681818171876702
Loading...

A lição de Jó, a Soberania de Deus e a tragédia no Haiti

Imagem: Jó, sua mulher e seus "amigos-da-onça"


Pastor Olavo Ribeiro

O livro de Jó é o mais antigo da Bíblia e, apesar disso, ainda há pessoas que cometem a tolice de tentar explicar a causa de tragédias como a do terremoto no Haiti. Tornam-se verdadeiros “amigos de Jó” ou amigos-da-onça. O livro nos ensina que a melhor coisa que podemos fazer aos que sofrem é calar a boca, sentar e chorar com eles. Os amigos de Jó foram bem até este ponto (Jó 2:11-13). Quando começaram a tentar explicar o inexplicável, só pioraram a situação e entraram para a História como péssimos amigos.

Hoje, alguns líderes evangélicos tentam explicar a tragédia do Haiti e causam um estrago ainda maior à imagem que muitos fazem de nós: a imagem de que somos um bando de ignorantes que servem a um Deus vingativo.

Diante da tragédia do outro, o melhor modelo é o do samaritano (Lc 10:25-37), o modelo da misericórdia que socorre e não tenta explicar os porquês.

Eu, pessoalmente, creio que Deus é soberano sobre absolutamente tudo. Como harmonizar isso com as tragédias? Não sei. Não tento resolver esta equação porque a Bíblia não resolve. Na eternidade, talvez compreendamos. Enquanto isso, caminhemos por fé, chorando com os que sofrem e servindo-os com o propósito de aliviar a sua dor.


Publicado em Cinco Linhas e enviado por Solis Limberger do blog Buscai o Reino por e-mail


Danilo diz: Ore por um coração de carne, Julio Severo!
Apologética 192061959396294576

Postar um comentário

  1. Em nossa igreja temos estudado sobre o livro de Jó nos últimos domingos e realmente vocês estão certos!

    Este Gezuiz Cerol que é um G-O-vá Vingativo e que destroi e mata está longe de ser nosso verdadeiro Deus, bem como a tal "teoria da prosperidade" também cai por terra ao lermos Jó.

    Jó foi o homem que mais agradava a Deus em sua época, outro igual não existia, no entanto, Deus permitiu que Satanás matasse seus filhos, destruisse sua fazenda e enchesse ele de doenças...

    Isto contradiz a "teoria da prosperidade" a qual afirma que tudo de ruim que acontece é porque o G-O-vá Vingador está castigando os infieis.

    Também vemos que a sabedoria estava no silêncio! Aqueles amigos eram realmente amigos, pois o cheiro que exalava de Jó era insuportável, ninguém conseguia ficar perto e eles permaneceram ali ao lado dele... no entanto... quando abrem a boca... quanta besteira!

    O próprio Jó erra ao achar que pode definir os desígnios de Deus! Quando em Jó 38 Deus se vira para ele e pergunta: Quem és tú para julgar o que EU devo fazer?

    Isto também contradiz estes que querem colocar "Deus na parede e exigir as bênçãos".

    Enfim... se este povinho Gospi lesse o livro de Jó (e olha... só estou falando de ler 1 dos livros da Bíblia) veriam que esta "teoria da prosperidade" não vem de NOSSO DEUS e sim de Mamom!

    Fiquem na Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  2. Genizah,

    Saudações Cristãs!

    Este comentário do Pastor Olavo Ribeiro, sobre o recente terremoto do Haiti, realmente mostra que devemos tomar cuidado com nossos julgamentos e conclusões.

    Somos bastante falhos em nossos julgamentos, pois não temos conhecimento de todos os fatos que envolvem um acontecimento.

    Jesus Disse quanto ao acidente da torre de Siloé:

    Lucas 13:4 - Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém?
    ====================

    ResponderExcluir
  3. Julgamento não podemos fazer porque não está na nossa alçada,agora dizer que a Biblia não resolve as equações das tragédias isso já é demais.Por favor Pastor Olavo,com todo respeito,leia mais as Escrituras.Tome um drops de leve Salmos7;salmos135.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o último parágrafo responda (mesmo sem responder) a questão da tragédia no Haiti...

    ResponderExcluir
  5. Se vc ler o livro de Isaias mais especificamente, verá o porque das tragédias haitianas pelo mundo.
    Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Página inicial item