681818171876702
Loading...

A MINHA ESPERANÇA PROTESTANTE

Antonio Carlos Costa


A presença de cristãos protestantes no nosso país me enche de esperança. Tenho motivos de sobra para isso. O verdadeiro protestante é um homem da Bíblia. E o contato com esse livro faz o ser humano sonhar e ansiar por se livrar de qualquer espécie de algema que o prenda. O cristianismo remete quem compreendeu e abraçou sua mensagem para a luta em favor da justiça. Nesse sentido, o movimento protestante é a vertente da fé cristã que melhor soube encarnar a essência do evangelho.

A história mostra que por onde o protestantismo passou (especialmente o calvinista), com raríssimas exceções, houve avanços em todas às áreas da vida. Na área da educação os protestantes erradicaram o analfabetismo, fundaram colégios e universidades. As universidades de Yale, Harvard e Princeton, por exemplo, foram fundadas por protestantes calvinistas. Na política os encontramos entre os maiores defensores de governos democráticos, edificados sobre leis justas e de espírito republicano. Mesmo um homem como Rousseau foi levado a reconhecer este fato ao falar sobre a vida do maior teólogo protestante, João Calvino: "Enquanto o amor à pátria e à liberdade não for extinto entre nós, jamais a memória deste grande homem cessará de ser uma bênção". Basta olhar para a história da Holanda, Inglaterra e Estados Unidos para comprovarmos o fato indiscutível de que essa fé tem produzido liberdade e defesa dos direitos humanos. No campo das artes embelezaram a vida com as composições de Bach e os quadros de Rembrandt. No campo da ciência fundaram a Royal Society de Londres e dominaram a Academie des Scienses parisiense durante o período de 1666 a 1883. Sucessivas pesquisas mostram que tanto as ciências físicas quanto as biológicas eram dominadas por calvinistas durante os séculos 16 e 17.

Não me envergonho de dizer que parte da minha esperança quanto ao futuro do Brasil, reside nesse crescimento de igrejas protestantes em todas as nossas cidades.

Se o protestantismo histórico brasileiro for mais fiel às suas origens, os milhares de pentecostais conhecerem o que houve no século 16 mediante o trabalho de Martinho Lutero e João Calvino, com a graça de Deus a probabilidade é grande de espantosas mudanças sociais ocorrerem no Brasil.


***
Antonio Carlos Costa é pastor da Igreja Presbiteriana da Barra e presidente do Rio de Paz.
Protestantismo 5239508437041401020

Postar um comentário

  1. Me considero protestante por protestar sempre contra tudo o que é mentira, injustiça, protestar contra tudo aquilo que não se chama DEUS, protestar contra tudo que não vem de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. A uma distancia de anos luz do protestantismo da reforma e das evangélicas mais que cresse no Brasil. Eu não acredito na transformação social pela interferência da igreja, ao menos na condição moral do povo, fé é individual e se ate mesmo os trigos são extremamente falhos imagine os joios, que já estão corrompidos. Será que sou eu que sou pessimista demais ou os outros que são otimistas demais. Eu queria a possibilidade de um meio termo.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim é uma honra receber a sua visita no meu blog a qual fiquei muito feliz ! estou seguindo vcs com maior honra, pois já percebi a qualidade do blog, muito bacana mesmo com conteúdo da verdadeira essência do Cristianismo, estarei divulgando o blog! abraço e obrigada pelo carinho.
    Kamila Lemes - Jvlle Sc

    ResponderExcluir
  4. Triste é saber que para muitos pentecostais (por que não dizer, para a maioria), Lutero, Calvino, Zwinglio, etc. não significam nada. Quem eles consideram os revolucionários do evangelho? Marco Feliciano, Abílio Santana, Gilmar Santos... É de doer.

    ResponderExcluir
  5. Alessandro! Isto é mais do que triste! Parecem os créditos finais de um filme de horror tipo B!

    ResponderExcluir
  6. Gresder quero fazer um comentário, em cima do seu.O evangelho transforma não apenas o individuo, mas também a sociedade. Você já leu o sermão da montanha? Mas essa transformação e feita pelo Espírito Santo, e através de nós, que somos seguidores de Jesus. Já ouviu falar Martin luther king! Eu poderia citar outros exemplos. Que você possa rever esse pensamento. Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Lutero, vlw msm Calvino... ^^

    Paz!!!

    ResponderExcluir
  8. Gente, sinto discordar dos comentários aqui.

    Mas se é verdade (e é) que João Calvino, Lutero e os outros reformadores contribuíram para o desenvolvimento intelectual, comercial e industrial de suas épocas; esse é um motivo de vergonha.

    Não me envergonho de dizer que me envergonho de toda essa contribuição.

    A Reforma contribuiu viceralmente para o alavancar do Capitalismo como sistema econômico e político (a tal "bela democracia") no mundo.

    Jesus disse "se aproxima o príncipe desse mundo, e nada tem em mim;"

    É isso. A contribuição do protestantismo foi super importante. Não discordo de nenhum dos fatos que você disse. Só discordo que esses fatos e essas contribuições tenham contribuído para o reino de Deus.

    E assim, olhando para esse países: Holanda, EUA, Inglaterra... Eles são exemplos de liberdade e direitos humanos?

    Só se vc considerar vida boa em detrimento de todo um mundo padecendo de fome, guerras (patrocinadas por esses mesmos países, o que dá dinheiro para a vida boa) etc. como liberdade e direitos humanos.

    Parafraseando o que observou muito bem MAx Weber:

    "A ética protestante É o espírito do capitalismo"

    ... E ele nada tem em mim... [em mim, leia-se Cristo, pois ainda não consigo declarar tão radicalmente o desligamento com esse espírito]

    ResponderExcluir
  9. caro cerestino isso é uma discursão que nunca acaba, a kkk e o apartaihd na africa do sul tambem são protestantes, mas vejo que amelhor errança do protestantismo foi bem a democrtização da biblia foi lutero o primeiro a usa a imprensa em escala industrial para impressão da biblia mas como ter biblia se tem analfabetos vms educalos , e não vejo a evolução da ciencia como somente para o avanço do capitalismo , penso como devia ser insuportavel, uma dor de dente na idade média ,até a internet vc pode apreder a fazer uma bomba , mas tem coisas boas como esse blog , a moeda sempre tem dois lados ~, o capitalismo ia existir com protestantismo ou não

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item