681818171876702
Loading...

Esaú, nova referência dos líderes evangélicos


Hermes Fernandes


Recentemente, assisti a um vídeo na internet em que jovens cristãos, que suponho serem evangélicos, apresentam uma oração de Francisco de Assis. Confesso que fiquei muito emocionado. Que bom que eles descobriram o frade que desafiou o papado com sua mensagem revolucionária e radical. Mas no final do filme, tive uma surpresa. A imagem de Che Guevara com uma coroa de espinhos. Eles conseguiram a proeza de enxergar na famosa caricatura do revolucionário a imagem de Jesus.

O que isso me diz? Que não há referências disponíveis para os nossos jovens. Eles carecem de heróis. Foram buscar inspiração num santo canonizado pela igreja católica e num líder político revolucionário da América Latina canonizado pelas massas.

Enquanto isso, a igreja evangélica forja novos tipos de heróis. Se para a igreja primitiva, herói era quem morria pela causa do Reino, para a igreja contemporânea, herói é quem alcança sucesso em seu ministério.

Quem são nossos novos heróis? Não são mais os mártires, e sim os que cruzam nossos céus em suas próprias aeronaves. Os que constróem suntuosas catedrais. Os que se tornam políticos de grande influência. Os que ostentam jóias, penduricalhos revestidos de ouro, ternos Armani, sapatos de cromo alemão, etc.

Quem se inspiraria num frade maltrapilho? Ou num pastor abnegado com seu terno surrado?

A igreja de hoje está dividida entre várias influências marcantes:

Há os gedozistas (G12), cuja referência maior é o apóstolo Renê Terra Nova. A cada dia, novas igrejas adotam o esquema do G12. Enquanto isso, pastores sonham com o dia em que terão seu próprio avião, a exemplo do seu paipóstolo. Já há pastores exigindo que sejam chamados de paistor, pra ficarem mais parecidos com seu ídolo. Sem contar os inúmeros atos proféticos, encontros tremendos, e outras bizarrices do gênero. O Terra Nova, bem como outros expoentes deste 'mover' são a prova inconteste de que a coisa realmente funciona. E é isso que interessa pra eles. Não há compromisso com a consciência, com o que é certo, mas com o que dá certo.

Há os Iurdistas. Não me refiro aos pastores da Igreja Universal, e sim às igrejas que se dobraram ao esquema iurdiano. É o que dá certo! Amuletos, correntes, pedidos levados para o monte (já que levá-los pra Israel fica muito caro), e sacrifícios, muitos sacrifícios para alimentar a máquina. No mesmo balaio, cabe a Igreja da Graça, a Mundial do Poder de Deus, e outras franquias do gênero. Até alguns dos seus ferrenhos críticos acabaram cedendo. Um exemplo disso é o apóstolo Miguel Ângelo. Doutrinas diferentes, mas práticas semelhantes. Macedo se tornou o modelo desta turma que sonha um dia também ter seu próprio canal de TV.

Há os gospistas, cuja referência maior é o casal Hernandes. Eu disse gospistas, não golpistas (o trocadilho é proposital). Daí, tudo é gospel. Noite gospel, academia de ginástica gospel, boate gospel, e já tem até cerveja e motel gospel. É ano apostólico disso, ano apostólico daquilo, e lá vai fumaça!
Quem não se ajusta a um desses esquemas corre o risco de ficar pra trás. 

Esperto é quem consegue reunir o que há de ‘melhor’ (ou seria ‘pior’) dos três esquemas. Imagine a reunião dessa ‘santíssima trindade’: Terra Nova + Macedo + Hernandes. Qual seria o resultado desta equação? Quem seria o subproduto, o Frankstein que surgiria da fusão entre eles? 

Imagine reunir a turma do Monte Sinai, com a do Peniel, e a dos Gideões! Misericredo! Imagine uma igreja que além de adotar os produtos gospel, ainda integrasse a visão celular no modelo dos 12, com direito a shofar e tudo mais, com as campanhas e amuletos iurdianos.

É triste ver igrejas sérias se rendendo a esses 'moveres'. 

Há ainda os Malafistas, com seus congressos, cruzadas e pra completar, suas bíblias comentadas ao peso de ouro. 

Só há uma maneira de fazer uma limpeza no arraial evangélico: boicote. Temos que mobilizar a igreja para boicotar os produtos desta turma. Enquanto estiverem se dando bem, eles não mudarão. Só um prejuízo no bolso para fazê-los reconsiderar seus posicionamentos, e quem sabe, voltarem-se para Deus. 

Recuse-se a dar audiência a seus programas. É um bem que você faz a eles e à igreja de Cristo como um todo. 

Não pague pra participar de um encontro, cuja finalidade não é outra senão fazer-lhe uma lavagem cerebral.

Recuse-se a participar de marchas que não tem outro propósito que não seja demonstrar cacife político, pra depois negociá-lo em nome do povo evangélico.

Pare de gastar seu suado dinheiro com cd's cujos temas são sempre os mesmos. Não desperdice seu precioso tempo lendo livros de auto-ajuda disfarçados de livros cristãos.

Em vez de Jacó, a nova referência bíblica dos pastores é Esaú.

A propósito, compus um breve poema sobre isso, e chama-se “Esaú”. Quero dedicá-lo a todos os que caminhavam bem, mas acabaram se rendendo ao apelo mercadológico que se instalou no arraial evangélico.

Esaú, Esaú, fizeste pouco caso de tua primogenitura
Deixaste corromper uma mensagem tão pura
Te vendeste por tão pouco, Esaú!
Esaú, Esaú, trocaste a graça por um prato de lentilha
Deixaste o rebanho a mercê da matilha
Te vendeste por tão pouco, Esaú!
Esaú, Esaú, trocaste a verdade por outra cartilha
Deixaste o caminho pra cair numa armadilha
Te vendeste por tão pouco, Esaú!
Esaú, Esaú, por que há tanta amargura em teu coração?
Por que não reconhece e pede perdão?
Ainda resta algum tempo, Esaú!
Lembras de quando conheceste a graça
Tesouro maior que nem ferrugem ou traça
seria capaz de devorar?
Lembras de quando aprendeste do reino?
Teu discipulado foi apenas um treino
Pra que aprendesses a amar
Já te esqueceste, Esaú,
das lágrimas derramadas
Das longas jornadas,
Simplesmente por amar?
Te ofendeste, Esaú
Por minha sinceridade,
Por te dizer a verdade,
Simplesmente por te amar?





Hermes Fernandes é um dos mentores desta subversão aqui no Genizah

Preleção 1039297956191994004

Postar um comentário

  1. Hermes - concordo plenamente com você: "Se para a igreja primitiva, herói era quem morria pela causa do Reino, para a igreja contemporânea, herói é quem alcança sucesso em seu ministério". - e você acrescenta: "...se dobraram ao esquema iurdiano. É o que dá certo! Amuletos, correntes, pedidos levados para o monte (já que levá-los pra Israel fica muito caro), e sacrifícios, muitos sacrifícios para alimentar a máquina" - Só acho que não há grande sintonia entre esse post e o VERDADE DA IGREJA DA HISTÓRIA - "Eu, na minha ignorância, pergunto: "Que raio de qualidade é essa que não leva à quantidade?". Não me venham com essa treta!" - Se a quantidade for paradigma - realmente os ABENÇOADOS são os Terra Novas com seus aviões, os Silas Malafaias... Quer nos gostemos ou não - a Verdade nunca vai ser amada nesse mundo como é a mentira. E todo "evangelho" moldado as ambições humanas crescerá muito mais do que o verdadeiro evangelho que ofende o homem, e depende tão somente do chamado eficaz do Espírito.
    Afinal de contas temos que nos decidir: "Quem são nossos novos heróis? Não são mais os mártires, e sim os que cruzam nossos céus em suas próprias aeronaves. Os que constróem suntuosas catedrais. Os que se tornam políticos de grande influência. Os que ostentam jóias, penduricalhos revestidos de ouro, ternos Armani, sapatos de cromo alemão, etc." ?????????

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente concordo em Gênero, número e grau. Acho que caberia ainda muitos outros "istas" aí!!

    ResponderExcluir
  3. BOMDIMAIS!

    Mas um assim peitando tinha que sair numa quinta-feira ou numa terça! Dias CHEIOS!

    Parabens!

    Agora tenho uma NOMECLATURA para usar kkkk!

    ResponderExcluir
  4. No período em que ditaduras militares assolaram a América Latina, a Igreja Protestante em sua omissão em ser sal e luz, foi a responsável pelo altar, que deveria ser ocupado por DEUS, ter sido ocupado pelos líderes da revolução como Che e Fidel.

    Os líderes da igreja atual perceberam a grandiosidade de um Che e de um Fidel, e resolveram subir no altar, apagar a luz, jogar o sal no mar e cobrar ingresso para receber adoração.

    É o que acontece toda vez que eles fazem o apelo nos programas televisivos que apresentam, se o adorador não pagar, como vai poder ver o pastor para o adorar.

    ResponderExcluir
  5. Imagine a reunião dessa ‘santíssima trindade’: Terra Nova + Macedo + Hernandes. Qual seria o resultado desta equação? Quem seria o subproduto? O quase anti-cristo, mas com certeza um monstro totalmente anti-evangelho, mas totalmente a favor de fabulas e mandingas diabolicas disfarçadas em santas.

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz.
    Parabéns pelo artigo e o poema.
    Postei em meu Blog. Claro, citando a fonte.

    Obrigado! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Quanto mais eu leio o Genizah, mais eu me entristeço (no sentido de ver para onde caminha a humanidade, parafraseando Lulu Santos)!
    Ser confrontado com a Verdade mexe com o centro do ser humano: O EU. O "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gl. 2.20) está ultrapassado. Quanto mais "EU" estiver no centro, melhor. Então é mais fácil continuar se adorando e encontrar no neopentecostalismo o fundamento perfeito (e que cai como uma luva) para acomodar o egocentrismo que há muito domina o homem.

    ResponderExcluir
  8. O poema é um mote para um excelente sermão devocional. É só retirar do contexto do post, que ele serve para todos aqueles que se afastaram do Caminho. Eu considerei também essa perspectiva e confesso que me emocionei.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,

    Apesar de até rir com muita coisa desse blog, não concordo com a idéia de impor uma espécie de "padrão glogo de qualidade do evangelho" como se isso fosse algo fácil!

    Criticar e denunciar acho válido, mas sou contra qualquer radicalismo e tentativa de cercear qualquer manifestação religiosa ou filosófica que seja.

    Se a pessoa se julga estar dentro de um evangelho pleno e superior ao pregado pelos Bispos, apóstolos, papas...então que vá a campo demonstrar isso por meio de obras da fé e não por palavras apenas. Quer acabar com a IURD, IMPD, IIGD, g12.....facil, só fazer o que Jesus fazia, dar assistência a necessidade das pessoas desfalecidas, garanto com toda a certeza que não só essas igrejas cairiam como as demais religiões. Falar que crê em Jesus é muito fácil, dificil é assumir essa crença!

    Vc crê em Jesus? Acha que está seguindo o evangelho de verdade? Então é só cumprir o que está no evangelho:

    Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12

    Faze isto e garanto que os neo petencostais se dobram ao evangelho.

    Abraços! Ricardo - rj.dist@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Queridos...cada dia fico mais arrepiado,sodoma e gomorra ta mais proximo do que imaginamos,e lã não tinha so sexo não como muitos pensam, mas era corrupçao geral....em tudo mesmo...mas como disse o proprio dono da Igreja Jesus Cristo...são os principios das dores, tem mais pra vir...aguardem...eu so peço a graça e a misericordia de Deus pra me manter de pé...e deixar essas sandices passarem de lado. eu só sei de uma coisa,se o céu é grande o inferno também é...e cada um escolha seu caminho,a palavra de Deus ta ai, não muda nem caduca,segue quem quer...Jesus é o mesmo, a Biblia é a nossa bussula...no mais é só aguardar...parabéns ao autor do texto, disse tudo e algo mais, gosto de ver assim, falar sem temer a verdade, Jesus é a nossa verdade...isso nos basta.

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus! Onde foi parar o Evangelho.
    A palavra e esta: BOICOTAR.

    Aloisio Cim

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Sres!!!

    ide e pregai o evangelho a toda criatura, isso é o que importa. A palavra de Deus nos ensina assim...

    Olha, até gosto do que li, mas creio que vc exagerou um pouco. O Sr. Jesus, esta tratando e curando em muitos desses encontros que vc cita tão tristemente, acho que vc esta sendo enganado por algo que ouviu falar.. Na verdade não entendo como lavagem cerebral, mas sim, como um grande e tremendo mover de Deus. É demais. Deus é fiel e se faz presente na vida daqueles que o buscam de coração.

    Por favor, antes de falar mal, reavalie, busque, passe, viva... Temos que viver o que esta voltado para Deus.

    Que a graça e o discernimento de Deus seja sobre sua vida.

    Deixo a palavra que o irmão acima deixou...

    Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12

    Atenciosamente, J. Regina Moreira.

    ResponderExcluir
  13. A visão do autor sobre a IURD é incorreta. Não depositamos nossa fé em amuletos. O nosso foco é o Batismo com o Espírito Santo. Inclusive as reuniões de libertação, às terças e sextas, onde eram trabalhados objetos, estão em segundo plano, e as reuniões de quarta e de domingo é são prioridade.

    ResponderExcluir
  14. VAI UM PREGADOR AÍ?
    ACEITO CONVITE PARA PREGAR.
    SERÁ QUE ALGUÉM VAI TER CORAGEM DE ME CONVIDAR PARA PREGAR?

    Não cobro cachê, pois recebi de graça e de graça dou (Mt.10:8).
    Não exijo passagem de avião, hotel cinco estrelas, e outras mordomias.
    Não gosto de chegar ao templo já quase na hora de pregar para não chamar a atenção para mim.
    Não levo Dvds, Cd's e livros para vender no púlpito.
    Não minto para o povo dizendo que estou vendo anjos, serafins e bola de fogo no templo.
    Não mando o povo levantar a mão e dizer glória ou olhar no olho de seu irmão e dizer que o ama.
    Não imito língua estranha de outro pregador.
    Não prego sermões repetidos e nem de outros pregadores.
    Não faço ameaças no púlpito e não lanço maldição sobre ninguém.
    Não faço parte de agência de pregadores.
    Não bajulo o pastor que me convidou para ser convidado novamente.
    Não dou ordens aos anjos.
    Não declaro, não determino.
    Não faço atos proféticos
    Não xingo meus irmãos tradicionais que não creem na atualidade dos dons espirituais.
    Não luto caratê no púlpito, não dou soco no ar, não pulo, não rodopio.
    Não fico enchendo lingüiça na hora da mensagem falando em língua sem interpretação.
    Não conto piadas no púlpito (aliás nem em outro lugar).

    Não tenho como mentores espirituais homens como: Benny Hin, Morris Cerullo, Kenneth Hagin, R.R. Soares, Edir Macedo, Robson Rodovalho, Rene Terra Nova, Estevam e Sonia Hernandes, Valnice Milhomens, Fadi Faradi, Mike Murdock, Silas Malafaia, Marco Feliciano.

    Quando me convidam para pregar, oro, leio e estudo a Bíblia, consulto comentários, faço exegese do texto, peço a direção do Espírito Santo, prego com sinceridade e dou toda glória a Jesus.

    Prego o Evangelho que Jesus e Paulo pregou.

    Será que alguém vai ter coragem de me convidar para pregar?

    Se ninguém me convidar não tem problema, vou continuar sendo um cristão que ama a Plavra de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Danilo Apesar ter gostado do post e das referencias usada por você não entendi o fato do nome do Ap Miguel Angelo Ferreira que é um cara que se achar o tal por ser um dos unicos que pregam a graça, é um pregador reformado não entendi msm o fato de ele estar listado entre esses outros lideres e também como alguém que cedeu. Não sou membro da igreja dele mas meus amigos que lá vão e os cultos que assisto dele o cara é um ferrenho denunciante e critico desse sistema doido que vemos no meio da cristandade rs podem falar do Dr miguel angelo mas não por isso rs grande abraço a tds

    ResponderExcluir
  16. Gostei mt do seu poema... diz td.

    ResponderExcluir
  17. Bom meu amigo, concord com tudo que você disse, você só deve tomar um pouco de cuidado, porque existem Pastores que praticam as doutrinas do G12 e que não são ligados ao Terra nova simplismente por tudo isso que você mesmo disse...meu Pastor é um desses, procure um pouco a respeito dele..Pr. Danilo Figueira ai vai o site da igreja www.comcrist.org
    Concordo com você mas procure ter mais informações a respeito, não olhe só para o Pr Terra Nova...sou de uma igreja que segue o modelo G12 mas não aderiu a muita das coisas as quais o Terra Nova defende...temos encontros, e não tem nada de lavagem cerebral, la eles ministram ao coração das pessoas a verdade da palavra de Deus em Cristo..sei porque ja fiz parte de um desses encontros....por causa do erro do Terra nova muitos que seguem o mesmo modelo e são sérios são criticados drasticamente, e na maioria das vezes essas criticas são precipitadas, então meu querido cuidado com oque você fala...você tem razão em falar essas coisas, mas você esta errado em generalizar, muitos dos pastores que ederiram esse modelo, quando virão a linha em que o Terra Nova entrou sairam fora, mas continuam trabalhando com celulas e com encontros, são só instrumentos e meios pra se ganhar vidas...tente buscar mais conhecimento a respeito antes de falar a respeito, porque oque eu aprendo e vejo na igreja que eu congrego não é nada disso que você diz aqui, pelo contrario, os pastores daqui são sérios e compromissados com Deus, assista a alguma palavra do Pr. Danilo ou de algum dos pastores do site que passei pra você e tire suas próprias conclusões.
    Deus Abençoe

    ResponderExcluir
  18. Realmente o Miguel Angelo não faz o que essa turma faz, ao contrário, ele senta a lenha bem firme contra os ritos de montes, jejuns, campanhas, fitinhas, untadas, redinhas e tantas outras cafajestadas gospels. Contudo, só um probleminha, é que ele trocou a mulher de 50 por duas, opss, uma de 25 aninhos. É a sindrome da troca do carro usado por um zero km.

    ResponderExcluir
  19. Detalhe importante: Francisco de Assis não desafiou o papado, ele, sob orientação direta de Deus que ordenou: "reconstrói a minha igreja", deu um novo impulso a espiritualidade de sua época com o movimento franciscano, que, mesmo já quando era vivo e sob influência de Frei Elias, começava a se afastar da proposta original devido ao rápido crescimento, como demonstrado no Capítulo das Cabanas.
    São Francisco de Assis é um daqueles homens únicos com quem Deus abençoou este planeta, e agora deve fazer parte da igreja triunfante.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, muuuuito bom! O poema, então, perfeito!

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Esaú (de verdade)....
    Prometo que nunca mais faço isso...
    Falando nisso... to com uma fome

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item