Cansei de engolir camelo!
http://genizah-virtual.blogspot.com/2009/10/cansei-de-engolir-camelo.html
Hermes Fernandes
Cresce a cada dia o número de cristãos conscientes, que já se engasgaram muito com os camelos que seus líderes lhes fizeram descer güela a baixo, e agora, se recusam a engolir qualquer argumento "em prol dos valores da família". Tais argumentos são apenas uma maneira de facilitar a passagem dos camelos por nossa garganta. Por trás deles, há todo tipo de interesse sórdido, ganância, e motivações escusas.
Vale lembrar a tais líderes, que segundo Jesus, é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus.
Enquanto eles focam insistentemente em questões de cunho moral, tais como aborto, legalização das drogas, regulamentação da prostituição, lei de homofobia, eles ignoram assuntos ligados à justiça social, tais como reforma agrária, distribuição de renda, combate ostensivo à corrupção e etc. E quando elegem tais questões como carros-chefe de sua agenda, não o fazem por se preocuparem em tornar o mundo um lugar melhor, mas apenas em resguardar a imagem da igreja. Como bem afirmou Moltmann, "os fundamentalistas não reagem às crises do mundo morderno, mas às crises que o mundo moderno provoca em sua comunidade de fé e em suas convicções básicas."
Que se dane o mundo! O que não podemos é abrir as portas da igreja para isso. Já pensou, ter que celebrar o casamento de gays? Não dá nem pra pensar nisso, que a gente se empola todo... Empola ou não empola?
Coam mosquitos e engolem camelos.
Não estou dizendo que tais assuntos não tenham importância. Longe de mim! Parafraseando o que Jesus disse acerca dos fariseus, eles deveriam tratar disso, sem omitir aquilo.
Nos Estados Unidos, por exemplo, as mesmas vozes que se levantam contra o aborto, são as mesmas favoráveis à Guerra, à Pena de Morte e à posse de arma. São contra o homossexualismo, ao mesmo tempo em que são contra a reforma da saúde pública, garantindo acesso aos mais pobres. São pela democracia interna, mas a favor de que esta democracia seja imposta ao resto do mundo pelo uso da força.
Por isso não compro pacotes doutrinários ou ideológicos fechados. Prefiro examinar as questões de per si. Sou absolutamente contrário ao aborto, mas isso não me faz partidário de quem apóia cegamente a guerra. Tenho posições firmes relativas a outros assuntos, como a homossexualidade, a discriminação das drogas, a legalização da prostituição, mas isso não me põe ao lado de qualquer que seja a ideologia. A Palavra me instrui a examinar de tudo, e só reter o que for bom. Portanto, nada de pacotes fechados! Gosto de ver o que estou comprando.
Infelizmente, muitos crentes ainda caem nessa lorota, e sequer buscam se aprofundar nas questões acima, sejam elas de cunho moral ou ético.
Não deixe que ninguém pense por você!
Pastores se prestam ao papel de fazer um verdadeiro terrorismo ideológico em cima desses temas, para confundir a mente dos incautos, e fazê-los votar de acordo com sua orientação.
Porém, o tempo de ingenuidade está chegando ao fim. Eles que se cuidem, pois além de perderem o temor de Deus, e conseqüentemente a operação do Seu poder, estão prestes a perder também o poder temporal, que eles tanto estimam.
Espereeeeeemmmmmm! (usando o bordão de um personagem do Zorra Total). Em breve, esses mesmos líderes que hoje atacam veementemente certas candidaturas, estarão bajulando os mesmos políticos que combateram, caso se elejam ou tenham grande chance de se elegerem. E nas próximas eleições, os chamarão de escolhidos e ungidos de Deus para resgatar esta nação. Já vi este filme antes, e posso garantir que... não vale à pena ver de novo!
Querem apostar?
***
Hermes Fernandes é também culpado do que se faz aqui no Genizah
Pois me diga o político que não levante a bandeira do homossexualismo que voto nele. São cada vez mais raros. E tenho dito.
ResponderExcluirÉ sempre assim. Líderes coando mosquitos, engolindo camelos e forçando os fiéis a engolirem sapos incontáveis, sob pretexto de obediência ao "santo ministério"...
ResponderExcluirDeixa eu xingar um pouco! Essas cambadas de pastores políticos evangélicos filhos da... Fazem da moral cristã uma fachada, quando na verdade seus interesses são defender os negócios (maracutaia mesmo) políticos eclesiásticos da igreja (igreja?). Falo com conhecimento de causa.
ResponderExcluirO que eu não suporto essa gente se opor ao aborto, mas quanto à mãe (mãe?) da criança, tão que se ... Sim! Porque o que importa é essa... de moral cristã que mata quem mata e tira a vida de quem tira a vida, é a lei do cão, joguem fora o feto e a mãe também, é assim né!
Ninguém tai com a coisa mesmo! O negocio e dizer: eu sou contra isso e aquilo, e lavar a mão na inocência. Pois é fácil! Não estamos na pele da mulher desesperada, na pele do homem que não sente por mulher o que nos sentimos, ou na pela de que não encontra outro recurso a não ser se vender.
É pecado? Não, não é essa a questão! A questão é que existe um Deus maravilhoso nesse céu incomensurável, que só enxerga no homem egoísmo, hipocrisia, desespero e perversidade, contudo o seu olhar a nos é de que não espera nada, pois é ele que dá, e dá, sobretudo: Graça.
De graça recebemos a Graça, de graça devemos dar, sem que a pessoa passe pelo pedágio da moral cristã.
O final do seu texto deveria ser:
ResponderExcluirQuerem apostatar?
Muito madura a sua reflexão, e pertinente, como sempre!
Parabéns pelo blog!
Por isso que temos que continuar denunciando esse pessoal herético e pregando o Verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.
ResponderExcluirPor que as mascaras não se sustentam durante muito tempo e já passou da hora desses canalhas serem descasmacarados.
De uma olhadinha no post do Peregrino do Evangelho denominado Títulos Honoríficos Segundo Pastor Omar.
Graça e Paz!
ResponderExcluirHermes:
A título de curiosidade, você foi ordenado bispo pelo Bishop Spong da Episcopal Church in the United States?
No aguardo da tua resposta.
Laus Deo
Todas as ações humanas são movidas por algum interesse. Desse modo, nem sempre elas são coerentes.
ResponderExcluirÉ por isso que aprecio textos reflexivos. Chamam-nos a atenção e ajudam-nos a enxergar diferentes realidades.
Parabéns pelo texto!
Precisamos, mais do que nunca, vomitar os "camelos" da hipocrisia.
ResponderExcluirQuando iremos entender que cada um de nós tem um lugar subterrâneo chamado "inconsciente", onde se abrigam crimes não ditos e lembranças inconfessáveis?
Enquanto não descermos a esse porão que guarda o nosso drama esquecido e nossa loucura entranhada, ficaremos a engolir camelos e a se engasgar com mosquitos.
Os defensores dessa "saco-santa" religião(organização terrorista), ainda não acordaram. Não sabem que sofrem de miopia elevada ao último grau, que não permite que eles vejam o LIXO dos seus porões. Enquanto isso, vão engolindo o que podem ver e pegar (bicho grande), e se engasgando com o que não podem ver (o mosquito).
"O inferno são os outros".
Essa frase de
Sartre (num raio de inspiração Divina), resumiu categoricamente o que tanto se prega dentro dos templos, (opsss), dentro dos "covis de ladrões"
Tenho a impressão de que Cristo diria coisa muito mais forte, com o estado atual da "santa ecclésia".
Ou estou errado?
Paulo de Tarso,
ResponderExcluirFui sagrado bispo em Março de 2005 pela Christian Communion International, formado por bispos dissidentes da igreja episcopal americana, por não concordarem com suas diretrizes liberais. Atualmente, sou bispo da REINA (Brasil), e da Diocese Luso-brasileira nos EUA (Em formação).
Graça e Paz!
ResponderExcluirHermes:
Grato pela resposta tão pronta.
Bastante cândido definir as diretrizes da igreja episcopal americana como liberais.
Considerando que você escreveu ter “...posições firmes relativas a outros assuntos...”, seria inoportuno solicitar que as definisses?
Seriam os mesmos temas elencados no texto, ou sejam: homossexualidade, descriminação das drogas consideradas ilícitas e a legalização da prostituição, para começar.
Caso entendas não ser esse o fórum adequado podes nominar qualquer outro.
Laus Deo
Caro Paulo de Tarso,
ResponderExcluirSão assuntos extremamente complexos, e acredito que o espaço de um comentário não seria suficiente para expô-los.
Mas posso lhe adiantar que não sou liberal, mas também não compactuo com a intransigência de alguns setores entre os conservadores. Como disse, não compro pacotes fechados.
Considero a prática homossexual pecaminosa, à luz da Bíblia. Mas não sou favorável que os cristãos fiquem entrincheirados contra os homossexuais.
A legalização das drogas é outro assunto que demandaria muita discussão. É claro que sou contrário a qualquer vício, seja lícito ou não. Mas creio que a sociedade precisa debater e chegar a um acordo. O que não podemos é continuar cativos de organizações criminosas que encontram na venda de drogas o seu maior filão.
Podemos discutir tais assuntos do ponto de vista teológico ou sociológico.
Por exemplo: A pena de morte é bíblica. Não há como contestar. Porém, isso não me obriga a ser favorável a ela, principalmente se levando em conta as conjecturas sociais e políticas do mundo atual.
O aborto é um assassinato. Porém, devemos debater o assunto levando em conta o enorme número de mortes causadas pelo prática do aborto em clínicas clandestinas.
Continuo contra o aborto, a promiscuidade, as drogas, mas a favor do diálogo, da compreensão e do amor.
Graça e Paz!
ResponderExcluirCaro Hermes:
Outra vez agradeço a gentileza de rápido retorno.
Cabe esclarecer que não proponho discutir qualquer assunto do ponto de vista teológico ou sociológico.
As perguntas seguintes seriam para abrilhantar as tuas respostas e convicções pessoais, se não houver incômodo.
O que seriam intransigências de alguns setores entre os conservadores e estes quais seriam?
Você considera a Bíblia um pacote fechado?
Qual seria o acordo que a sociedade poderia transigir com relação a descriminação das drogas ilícitas à luz do Evangelho? Incluídas estariam o álcool e o tabaco?
Levando em conta o enorme número de mortes causadas pelo prática do aborto em clínicas clandestinas, seria o abortamento viável, caso realizado em clínicas regulamentadas?
Laus Deo
Caro Paulo de Tarso,
ResponderExcluirDesculpe-me por não lhe haver respondido antes. Somente agora deparei-me com este comentário último.
Fui convidado a participar de um debate radiofônico sobre a pena capital. A questão que se levantava era se a pena de morte tinha respaldo bíblico. É claro que minha resposta foi "sim". Não há como negar que a pena de morte seja apoiada pelas Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Mas isso não significa que eu deva apoiar a aplicação de tal pena em nosso contexto.
A Bíblia é um "pacote fechado", porém sua interpretação e aplicação são sempre tendenciosas. As pessoas tendem a fazer uma leitura ideológica. E isso é uma armadilha. Até as traduções não são 100% confiáveis. Bom seria se todos os pastores pudessem lê-la em seus idiomas originais. Hermenêutica e exegese precisam ser feitas com isenção.
Moro atualmente nos EUA e aqui os tais 'setores intransigentes' aparecem com freqüência na mídia, e na maioria das vezes para manifestar seu repúdio a alguma medida do governo (quando este é democrata).
É claro que devemos defender os valores e princípios cristãos, mas não acredito que devamos nos entrincheirar, elegendo grupos que pensem de maneira diferente como nossos inimigos.
Quais drogas são ilícitas à luz do Evangelho? Não lembro qualquer passagem que aluda diretamente a elas, exceto aquelas que advertem contra o abuso do álcool.
Sou contrário a qualquer tipo de vício, seja de drogas lícitas (que pagam impostos!) ou ilícitas. Mas acho que a sociedade deve discutir sobre possíveis soluções, sem demagogia ou fanatismo.
O aborto é um crime! Um atentado contra a vida. Mas isso não nos impede de analisar o problema sob outras óticas, entre elas, a da saúde pública.
Reprovo veementemente campanhas como a que o bispo Edir Macedo tem feito a favor do aborto.
Em vez de nos entrincheirarmos, que tal propormos o diálogo?
Graça e Paz!
ResponderExcluirCaro Hermes:
Grato pela resposta.
Laus Deo