Pau que nasce torto...
Por Pastor Edmilson
Acho interessante a forma como José tratou seus irmãos ao reencontrá-los no Egito após passar por “poucas e boas” e por fim se tornar governador. Há quem acredite que José estava se vingando de tudo o que eles haviam feito. Eu não penso assim. Acredito que José submeteu-os a uma série de testes para saber se algo havia mudado no caráter daqueles homens.
Da última vez em que haviam se visto, aqueles homens o trataram com crueldade. Eles tinham inveja do amor que Jacó, seu pai, tinha por ele, e deixaram que esta inveja os transformasse em pessoas más. Eles haviam jogado José numa cova e depois o venderam a alguns mercadores de escravos. Eles sabiam muito bem o que seria a vida de José como escravo. Sabiam que o irmão seria levado a uma feira onde seria oferecido como se fosse um cavalo. Uma vez como escravo, José trabalharia quantas horas seu dono desejasse e sem pagamento. A vida de um escravo costumava durar pouco. E, mesmo assim, eles o venderam como escravo.
Mas, o tempo passou e, com a ajuda de Deus, José deu a volta por cima e “venceu na vida”. E agora lá estavam seus irmãos diante dele se prostrando, como Deus havia dito que aconteceria, e suplicando que José lhes vendesse comida. José precisava saber, será que eles haviam mudado?
Após submetê-los às mais diversas situações, José pode ver que:
Eles não tinham inveja do amor que Jacó agora tinha por Benjamin, seu irmão mais novo (Gn 44.30,31);
Eles não acharam ruim o fato de José ter dado a Benjamin o lugar de honra no banquete (Gn 43.34);
Eles sentiam profunda tristeza pelo que haviam feito (Gn 42.21,22);
E, finalmente, longe te tentar contra a vida de Benjamin, eles seriam capazes de dar suas vidas pelo filho que seu pai mais amava (Gn 44.33).
José não teve dúvidas, eles haviam mudado.
Muitas vezes, olhamos para as pessoas com o conceito que criamos por aquilo que elas fazerem a muito tempo atrás. Continuamos vendo estas pessoas com os mesmos olhos e nos esquecemos que todos fazem coisas que mais tarde vêm a se arrepender. É isso ai. Quem não deu suas cabeçadas na vida? Mas, graças a Deus, as pessoas podem mudar!
Os que acreditam no poder e nos caminhos de Deus para transformar as pessoas dizem com o profeta Isaias:
“o que está torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará” – Is 40.4
"Porque para Deus nada é impossível". Lucas 1:37
ResponderExcluirNão existe pessoa que não possa ser restaurada e nem pau que nasceu torto que não se endireite quando Jesus começa a agir nessa vida.
Sem dúvida, Danilo, esta é a beleza da palavra de Deus, ..., ser convidado a enxergar aquilo que já está descrito ali há tempos, sem no entanto, tê-lo percebido com os próprios olhos! É a beleza da vida cristã, compartilhar a palavra de Deus, viva e eficaz.
ResponderExcluirSomente uma maior aproximação dEle pode nos tornar mais perceptivos a sua palavra, ..., quanto a mim permaneço neste eterna busca por aproximar-se mais e mais...
Excelente escolha de texto para publicar, Danilo...
Meus parabéns ao autor...
Ops. irmão Danilo se vc viu o q postei(NO MEU BLOG) me perdoa,foi um 'ato falho' meu.Isso acontece muito comigo,trocar nomes,sabe.NA VERDADE EU QUERIA DIZER Q AMEI O NOME DO TEU BLOG,QUE TEM UM SIGNIFICADO MUITO PROFUNDO,MESMO!
ResponderExcluirVALEU E DESCULPA AI DE NOVO
“Pau que nasce torto, morre torto” é ditado de quem não acredita no poder de Deus para lapidar as pessoas.
ResponderExcluirVALEU QUE BELA POSTAGEM,MAIS DO QUE ISSO PALAVRA COM SUSBTANCIA HEIM?JESUS CONTINUE USANDO VC E TODOS AQUELES QUE CONTRIBUEM COM TUE BLOG.
PARABÉNS PRA VC E QUE
DEUS SEJA LOUVADO
Danilo, meu querido, muito obrigado. Deus te abençoe. Abração.
ResponderExcluirE para os pobres de espirito e contrito de coração jesus cristo o salvador!!! para os pau que nasce torto JESUS CRISTO o remissor o carpinteiro de nazaré assim depois de passar pela as mãos do MESTRE as cinzas não sera torta !!!
ResponderExcluirJosé é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à Fonte: seus galhos se estendem sobre os muros.(Gen 49:22).
ResponderExcluirBendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor pois ele é como arvoré plantada junto as águas que estende as raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, as suas folhas ficam verdes e no ano de sequidão não se pertuba nem deixa de dar o seu fruto(Jeremias 17:7-8) Esse era José, alguém plantado junto as aguas, junto a fonte. Tal pessoa é capaz de não apenas de se manter no frescor da vida, como tambem de promover a mudança dos seus a sua volta. Amei irmão! seu blog é muitíssimo interessante,adorei os posts, será minha leitura diária. Paz!
Eu sempre falo que JESUS é o maior reciclador que existe, não importa quem Ele pegue e o quão estragado esteja, JESUS faz novas todas as coisas, transforma completamente aquele ser em uma nova criatura.
ResponderExcluir