para se negar e seguir a Cristo e tomar a sua cruz, bem como anunciar o puro e genuíno Evangelho de Cristo, ainda que se suscitem perseguições...

    Que Deus faça de mim e de outros tais pessoas....

    A paz do Senhor Jesus

    Ir Cícero.... humilde servo de Jesus

    ResponderExcluir
  9. Estou gostando cada vez mais do Ciro.

    Já leio seu blog com frequência!

    ResponderExcluir
  10. Antigamente um jumento falava ( o que vinha de Deus) e o profeta ouvia, hoje uns "profetas" falam...(o que querem) e um mundo de jumentos ouvem e dão glorias.

    ResponderExcluir
  11. Tô lembrando e uma que ouvi a alguns anos atrás:

    A diferença entre o apostólico e o evangélico é que o evangélico vai pro céu e o apostólico começa conquistando aqui na terra...
    Pois é meu veío, ninguém me contou... eu escutei num desses programas de televangelistas.
    Quando Bono Vox (U2) assiste programas como este, sente ânsia de vômito. Agora sei o que ele quiz dizer...

    ResponderExcluir
  12. Prezado Blogueiro

    Leio seu Blog todos os dias e glorifico a Deus por sua visão, sabedoria e conhecimento.
    Mas lamento, pareçe que as vezes você exagera na coisa.
    Concordo 100% com o comentarista acima ROMULO WILIAN, faço dele as minhas palavras.
    Deus te abençoe e continue te usando
    Em Cristo e no amor dEle

    ResponderExcluir
  13. Perolas das perolas:

    " Pague em dia o carne de gideao ( rena$cer $em cristo ), e TODAS as bençaos te alcalçaram.

    Pastor Caleb.

    ResponderExcluir
  14. Pior que num para por ai..sempre tem um desse "abençoados" inventando novos chavões abençoadores e milagrossos

    ResponderExcluir
  15. Irmão Romulo Wilian, chega a ser no mínimo preocupante a exegese que o prezado faz do texto concernente à inauguração do templo. Você diz que Deus lançou ao chão os sacerdotes elevitas. Cuidado!!! Não seja precipitado na interpretação da Palavra. Os sacerdotes e levitas não foram lançados ao chão por Deus, a Bíblia afirma que eles não podiam permanecer em pé por causa da glória de Deus (II Cro 5:14), e não porque alguém soprou ou lançou o "paletó ungido". Esse fato foi semelhante ao que aconteceu com Moisés (Ex. 40:34-35), contexto remoto.
    Leia o contexto imediato em II Cro 7, no versiculo 2 os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor em virtude da Glória do Senhor que tinha enchido a Casa do Senhor, e verá que quando o fogo desceu em resposta à oração de Salomão, os israelitas ENCURVARAM-SE com o rosto em terra e ADORARAM E LOUVARAM AO SENHOR versiculo 3, observe que estavam conscientes, e não em transe como muitos ficam ao serem lançados ao chão.
    Parabéns ao Genizah pelo artigo. Edificante.
    Em Cristo,
    Alexandre Braga

    ResponderExcluir
  16. MUITO BOM.... O POST ... Pq as bobagens que o povo fala... Sem comentários...

    http://prmarcello.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Aí, a lista é grande.
    Mas esses termos aí de cima, realmente estão no vocabulário de uma par de igrejas.
    É rocha.
    Nego viaja.
    Mas, tenhamos Fé em Jesus e vamos ficar na boa, crendo que haverá um culto racional sempre.
    Paz.

    ResponderExcluir
  18. Com relação ao pastor que cai no sapato de fogo ressalto que um amigo esteve lá nesta época e descobriu que cada culto em q o msm participava recebia cerca de $ 700,00, assim eu dou até cambalhota rsrsrs.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom, mas de as fontes para ver-mos. Cite nomes. Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Sou assíduo leitor do blog. Para quem é da fé reformada, praticamente tudo o que é dito aqui é apenas "chover no molhado", ou seja, está-se falando o óbvio, porém, percebo como tem pseudo cristão alienado. Falo alienado porque o pessoal, como por exemplo, da macumba, está numa doutrina contrária a nossa, porem, eles não são burros e tapados como a grande maioria que postou opiniões aqui. Sinceramente, como podem as pessoas chegar a tal insanidade de dizer se "...Deus quer jogar alguem ao chão o jogará..." e tantas outras insanidades. Todo mundo "carregado" com o "politicamente correto", com os mesmos jargões ANTIBÍBLICOS de "...não julgueis...", "...aí dos que falam mal dos unjidos...", "...por que vcs não falam mais de amor..." sendo que a própria Bíblia, inspirada por Deus, nos obriga a analisarmos e julgarmos e apontarmos sim os erros do falsos mestres! É que esses coitados escravos de satanas não conhecem o Novo Testamento, se o conhecessem saberiam que deve-se julgar e apontar o dedo para os falsos mestres. Jamais pisariam em um recinto onde todos esses falsos pregadores se apresentam. Saberiam que dar dinheiro a um falso mestre não é fazer a vontade de Deus e ainda se escusando da sua responsabilidade dizendo: "...fiz a minha parte, estou livre, dei meu dízimo/oferta, o que ele fará com o dinheiro é problema dele...". Mentira criatura perdida! a responsabilidade e a maldição está sobre vc que tem conhecimento do erro e está jogando intencionalmente a tua semente sobre solo pedregoso, encoberto de espinhos e relva. A responsabilidade é tua. Porque vc deixou e dar um prato de comida ao necessitado, deixou de fazer a caridade, praticar o amor ao próximo, ajudar a tua família que está necessitada. Ora, a caridade, o amor, a fraternidade não são de outras religiões,credos ou filosofias, isso é o mais puro cristianismo - sempre lembrando que não é pela obras que vc é salvo, mas sim que as obras são mandamento daquele que vc diz ser supostamente discípulo - é o básico dos mandamentos. Agora, defender cães roubadores, que viajam o mundo em luxuosos aviões, que acumulam riquezas no exterior, que arrancam tudo até dos pobres e vc os defende querendo pregar um pseudo amor?????!!!!! Olha, fico louco quando leio as embecilidades escritas aqui nos comentários. Muitos desses asnos serão surpreendidos no "Grande Dia"!!! Como pode alguem usar de maneira totalmente equivocada, usando de forma alegórica o Antigo Testamento para defender cegamente as falsas doutrinas? se tudo o que lá está ( no AT ) não é para esse fim e se o que o falso mestre prega é contrário ao Novo Testamento, como pode alguem que carrega a Bíblia dia e noite e, ainda, a lê várias horas por semana e falar tamanha asneira??? só posso crer que essas pessoas estão possuidas. Que as sensações que eles sentem e as defendem quando se degaldeiam conosco, os da fé reformada, dizendo: "...eu sinto...", "eu vi, Deus falou comigo..." e etc e etc... nada mais é do que posseções demoníacas. Pois alguem, por mais puro coração que tenha, por mais sincero que seja, por mais humilde (digo humilde aqueles desprovidos de escolaridade, de grau de instrução, por mais humildo que o sujeito seja, ainda assim não se deixaria enganar a tal ponto. Um analfabeto totalmente, aquele criado no mato, ainda assim vc não consegue enganá-lo como estão cegados esses "crentes" da atualidade. Algo está acontecendo, não é apenas a pregação e a doutrina que são falsos - antes fosse - há algo muito mais sério de desesperador e estarrecedor ocorrendo. Quem tem ouvidos ouça, quem tem olhos veja!!!!!!!!! É alarmante!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Sem contar as inúmeras besteiras ditas nas músicas que se espalham e viram jargões oficiais das comunidades espalhadas por ai... correm os vidros e latarias dos carros e até viram nome de "Igrejas"... "Eu tenho a Marca da Promessa"... "Rompendo em Fé"...

    ResponderExcluir
  22. Estou de acordo. Estamos no tempo do púlpito para qualquer um que faça o povo levantar-se e gritar. Apenas isso. Esses tais não são de bíblia para a salvação dos perdidos. São como os vendedores de ponta de feira, vendem seu produtos esperando conseguir grana, porque trabalhar cansa.

    ResponderExcluir
  23. algumas coisas são coerentes outras não.

    ResponderExcluir
  24. Eu sempre usso a frase "Olhe pra dentro de você" nas minhas pregações. No entanto, o sentido em que eu me apoio é totalmente outro (quase um Karl Barth). Eu sempre peço pra que as pessoas olhem pra dentro de si mesmas para constatar que não há bem algum nelas, que não há mérito algum, que elas são naturalmente, pós-queda, totalmente depravadas e carentes da graça de Deus. Nesse sentido, eu uso e continuarei usando essa frade. Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  25. Só esqueceu desta peróla: "A Palavra de Deus não diz que o coração é enganoso (Jr 17.9)?". Quanta deturpação da Torah.

    ResponderExcluir
  26. Outro dia alguém me disse uma coisa que me fez pensar: "90% dos crentes da nossas igrejas não sabem nada de Bíblia". Infelizmente tive de concordar com ele, e pior, eu acrescentei: "80% dos pastores também não!!"

    ResponderExcluir
  27. Outro dia alguém me disse uma coisa que me fez pensar: "90% dos crentes da nossas igrejas não sabem nada de Bíblia". Infelizmente tive de concordar com ele, e pior, eu acrescentei: "80% dos pastores também não!!"

    ResponderExcluir
  28. Apaixonado é o pior.A paixão aliena,enlouquece.Geração destemperada e despreparada.Arley

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item