Evitando o King Kong no púlpito...
http://genizah-virtual.blogspot.com/2009/07/evitando-o-king-kong-no-pulpito.html
Coisas para se evitar se você for chamado ao altar para dar seu testemunho, orar, pregar, louvar, etc. (parece obvio, a gente vê cada coisa que é sempre bom lembrar):
Vamos parar com este negócio de pedir para os irmãos gritarem amém bem alto só porque quando você deu a Paz do Senhor disseram amém bem baixinho. Saiba que ninguém tem a obrigação de responder a saudação do (a) irmão (ã).
Ao usar o microfone não grite excessivamente, isso incomoda os ouvintes. Som alto aos berros não é sinônimo de unção. O microfone serve para o que mesmo?
Muito cuidado ao usar as mãos e os dedos no púlpito, às vezes você pode estar fazendo um gesto obsceno sem perceber.
Quanto a expressão do rosto... Você não precisa fazer aquelas caretas horrendas só para mostrar espiritualidade. Cara feia costuma refletir outra coisa menos espiritualidade.
Não dê Glórias a Deus e Aleluia em momentos impróprios, por exemplo, alguém no púlpito diz que um certo irmão foi atropelado e está todo arrebentado, aí aparece algum imbecil e grita bem alto "Glória a Deus" " Aleluia". Não se esqueçam que "Aleluia" quer dizer: "Louvai ao Senhor".
Evite a falsa espiritualidade e a falsa santidade. Isso é uma forma de mentira. E Jesus disse que o pai da mentira é o diabo.
Se você foi chamado para louvar, louve. Se foi chamado para pregar, pregue, e se foi para dar apenas uma saudação, dê apenas uma saudação. Pois muitos são chamados para louvar e acabam pregando também. E muitos são chamados apenas para dar uma breve saudação (o ideal é 5 minutos) e acabam louvando também. E tem aqueles músicos que pedem para louvar ao Senhor com um hino e acabam louvando com uns 5 ou 6 hinos. Isso é brincar com o bom senso dos irmãos e a cordialidade do pastor local.
O seu tratamento com a Bíblia no púlpito e fora dele reflete o seu tratamento com o Deus da Bíblia, por isso evite bater na Bíblia, bater com a Bíblia e evite também jogá-la como se fosse um objeto qualquer.
Se Deus não mandou falar nada, cala a boca, não invente profecias, assim, elas viram profetadas, não é?
Se for pregar, evite ficar andando para lá e para cá, ninguém quer ficar parecendo que está assistindo uma partida de ping-pong.
Evite deixar o celular ligado na hora do culto. Saiba que Jesus não vai ligar para você e muito menos um anjo.
Por fim, saiba que a congregação não tem a obrigação de fazer tudo o que você manda eles fazerem, por exemplo, "Olha para o irmão que está ao seu lado e diga...".
E ai, alguma outra recomendação?
Se Deus não mandou falar nada, cala a boca, não invente profecias, assim, elas viram profetadas, não é?
Se for pregar, evite ficar andando para lá e para cá, ninguém quer ficar parecendo que está assistindo uma partida de ping-pong.
Evite deixar o celular ligado na hora do culto. Saiba que Jesus não vai ligar para você e muito menos um anjo.
Por fim, saiba que a congregação não tem a obrigação de fazer tudo o que você manda eles fazerem, por exemplo, "Olha para o irmão que está ao seu lado e diga...".
E ai, alguma outra recomendação?
***
E não olhe diretamente pra cara de um irmão enquanto prega, é muito desconcertante...
ResponderExcluirE tambem não fale frases do tipo "Não é fulano?" ou "Tá certo sicrano" ou "Está me ouvindo beltrano?"... Pode ter certeza que deppois do culto Fulano,Sicrano e Beltrano vão te chamar pro papinho...
Outras recomendações - não brinque de senta
ResponderExcluir/levanta:vamos ficar em pé...os irmãos podem se assentar...agora vamos ficar em pé...
- Tente lembrar que a Igreja também é frequentada por portadores de deficiências: aplauda o Senhor e estenda suas mãos para receber a bênção(o irmão maneta acha que não pode receber), não fique sentado no seu lugar, dance na presença do Senhor (o paraplégico acha que não honra o Senhor),Deus quer ouvir a sua voz erguendo um clamor bem alto (e o mudinho?)
+1. Evitar o contato direto dos lábios com o microfone, e muito menos cuspir no pobre coitado... aliás, pobre de quem tiver que tomá-lo na sequencia, ainda mais com essa onde de GRIPE PORCINA (nada a ver com aquela do Roque Santeiro!)
ResponderExcluir+2. Púlpito não é lugar de "streptease"... começou de paletó, termine com ele... ninguém suporta camisa de pregador molhada grudando no corpo... Ainda por cima se for daqueles que adoram abraçar!!!
Vou deixar espaço para os demais para não ser mal educado...
Abraços!
Em Cristo,
Robson Silva
Prossigo para o Alvo... Fp 3:14
Não peça pra IGREJA TODA fazer a leitura de algum texto de sua escolha, afinal, quantas traduções bíblicas diferentes devem haver numa igreja grande? Se ouvirá só um balbúrdio incompreensível, e nada do texto sugerido.
ResponderExcluirabrass!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirRi tanto que chorei. E olha que eu disse a mim mesma, que estou com tanto sono, que não dava mais para entrar no Genizah, mas parece que ele faz parte de mim.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ainda bem que não apareceu nenhum "ungido" dizendo:"Da dois saltos mortais para tras e mais um para a frente, carpado".
ResponderExcluirhahaha
ResponderExcluirMuito bom esse post Danilo!Recomendei o seu blog!
Tem aquela coisa de pedir a participação dos irmãos no meio da pregação, esperando que deem a respsota que se espera... daí, ninguem responde o esperado, e fica o interminável: "alguem mais, alguem mais?". Eu já fiz isso, e ouvindo depois a gravação, senti vergonha de mim mesmo!
ResponderExcluirHUahuahuhauhauhauhaa
Alguém já ouviu algo na introdução de uma mensagem como :"Eu de mim mesmo não tenho nada....." E vai por aí. Dá até para imaginar que não tem nada prepardo mesmo! Pode se esperar alguma coisa? Devemos ter cuidado com certas expressões.
ResponderExcluirDanilo que Deus continue abençoando tua vida. Ótimo post.
Samuel.
Tem aqueles que começam assim: trago um abraço do meu Pastor fulano de tal, muito me honrra estar nesta congregaçõa pela centésima vez,essa congregação,blá,blá,blá e da-lhe rasgação de seda ,ai diz; ... sem mais delongas ....vamos abrir a bíblia .....é pacabá mesmo
ResponderExcluirTem coisa que é pra acabar com o culto.
ResponderExcluirUma vez um irmão falou assim: Tem gente que mete o bambu na mulher de Jó.
Que tipo de linguagem é essa? Deu vontade de bater na figura, outro disse que serviu o exercito uma porrada de tempo.Tem gente que tem que voltar pra escola.....primaria
Só não concordo com essa parte "O seu tratamento com a Bíblia no púlpito e fora dele reflete o seu tratamento com o Deus da Bíblia",acho que é forçar demais tentar nivelar isso com o tratamento com Deus, se for assim se eu trocar de Bíblia eu estou trocando de Deus também?
ResponderExcluirSe nao olhar para o rosto do irmão quando estiver pregando, vou olhar pra onde, pro pé? Ou tenho que pregar olhando pro teto da igreja! A gente escuta e le cada bobagem hein...
ResponderExcluirOutra cosinha... por favor qnd forem orar por alguém, que não fiquem pondo as mãos na kbeça da pessoa, tentando derrubá-la no chão... tem pastor q gosta tanto desse cai-cai q ñ para de orar po vc enquanto vc ñ cai... espiritualidade ñ tem nada a ver com vc estar caindo no chão.. :-)
ResponderExcluirOlha quando Deus quer usar ele usa da maneira que Ele quiser, quem somos nós para questionar a forma que Deus quer agir? No culto o que é prioridade? Agradar o público ou adorar a Deus?
ResponderExcluirClaro que o bom senso existe e deve ser usado mas em certas declarações acima, francamente...
A bíblia é um objeto, um livro, quando Jesus voltar quem vai subir é a bíblia ou o cristão fiel?