681818171876702
Loading...

A igreja precisa de líderes intelectuais



Por Vitor Pereira



O período histórico em que a Igreja Cristã se mostrou mais saudável, sem dúvidas, foi o período registrado no livro de Atos e, justamente por isso, é desse período que devemos buscar o modelo de Igreja mais apropriado. Mas ao compararmos as práticas dessa Igreja de 2000 anos atrás com a Igreja contemporânea, a diferença é gritante. A Igreja se preocupa muito no porquê de não alcançarmos os mesmos resultados da Igreja de Atos, mas nossa preocupação deveria ser menos em atingir os mesmos resultados da Igreja de Atos e mais com o modelo de Igreja que agrada a Deus, o modelo que Atos nos ensina. Não devemos focar nossa atenção no fim, mas sim no meio.

Os capítulos 17, 18 e 19 do livro de Atos revelam um principio declaradamente ignorado nos nossos dias – a importância de liderança intelectual na Igreja. O grande responsável pela expansão do Cristianismo naqueles dias, o Apóstolo Paulo era uma referência não só espiritual, mas também intelectual. Enquanto nós tendemos a mistificar por demais a pregação das boas novas, vemos que Paulo usava de toda sua habilidade intelectual para, literalmente, persuadir as pessoas a crerem em Jesus Cristo (At 17.4). Porque não deveríamos fazer o mesmo?

Paulo era um homem altamente intelectual que não perdia uma oportunidade de arrazoar com os gentios acerca das Escrituras (At 17.1) ou de enfrentar com argumentos, os filósofos da época (At 17.18), inclusive citando poetas pagãos por pelo menos três vezes em seus escritos (At 17.28, 1Co15.33, Tt 1.12) e ainda ensinando na Escola de Filosofia de Tirano (At 19.9). Outro que merece menção por sua habilidade de persuasão e oratória é Apolo que usava de suas habilidades naturais para convencer os judeus, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus (At 18.28). Em cinco ocasiões, apenas nesses três capítulos de Atos, são usadas as palavras persuadir (At 17.4, 18.4, 19.8), convencer (At 18.28) e arrazoar (At 17.2). Tais palavras se referem essencialmente ao uso do intelecto.

É notória a diferença entre como a Igreja de Atos encarava a importância do intelecto e como nós hoje a encaramos. Hoje, talvez a maioria dos pastores não tenha sequer treinamento teológico. Filosófico então nem se fala. Por isso a Igreja é presa fácil para a influência do pensamento secular. Enquanto os futuros líderes e influenciadores dos valores da nação, sejam estes advogados, psicólogos, cientistas, médicos, filósofos estudam no mínimo quatro anos para tirar um diploma de bacharel. Nossos pastores desprezam o valor do estudo em seus ministérios, muitos nem sequer buscam instrução teológica, quanto mais de qualquer outra ciência.

Qual cristão é citado como fonte de informação quando se trata de história, filosofia, psicologia, sociologia ou política? A Igreja nunca vai influenciar positivamente a cultura enquanto desprezar o valor pensamento, que é o que realmente move a cultura. O sociólogo John G. Gager apontou que apesar de a Igreja primitiva ter sido um movimento minoritário que enfrentou o desprezo e marginalização cultural e intelectual, ela só manteve a unidade interna e o testemunho corajoso por causa do papel dos intelectuais e apologistas Cristãos da época. A Igreja sabia quem eram seus intelectuais e apologistas e isso dava confiança e força para eles enfrentaram a marginalização pelo resto da sociedade.

Hoje, a situação não é diferente, a Igreja Evangélica é ridicularizada pela sociedade, mas com a triste diferença que não temos uma liderança intelectual para nos apoiar. Se quisermos vencer devemos nos preparar para a batalha. Uma batalha que não é travada nas ruas, mas sim nas Universidades do país de onde saem os futuros lideres da nação. Enquanto o pensamento for reduto de Satanás, fica fácil de saber quem se sairá vencedor.


***


Fonte: Bereianos
Prática cristã 9036254595371462537

Postar um comentário

  1. Pois é, prezados. Enquanto houver em nosso meio a con$agração de pa$tore$ sem vocação alguma, apenas por meros intere$$es, a igreja brasileira continuará nesse estado lastimável... com ensinos profundos como uma bacia d'água... substanciosos como um envelope de "tang" diluído em uma piscina olímpica...
    Alessandro Cristian
    www.alessandrocristian.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. amen e amen..
    o inimigo se delicia no meio da ignorancia e falta de conhecimento..
    um homem de Deus que não conhece a história da igreja cristã desde os primórdios e não tem conhecimento e sabedoria da palavra de Deus poderá ser presa fácil das laçadas do inimigo..
    pergunte-me como alguem pode amar alguem que não conhece?? como pode falar de alguem que desconhece???
    ...... aqui onde vivo, em Portugal, tenho visto abrirem a cada esquina igrejas 'novas' dirigidas por brasileiros.. e.. é triste..
    se os portugueses eram conservadores com um cheirinho a idolatria.. agora.. que confusão..
    povo estranho este, lutam entre si desenfriadamente, determinados todos eles que são os verdadeiros, e é luta feia muitas vezes debaixo da presunção que são evangélicos, mas, deve ser o unico exercito que aponta arma entre si e se matam..
    Jesus bem avisou que uma casa dividida é a sua derrota..
    o inimigo anda mto. entretido nestes dias a semear seus enviados especiais entre o povo de Deus.. que Deus Pai tenha misericórdia de todos nós e levante homens escolhidos por ele cheios de sabedoria e unção em Cristo Jesus.. porque aqui os idolatras que veneram imagens cheirando a 'mofo' coroadas de ouro e prata, estão levantando dedos e se reindificando perante os mais fracos e perdidos levando mtos a se afastarem de evangélicos como se fossem o inimigo..
    e Jesus bem avisou de dias destes..
    seja dada glória a Deus
    abraço pra vc. Danillo na paz do Senhor

    ResponderExcluir
  3. Fala "Danilão", pode ficar a vontade pra publicar o que quiseres do meu Blog, vai ser uma honra.

    Parabéns pelo seu Blog, muito bom!

    Estou assistindo a Rede TV agora, programa do Pr. Silas Malafaia, não estou acreditando no que tô vendo: "Oferta voluntária de R$ 900,00" uma piada, já estou escrevendo algo no meu Blog sobre isso, acompanhe depois e comente.

    Grande abraço em Cristo

    Soli Limberger | BUSCAI o REINO
    http://buscaioreino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A Bíblia demonstra destacadamente a importância de haver "doutores" no corpo de Cristo, a igreja (Ef 4:11). Mas citar Paulo e Apolo dizendo que a força motriz da igreja primitiva eram os doutores é um pouco de exagero.

    Nem todos os pais da igreja primitiva eram doutores (I Cor 12:29), aliás entre os apóstolos eles configuram a minoria. A história da igreja mostra que durante o período onde ela foi conduzia exclusivamente por "doutores" se criou a maior parte de superstições e mitos que regem o catolicismo romano até os dias de hoje. Nos dias atuais podemos observar que as maiores heresias não vem de pessoas indoutas ou iletradas, mas de pessoas estudadas como o panteão de pregadores internacionais. A igreja de Pedro, João, Felipe e Estevão crescia por causa "da doutrina, da comunhão, do partir do pão e das orações contínuas" (Atos 2:42). Nada pode substituir o avanço proporcionado pelo poder e unção do Espírito. O próprio intelectual Paulo sabia disso não ousando tentar "persuadir" as pessoas com base na sabedoria humana (ICor 2:4-5) mas buscando alicerçar a fé dos crentes no Poder de Deus e não no intelecto.

    Claro que a razão tem importante papel na fé, mas ninguém pela razão enfrenta os leões ou as fornalhas se não pelo poder da comunhão com Deus. Não temos carência tanto de doutores, pois hoje qualquer um tem acesso ao conhecimento a distância de um clique. Temos carência sim de homens sem letras (Atos 4:13) mas que como Pedro e João sejam cheios de temor e convicção de sua fé a ponto de dizer "O que tenho isto te dou, em nome de Jesus..." (Atos 3:4-6).

    Doutores como Paulo, Apolo e mesmo Judas que batalhava pela fé (Judas v.3) são não somente desejáveis mais necessários e tem muito valor na obra do altíssimo. Mas lembremos como os primeiros apóstolos eram homens iletrados e nem por isso deixaram se levar pelo secularismo, pregando uma fé genuína.

    Precisamos sim é de mais temor de Deus e fé. Pois quando líderes pregam mentiras afirmando: "Assim diz o Senhor, quando Deus não concorda com o que dizem" (Jeremias 14:15) é porque não crêem no Deus que a tudo vê e que recompensa a cada um segundo suas obras!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o "espírito" do texto, mas não posso deixar de observar dois fatos.

    O primeiro deles é que não podemos ser extremistas: nem "canonizar" o pregador inteligente e com conhecimentos formais, nem "excomungar" o pastor mais modesto intelectualmente, digamos assim. Diploma não resolve nada, e muitas vezes até atrapalha. Vemos constantemente pregadores "com anel no dedo" ensinar heresias para a igreja e não sendo repreendidos por conta de seus títulos - acadêmicos - não eclesiásticos. Por outro lado, é necessário e salutar que haja pessoas com o devido preparo espiritual e intelectual para poder rebatê-los.

    A outra observação que faço é uma crítica ao exposto no penúltimo parágrafo do texto:

    "Qual cristão é citado como fonte de informação quando se trata de história, filosofia, psicologia, sociologia ou política?"

    Ora, certamente há cristãos competentes em todas as áreas do conhecimento humano. Um exemplo? O maior compositor da história da humanidade era um luterano: J.S. Bach, cuja musicografia conta quase exclusivamente com músicas sacras.

    Ainda sobre isto, tenho a dizer que, além de termos poucas "referências" cristãs - e isso é verdade mesmo - ainda não valorizamos as que temos. O escritor Julio Severo, por exemplo, autor do livro O Movimento Homossexual. Ele é um profeta, um pensador e um escritor. Entretanto, ao invés de receber o apoio maciço da cristandade, o que ele mais recebe é desprezo e zombarias, como aconteceu recentemente através da revista "Paganismo Hoje" (C. H.), que reproduziu entrevista com ele em tamanho tom de deboche e desprezo, que incitou a ira e a indignação de referências como Olavo de Carvalho, Uziel Santana, Pr Geremias do Couto e muitos outros.

    Então, precisamos parar e olhar as referências que já temos e valorizá-las.

    ResponderExcluir
  6. No Blog "Sobre fé e + um pouco", do irmão Cláudio Silva, ele escreveu estas sábias palavras, em seu banner de abertura do blog:

    "Jesus apagou meus pecados, não minha inteligência."

    É para ler e refletir.

    ResponderExcluir
  7. Quantas mesmices neste artigo. É claro que ter conhecimento é poder.

    Este site é muito bom. Os autores respeitam opiniões contrárias as suas (vide texto Deus Predestinou alguns para o Céu e outros para o Inferno?) desde que estas tenham fundamentos nas Escrituras. Porém, deve-se evitar com cuidado o paradoxo na divulgação da Verdade que liberta.

    Lembre-mos que homens de Deus "não serão forçados a fazer as coisas pelo constrangimento das circunstâncias; sua única compulsão virá do íntimo e do alto. Esses homens livres servirão a Deus e à humanidade através de motivações elevadas demais, para serem compreendidas pelo grande número 'de intelectuais'... Esse homens jamais tomarão decisões motivados pelo medo, não seguirão nenhum caminho impulsionados pelo desejo de agradar, não ministrarão por causa de condições financeiras, jamais realizarão qualquer ato religioso por simples costume; nem permitirão a si mesmos serem influenciados pelo amor à publicidade ou pelo desejo por boa reputação."

    Enfim, homens de Deus importa-se em agradar e dar obediência a Deus; prestar contas a Ele.

    Shalom.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item