681818171876702
Loading...

Um Templo ou um Teatro?



Charles H. Spurgeon

Trecho do sermão pregado na manhã do dia do Senhor de 7 de outubro de 1888,
no Metropolitan Tabernacle, Newington, Inglaterra.


Os homens parecem nos dizer: "Não há qualquer utilidade em seguirmos o velho método, arrebatando um aqui e outro ali da grande multidão. Queremos um método mais eficaz. Esperar até que as pessoas sejam nascidas de novo e se tornem seguidores de Cristo é um processo demorado. Vamos abolir a separação que existe entre os regenerados e os não-regenerados. Venham à igreja, todos vocês, convertidos ou não-convertidos. Vocês têm bons desejos e boas resoluções: isto é suficiente; não se preocupem com mais nada. É verdade que vocês não crêem no evangelho, mas nós também não cremos nele. Se vocês crêem em alguma coisa, venham. Se vocês não crêem em nada, não se preocupem; a 'dúvida sincera' de vocês é muito melhor do que a fé".

Talvez o leitor diga: "Mas ninguém fala desta maneira".

É provável que eles não usem esta linguagem, porem este é o verdadeiro significado do cristianismo de nossos dias. Esta é a tendência de nossa época. Posso justificar a afirmação abrangente que acabei de fazer, utilizando a atitude de certos pastores que estão traindo astuciosamente nosso sagrado evangelho sob o pretexto de adaptá-lo a esta época progressista.

O novo método consiste em incorporar o mundo à igreja e, deste modo, incluir grandes áreas em seus limites. Por meio de apresentações dramatizadas, os pastores fazem com que as casas de oração se assemelhem a teatros; transformam o culto em shows musicais e os sermões, em arengas políticas ou ensaios filosóficos. Na verdade, eles transformam o templo em teatro e os servos de Deus, em atores cujo objetivo é entreter os homens. Não é verdade que o Dia do Senhor está se tornando, cada vez mais, um dia de recreação e de ociosidade; e a Casa do Senhor, um templo pagão cheio de ídolos ou um clube social onde existe mais entusiasmo por divertimento do que o zelo de Deus?

Ai de mim! Os limites estão destruídos, e as paredes, arrasadas; e para muitas pessoas não existe igreja nenhuma, exceto aquela que é uma parte do mundo; e nenhum Deus, exceto aquela força desconhecida por meio da qual operam as forças da natureza. Não me demorarei mais falando a respeito desta proposta tão deplorável.


***

Fontes:
Vi tradução em Palavra Prudente
Vi a integra do sermão em inglês e os créditos e data em Surgeon.org




Protestantismo 7813568851849055123

Postar um comentário

  1. Texto datado de 1.888? Parece que foi escrito ontem à noite =)

    ResponderExcluir
  2. Prezamado Danilo,

    A Paz do Senhor!

    Triste!

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  3. Prezamado Danilo,

    A Paz do Senhor!

    Triste!

    O Senhor nos ajude!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  4. Puxa! Justamente! Estava pensando nisso, quando no último sábado (04/07/2009) assisti a "homenagem ao artista" de Raul Gil com Lázaro no programa. Comecei a me preocupar.
    As pessoas não mais fazem o apelo:
    " Aceite a Jesus como seu SENHOR e Salvador".
    "Necessário vos é NASCER de novo" ou coisa assim.
    Pelo contrário, todos são chamados de irmãos, todos são considerados remidos, todos são tidos como santos! Isso é trágico!
    Ora, se não dissermos para o povo que eles estão: "irremediavelmente perdidos" sem uma transformação de vida que Jesus pode dar, como eles irão procurar a salvação?
    É o mesmo que dizer a um paciente cardíaco que ele pode comer gordura de picanha todo dia que não lhe fará mal algum!

    Que se criem "artistas" para produzir música ou ensino para os crentes, eu até nem sou contra. Mas desde que sejam músicas e ensinamentos de qualidades e de verdade.
    Ora, se eles pregam a si mesmos, como fazendo a obra de Deus, pregue a verdade de Deus e anuncie que sem arrependimento e verdadeira conversão os homens estão irremediavelmente perdidos!

    O profeta Jeremias já alertou sobre falsos profetas que "curavam falsamente a ferida do povo dizendo paz quando não há paz" (Jr. 6:14). E Ezequiel afirmou que somos "atalaias" para dar alerta ao povo sobre a espada(Ez. 33:1-7). Se o povo não for avisado que seus pecados trarão a espada e morte, irão enganados para a condenação.

    Como o povo pode estar de consciência tranqüila ensinando o pecador que está tudo bem, quando ele precisa de salvação, somente com o objetivo de ganhar mais um fã?!?

    ResponderExcluir
  5. "É verdade que vocês não crêem no evangelho, mas nós também não cremos nele." Triste afirmação.

    Lotam as igrejas, apresentam todo o espetáculo debaixo desta triste afirmação.

    Um evangelho que não dá fama, que não traz riquezas, não dá carro novo, casa nova, bens materiais, casamento rico, etc é um evangelho descartado, rasgado, jogado fora, sem sequer ter sido usado.

    ResponderExcluir
  6. Lembro de uma frase que ouvi assim: "A igreja tem que se contemporizar com o mundo", contemporizar( é acomodar-se ao tempo, ou seja, ou a igreja se molde ou ela fica vazia, pois a exigência das pessoas exigem isso... Se Charles H. Spurgeon pudesse ver o que está acontecendo hoje ele de certo diria "profetizei". O interessante é a data desse texto 1888...mais de 100 anos depois e parece que ele está vendo a igreja nos dias atuais!
    Lamentável!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item