681818171876702
Loading...

Presbiterianos dizem NÃO a ordenação de mulheres.

Com uma votação de 158 votos contra 14, a Assembleia Geral da Igreja Nacional Presbiteriana do México (INPM), rejeitou a ordenação de mulheres ao sacerdócio.

Argumentando a favor da ordenação feminina, o sociólogo Leopoldo Cevantes Ortiz disse que a Igreja deve recuperar o seu rosto inclusivo e propôs que a Assembleia desse liberdade aos presbitérios para ordená-las ou não. O delegado ao encontro Emmanuel Flores fundamentou seu argumento a favor do ministério feminino na doutrina da imagem de Deus, que criou homens e mulheres.

Otoniel López alegou que as ordens bíblicas não incluem a possibilidade das mulheres serem ordenadas e José Luis Zepeda, mesmo admitindo que Deus possa chamar mulheres para o seu serviço, enfatizou a inexistência de textos bíblicos que justifiquem o ministério feminino.

A Assembleia determinou que presbitérios e igrejas que ordenaram mulheres anulem, de imediato, tais medidas.

Foi dado mais um passo importante no caminho para o rompimento de relações com a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (PCUSA), uma vez que esta ordena aos ministérios não somente mulheres, mas recentemente, passou a ordenar pessoas com orientações sexuais diversas.


Com informações da ALC e INPM


religião 154252988557747047

Postar um comentário

  1. Resposta da IPDA aos ataques de Lana Holder

    http://www.youtube.com/watch?v=rBzql_sir7Q&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  2. Nem todos se dobraram à moda... a questão é muito clara. Embora seja bonitinho e "politicamente correto", não há orientação bíblica a respeito, Não estou afirmando que não haja mulher capaz, apenas, não há prescrição!
    Deus honre a coragem dos irmão mexicanos.

    ResponderExcluir
  3. Não há referências bíblicas sobre várias coisas, além do sacerdócio feminino, namoro também não é mencionado na bíblia, porém é aceito na maioria absoluta das igrejas. Porque jovens com hormônios a mil podem ter um relacionamento amoroso e mulheres com chamado de Deus e preparo teológico não podem ser pastoras? Se isso não é machismo e subestimação da capacidade feminina, coisas que o próprio Jesus nunca teve, eu não sei o que é.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho nada a ver com a presbiteriana, cada um escolhe o que quer. Mas em relação a orientação bíblica... Não há orientação para uso de microfones, ternos, tecnologias como data shows, internet, etc. Se isso tiver de ter respaldo bíblico, então tudo tem que ter. Vamos utilizar lamparina, escrever cartas (nada de celular) e andar de cavalos, burros, e etc. A sociedade bíblica era patriarcal a nossa também é? Essa é somente minha opinião...

    ResponderExcluir
  5. Gloria a Deus pela firme posição , decisão essa fundamentada na Biblia,
    parabens aos nossos irmaos em cristo da Igreja Presbiteriana que não se deixaram se levar por doutrinas de homens e nem doutrinas de demonios.
    Ainda há os " sete mil" que não se dobraram a baal. Gloria a Deus.
    Pastor Caleb.

    ResponderExcluir
  6. Não entendo vocês evangélicos, saíram da igreja romana dizendo que ela não era bíblica e defendendo o "sola Scriptura", agora vem gente aqui insinuar que não se necessita base bíblica para assunto eclesiológico, por que não ficaram em Roma então?

    E me ajudem: uma coisa é doutrina e prática eclesial outra coisa é utensílios, relacionamentos e novos instrumentos de evangelização.

    Se não precisamos de base bíblica para doutrina e prática eclesial, o que significa "não ultrapasseis o que está escrito" (1Co 4:6)? Já não entendo mais vocês...

    ResponderExcluir
  7. Faço apenas uma pergunta aos que alegam machismo: Quem é o cabeça na sua casa? Sua mãe ou seu pai? (...) Talvez você alegue isso e aquilo outro sobre os tempos modernos em que a mulher tem direitos iguais, e blá blá blá, mas uma coisa é certa, de Gênesis a apocalipse o homem é o cabeça, e na igreja não poderia ser diferente! Por que a igreja e Cristo é diretamente comparada na bíblia ao noivo e a noiva, e concluindo-se que Cristo é a cabeça... Então por que no ministério agora temos que ter mulheres? Isto desconcertaria todo o equilíbrio natural proposto por Deus! E você que alega que nos tempos bíblicos era diferente de agora e que não devemos levar tudo ao pé da letra, te digo "pode se passar o céu e a terra, mas minhas palavras não hão de passar!" Mt 24.35 Amado irmão, a bíblia não é um livro qualquer, ela fala do passado, do presente e do futuro! Independente de contemporaneidade! Fique na paz de Deus!

    ResponderExcluir
  8. A Bíblia diz que a mulher deve ser submissa ao homem. Precisa dizer mais alguma coisa?

    O homem é o cabeça da casa e é ele quem tem que tomar as decisões importantes. A mulher cristã verdadeira deve orar por sua família e obedecer ao seu marido, como ao Senhor, sendo submissa em tudo que não for contra a Palavra de Jeová.

    ResponderExcluir
  9. Nunca disse que não é precisos base bíblica para isso ou aquilo, só disse que várias coisas, como o namoro não tem base bíblica e são praticados nas igrejas naturalmente.
    Niel, a cabeça da igreja é Cristo e da casa deveria ser o marido, mas quando o marido não é crente e não tem responsabilidade sobre a família? E quando uma mãe solteira se converte? Quando os homens não querem ser o cabeça da família, a mulher vai fazer o que? Deixar os filhos ao léu ou tomar as rédias da situação? Se sua família tem um pai disposto a ser o cabeça, coisa que sou totalmente a favor,que bom, mas vários lares não podem contar com esse pai presente e firme.

    ResponderExcluir
  10. marcos, o que vc disse é uma exceção a regra...

    ResponderExcluir
  11. Talvez devêssemos colocar as mulheres na cozinha, afinal a Bíblia não diz nada a respeito de mulheres trabalhando para ajudar em casa! Que tal quando alguma mulher não tiver filho e o marido morrer, deixá-la para o restante dos irmãos do marido! Poderíamos fazer o teste para ver se elas estão adulterando, afinal esta escrito e Jesus não disse nada a respeito É certo que o profeta Joel errou quando disse que o Senhor derramaria Seu Espírito sobre as vossas filhas! Que diremos então de Paulo quando diz que chamou líderes para que todos chegassem à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, a maturidade, a medida da plenitude de Cristo? Certamente ele não estava falando das mulheres né! E o céu, provavelmente só homens habitará com o Senhor, ninguém vai ter corpo como aqui, mas, sabe-se lá?! Ainda bem que Sara, Miriã, Débora, Rute, Ana Ester, Ana que contemplou a Jesus, Maria a mãe, Trifena e Trifosa com Pérside (Atos 16.12), Priscila enfim, ainda bem que não estão vivas, senão não encontrariam lugar para seu precioso serviço ao Senhor. Já que obviamente o Senhor as rejeitou naquela época bárbara, imagine hoje numa sociedade evoluída com os serviços da Hermenêutica a disposição, que chances teriam né!
    Pra terminar, o problema são algumas igrejas que agem como se fossem polícia de igrejas, onde só elas tem a resposta para tudo, quem sabe só há salvação por lá também. Será que Deus vai ter que ressuscitar Lutero?
    Abraços e a paz do Senhor para servos e SERVAS!!!!!!!
    Pr José Roberto

    ResponderExcluir
  12. Talvez devêssemos colocar as mulheres na cozinha, afinal a Bíblia não diz nada a respeito de mulheres trabalhando para ajudar em casa! Que tal quando alguma mulher não tiver filho e o marido morrer, deixá-la para o restante dos irmãos do marido! Poderíamos fazer o teste para ver se elas estão adulterando, afinal esta escrito e Jesus não disse nada a respeito É certo que o profeta Joel errou quando disse que o Senhor derramaria Seu Espírito sobre as vossas filhas! Que diremos então de Paulo quando diz que chamou líderes para que todos chegassem à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, a maturidade, a medida da plenitude de Cristo? Certamente ele não estava falando das mulheres né! E o céu, provavelmente só homens habitará com o Senhor, ninguém vai ter corpo como aqui, mas, sabe-se lá?! Ainda bem que Sara, Miriã, Débora, Rute, Ana Ester, Ana que contemplou a Jesus, Maria a mãe, Trifena e Trifosa com Pérside (Atos 16.12), Priscila enfim, ainda bem que não estão vivas, senão não encontrariam lugar para seu precioso serviço ao Senhor. Já que obviamente o Senhor as rejeitou naquela época bárbara, imagine hoje numa sociedade evoluída com os serviços da Hermenêutica a disposição, que chances teriam né!
    Pra terminar, o problema são algumas igrejas que agem como se fossem polícia de igrejas, onde só elas tem a resposta para tudo, quem sabe só há salvação por lá também. Será que Deus vai ter que ressuscitar Lutero?
    Abraços e a paz do Senhor para servos e SERVAS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. O fato de a mulher não ser pastora, não a coloca em escala inferior no reino de Deus, pelo contrário, pois fazer a vontade de Deus faz dela muitíssimo importante ao reino. Desde o início da humanidade a mulher ocupa um lugar e o homem, outro. Assim quis o Pai. Quando a mulher foi enganada pelo Diabo no éden, a quem Deus chamou primeiramente para prestar contas? o homem ou a mulher? O homem não tinha sido enganado pela serpente, mas sim a mulher, mesmo assim a cobrança recaiu sobre a cabeça do homem. À mulher foi dada as maldições pela desobediência, mas ao homem foi dado, além das maldições, a responsabilidade pela queda, repito, apesar de não ter sido ele, homem, o enganado. Assim é na igreja do mesmo Deus que estava no éden. Não é outro Deus e não são outras pessoas, mas sim o mesmo Deus e os filhos daquelas primeiras pessoas. Note: Deus ama seus filhos e filhas igualmente, mas tem tarefas distintas para ambos. Lembrem-se, amados irmãos e irmãs, a mulher sábia(leia-se "mulher que teme ao senhor e guarda os seus mandamentos")edifica sua casa. A mulher por natureza constrói relacionamentos, bons ou maus, e se forem bons, os filhos ganham, o marido lucra e a igreja cresce. Todavia, o ofício natural do homem (na casa e na igreja) é de liderança, que deve ser exercida com amor e dedicação, em ambos os casos. Se seguirmos as prescrições bíblicas, e não o modismo ou a cultura, chamais tropeçaremos e seremos felizes na igreja e em nossas casas. E isso definitivamente não é machismo, é obediência.

    ResponderExcluir
  14. Agora eu entendi a equação: conveniência somada a interpretação particular (2Pe 1:20) = movimento gospel...

    ResponderExcluir
  15. Aproveito a ocasião para esclarecer algumas dúvidas sobre Lutero.

    Já li em alguns sites que Lutero escreveu ou falou as seguintes frases:

    "A Razão deveria ser destruída em todos os cristãos. Ela é o maior inimigo da Fé. Quem quiser ser um cristão deve arrancar os olhos de sua Razão.

    Os homens têm tórax grande e largo, quadris estreitos e mais entendimento que as mulheres, que têm tórax pequeno e estreito e quadris largos. Isto significa que elas devem ficar em casa, sentar-se quietas, cuidar do lar, gerar e criar crianças.

    As palavras e atos de Deus são bem claros: as mulheres foram feitas para ser esposas ou prostitutas.

    Não há maior defeito numa mulher que o desejar ser inteligente."

    É verdade que ele disse isso? Se não for, peço que me forneçam fontes que desmascarem essas mentiras. Um ateu uma vez me mostrou algumas dessas frases e eu disse que achava que isso era calúnia, mas eu gostaria de ter mais argumentos do que um mero "achismo" porque os ateus gostam que se prove tudo... Eles não tem fé, precisam de provas... fazer o que né?

    Marcos

    ResponderExcluir
  16. O assuntro é bastante contoverso, é assunto para muitos tópicos e discussões...

    Só a título de informação: a Bíblia, a meu ver, não manda a mulher ser submissa ao HOMEM, e sim ao MARIDO. Querer a submissão das mulheres crentes aos homens crentes é machismo disfarçado de piedade.

    Será que devemos proibir que falem e ensimen na Igreja, como prescreveu Paulo?

    Só sei de uma coisa: nem todo homem que se faz pastor tem condição de amarrar as sandálias de certas diaconisas...

    Em tempo: não gosto muito do ministério pastoral feminino, mas prefiro mulheres que sejam realmente Pastoras (com "P" maiúsculo) do que muitos homens "pastores" e "apústulas" que pululam por aí, com seus modismos, novidades e teolojias (com jota mesmo!)...

    ResponderExcluir
  17. "Será que devemos proibir que falem e ensimen na Igreja, como prescreveu Paulo?"

    Você deve obedecer mo que a Palavra de Deus diz.

    "Como em todas as igrejas dos santos, conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja."

    Ou seja, não apenas a mulher deve ficar calada, mas é uma vergonha que ela fale na igreja. Quem dirá cantar...

    As pessoas não obedecem mais a Palavra de Deus e querem encher as igrejas com modernidades. Acho que o que vai estar cheio de modernidades é aquele lugar bem quentinho...

    ResponderExcluir
  18. Considerar também:


    "A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio." (I Timóteo 2: 11-12)

    Você escolhe: Deus ou a modernidade. Será que é preciso pensar muito?

    ResponderExcluir
  19. O anônimo de cima tem razão. Certos versículos da bíblia estão sendo esquecidos nas pregações modernas.

    Que tal este:
    "Eu descobri que a mulher é coisa mais amarga que a morte, porque ela é um laço, e seu coração é uma rede, e suas mãos, cadeias. Aquele que é agradável a Deus lhe escapa, mas o pecador será preso por ela." (Eclesiastes 7:26)

    Foi pela mulher que entrou o pecado no mundo, não podemos nos esquecer disso.

    E esse:

    "Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça, por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é glória do homem." (I Coríntios 11:7)

    O HOMEM é que foi criado para a glória de Deus. A mulher foi criada para a glória do homem. Machismo? Muitos dirão que sim, mas é essa a vontade de Deus. Ou vão dizer que não acreditam mais na bíblia? Será que vocês rasgaram esse versículod a bíblia de vocês?

    A mulher não pode exercer NENHUM cargo de liderança na Igreja. Como um irmão citou, a Palavra diz que a mulher deve ficar CALADA na Igreja. Ora, como ela poderá ministrar um culto calada? E cantar um hino? Não pode e não deve. Deus não quer isso e a mulher que desobedece Deus e seu varão está envergonhando a cristandade.

    Se Deus quer que a mulher aja assim, que somos nós para questioná-lo? Ou questionar sua Palavra?

    A mulher deve ser submissa ao marido. E todos nós, homens e mulheres, devemos ser submisso a Deus, sendo ele "machista" (aos olhos carnais) ou não. Não importa o que Deus mande. É Deus! Temos que obedecer!

    Se ele mandar você matar seu filho, você irá negar? Deus dá a vida e Deus a tira. Deus dá a salvação e Deus lança a alma no inferno. Ele faz o que quer porque Ele pode e é soberano.

    Quem não gostar e não quiser obedecê-lo irá para o inferno, simples assim. Pode questionar o quanto quiser... quando morrer pagará muito caro por afrontar Deus.

    E esses pastores e, pior, "pastoras", que defendem essa abominação de meter modernidades anticristãs dentro da Igreja de Deus, ah, esses pagarão muito mais caro por estarem desviando as ovelhas do Senhor dos seus santos caminhos.

    Que Deus tenha misericórdia de nós!

    Fernando

    ResponderExcluir
  20. Falar da universal é fácil,quero ver alguém falar dessas babaquices da presbiteriana,ta ai os "donos" da teologia falando merd@,onde estão os blogueiros não vão comentar nada?,MEDROSOS.
    Atenciosamente,André,um reformado sem frescura.

    ResponderExcluir
  21. "nem todo homem que se faz pastor tem condição de amarrar as sandálias de certas diaconisas..."

    Adorei.

    ResponderExcluir
  22. Ué, rasgaram as páginas que falam de Sara, Miriã, Débora, Rute, Ana Ester, Ana, Maria , Hulda, Lídia e outras mais? Poxa, rasgaram muita coisa hein?

    ResponderExcluir
  23. Novamente, postaram a notícia mas posicionamento que é bom nada. Deixe que o pessoal se degladie nos comentários, e que saiam achando que cada um está certo e o site sai sem sujar as mãos. Admito que a maior parte das vezes vocês não fazem isto nos posts mas quando fazem não deixa de me irritar. Porque a omissão é terreno fértil para o engano.

    ResponderExcluir
  24. As mulheres são mais atuantes em todas as denominações, são responsáveis, doam-se no serviço, mas no momento de se tornar sacerdote, de poder influir em uma redação de documento, ou algo que a projete é jogada para a subalternidade, por conta de se pincelarem na bíblia alguns versículos inseridos em contextos culturais em que mulher era considerada inferior até mesmo a animais irracionais. Dizer que mulher não pode liderar homens é machismo do grosso, pura discriminação simplesmente pelo sexo de uma pessoa se julga sua inteligência e capacidade. Mulheres, acordem, não aceitem esses argumentos de mulher submissa, subalterna, ajudadora, isso é opressão de homens, que temem a concorrência. Porém acredito na graça de Deus que não vê se é homem ou mulher, judeu ou grego, escravo ou livre, considera o ser humano como sua imagem e semelhança.

    ResponderExcluir
  25. A mulher em todas as denominações cristãs é maioria, trabalham duro, são mais ativas, persistentes. Todavia, quando é necessário liderar, pastorear é colocada em escanteio por conta de se pincelarem alguns versículos bíblicos de contexto cultural. Discriminar alguém simplesmente pela cor da pele, pelo seu sexo é discriminação, preconceito. Mulheres, acordemos, temos que nos posicionar, na hora de precisar de nosso trabalho árduo tudo bem, na hora dos louros e dos privilégios, que a mulher fique como coadjuvante, subalterna. Isso chega a revoltar. E ainda vem uns machistas chauvinistas aqui dizer que o homem deve mandar sempre, em minha casa homem e mulher, tanto no meu casamento, como no de meus pais, sempre foram iguais em dignidade, um só corpo atuando em harmonia, decidindo tudo em conjunto, não tenho chefe, nem no meu emprego, graças a Deus. Pois Deus honrou homem e mulher como sua imagem e semelhança, sem discriminar, não há judeu ou grego, homem ou mulher, escravo ou livre, somos seres humanos na graça de Deus, sexo é só um detalhe.

    ResponderExcluir
  26. Esse Fernando deve ser muçulmano, ou então misógino, por acaso não nasceu de uma mulher não, se não fosse uma mulher ter ficado com você nove meses e ter te amamentado, hoje você não estaria vivo para destilar esse ódio e discriminação contra mulheres.

    ResponderExcluir
  27. Quanto machismo nesses comentários, espírito de arrogância e superioridade de homens que não estariam escrevendo comentários misóginos se não fosse uma mulher para carregá-lo nove meses, arriscar a vida, perder noites de sonos, cuidar deles. Percebo no meio evangélico protestante uma cultura de desprezo a mulher, como se mulher fosse inferior. Mas no fundo são as mulheres que trabalham mais nas igrejas, assumem mais responsabilidades, aí aparecem os machistas de plantão para dizer que mulher tem que ficar calada, ser submissa. Ainda bem que na prática isso não acontece, as mulheres não são submissas, elas tomam frente mesmo, trabalham, cuidam da casa, dos filhos, tomam iniciativa, estão movimentando a sociedade e o mundo, pois a fibra e a força da mulher é que faz as coisas andarem. Observe bem sua casa, sua família, e veja, se a mulher ficar esperando pelo homem decidir ou tomar uma decisão as coisas emperram. É fácil ficar nesse dicursozinho andrógino e machista, agora eu que ver lá no dia a dia, na realidade, com esses homens cada vez mais bananas e acomodados que temos por aí.

    ResponderExcluir
  28. Resposta para esse tal de Niel machista, na minha casa minha mãe sempre foi a cabeça, mulher de fibra, trabalhadeira. E na maioria das casas que conheço quem toma as rédeas são as mulheres, porque caso não façam isso adolescentes e crianças estariam no bico do corvo.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item