Por uma igreja da imperfeição
http://genizah-virtual.blogspot.com/2010/05/por-uma-igreja-da-imperfeicao.html
Louvo a Deus pela igreja não ser um lugar insuportavelmente perfeito. Por ela ser um ambiente de trôpegos, de pecadores alcançados pela graça, de marinheiros inexperientes lidando com as furiosas ondas do mar da história. Imperfeitos, graças a Deus.
Ainda bem que não temos a teologia por completo, pois seríamos mentes encarceradas no domínio dogmático, mentes ávidas por definir (um passo para assumir o controle); mentes que não respeitariam limites da ignorância. Mentes seletivas, onde só os que "pensam" poderiam ser dignos de nossa companhia. Imperfeitos, graças a Deus.
Como é bom saber que não temos a melodia dos anjos. Por melhor que cantemos, ainda somos desafinados quando o assunto é adoração. Ainda não temos a arte por completo. Ainda nem de longe temos a canção da vida. Fazemos apenas um dó-ré-mi iniciante, coisa de amador, coisa de criança. Imperfeitos, graças a Deus.
É lindo saber que erramos. Esquecemos a letra do hino, o versículo bíblico, a data do batismo. Fazemos orações rápidas demais, interesseiras demais (os pedintes da religiosidade sabem do que estou dizendo...). O incrível é que Deus ouve! Ele nos ouve! Jesus é Deus deixando de ouvir o cântico dos Serafins (Is. 6) para escutar conversas de pescador. Imperfeitos, graças a Deus.
Ainda amo a igreja por isso. Por força do ofício profético, preciso denunciar os males, criticar, apontar o dedo para a ferida, mas sei que faço parte do corpo, o que dói no corpo dói em mim. Prossigo amando a igreja, fazendo parte do baile dos imperfeitos. Chorando ao pé da cruz, caminhando aqui, caindo lá, levantando mais na frente. Imperfeito, prossigo para o alvo!
Aos imperfeitos um abraço cheio da deliciosa utopia do Reino.
Os super crentes e adeptos da teologia da prosperidade que o digam.
ResponderExcluirMano Alan,
ResponderExcluirPenso EXATAMENTE como você, sem tirar e nem por.
Danilo
É exatamente um texto que eu gostaria de ter escrito. Parabéns!!
ResponderExcluirAlan,
ResponderExcluirSe todos pensássemos assim que maravilha seria!!!
Teriamos então uma Igreja Perfeita, de pessoas imperfeitas, ajudando umas as outras a se levantar em vez de dar rasteira, a encaminhar em vêz de desvirtuar e ao principal não julgar em vêz de ser o juíz.
Muinto boa as suas palavras, Deus continue a te abençoar!!!
Eu discordo!
ResponderExcluirA igreja como corpo de Cristo lavada e remida no sangue do cordeiro é perfeita e assim ela será apresentada ao Noivo! Efésios 5:26,27 diz: Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Isso é a igreja. Entendo o autor no seu desabafo mas a colocação não condiz com a realidade espiritual da igreja de Cristo. Nós como indivíduos somo cheios de falhas, mas mesmo nós somos vistos por Deus através do sangue de Jesus que nos torna perfeito! Cantar desafinado, não conhecer tudo, sermos simples não é defeito. O Defeito são as instituições religiosas com suas regras e normas que beneficiam uns explorando outros. Tudo que nasce do do homem é imperfeito e assim são suas denominações e comunidades! O que é nascido de Deus é perfeito! Temos que ter em mente quem somos em Cristo, pois foi Ele quem nos amou, resgatou, santificou e nos predestinou para a Sua Glória!!!
Márcio Santos
Meu Blog
www.serhomembasta.blogspot.com
Pastor Alan,
ResponderExcluirsuas palavras são um presente.
alannnnnn
ResponderExcluirmuinto obrigado
estaremos ate o final juntos no mesmo proposito
## A religião usa a lei pra ganhar força e controlar as pessoas de que precisa pra sobreviver.Eu, ao contrário, dou a capacidade de reagir e sua reação é estar livre para amar e servir em todas as situações.
ResponderExcluirParabens por este texto.. reflete exatamente o que eu penso e o que a igreja deveria ter a consciência, e muitos irmãos a honestidade de admitir.. perfeito texto..Deus abençoe.
ResponderExcluir