681818171876702
Loading...

"Não gosto de crente, porque eles sempre acham que estão certos e que só eles serão salvos"



Helder Nozima


Respondeu-lhes Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 4:6)
Acho que poucas coisas irritam tanto os não-evangélicos do que a convicção de verdade que nós temos. Se dissermos que estamos absolutamente convencidos de que a Bíblia é a Palavra de Deus, que Jesus é o único caminho ou que, com certeza, seremos salvos, é quase certo que seremos identificados como pessoas arrogantes e metidas, e teremos a antipatia da "platéia".

O que talvez as pessoas não entendam é que essa convicção não é, exatamente, uma arrogância dos cristãos. Ela é, antes de tudo, uma marca do discurso de Jesus Cristo.

Ao contrário da imagem que hoje temos de Jesus, Ele não era uma pessoa aberta a ter comunhão religiosa com os pagãos ou com quem não servisse ao Deus de Israel. Você nunca vai encontrar Jesus indo a um templo pagão ou mostrando que outras religiões são caminhos que levam a Deus. Muito pelo contrário, como lemos anteriormente, segundo Jesus, "ninguém vem ao Pai senão por mim". Todos os outros caminhos e opções estão excluídas.

Em outras passagens Jesus diz exatamente a mesma coisa: o caminho certo até Deus é Jesus, e nada mais:

Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus. (João 8:47)
Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados. (João 8:24)
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. (João 6:53)

Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:17-18)

O que todos estes textos têm em comum? Uma convicção inabalável de Jesus: os que ouvem a minha voz são de Deus e os que crêem em Cristo não são julgados. Por outro lado, quem não ouve a Cristo não é de Deus, os que não crêem em Cristo morrem em seus pecados e estão julgados, quem não comer e beber a carne e o sangue de Cristo não tem vida em si mesmo.

Se nós, cristãos, dissermos a outros que não temos certeza de que estamos no caminho certo e sobre a nossa salvação, então pecamos, porque estamos pondo em dúvida as palavras de Jesus. Se somos cristãos e chamamos a Cristo de Deus, então, nada mais natural do que acreditarmos no que Ele diz, e termos plena convicção sobre o nosso estado...e sobre o estado dos que se recusam a aceitar a Cristo.

Por outro lado, de duas uma: ou Cristo diz a verdade...e é Deus...ou ele é um mentiroso megalomaníaco, e não deveria ser apontado por minguém como um exemplo de moral. A escolha é de cada um de nós.

Mas, mesmo que você não seja um cristão, pelo menos entenda as implicações lógicas assumidas por aqueles que decidiram acreditar nas palavras de Jesus. O exclusivismo e a convicção de verdade e salvação não são opcionais. Para quem leva Jesus a sério, são valores dos quais não podemos abrir mão.



***

Fonte: [ Reforma e carisma ] via [Bereianos]




Apologética 4376880177098176761

Postar um comentário

  1. É bom lembrar que são os "evangélicos" que se auto-denominam "salvos" e "representantes da verdade" na Terra.

    Quando Jesus se auto-declarou "o Caminho", dentre outras coisas ele relativisou qualquer caminho humano e até mesmo a "igreja evangélica".

    A igreja evangélica nada mais é que mais um caminho humano que se propões chegar até Deus. É uma proposta do homem para com Deus, e não de Deus para o homem. É uma "Torre de Babel" confusa e com muitas cabeças.

    Vou dar um exemplo de como funciona a religião e seus caminhos humanos. O que fez Paulo quando foi levado para ser julgado por um tribunal de judeus? O texto em Atos é claro. Paulo se aproveitou que metade do tribunal era composto por Fariseus (que crêem na ressurreição) e metade de Saduceus (que não crêem); Paulo diz "Eu fui preso porque estava pregando sobre a ressurreição...". O que se seguiu depois foi que os acusadores de Paulo se esqueceram dele e passaram a brigar entre si.

    É exatamente assim a "igreja evangélica" é apenas mais um caminho humano e pagão, não um caminho na pessoa de Jesus, mas sim em seus próprios desejos de morte. Acham que eu não sei o que digo?

    Que tal, então, se eu propor assuntos como "usos e costumes", "tipos de batismo", "dons do Espírito Santo", "doutrinas e tradições"...?! Com toda certeza minha tese aqui será provada de forma irrefutável!

    A proposta de Deus para o homem já está explicitamente dita em Jo 3:16, mas a bíblia é um livro que os evangélicos desprezam e raramente crêem nela.

    Nesses termos, se auto-declarar como "a verdade" no mundo, já é estelionato. É soberba sim, pois já compartilha de uma soberba essencial do homem para com Deus. A soberba e a arrogância para com os demais homens aparece apenas como uma conseqüência e reflexo desta outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cristão genuíno não se auto-declara "a verdade", mas sim somente a CRISTO! E igreja não é "o caminho", apenas um modo de permanecermos fortes e em união até a vinda de Cristo. A verdadeira Igreja, Noiva de Cristo, é formada por aqueles que creem e são salvos pela graça.

      Excluir
  2. Graça e paz,

    Parabéns pelo blog. Gostei muito.

    Vou estar acompanhando. Eu gostaria de saber se você me dá permissão para usar os seus personagens também.

    Fica na paz.

    Pr. Alexandre Farias
    restauravida@uol.com.br

    OBS: Se eu coloco para seguir, tudo que você postar ele vai para o e-mail ou é postado em meu blog?

    Parece obvio, mas eu tenho esta dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Essa convicção inabalável que levou cristãos do século I, II, II a fogueira e a serem dilacerados por animais (e tb hoje acontece), foi evidenciada brilhantemente pelo maior apologeta do século XX:

    "...Lewis argumentava que a alegação de Jesus ser o Messias e de perdoar pecados exclui a possibilidade de não passar de um grande mestre de moral. Nisso ele foi influenciado por Chesterton. Em O Homem Eterno , Chesterton frisava que nenhum grande mestre de moral jamais reivindicou ser Deus – nem Maomé, nem Mica, nem Malaqui, nem Confúcio, nem Platão, nem Moisés, nem Buda: “Nenhum deles jamais fez essa reivindicação... e quanto maior é o homem, menos ele tentaria fazer essa maior de todas as alegações”. Lewis leva mais adiante esse ponto de Chesterton, afirmando que “se você tivesse procurado Buda e perguntado a ele “Você é o Filho do Brama?”, ele teria respondido, “Meu filho, você continua no vale da ilusão”. Se você tivesse procurado Sócrates, perguntando-lhe “Você é Zeus?”, ele teria rido na sua cara. Se você tivesse procurado Maomé, perguntando-lhe “Você é Alá?”, primeiro ele teria rasgado as suas roupas e depois teria cortado a sua cabeça... A idéia de um grande mestre de moral que dissesse o que Cristo disse está fora de cogitação”.

    Fonte: “Deus em Questão: C.S.Lewis e Freud debatem Deus, amor, sexo e o sentido da vida”, Armand M. Nicholi. Jr., pg. 99, editora Ultimato.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela lembrança.

    Falando nisso, amanhã vai estrear um blog que vocês precisam conhecer. Quem puder...meia-noite deem um pulinho lá no http://reformaecarisma.blogspot.com para saberem.

    Abs,

    Helder.

    ResponderExcluir
  5. Alexandre,

    Quem assina blogs recebe-os em um reader, que é um serviço que vc assina e lê todos os blogs que segue ao mesmo tempo. Saiba mais aqui: http://www.google.com.br/reader

    Quanto aos personagens, eles são para uso exclusivo nosso.

    Graça e Paz irmão,

    Danilo

    ResponderExcluir
  6. Se por um lado essa convicção (que, graças a Deus, eu também tenho) irrita os não-cristãos, a religiosidade de muitos "crentes" também irrita os cristãos... "Crentes" que consideram suficiente adotar um sistema de regras de conduta e dogmas para serem salvos, por mais distantes que estejam da Palavra de Deus... que, qual legalistas, se consideram justificados apenas por suas obras, anulando a cruz de Cristo... que, por usar só camisa de manga longa, calça social e sapato, julga ter mais mérito diante de Deus do que aqueles que em seu cotidiano trajam calça jeans, tênis e camiseta... que agem da mesma forma que os sectários, afirmando que “só há salvação na nossa igreja”... que acham que é a placa ou o letreiro da igreja que vão levá-los para o céu... que vivem cheios de si, por observar estritamente sua disciplina religiosa... e por aí vai.

    ResponderExcluir
  7. Crente só pensa em lixo que chamam de gospel e todo pastor só fala que Jesus vai voltar. Tudo isso são formas que a tal da igreja utiliza para ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. Sou pastor e sou contra a fé abstrata sem obras dos evangélicos. A verdadeira comprovação da salvação São as obras e não discurso.

    ResponderExcluir
  9. li só o primeiro parágrafo mas foi o suficiente pra me lembrar do encontro de Jesus com a mulher samaritana (de cultura pagã) e o que ele diz não é: "_ O mulher largue suas convicções e me segue se não vc vai pro inferno." ele só entra na questão religiosa quando ela o convida: "_ nós adoramos aqui mas os judeus é q estão certos, né?" e a resposta de Jesus não é "_ isso mesmo vc tem que ir pra minha igreja... vc tem que ser evangélica agora." mas como sempre as respostas de Jesus remetem a Vida, não a lugares e nem a dogmas além de Caminho ele é Verdade e Vida...

    ResponderExcluir
  10. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    João 3:16.

    Quer uma convicção melhor do que esta?
    Usar o termo "Evangélico" não me agrada muito uma vez que banalizaram o mesmo...
    Ter a vida eterna é ser nascido de novo, é ter a vida que Deus a tem, então os não-crentes nunca irão entender por um motivo simples - Eles não tem a orientação do Espírito Santo para que possam ter essa certeza, uma vez que o Espírito Santo não habita neles!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item